Uso do Trabalho de Outros Profissionais Flashcards
PARA FIXAR
A NBC TA 610 trata da responsabilidade do auditor externo quando ele utiliza o trabalho dos auditores internos. Isso inclui:
(a) utilizar o trabalho da função de auditoria interna na obtenção de evidência de auditoria e
(b) utilizar os auditores internos para prestar assistência direta ao auditor independente, fazendo parte da equipe e trabalhando sob a direção, supervisão e revisão do auditor independente.
O auditor independente pode utilizar o trabalho da auditoria interna de 02 (duas) maneiras.
Descreva-as.
Na primeira, utiliza-se de forma direta, no processo de evidência de auditoria, o trabalho da auditoria interna.
Na segunda, a utilização se dá na forma de assistência direta, situação em que a auditoria interna trabalha sob a supervisão do auditor independente.
As entidades, geralmente, criam a função de auditoria interna como parte de que estruturas suas?
De controle interno e governança.
Os objetivos e o alcance da função de auditoria interna, a natureza das suas responsabilidades e a sua posição hierárquica na organização, incluindo a sua autoridade e a sua prestação de contas (accountability) podem variar amplamente, dependendo de que variável?
Do tamanho e da estrutura da entidade, assim como dos requerimentos da administração e, onde aplicável, dos responsáveis pela governança.
As expressões função de auditoria interna, auditor interno ou auditoria interna, referem-se à função ou pessoas de uma entidade que executam que tipos de atividade?
Atividades de asseguração e consultoria projetadas para avaliar e melhorar a eficácia da governança, dos processos de controle interno e gestão de risco da entidade.
No que consiste uma assistência direta?
Utilização de auditor interno para executar procedimentos de auditoria, sob a direção, supervisão e revisão do auditor independente.
CERTO OU ERRADO
O auditor independente tem total responsabilidade pela opinião expressa em seu relatório de auditoria.
CERTO!
CERTO OU ERRADO
O auditor independente tem total responsabilidade pela opinião expressa em seu relatório de auditoria mas essa responsabilidade é reduzida pela utilização de trabalhos da função de auditoria interna ou pela obtenção de assistência direta de auditores internos no seu trabalho, que dividem a responsabilidade com o auditor independente.
ERRADO! A responsabilidade do auditor independente não é reduzida com a utilização de auditoria interna e nem de assistência de auditoria direta.
PARA FIXAR
Quais os objetivos do auditor independente, onde a entidade tenha a função de auditoria interna e ele espera utilizar o trabalho dessa função para modificar a natureza, a época ou para reduzir a extensão dos procedimentos de auditoria a serem diretamente executados pelo próprio auditor independente, inclusive quando ele pretende obter assistência direta dos auditores internos?
(a) determinar se o trabalho da auditoria interna ou se a assistência direta dos auditores internos pode ser utilizadas e, em caso positivo, em quais áreas e em que extensão;
(b) se utilizar o trabalho da auditoria interna, o auditor independente deve determinar que esse trabalho é adequado para os fins da sua auditoria; e
(c) se utilizar os auditores internos para prestar assistência direta, o auditor independente deve dirigir, supervisionar e orientar o trabalho executado pelos auditores internos de forma apropriada.
- O auditor independente deve determinar se o trabalho da auditoria interna pode ser utilizado para os fins da auditoria, considerando o seguinte:
(a)
(b)
(c)
(a) a extensão na qual a posição hierárquica da auditoria interna na organização e suas políticas e procedimentos propiciam objetividade dos auditores internos;
(b) o nível de competência da função de auditoria interna; e
(c) se a função de auditoria interna aplica uma abordagem sistemática e disciplinada, incluindo controle de qualidade.
ESSE ITEM DESPENCA EM PROVAS
- O auditor independente não deve usar o trabalho da auditoria interna se ele determinar que:
(a)
(b)
(c)
- O auditor independente não deve usar o trabalho da auditoria interna se ele determinar que:
(a) a posição hierárquica da auditoria interna na organização e suas políticas e procedimentos não propiciam adequada objetividade dos auditores internos;
(b) a função da auditoria interna não tem suficiente competência; ou
(c) a função não aplica uma abordagem sistemática e disciplinada, incluindo controle de qualidade.
basta negar as hipóteses de utilização
- Como base para determinar as áreas e a extensão na qual o trabalho da auditoria interna pode ser utilizado, o que o auditor independente deve considerar?
A natureza e extensão do trabalho executado ou que foi planejado ser executado pela auditoria interna e a sua relevância para a sua estratégia global de auditoria e seu plano de auditoria.
A16. Os exemplos de trabalho da auditoria interna que podem ser utilizados pelo auditor independente incluem:
- testes da eficácia operacional dos controles;
- procedimentos substantivos envolvendo menor grau de julgamento;
- observação das contagens do estoque;
- rastreamento de transações pelo sistema de informações aplicável para as demonstrações contábeis;
- testes sobre a observância dos requisitos de regulamentação; e
- em algumas circunstâncias, as auditorias ou revisões das informações financeiras das controladas que não sejam componentes significativos para o grupo (onde isso não conflita com os requisitos da NBC TA 600).
- Caso o auditor independente planeje usar o trabalho da auditoria interna, o que ele deve fazer?
Discutir com a auditoria o uso planejado desse trabalho como base para coordenar as suas respectivas atividades.
PARA FIXAR
- O auditor independente deve ler os relatórios da auditoria interna relativos ao trabalhos que o auditor independente planeja utilizar para obter entendimento da natureza e extensão dos procedimentos executados e as constatações dos auditores internos.
- O auditor independente deve executar procedimentos de auditoria suficientes sobre o conjunto do trabalho da auditoria interna que ele planeja utilizar para determinar a sua adequação para fins da sua auditoria, incluindo que avaliações?
(a) se o trabalho da auditoria interna foi planejado, executado, supervisionado, revisado e documentado de modo apropriado;
(b) se foi obtida evidência suficiente e apropriada que possibilite a auditoria interna chegar a conclusões razoáveis; e
(c) se as conclusões alcançadas são apropriadas nas circunstâncias e os relatórios elaborados pela auditoria interna são consistentes com os resultados do trabalho realizado.
- A natureza e a extensão dos procedimentos de auditoria do auditor independente devem estar em consonância com que avaliações do auditor?
(a) do volume ou o grau de julgamento envolvido;
(b) do risco avaliado de distorção relevante;
(c) se a posição hierárquica da auditoria interna na organização e se suas políticas e procedimentos relevantes propiciam apropriada objetividade dos auditores internos;
(d) do nível de competência da auditoria interna e deve incluir a reexecução de parte do trabalho.
Quando o auditor independente não deve utilizar auditor interno para prestar assistência direta?
(a) se existirem ameaças significativas à objetividade do auditor interno; ou
(b) se o auditor interno não tem competência suficiente para executar o trabalho proposto.
- Ao determinar a natureza e a extensão do trabalho que pode ser atribuído aos auditores internos, bem como a natureza, a época e a extensão da direção, supervisão e revisão apropriadas nas circunstâncias, o que o auditor independente deve considerar?
(a) o montante de julgamento envolvido em:
(i) planejar e executar procedimentos de auditoria aplicáveis; e
(ii) avaliar as evidências de auditoria que foram obtidas;
(b) o risco avaliado de distorção relevante; e
(c) a avaliação do auditor independente sobre a existência e a importância de ameaças à objetividade, bem como do nível de competência dos auditores internos, que fornecerão assistência direta.
- O auditor independente não deve utilizar os auditores internos para prestar assistência direta para executar que tipos de procedimentos?
(a) que envolvam julgamentos significativos na auditoria;
(b) que estejam relacionados com riscos de distorção relevante avaliados como significativos, onde o julgamento exigido na execução dos procedimentos aplicáveis de auditoria ou na avaliação da evidência de auditoria obtida é mais do que limitado;
(c) que estejam relacionados com trabalhos com os quais os auditores internos estejam envolvidos e que já reportaram ou reportarão à administração ou aos responsáveis pela governança, em decorrência da função de auditoria interna exercida; ou
(d) que estejam relacionados com decisões que o auditor independente toma de acordo com esta Norma sobre a função de auditoria interna e o uso de seu trabalho ou assistência direta.
A39. Não obstante a direção, a supervisão e a revisão pelo auditor independente, como o uso excessivo de auditores internos para prestar assistência direta pode afetar a o auditor independente?
Pode afetar na percepção sobre a independência do trabalho de auditoria das demonstrações contábeis.
- Antes de utilizar os auditores internos para prestar assistência direta para fins de auditoria, o que auditor independente deve obter?
(a) concordância formal do representante autorizado da entidade de que os auditores internos estão autorizados e seguirão as instruções do auditor independente e que a administração da entidade não vai interferir no trabalho que o auditor interno executar para o auditor independente; e
(b) a concordância, também formal, dos auditores internos de que eles vão manter confidencialidade sobre os assuntos específicos, conforme instruído pelo auditor independente e que qualquer ameaça à objetividade será prontamente informada aos auditores independentes.
Qual a responsabilidade do auditor independente no trabalho executado pelos auditores internos?
O auditor independente deve dirigir, supervisionar e revisar o trabalho executado pelos auditores internos.
PARA FIXAR
- O auditor independente deve dirigir, supervisionar e revisar o trabalho executado pelos auditores internos de acordo com a NBC TA 220. Ao fazê-lo:
(a) a natureza, a época e a extensão da direção, supervisão e revisão devem reconhecer que os auditores internos não são independentes em relação à entidade e devem ser sensíveis ao resultado da avaliação dos fatores do item 29; e
(b) os procedimentos de revisão devem incluir a verificação pelo auditor independente da evidência de auditoria para alguns dos trabalhos executados pelos auditores internos.
A direção, a supervisão e a revisão pelo auditor independente do trabalho executado pelos auditores internos devem ser suficientes para que o auditor independente esteja convencido de que?
De que os auditores internos tenham obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar as conclusões com base nesse trabalho.