Avaliação das Distorções Identificadas Flashcards
CERTO OU ERRADO
É objetivo do auditor obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estejam livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro.
CERTO!
O que é distorção, para fins de auditoria?
A diferença entre o valor divulgado, apresentação, classificação ou divulgação de um item nas demonstrações contábeis e o valor, apresentação, classificação ou divulgação que é requerido para que o item esteja de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
A distorção pode ser decorrente de dois tipos. Quais?
Fraude ou erro.
O que são distorções não corrigidas?
As distorções que o auditor detectou durante a auditoria e que não foram corrigidas.
PARA FIXAR
Quando o auditor expressa uma opinião sobre se as demonstrações contábeis estão apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, as distorções também incluem aqueles ajustes de valor, apresentação, classificação ou divulgação que, no julgamento do auditor, são necessários para que as demonstrações contábeis estejam apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes.
PARA FIXAR
Distorções podem ser decorrentes de:
a) imprecisão na coleta ou no processamento de dados usados na elaboração das demonstrações contábeis
b) Omissão de valor ou divulgação, incluindo divulgações inadequadas ou incompletas, e das divulgações requeridas para atingir os objetivos de divulgação de certas estruturas de relatórios financeiros
c) Estimativa contábil incorreta decorrente da falta de atenção aos fatos ou de interpretação errada dos fatos;
d) Classificação, agregação ou desagregação inadequada de informações. Para demonstrações contábeis elaboradas de acordo com a estrutura de apresentação adequada, omissão de divulgação necessária para as demonstrações contábeis alcançarem a apresentação adequada.
e) Julgamentos da administração sobre estimativas contábeis que o auditor não considera razoáveis, ou a seleção e a aplicação de políticas contábeis que o auditor considera inadequadas.
O que o auditor deve determinar das distorções não corrigidas?
Se são relevantes, individualmente ou em conjunto.
Ao fazer a determinação se as distorções são relevantes, o que o auditor deve considerar?
(a) a magnitude e a natureza das distorções, tanto em relação a classes específicas de transações, saldos contábeis ou divulgação quanto às demonstrações contábeis como um todo, e as circunstâncias específicas de sua ocorrência; e
(b) o efeito de distorções não corrigidas relacionadas a períodos anteriores sobre as classes relevantes de transações, saldos contábeis ou divulgação, e sobre as demonstrações contábeis como um todo.
De que forma e a quem o auditor deve comunicar as distorções detectadas durante a auditoria?
Deve comunicar de forma tempestiva e ao nível apropriado da administração todas as distorções, a menos que seja proibido por lei ou por regulamento.
Quando comunicar tempestivamente ao nível apropriado de administração as distorções relevantes detectadas durante a auditoria, o que o auditor deve solicitar à administração?
Que ela corrija essas distorções.
Diante da comunicação das distorções feita pelo auditor, o que pode fazer a administração?
Corrigir as discrepâncias apontadas ou recusar-se a corrigi-las.
Se, por solicitação do auditor, a administração examinou uma classe de transações, saldos contábeis ou divulgação e corrigiu distorções que foram detectadas, o auditor deve fazer?
Executar procedimentos adicionais de auditoria para determinar se continua havendo distorções.
Se, por solicitação do auditor, a administração recusar-se a corrigir algumas das distorções reportadas pelo auditor, o que o auditor deve fazer?
Obter o entendimento sobre as razões pelas quais a administração decidiu por não efetuar as correções e deve considerar esse entendimento ao avaliar se as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorções relevantes.
PARA FIXAR
PARA FIXAR
Outro cuidado que o auditor deve ter é comunicar, aos responsáveis pela governança, as distorções não corrigidas e o efeito que elas, individualmente ou em conjunto, podem ter sobre a opinião no seu relatório de auditoria, a menos que seja proibido por lei ou por regulamento.
Essa comunicação deve identificar distorções não corrigidas individualmente relevantes e requerer a correção das distorções não corrigidas
O auditor deve solicitar representação formal da administração e, quando apropriado, dos responsáveis pela governança, sobre se acreditam que os efeitos de distorções não corrigidas são não relevantes, individualmente e em conjunto, para as demonstrações contábeis como um todo.
Onde deve ser incluído o resumo desses itens?
Na própria representação formal ou anexo a ela.
Para auxiliar o auditor a avaliar o efeito das distorções detectadas durante a auditoria e a comunicar as distorções à administração e aos responsáveis pela governança, pode ser útil distinguir entre três tipos de distorções. Quais são?
Distorção factual, distorção de julgamento e distorção projetada.
O que é distorção factual?
Aquela que é um fato constatado, não deixa dúvida.
O que são distorções de julgamento?
Aquelas decorrentes de julgamento da administração, incluindo aquelas relacionadas a reconhecimento, mensuração, apresentação e divulgação nas demonstrações contábeis, inclusive a seleção ou aplicação de políticas contábeis que o auditor considera não razoáveis ou inadequadas).
O que é distorção projetada?
A melhor estimativa do auditor de distorções em populações, envolvendo a projeção de distorções identificadas em amostras de auditoria para populações inteiras de onde foram extraídas as amostras.
PARA FIXAR
CERTO OU ERRADO:
O auditor independente deve verificar se as distorções não corrigidas são relevantes em conjunto e, para tanto, deve mensurar o efeito dessas distorções relacionadas a períodos anteriores sobre as classes relevantes de transações, saldos contábeis ou divulgação, e sobre as demonstrações contábeis do período atual, foco dos trabalhos de auditoria.
ERRADO! O efeito de distorções não corrigidas relacionadas a períodos anteriores sobre as classes relevantes de transações, saldos contábeis ou divulgação, e sobre as demonstrações contábeis COMO UM TODO.
e não no período atual
CERTO OU ERRADO?
O auditor independente deve solicitar representação formal da administração da entidade e, quando apropriado, dos responsáveis pela governança da entidade, sobre se eles acreditam que os efeitos de distorções não corrigidas são não relevantes, individualmente e em conjunto, para as demonstrações contábeis como um todo.
CERTO! Atenção para esse “não relevante”. Causa estranheza mas é o que consta na NBC TA 450.
CERTO OU ERRADO:
A distinção entre distorção factual, distorção de julgamento e distorção projetada é irrelevante na avaliação do efeito das distorções detectadas durante a auditoria e na sua comunicação à administração e aos responsáveis pela governança.
ERRADO! Não é irrelevante, PODE SER ÚTIL distinguir.
CERTO OU ERRADO:
Distorções de julgamento são aquelas que, conforme julgamento do Auditor, não deixam qualquer dúvida de que as políticas contábeis adotadas estão inadequadas.
ERRADO! A Distorções que não deixam dúvidas é a DISTORÇÃO FACTUAL.
CERTO OU ERRADO:
Se a administração se recusar a corrigir algumas das distorções reportadas pelo auditor, este deve obter o entendimento sobre as razões pelas quais a administração decidiu por não efetuar as correções e deve considerar esse entendimento ao avaliar se as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorções relevantes.
CERTO!
O que é um evento, para fins de auditoria?
Incidente ou uma ocorrência gerada com base em fontes internas ou externa, que afeta a realização dos objetivos.
Quais impactos causam os eventos?
Depende. Pode ser positivo, negativo ou ambos.
O que representam os eventos que geram impacto negativo?
Risco.