Principais Aspectos da NBC TA 501 Flashcards
Segundo Aparecido Crepaldi, o objetivo dos auditores, com respeito ao exame dos estoques, compreende o seguintes sete itens:
➜ Determinação de que há bom controle sobre os estoques;
➜ Verificação de que o cliente é realmente o proprietário do estoque;
➜ Determinação de quantidade de estoques em mão de cliente;
➜ Averiguação e certeza de que o cliente atribui preço adequado a seu estoque;
➜ Determinação se há ônus sobre o estoque;
➜ Determinação da possiblidade de venda do estoque existente, atentando para indícios, tais como mercadorias danificadas, itens obsoletos etc.
➜ Determinação da forma correta de apresentação do estoque nas demonstrações financeiras.”
PARA FIXAR
O procedimento de observação dos estoques ajuda os auditores a atingirem vários objetivos, inclusive relativos à propriedade, quantidade, existência real e possibilidade de venda.
Uma observação bem feita do estoque deve dar ao auditor a certeza com relação à que características?
Físicas, qualitativas e quantitativas dos estoques.
PARA FIXAR
Segundo a NBC TA 501, o objetivo do auditor é obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação a:
(a) existência e condições do estoque;
(b) totalidade dos litígios e reclamações envolvendo a entidade; e
(c) apresentação e divulgação de informações por segmentos em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
ATITUDES A SEREM TOMADAS PELO AUDITOR QUANTO AOS ASPECTOS ESPECÍFICOS DOS ESTOQUES:
Situação: Se o estoque for relevante para as demonstrações contábeis.
Qual deve ser a atitude do auditor?
O auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação à existência e as condições do estoque mediante:
(a) acompanhamento da contagem física dos estoques, a não ser que seja impraticável, para:
(i) avaliar as instruções e os procedimentos da administração para registrar e controlar os resultados da contagem física dos estoques da entidade;
(ii) observar a realização dos procedimentos de contagem pela administração;
(iii) inspecionar o estoque; e
(iv) executar testes de contagem; e
(b) execução de procedimentos de auditoria nos registros finais de estoque da entidade para determinar se refletem com precisão os resultados reais da contagem de estoque.
Desde que os estoques sejam relevantes para as demonstrações contábeis da entidade, o auditor deve obter evidências de que assuntos?
Quanto a sua existência e condições.
Desde que os estoques sejam relevantes para as demonstrações contábeis da entidade, o auditor deve obter evidências quanto a sua existência e condições.
Como esse tipo de evidência é obtido?
Mediante o acompanhamento da contagem física dos estoques.
Desde que os estoques sejam relevantes para as demonstrações contábeis da entidade, o auditor deve obter evidências quanto a sua existência e condições. Isso é feito mediante o acompanhamento da contagem física dos estoques.
O acompanhamento da contagem física do estoque envolve que tipos de atividade?
Inspeção do estoque, execução de teste de contagem, observação do cumprimento das instruções da administração e da execução de procedimentos para registrar e controlar os resultados da contagem física, dentre outros.
PARA FIXAR
Desde que os estoques sejam relevantes para as demonstrações contábeis da entidade, o auditor deve obter evidências quanto a sua existência e condições. Isso é feito mediante o acompanhamento da contagem física dos estoques.
Então, o auditor deve executar – dentre outros –procedimentos de inspeção, contagem e observação.
No que consiste a “observação do estoque”?
Exame de processo ou procedimento executado por outros.
O que é uma inspeção?
O exame físico de um ativo.
ATITUDES A SEREM TOMADAS PELO AUDITOR QUANTO AOS ASPECTOS ESPECÍFICOS DOS ESTOQUES:
Situação: A contagem física dos estoques foi realizada em outra data que não a data das demonstrações contábeis.
Qual deve ser a atitude do auditor?
O auditor deve executar procedimentos para obter evidência de auditoria de que as variações no estoque entre a data da contagem e a data das demonstrações contábeis estão adequadamente registradas.
ATITUDES A SEREM TOMADAS PELO AUDITOR QUANTO AOS ASPECTOS ESPECÍFICOS DOS ESTOQUES:
Situação: Se o auditor não puder estar presente na contagem física dos estoques, devido a imprevistos.
Qual deve ser a atitude do auditor?
O auditor deve efetuar ou observar algumas contagens físicas, em uma data alternativa, e executar procedimentos de auditoria sobre transações ocorridas entre as duas datas.
ATITUDES A SEREM TOMADAS PELO AUDITOR QUANTO AOS ASPECTOS ESPECÍFICOS DOS ESTOQUES:
Situação: O acompanhamento da contagem física dos estoques é impraticável.
Qual deve ser a atitude do auditor?
O auditor deve aplicar procedimentos alternativos de auditoria para obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação à existência e às condições do estoque. Se isso não for possível, o auditor deve modificar a opinião no seu relatório de auditoria, de acordo com a NBC TA 705 que trata das modificações no relatório do auditor.
No trabalho no auditor, sempre que ele se vê diante da impossibilidade de obtenção de evidência, o que ele deve fazer?
Buscar procedimentos alternativos em busca de evidência apropriada e suficiente. No caso dos procedimentos alternativos não fornecerem tal evidência, aí o auditor deve emitir uma opinião modificada.
No trabalho no auditor, sempre que ele se vê diante da impossibilidade de obtenção de evidência, o auditor deve buscar procedimentos alternativos em busca de evidência apropriada e suficiente.
No caso dos procedimentos alternativos não conseguirem fornecer tal evidência, o que o auditor deve fazer?
Emitir uma opinião modificada.
No que consiste uma opinião modificada?
Opinião emitida quando o auditor consegue evidência de que as demonstrações contábeis apresentam distorção relevante, ou quando o auditor NÃO consegue obter evidência de que NÃO há distorção relevante.
perceba a dupla negação
ATITUDES A SEREM TOMADAS PELO AUDITOR QUANTO AOS ASPECTOS ESPECÍFICOS DOS ESTOQUES:
Situação: O estoque custodiado e controlado por terceiros é relevante para as demonstrações contábeis.’
Qual deve ser a atitude do auditor?
O auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação à existência e as condições do estoque executando uma ou as duas possibilidades a seguir:
(a) solicitar confirmação do terceiro quanto às quantidades e condições do estoque mantido por esse terceiro em nome da entidade;
(b) executar inspeção ou outro procedimento de auditoria apropriado nas circunstâncias.
CERTO OU ERRADO:
Se a empresa auditada utilizar o controle permanente de seus estoques, o auditor pode considerar desnecessário acompanhar a respectiva contagem física no final do exercício.
ERRADO! De fato, no controle permanente de estoque, a necessidade de contagem física não é primordial, como no sistema de controle periódico. No entanto, pode haver “furos” no sistema de controle permanente, o que justifica o acompanhamento da contagem física.
CERTO OU ERRADO:
No controle permanente de estoque, a necessidade de contagem física não é primordial.
CERTO!
PARA FIXAR
Quando um sistema de controle permanente de estoque é mantido, a administração pode executar contagens físicas, ou outros testes, para determinar a confiabilidade da informação sobre a quantidade do estoque incluída nesses registros.
Em alguns casos, a administração ou o auditor pode identificar as diferenças entre os registros do controle permanente de estoque e as quantidades reais do estoque físico disponível.
O que isso pode indicar?
Que os controles das variações no estoque não estejam operando de maneira efetiva.
Se o auditor não puder estar presente na contagem física dos estoques, devido a imprevistos, o que ele deve fazer em relação aos estoques?
Efetuar ou observar algumas contagens físicas, em uma data alternativa, e executar procedimentos de auditoria sobre transações ocorridas entre as duas datas.
CERTO OU ERRADO:
O auditor, caso faça pessoalmente os testes de contagem física dos estoques, está dispensado de solicitar documentos da administração sobre a referida contagem.
ERRADO! A contagem feita pelo próprio auditor não substitui a contagem feita pela entidade auditada. Ao decidir por efetuar a contagem ele mesmo, o auditor tem por objetivo (dentre outros) confrontar os dados produzidos pela entidade.