Risco de Auditoria, Materialidade e Relevância, Fraudes e Erros Flashcards
De acordo com a NBC TA 240 – Responsabilidade do Auditor em Relação à Fraude no Contexto da Auditoria de Demonstrações Contábeis, a fraude é o ato ___________ de um ou mais indivíduos da _____________, dos responsáveis pela __________, __________ ou _________, que envolva dolo para obtenção de ________ _______ ou ______.
intencional / administração / governança / empregados ou terceiros / vantagem injusta ou ilegal
O termo erro refere-se a ato ___ ___________ resultante de ________, ___________, ou __ _____________ de fatos na elaboração de _________ e _____________ que resultem em ____________.
não intencional / omissão, desatenção ou má interpretação / registros e demonstrações / incorreções
O risco de não ser detectada uma distorção relevante decorrente de ______ é mais alto do que o risco de não ser detectada uma fraude decorrente de ____.
fraude / erro
O risco do auditor não detectar uma distorção relevante decorrente de fraude da _____________ é maior do que no caso de fraude cometida por empregados.
administração
Na obtenção de segurança razoável, o auditor tem a responsabilidade de manter atitude de _________ ____________ durante a auditoria.
ceticismo profissional
O Risco de Auditoria é o risco de que o auditor expresse uma _______ de auditoria __________ quando as demonstrações contábeis contiverem _________ _________.
opinião de auditoria inadequada / distorção relevante
Há risco de auditoria quando:
1.
2.
- O auditor expressa opinião INADEQUADA (não menciona que há distorção);
- As demonstrações CONTÊM distorção relevante.
CERTO OU ERRADO:
O auditor que opina que há distorção relevante quando não há, está diante de um risco de auditoria.
ERRADO! Se a distorção relevante não existir, não há risco de auditoria.
A relevância deve ser considerada pelo auditor quando:
i)
ii)
i) determinar a natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos de auditoria;
ii) avaliar o efeito das distorções sobre os saldos, denominações e classificação das contas;
iii) determinar a adequação da apresentação e da divulgação da informação contábil.
Há uma relação _______ entre o risco de auditoria e o nível estabelecido de relevância; isto é, quanto _____ for o risco de auditoria, _____ será o valor
estabelecido como nível de relevância, e vice-versa.
inversa / menor / maior
As distorções nas demonstrações contábeis podem originar-se de ______ ou ____.
fraude ou erro
Fatores de risco de fraude são eventos ou condições que indiquem _________ ou _______ para que a fraude seja __________ ou ofereçam ____________ para que ela ocorra.
incentivo ou pressão / perpetrada / oportunidade
Dois tipos de distorções intencionais são pertinentes para o auditor:
distorções decorrentes de informações contábeis fraudulentas e da apropriação indébita de ativos.
CERTO OU ERRADO:
Apesar de o auditor poder suspeitar ou, em raros casos, identificar a ocorrência de fraude, ele não estabelece juridicamente se realmente ocorreu fraude.
CERTO! Ele apenas emite a opinião.
CERTO OU ERRADO:
O auditor é responsável e pode ser responsabilizado, pela prevenção e detecção de fraudes ou erros relevantes nas demonstrações contábeis.
ERRADO! O auditor nem é responsável e não pode ser responsabilizado.
A principal responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é dos:
responsáveis pela governança da entidade e da sua administração.
O auditor é responsável por obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, como um todo, não contém __________ __________, causadas por ______ ou ____.
distorções relevantes / fraude ou erro
Devido às limitações inerentes da auditoria, há um risco inevitável de que algumas distorções relevantes das demonstrações contábeis possam não ser __________, apesar de a auditoria ser devidamente planejada e realizada de acordo com as normas de auditoria.
detectada
O auditor deve manter postura de _________ ____________ durante a auditoria, reconhecendo a possibilidade de existir _________ _________ decorrente de ______, não obstante a experiência passada do auditor em relação à honestidade e integridade da _____________ e dos responsáveis pela __________ da entidade.
ceticismo profissional / distorção relevante / fraude / administração / governança
A não ser que existam razões para crer no contrário, o auditor deve aceitar como _________ registros e os documentos.
legitímos
No contexto do ceticismo profissional, quando as respostas às indagações junto à administração ou aos responsáveis pela governança são inconsistentes, o auditor deve __________ tais inconsistências.
investigar
Ao determinar respostas globais para enfrentar os riscos avaliados de distorção relevante nas demonstrações contábeis, o auditor deve:
(a)
(b)
(c)
(a) alocar e supervisionar o pessoal, levando em conta o conhecimento, a aptidão e a capacidade dos indivíduos que assumirão responsabilidades significativas pelo trabalho, e avaliar os riscos de distorção relevante decorrente de fraude;
(b) avaliar se a seleção e a aplicação de políticas contábeis pela entidade, em especial as relacionadas com medições subjetivas e transações complexas, podem ser indicadores de informação financeira fraudulenta decorrente de tentativa da administração de manipular os resultados; e
(c) incorporar elemento de imprevisibilidade na seleção da natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria.
a alínea “a”, acima, nos diz que a supervisão do pessoal deve ser feita levando-se em consideração seu conhecimento, aptidão e capacidade (e não de maneira indistinta).
Com relação à alínea “c”, a norma complementa que é importante incorporar um elemento de imprevisibilidade na seleção dos procedimentos de auditoria a serem executados, já que indivíduos na entidade que estão familiarizados com os procedimentos de auditoria normalmente executados nos trabalhos podem ser mais capazes de esconder informações contábeis fraudulentas.
A extensão da supervisão reflete a avaliação dos ______ e da __________ dos membros da equipe, ou seja, quanto _____ o risco e a capacidade do membro da equipe, _____ deve ser a supervisão por parte do auditor.
riscos e da capacidade / maior / maior
A administração está em posição privilegiada para perpetrar fraudes em função de sua capacidade para:
manipular registros contábeis e elaborar demonstrações contábeis fraudulentas, burlando
controles que sob outros aspectos parecem funcionar de forma efetiva.