Evidências de Auditoria Flashcards
Podemos dividir o trabalho da auditoria em 3 (três) grandes fases:
o planejamento; a execução; e a emissão do relatório (opinião) do auditor.
adotado apenas pela doutrina, a norma não faz essa divisão expressamente
Considera-se que alguns aspectos são transversais e perpassam por todas as fases do processo de auditoria, como é o caso do(a):
controle de qualidade, documentação e comunicação.
A execução do programa ou projeto de auditoria é a fase da auditoria na qual:
a equipe utiliza as fontes de informação e aplica os procedimentos previstos na fase de planejamento em busca de evidências para fundamentar as conclusões.
A maior parte do trabalho do auditor para formar sua opinião consiste na obtenção e avaliação da (1), o que é conseguido por meio da aplicação dos (2).
A maior parte do trabalho do auditor para formar sua opinião consiste na obtenção e avaliação da evidência de auditoria, o que é conseguido por meio da aplicação dos procedimentos.
Os procedimentos de auditoria também são chamados de:
comando.
CERTO OU ERRADO
Os procedimentos representam a essência do ato de auditar.
CERTO!
NBC TA 500 R1
O objetivo do auditor é:
definir e executar procedimentos de auditoria que permitam ao auditor conseguir evidência de auditoria apropriada e suficiente que lhe possibilitem obter conclusões razoáveis para fundamentar a sua opinião.
De acordo com a NBC TA 500, os procedimentos de auditoria para obter evidência podem incluir a:
- inspeção
- observação
- confirmação externa
- recálculo
- reexecução
- procedimentos analíticos
- indagação
esses são os procedimentos analíticos (ou técnicas) auditoria
Complete o quadro de acordo com os procedimentos de auditoria.
INOCO RERE PROIN
Evidência de auditoria compreende as (1) utilizadas pelo auditor para chegar às (2) em que se fundamentam a sua (3).
Evidência de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião.
CERTO OU ERRADO
As evidências de auditoria incluem as informações contidas nos registro contábeis que suportam as demonstrações contábeis e outras informações.
CERTO!
CERTO OU ERRADO
A definição e execução dos procedimentos de auditoria é de responsabilidade do auditor e da administração.
ERRADO! É apenas do auditor.
De acordo com a NBC TA 500 R1 o, objetivo do auditor é definir e executar procedimentos de auditoria que o permitam conseguir (1), que possibilitem a obtenção de (2) para fundamentar a sua (3).
De acordo com a NBC TA 500 R1 o, objetivo do auditor é definir e executar procedimentos de auditoria que o permitam conseguir evidência de auditoria apropriada e suficiente, que possibilitem a obtenção de conclusões razoáveis para fundamentar a sua opinião.
O auditor deve definir e executar procedimentos de auditoria que sejam apropriada às (1) com o objetivo de obter (2).
O auditor deve definir e executar procedimentos de auditoria que sejam apropriada às circunstâncias com o objetivo de obter evidência de auditoria apropriada e suficiente.
Determinar se foi obtida evidência apropriada e suficiente para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo é uma questão de:
julgamento profissional.
A NBC TA 500(R1) diz que a evidência de auditoria é necessária para:
fundamentar a opinião e o relatório do auditor.
A evidência de auditoria tem natureza (1) e é obtida principalmente a partir dos (2) realizados durante o curso do trabalho.
A evidência de auditoria tem natureza cumulativa e é obtida principalmente a partir dos procedimentos de auditoria realizados durante o curso do trabalho.
CERTO OU ERRADO
O auditor não pode se valer de fontes de informações externas para fins de evidência de auditoria.
ERRADO! Pode sim e é recomendado.
A evidência de auditoria também pode incluir informações obtidas de outras fontes, como auditorias anteriores (…) ou procedimentos de (1) para (2) e (3) dos clientes.
Além de outras fontes, dentro e fora da entidade, os seus registros contábeis são importantes fontes de evidência de auditoria. Além disso, informações que podem ser utilizadas como evidência de auditoria podem ter sido elaboradas com a utilização do trabalho de (4) ou obtidas de fonte de informações (5).
A evidência de auditoria também pode incluir informações obtidas de outras fontes, como auditorias anteriores (…) ou procedimentos de controle de qualidade para aceitação e continuação dos clientes.
Além de outras fontes, dentro e fora da entidade, os seus registros contábeis são importantes fontes de evidência de auditoria. Além disso, informações que podem ser utilizadas como evidência de auditoria podem ter sido elaboradas com a utilização do trabalho de especialista da administração ou obtidas de fonte de informações externas.
A evidência de auditoria abrange informações que (1) e (2) as afirmações da administração, inclusive qualquer informação que (3) tais afirmações.
A evidência de auditoria abrange informações que suportam e e corroboram as afirmações da administração, inclusive qualquer informação que contradiga tais afirmações.
CERTO OU ERRADO
A ausência de informações pode ser usada pelo auditor como evidência de auditoria.
CERTO! Por ex: recusa da administração em fornecer uma representação solicitada.
Evidência de auditoria compreende as informações obtidas pelo auditor para chegar às (1).
A evidência de auditoria inclui as informações contidas nos (2) que suportam as (3) e informações obtidas de (4).
Evidência de auditoria compreende as informações obtidas pelo auditor para chegar às conclusões que se fundamentam sua opinião.
A evidência de auditoria inclui as informações contidas nos registros contábeis que suportam as demonstrações contábeis e informações obtidas de outra fontes.
Registros contábeis compreendem os registros de _____________ _________ e sua ____________-_______ (…); os livros _____, _______ _______ e __________, (…) que suportem as alocações de ______, ________, ____________ e ___________.
lançamentos contábeis / documentação-suporte / razão, razões geral, auxiliares / custos, cálculos, conciliações e divulgações
Adequação da evidência de auditoria é a medida da (1) das evidências de auditoria, isto é, a sua (2) e (3) para suportar as conclusões em que se fundamenta a opinião do
auditor.
Adequação da evidência de auditoria é a medida da qualidade das evidências de auditoria, isto é, a sua relevância e confiabilidade para suportar as conclusões em que se fundamenta a opinião do
auditor.
Suficiência da evidência de auditoria é a medida da (1) de evidência de auditoria.
Suficiência da evidência de auditoria é a medida da quantidade de evidência de auditoria.
A quantidade necessária da evidência de auditoria é afetada pela avaliação do auditor dos (1) e pela (2) da evidência de auditoria.
A quantidade necessária da evidência de auditoria é afetada pela avaliação do auditor dos riscos de distorção relevante e pela qualidade da evidência de auditoria.
Quanto maior a qualidade da evidência de auditoria, _____ evidência pode ser exigida.
menos
CERTO OU ERRADO
Especialista da administração é uma pessoa ou organização com especialização em uma área de Contabilidade ou Auditoria, cujo trabalho naquela área de especialização é utilizado pela entidade para ajudá-la na elaboração das demonstrações contábeis.
ERRADO! Especialista da administração é uma pessoa ou organização com especialização em uma área QUE NÃO SEJA Contabilidade ou Auditoria, cujo trabalho naquela área de especialização é utilizado pela entidade para ajudá-la na elaboração das demonstrações contábeis.
Fonte de informação externa é um (1) ou (2) que fornece informação que foi utilizada pela entidade na elaboração das demonstrações contábeis, ou que foi obtida pelo auditor como evidência de auditoria, quando tal informação é apropriada para utilização por (3).
Fonte de informação externa é um indivíduo ou organização que fornece informação que foi utilizada pela entidade na elaboração das demonstrações contábeis, ou que foi obtida pelo auditor como evidência de auditoria, quando tal informação é apropriada para utilização por diversos usuários.
As fontes de informações externas podem incluir serviços de:
- precificação
- organizações governamentais
- bancos centrais
- bolsas de valores reconhecidas
CERTO OU ERRADO
Quando a informação que foi fornecida por indivíduo ou organização agindo como especialista da administração, prestador de serviço, ou especialista do auditor, o indivíduo ou a organização é considerado fonte de informação externa em relação àquela informação.
ERRADO!
CERTO OU ERRADO:
A fonte de informação externa não é exclusiva da entidade que elabora as demonstrações, ou seja, não é contratada pela entidade especificamente.
CERTO!
CERTO OU ERRADO:
A informação produzida pela fonte externa não serve para uma ampla gama de usuários.
ERRADO! Serve para uma ampla gama de usuários.
CERTO OU ERRADO
Um indivíduo ou organização externa pode ser fonte de informações externa e especialista da administração, ou organização de serviços ou especialista do auditor ao mesmo tempo.
ERRADO! Um indivíduo ou organização não pode ser fonte externa e especialista da administração ou organização de serviços ou especialista do auditor ao mesmo tempo.
CERTO OU ERRADO
Fontes externas podem fornecer informações sobre dados relacionados com precificação, dados macroeconômicos, como taxas de desemprego, históricas e projetadas, taxas de crescimento econômico, ou dados de censos e dados históricos de crédito.
CERTO!
CERTO OU ERRADO
A suficiência e a adequação da evidência de auditoria estão interrelacionadas.
CERTO! Afinal, a quantidade de evidência depende, dentre outros fatores, de sua própria qualidade.
A suficiência é a:
medida da quantidade de evidência de auditoria.
Quanto mais elevados os riscos avaliados, _____ a probabilidade de que seja exigida mais evidência de auditoria.
Quanto mais elevados os riscos avaliados, maior a probabilidade de que seja exigida mais evidência de auditoria.
Quanto maior a qualidade de evidência, _____ evidência pode ser exigida.
Quanto maior a qualidade de evidência, menos evidência pode ser exigida.
CERTO OU ERRADO
A obtenção de mais evidência de auditoria compensa a sua má qualidade.
ERRADO! Não compensa.
A adequação é a medida da (1) da evidência de auditoria, isto é, sua (2) e sua (3) para fornecer (4) às conclusões em que se fundamenta a opinião do auditor.
A adequação é a medida da qualidade da evidência de auditoria, isto é, sua relevância e sua confiabilidade para fornecer suporte às conclusões em que se fundamenta a opinião do auditor.
Ao estabelecer e executar procedimentos de auditoria, o auditor deve considerar a (1) e (2) das informações a serem utilizadas como evidência, incluindo informações obtidas
de fontes de informações (3).
Ao estabelecer e executar procedimentos de auditoria, o auditor deve considerar a relevância e confiabilidade das informações a serem utilizadas como evidência, incluindo informações obtidas
de fontes de informações externas.
Se as informações a serem utilizadas como evidências forem elaboradas com a utilização de um especialista da administração, deve o auditor – na medida necessária – e levando em conta a importância do trabalho desse especialista para seus propósitos:
(a) avaliar a competência, habilidades e objetividade do especialista;
(b) obter entendimento do trabalho do especialista;
(c) avaliar a adequação do trabalho desse especialista como evidência de auditoria para a afirmação relevante.
A (1), as (2) e a (3) do especialista do auditor são fatores que afetam significativamente a análise se o seu trabalho é ou não adequado para fins da auditoria.
A competência, as habilidades e a objetividade do especialista do auditor são fatores que afetam significativamente a análise se o seu trabalho é ou não adequado para fins da auditoria.
Competência refere-se à (1) e ao nível de (2) na área de atuação do especialista da administração.
Competência refere-se à natureza e ao nível de conhecimento na área de atuação do especialista da administração.
Habilidades referem-se à capacidade do especialista da administração para:
exercer a referida competência nas circunstâncias do trabalho.
Os fatores que podem influenciar a habilidade incluem, por exemplo:
a localização geográfica e a disponibilidade de tempo e de recursos.
Objetividade refere-se aos possíveis efeitos que a (1), o (2) ou a (3) de outros podem ter sobre o julgamento profissional ou de negócios do especialista da administração.
Objetividade refere-se aos possíveis efeitos que a tendenciosidade, o conflito de interesses ou a influência de outros podem ter sobre o julgamento profissional ou de negócios do especialista da administração.
CERTO OU ERRADO
A relevância de evidência de auditoria trata da ligação lógica ou influência sobre a finalidade do procedimento de auditoria e, quando apropriado, a afirmação em consideração.
CERTO!
A relevância da evidência de auditoria pode ser afetada pela:
direção do teste.
A confiabilidade das informações a serem utilizadas como evidência de auditoria e, portanto, da própria auditoria, é influenciada pela sua (1) e sua (2) , e as (3) nas quais são obtidas, incluindo os controles sobre sua (4)e (5), quando relevantes.
A confiabilidade das informações a serem utilizadas como evidência de auditoria e, portanto, da própria auditoria, é influenciada pela sua fonte e sua natureza , e as circunstâncias nas quais são obtidas, incluindo os controles sobre sua elaboraçãoe manutenção, quando relevantes.
CERTO OU ERRADO
Generalizações sobre a confiabilidade de vários tipos de evidência de auditoria estão sujeitas a importantes exceções.
CERTO!
CERTO OU ERRADO:
Informações obtidas de fontes externas à entidade não afetam sua confiabilidade.
ERRADO! Podem existir circunstâncias que podem afetar a sua confiabilidade.
CERTO OU ERRADO:
Informações obtidas de uma fonte externa são mais seguras do que as obtidas de fonte interna da entidade auditada.
CERTO!
Geralmente obtém-se mais segurança com evidência de auditoria consistente obtida a partir de fontes (1) ou de natureza (2) do que a partir de itens de evidência de auditoria considerados (3).
Geralmente obtém-se mais segurança com evidência de auditoria consistente obtida a partir de fontes diferentes ou de natureza diferentes do que a partir de itens de evidência de auditoria considerados individualmente.
Informações corroborativas obtidas de uma fonte
independente da entidade podem aumentar a segurança que o auditor obtém da evidência de auditoria gerada internamente? Cite exemplos.
SIM!
- Evidência existente em registros contábeis
- atas de reuniões
- representação da administração.
Entre as informações de fontes independentes da entidade que o auditor pode usar como evidência de auditoria podem estar:
- confirmações de terceiros
- informações de fonte externa de informações, incluindo relatórios de analistas
- dados comparáveis sobre concorrentes (dados referenciais de benchmarking).
Embora reconhecendo que podem existir exceções, as seguintes generalizações sobre a confiabilidade da evidência de auditoria podem ser úteis:
1) a evidência de auditoria obtida diretamente pelo auditor (por exemplo, a observação da aplicação de um controle) é mais confiável do que a (1)
2) a confiabilidade da evidência de auditoria é maior quando ela é obtida de (2)
3) a confiabilidade da evidência de auditoria gerada internamente é maior quando os controles relacionados, incluindo os controles sobre sua elaboração e manutenção, impostos pela entidade, são (3);
4) a evidência de auditoria em forma de documentos, em papel, mídia eletrônica ou de outro tipo, é mais confiável do que a evidência obtida (4).
5) a evidência de auditoria fornecida por documentos originais é mais confiável do que a evidência de auditoria fornecida por (5)
Embora reconhecendo que podem existir exceções, as seguintes generalizações sobre a confiabilidade da evidência de auditoria podem ser úteis:
1) a evidência de auditoria obtida diretamente pelo auditor (por exemplo, a observação da aplicação de um controle) é mais confiável do que a evidência de auditoria obtida indiretamente ou por inferência (por exemplo, indagação a respeito da aplicação de controle);
2) a confiabilidade da evidência de auditoria é maior quando ela é obtida de fontes independentes fora da entidade;
3) a confiabilidade da evidência de auditoria gerada internamente é maior quando os controles relacionados, incluindo os controles sobre sua elaboração e manutenção, impostos pela entidade, são efetivas;
4) a evidência de auditoria em forma de documentos, em papel, mídia eletrônica ou de outro tipo, é mais confiável do que a evidência obtida verbalmente (por exemplo, uma ata de reunião elaborada tempestivamente é mais confiável do que uma representação verbal subsequente dos assuntos discutidos);
5) a evidência de auditoria fornecida por documentos originais é mais confiável do que a evidência de auditoria fornecida por fotocópias ou fac-símiles ou por documentos que foram filmados, digitalizados ou transpostos de outra maneira para forma eletrônica, cuja confiabilidade pode depender dos controles sobre sua elaboração e manutenção.
CERTO OU ERRADO:
A evidência de auditoria é mais confiável quando é obtida de fontes independentes externas à entidade. Nesse sentido, as normas de auditoria requerem que o auditor obtenha evidência de auditoria mais persuasiva quanto menor o risco avaliado.
ERRADO! A primeira afirmação está correta mas a segunda não. As normas de auditoria requerem que seja obtida evidência MAIS persuasiva quanto MAIOR o risco avaliado.
De acordo com a NBC TI 01 (norma que trata da Auditoria Interna), as informações que fundamentam os resultados da Auditoria Interna são denominadas de “evidências”, que devem ser (1), (2), (3) e (4), de modo a fornecer base sólida para as conclusões e recomendações à administração da entidade.
De acordo com a NBC TI 01 (norma que trata da Auditoria Interna), as informações que fundamentam os resultados da Auditoria Interna são denominadas de “evidências”, que devem ser suficientes, úteis, relevantes e fidedignas, de modo a fornecer base sólida para as conclusões e recomendações à administração da entidade.
S.U.R.F
A informação suficiente é aquela que é (1) e (2), de tal forma que uma pessoa prudente e informada possa (3) da mesma forma que o auditor interno;
A informação suficiente é aquela que é factual e convincente, de tal forma que uma pessoa prudente e informada possa entendê-la da mesma forma que o auditor interno;
A informação adequada é aquela que:
sendo confiável, propicia a melhor evidência alcançável, por meio do uso apropriado das técnicas de Auditoria Interna;
A informação relevante é a que dá:
suporte às conclusões e às recomendações da Auditoria Interna;
A informação útil é a que auxilia a:
entidade a atingir suas metas.
A doutrina (entendimento também previsto nas normas de auditoria governamental) apresenta os seguintes tipos de evidência:
- Analítica
- Documentária
- Eletrônica
- Confirmação
- Matemática
- Física
- Representação por escrito
- Verbal
A comparação analítica são comparações com expectativas desenvolvidas com base em:
experiência anterior, orçamento, dados e conhecimento.