Principais Aspectos da NBC TA 501 Flashcards
Segundo Aparecido Crepaldi, o objetivo dos auditores, com respeito ao exame dos estoques, compreende o seguintes sete itens:
➜ Determinação de que há bom controle sobre os estoques;
➜ Verificação de que o cliente é realmente o proprietário do estoque;
➜ Determinação de quantidade de estoques em mão de cliente;
➜ Averiguação e certeza de que o cliente atribui preço adequado a seu estoque;
➜ Determinação se há ônus sobre o estoque;
➜ Determinação da possiblidade de venda do estoque existente, atentando para indícios, tais como mercadorias danificadas, itens obsoletos etc.
➜ Determinação da forma correta de apresentação do estoque nas demonstrações financeiras.”
PARA FIXAR
O procedimento de observação dos estoques ajuda os auditores a atingirem vários objetivos, inclusive relativos à propriedade, quantidade, existência real e possibilidade de venda.
Uma observação bem feita do estoque deve dar ao auditor a certeza com relação à que características?
Físicas, qualitativas e quantitativas dos estoques.
PARA FIXAR
Segundo a NBC TA 501, o objetivo do auditor é obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação a:
(a) existência e condições do estoque;
(b) totalidade dos litígios e reclamações envolvendo a entidade; e
(c) apresentação e divulgação de informações por segmentos em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
ATITUDES A SEREM TOMADAS PELO AUDITOR QUANTO AOS ASPECTOS ESPECÍFICOS DOS ESTOQUES:
Situação: Se o estoque for relevante para as demonstrações contábeis.
Qual deve ser a atitude do auditor?
O auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação à existência e as condições do estoque mediante:
(a) acompanhamento da contagem física dos estoques, a não ser que seja impraticável, para:
(i) avaliar as instruções e os procedimentos da administração para registrar e controlar os resultados da contagem física dos estoques da entidade;
(ii) observar a realização dos procedimentos de contagem pela administração;
(iii) inspecionar o estoque; e
(iv) executar testes de contagem; e
(b) execução de procedimentos de auditoria nos registros finais de estoque da entidade para determinar se refletem com precisão os resultados reais da contagem de estoque.
Desde que os estoques sejam relevantes para as demonstrações contábeis da entidade, o auditor deve obter evidências de que assuntos?
Quanto a sua existência e condições.
Desde que os estoques sejam relevantes para as demonstrações contábeis da entidade, o auditor deve obter evidências quanto a sua existência e condições.
Como esse tipo de evidência é obtido?
Mediante o acompanhamento da contagem física dos estoques.
Desde que os estoques sejam relevantes para as demonstrações contábeis da entidade, o auditor deve obter evidências quanto a sua existência e condições. Isso é feito mediante o acompanhamento da contagem física dos estoques.
O acompanhamento da contagem física do estoque envolve que tipos de atividade?
Inspeção do estoque, execução de teste de contagem, observação do cumprimento das instruções da administração e da execução de procedimentos para registrar e controlar os resultados da contagem física, dentre outros.
PARA FIXAR
Desde que os estoques sejam relevantes para as demonstrações contábeis da entidade, o auditor deve obter evidências quanto a sua existência e condições. Isso é feito mediante o acompanhamento da contagem física dos estoques.
Então, o auditor deve executar – dentre outros –procedimentos de inspeção, contagem e observação.
No que consiste a “observação do estoque”?
Exame de processo ou procedimento executado por outros.
O que é uma inspeção?
O exame físico de um ativo.
ATITUDES A SEREM TOMADAS PELO AUDITOR QUANTO AOS ASPECTOS ESPECÍFICOS DOS ESTOQUES:
Situação: A contagem física dos estoques foi realizada em outra data que não a data das demonstrações contábeis.
Qual deve ser a atitude do auditor?
O auditor deve executar procedimentos para obter evidência de auditoria de que as variações no estoque entre a data da contagem e a data das demonstrações contábeis estão adequadamente registradas.
ATITUDES A SEREM TOMADAS PELO AUDITOR QUANTO AOS ASPECTOS ESPECÍFICOS DOS ESTOQUES:
Situação: Se o auditor não puder estar presente na contagem física dos estoques, devido a imprevistos.
Qual deve ser a atitude do auditor?
O auditor deve efetuar ou observar algumas contagens físicas, em uma data alternativa, e executar procedimentos de auditoria sobre transações ocorridas entre as duas datas.
ATITUDES A SEREM TOMADAS PELO AUDITOR QUANTO AOS ASPECTOS ESPECÍFICOS DOS ESTOQUES:
Situação: O acompanhamento da contagem física dos estoques é impraticável.
Qual deve ser a atitude do auditor?
O auditor deve aplicar procedimentos alternativos de auditoria para obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação à existência e às condições do estoque. Se isso não for possível, o auditor deve modificar a opinião no seu relatório de auditoria, de acordo com a NBC TA 705 que trata das modificações no relatório do auditor.
No trabalho no auditor, sempre que ele se vê diante da impossibilidade de obtenção de evidência, o que ele deve fazer?
Buscar procedimentos alternativos em busca de evidência apropriada e suficiente. No caso dos procedimentos alternativos não fornecerem tal evidência, aí o auditor deve emitir uma opinião modificada.
No trabalho no auditor, sempre que ele se vê diante da impossibilidade de obtenção de evidência, o auditor deve buscar procedimentos alternativos em busca de evidência apropriada e suficiente.
No caso dos procedimentos alternativos não conseguirem fornecer tal evidência, o que o auditor deve fazer?
Emitir uma opinião modificada.
No que consiste uma opinião modificada?
Opinião emitida quando o auditor consegue evidência de que as demonstrações contábeis apresentam distorção relevante, ou quando o auditor NÃO consegue obter evidência de que NÃO há distorção relevante.
perceba a dupla negação
ATITUDES A SEREM TOMADAS PELO AUDITOR QUANTO AOS ASPECTOS ESPECÍFICOS DOS ESTOQUES:
Situação: O estoque custodiado e controlado por terceiros é relevante para as demonstrações contábeis.’
Qual deve ser a atitude do auditor?
O auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação à existência e as condições do estoque executando uma ou as duas possibilidades a seguir:
(a) solicitar confirmação do terceiro quanto às quantidades e condições do estoque mantido por esse terceiro em nome da entidade;
(b) executar inspeção ou outro procedimento de auditoria apropriado nas circunstâncias.
CERTO OU ERRADO:
Se a empresa auditada utilizar o controle permanente de seus estoques, o auditor pode considerar desnecessário acompanhar a respectiva contagem física no final do exercício.
ERRADO! De fato, no controle permanente de estoque, a necessidade de contagem física não é primordial, como no sistema de controle periódico. No entanto, pode haver “furos” no sistema de controle permanente, o que justifica o acompanhamento da contagem física.
CERTO OU ERRADO:
No controle permanente de estoque, a necessidade de contagem física não é primordial.
CERTO!
PARA FIXAR
Quando um sistema de controle permanente de estoque é mantido, a administração pode executar contagens físicas, ou outros testes, para determinar a confiabilidade da informação sobre a quantidade do estoque incluída nesses registros.
Em alguns casos, a administração ou o auditor pode identificar as diferenças entre os registros do controle permanente de estoque e as quantidades reais do estoque físico disponível.
O que isso pode indicar?
Que os controles das variações no estoque não estejam operando de maneira efetiva.
Se o auditor não puder estar presente na contagem física dos estoques, devido a imprevistos, o que ele deve fazer em relação aos estoques?
Efetuar ou observar algumas contagens físicas, em uma data alternativa, e executar procedimentos de auditoria sobre transações ocorridas entre as duas datas.
CERTO OU ERRADO:
O auditor, caso faça pessoalmente os testes de contagem física dos estoques, está dispensado de solicitar documentos da administração sobre a referida contagem.
ERRADO! A contagem feita pelo próprio auditor não substitui a contagem feita pela entidade auditada. Ao decidir por efetuar a contagem ele mesmo, o auditor tem por objetivo (dentre outros) confrontar os dados produzidos pela entidade.
PARA FIXAR
Além de registrar os testes de contagem do estoque do auditor, a obtenção de cópias completas dos registros da administração de contagem física do estoque ajuda o auditor a executar os procedimentos subsequentes de auditoria para determinar se os registros finais de estoque da entidade refletem com precisão os resultados finais da contagem de estoque.
CERTO OU ERRADO:
Mesmo que os estoques custodiados e controlados por terceiros sejam irrelevantes para as demonstrações contábeis, o auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação à existência e às condições desse tipo de estoque.
ERRADO! A obtenção de evidência relacionada à existência/condição deve ocorrer apenas se o estoque custodiado e controlado por terceiros for relevante para as demonstrações contábeis.
Estoques são ativos:
(a)
(b)
(c)
Estoques são ativos:
(a) mantidos para venda no curso normal dos negócios;
(b) em processo de produção para venda; ou
(c) na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no processo de produção ou na prestação de serviços.
No que consiste o valor realizável líquido?
O preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda.
No que consiste o Valor justo?
O preço que seria recebidos pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.
PARA FIXAR
O valor justo reflete o preço pelo qual uma transação ordenada para a venda do mesmo estoque no mercado principal (ou mais vantajoso) para esse estoque ocorreria entre participantes do mercado na data de mensuração.
CERTO OU ERRADO:
O valor realizável líquido e o valor justo são valores específicos para a entidade.
ERRADO! O valor justo não é um valor específico, apenas o valor realizável líquido.
CERTO OU ERRADO:
O valor realizável líquido dos estoques pode não ser equivalente ao valor justo deduzido dos gastos necessários para a respectiva venda.
CERTO! Pois o valor realizável líquido é um valor específico ao passo que o valor justo não.
CERTO OU ERRADO
Os estoques compreendem bens adquiridos e destinados à venda.
CERTO!
Mercadorias compradas por varejista para revenda ou terrenos e outros imóveis para revenda são considerados estoques?
SIM! São bens adquiridos e destinados à venda (revenda).
CERTO OU ERRADO:
Os produtos em processo de produção, ainda não acabados pela entidade, ainda não podem ser considerados estoques.
ERRADO! Os produtos em processo de produção já são considerados estoques.
CERTO OU ERRADO:
Matérias-primas e materiais, aguardando utilização no processo de produção, como por exemplo componentes, embalagens e material de consumo e etc, são considerados estoques.
CERTO!
Qual a base de mensuração dos estoques?
O valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.
Quais custos o valor de custo do estoque deve incluir?
Todos os custos de aquisição e transformação, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais.
O custo de aquisição dos estoques compreende que custos?
o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis junto ao fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços.
CERTO OU ERRADO
Descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes na aquisição de estoques devem ser incluídos na determinação do custo de aquisição.
ERRADO! Esses custos devem ser deduzidos do custo de aquisição.
Os custos de transformação de estoques incluem quais custos?
Aqueles relacionados diretamente com as unidades produzidas ou com as linhas de produção. Também incluem a alocação sistemática de custos indiretos de produção, fixos e variáveis, que sejam incorridos para transformar os materiais em produtos acabados.
No que consiste os custos indiretos de produção fixos?
Aqueles que permanecem relativamente constantes independentemente do volume de produção.
Cite exemplos de custos indiretos de produção fixos.
- a depreciação e a manutenção de edifícios e instalações fabris
- máquinas, equipamentos e ativos de direito de uso utilizados no processo de produção
- custo de gestão e de administração da fábrica.
No que consistem os custos indiretos de produção variáveis?
Aqueles que variam diretamente, ou quase diretamente, com o volume de produção.
Cite exemplos de custos indiretos de produção variáveis.
- materiais indiretos
- certos tipos de mão de obra indireta.
PARA FIXAR
Exemplos de itens não incluídos no custo dos estoques e reconhecidos como despesa do período em que são incorridos:
(a) valor anormal de desperdício de materiais, mão-de-obra ou outros insumos de produção;
(b) gastos com armazenamento, a menos que sejam necessários ao processo produtivo entre uma e outra fase de produção;
(c) despesas administrativas que não contribuem para trazer o estoque ao seu local e condição atuais; e
(d) despesas de comercialização, incluindo a venda e a entrega dos bens e serviços aos clientes.
A entidade geralmente compra estoques com condição para pagamento a prazo. A negociação pode efetivamente conter um elemento de financiamento, como, por exemplo, uma diferença entre o preço de aquisição em condição normal de pagamento e o valor pago.
Como deve ser reconhecida essa diferença?
Como despesa de juros durante o período do financiamento.
PARA FIXAR
O custo dos estoques de itens que não são normalmente intercambiáveis e de bens ou serviços produzidos e segregados para projetos específicos deve ser atribuído pelo uso da identificação específica dos seus custos individuais.
O que significa “identificação específica do custo de estoque”?
Que são atribuídos custos específicos a itens identificados do estoque.
Este é o tratamento apropriado para itens que sejam segregados para um projeto específico, independentemente de eles terem sido comprados ou produzidos
CERTO OU ERRADO:
Quando há grandes quantidades de itens de estoque que sejam geralmente intercambiáveis, a identificação específica de custos é apropriada.
ERRADO! A identificação específica dos custos é para itens que geralmente não são intercambiáveis.
PARA FIXAR
Quando há grandes quantidades de itens de estoque que sejam geralmente intercambiáveis, a identificação específica de custos não é apropriada.
Em tais circunstâncias, um critério de valoração dos itens que permanecem nos estoques deve ser usado.
O custo dos estoques, com exceção daqueles com identificação específica de custos, deve ser atribuído pelo uso de qual critério?
Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair (PEPS) ou pelo critério do custo médio ponderado.
CERTO OU ERRADO
A entidade deve usar o mesmo critério de custeio para todos os estoques que tenham natureza e uso semelhantes para a entidade.
CERTO!
Para os estoques que tenham natureza ou uso diferentes, qual o critério de valoração deve ser usado?
Podem ser usados diferentes critérios de valoração.
No que consiste o critério PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair)?
Que os itens de estoque que foram comprados ou produzidos primeiro devem ser vendidos em primeiro lugar.
e consequentemente, os itens que permanecerem em estoque no fim do período sejam os mais recentemente comprados ou produzidos.
No que consiste o critério do custo médio ponderado?
O custo de cada item é determinado a partir da média ponderada do custo de itens semelhantes no começo de um período e do custo dos mesmos itens comprados ou produzidos durante o período. A média pode ser determinada em base periódica ou à medida que cada lote seja recebido, dependendo das circunstâncias da entidade.
Quando os estoques são vendidos, como deve ser reconhecido o custo escriturado desses itens?
Como despesa do período em que a respectiva receita é reconhecida.
Como devem ser reconhecidas as quantias de qualquer redução dos estoques para o valor realizável líquido e todas as perdas de estoques?
Como despesa do período em que a redução ou a perda ocorreram.
Como devem ser reconhecidas as quantias de toda reversão de redução de estoques, proveniente de aumento do valor realizável líquido?
Como redução do item em que for reconhecida a despesa ou a perda, no período em que a redução ocorrer.
CERTO OU ERRADO:
Os itens de estoques não podem ser transferidos para outras contas do ativo.
ERRADO! Alguns itens de estoque podem ser transferidos para o ativo, como, por exemplo, estoques usados como componentes de ativos imobilizados de construção própria.
Como devem ser reconhecidos os estoques alocados ao custo de outro ativo?
Como despesa durante a vida útil e na proporção da baixa desse ativo.
PARA FIXAR
Em relação aos estoques, as demonstrações contábeis devem divulgar:
(a) as políticas contábeis adotadas na mensuração dos estoques, incluindo formas e critérios de valoração utilizados;
(b) o valor total escriturado em estoques e o valor registrado em outras contas apropriadas para a entidade;
(c) o valor de estoques escriturados pelo valor justo menos os custos de venda;
(d) o valor de estoques reconhecido como despesa durante o período;
(e) o valor de qualquer redução de estoques reconhecida no resultado do período;
(f) o valor de toda reversão de qualquer redução do valor dos estoques reconhecida no resultado do período;
(g) as circunstâncias ou os acontecimentos que conduziram à reversão de redução de estoques;
(h) o montante escriturado de estoques dados como penhor de garantia a passivos.
Quais as classificações comuns de estoques?
1) mercadorias
2) bens de consumo de produção
3) materiais
4) produtos em elaboração
5) produtos acabados.
No que consiste o valor do estoque baixado, reconhecido como despesa durante o período
Frequentemente como custos dos produtos, das mercadorias ou dos serviços vendidos, consiste nos custos que estavam incluídos na mensuração do estoque que agora é vendido.
PARA FIXAR
Os custos indiretos de produção eventualmente não alocados aos produtos e os valores anormais de custos de produção devem ser reconhecidos como despesa do período em que ocorrem, sem transitar pelos estoques, dentro desse mesmo grupo, mas de forma identificada. As circunstâncias da entidade também podem admitir a inclusão de outros valores tais como custos de distribuição.
Com qual periodicidade o estoque deve contado fisicamente?
Ao menos uma vez por ano.
para servir de base para a elaboração das demonstrações contábeis e, quando aplicável, para determinar a confiabilidade do sistema de controle permanente de estoque da entidade