Representação Formal Flashcards
O que são declarações formais, para fins de auditoria?
Declarações escritas pela administração, fornecidas ao auditor para confirmar certos assuntos ou suportar outra evidência de auditoria.
Quem emite a declaração formal?
A administração, se dirigindo ao auditor.
Quem exige a elaboração da representação formal?
É responsabilidade do auditor exigir que a administração elabore.
As representações formais são solicitada pelo auditor a que responsáveis?
Em regra, é direcionada à administração. Porém, em alguns casos, pode ser solicitado do diretor executivo, do diretor financeiro ou pessoas equivalentes na entidade.
O que não deve conter no contexto das declarações formais do auditor?
As demonstrações contábeis, as afirmações nelas contidas ou os livros e registros comprobatórios.
ou seja, não deve conter as demonstrações e afirmações nem livros e registros comprobatórios mas sim as informações a respeito desses documentos
Se a administração modificar ou não fornecer as representações formais solicitadas, o que isso pode indicar ao auditor?
A possibilidade de haver problemas.
Por que a administração deve obter solicitação de representações “formais”, ao invés de “verbais”?
Por considerar que os assuntos devem ser tratados de forma mais rigorosa, aumentando assim a qualidade da informação prestada.
PARA FIXAR
Devido à responsabilidade pela elaboração e apresentação das demonstrações contábeis e de suas responsabilidades pela condução dos negócios da entidade, espera-se que a administração tenha conhecimento suficiente do processo seguido pela entidade na elaboração e apresentação das demonstrações (e afirmações correspondentes) nas quais se baseiam as representações formais.
Em alguns casos, a administração pode decidir fazer indagações junto a terceiros que participam da elaboração e apresentação das demonstrações contábeis, inclusive indivíduos que possuam conhecimento especializado.
Quem podem ser esses indivíduos?
1) Um atuário responsável por estimativas contábeis determinadas de forma atuarial;
2) Engenheiro da companhia que possam ter responsabilidade e conhecimento especializado sobre mensuração de passivos ambientais;
3) Departamento jurídico que possa fornecer informações essenciais para provisões para ações judiciais.
A administração pode incluir, nas representações formais, uma linguagem qualificadora.
O que isso quer dizer?
Que elas são feitas com base no seu melhor conhecimento e crença.
O auditor deve aceitar uma representação formal com linguagem qualificadora?
Se estiver convencido de que as representações estão sendo feitas pelos que têm responsabilidade e conhecimento apropriado dos assuntos nelas incluídos, SIM!
PARA FIXAR
Antes da atualização das normas de auditoria, utilizava-se a expressão “Carta de Responsabilidade da Administração”. Podemos entender os dois termos como sinônimos.
No que consiste a evidência de auditoria?
A informação usada pelo auditor para chegar às conclusões nas quais se baseia o seu relatório.
Quem deve exigir a elaboração das representações formais?
O auditor, necessárias à auditoria das demonstrações contábeis da entidade.
Portanto, similarmente às respostas às indagações, as representações formais são evidências de auditoria.
Quais as duas “espécies” de
representação formal?
1) representação sobre a responsabilidade da administração quanto à elaboração das demonstrações contábeis
2) representação sobre a responsabilidade da administração quanto às informações fornecidas e integridade das transações
O que o auditor exige da administração na espécie de representação formal “representação sobre a responsabilidade da administração quanto à elaboração das demonstrações contábeis”?
Representação de que a administração cumpriu a sua responsabilidades pela elaboração das demonstrações contábeis de acordo com a estrutura de relatórios financeiro aplicável, incluindo sua adequada apresentação.
O que o auditor exige da administração na espécie de representação formal “representação sobre a responsabilidade da administração quanto às informações fornecidas e integridade das transações”?
Representação no sentido de que todas as informações foram fornecidas e foram permitido ao auditor os acessos necessários no contexto do trabalho; bem como no sentido de que todas as transações foram registradas e estão refletidas nas demonstrações.
Quais são os objetivos do auditor no contexto das representações formais?
1) obter representações formais da administração, e quando apropriado, dos responsáveis pela governança, de que eles cumpriram com suas responsabilidades pela elaboração das demonstrações contábeis e pela integridade das informações fornecidas ao auditor;
2) dar suporte a outras evidências de auditoria relevantes para as demonstrações contábeis ou para afirmações específicas nas demonstrações contábeis por meio de representações formais, se o auditor determinar que estas são necessárias ou se forem exigidas por outras normas de auditoria; e
3) reagir apropriadamente às representações formais fornecidas pela administração (e – quando apropriado – pelos responsáveis pela governança) ou se a administração (e quando apropriado, os responsáveis pela governança) não fornecer as representações solicitadas pelo auditor.
As representações formais fornecem evidência de auditoria?
Fornecem evidência necessária! Mas não fornece evidência apropriada e suficiente.
O fato de que a administração forneceu representações formais confiáveis afetam a natureza e extensão de outras evidências de auditoria que o auditor obtenha a respeito da responsabilidade da administração ou de afirmações específicas?
NÃO!!!
PARA FIXAR
**CUIDADO!! Embora forneçam evidência de auditoria (diz-se, inclusive, que “as representações formais são evidências de auditoria”), as representações SOZINHAS NÃO fornecem evidência apropriada e suficiente.
Se uma questão perguntar se a representação formal fornece evidência de auditoria, sem citar apropriada e suficiente, então está correta.
Qual o prazo para entre das representações formais?
A mais próxima ou breve possível, ou seja, tão próxima quanto praticável, mas não posterior à data do relatório do auditor sobre as demonstrações contábeis.
as normas revogadas diziam que a carta de responsabilidade da administração deveria ser emitida na mesma data do “parecer”. Hoje, temos que a “representação formal” deve ser emitida o mais próxima possível, porém não posterior, da data do “relatório de auditoria”.
PARA FIXAR
As representações formais devem ser para todas as demonstrações contábeis e período(s) mencionado(s) no relatórios do auditor.
As representações formais devem ter qual forma?
De carta de representação dirigida ao auditor.
O que o auditor deve fazer se tiver preocupação a respeito da competência, integridade, valores éticos ou diligência da administração ou do seu comprometimento com estes ou com a aplicação das representações formais?
Deve determinar o efeito que tais preocupações podem ter sobre a confiabilidade das representações (verbais ou formais) e da evidência de auditoria em geral.
Em particular, se as representações formais forem incompatíveis com outras evidências de auditoria, o auditor deve fazer?
Executar procedimentos de auditoria para tentar solucionar o assunto.
Em particular, se as representações formais forem incompatíveis com outras evidências de auditoria, o auditor deve executar procedimentos de auditoria para tentar solucionar o assunto. Se o assunto não for solucionado, o que deve fazer o auditor?
Reconsiderar a avaliação da competência, integridade, valores éticos ou diligência da administração, ou do seu compromisso com estes e com a sua aplicação, e deve determinar o efeito que isso pode ter sobre a confiabilidade das representações (verbais ou formais) e da evidência de auditoria em geral.
- Se o auditor concluir que as representações formais não são confiáveis, o que ele deve fazer?
Tomar ações apropriadas, inclusive determinar o possível efeito na sua opinião no relatório de auditoria, em conformidade com a NBC TA 705 – Modificações na Opinião do Auditor Independente (…).
Se a administração não fornecer uma ou mais das representações formais solicitadas, o que deve fazer o auditor?
1) discutir o assunto com a administração;
2) reavaliar a integridade da administração e avaliar o efeito que isso pode ter sobre a confiabilidade das representações (verbais ou escritas) e da evidência de auditoria em geral; e
3) tomar ações apropriadas, inclusive determinar o possível efeito sobre a sua opinião no relatório de auditoria, em conformidade com a NBC TA 705 (…).
Se o auditor concluir que há dúvida suficiente a respeito da integridade da administração, de tal modo que as representações formais não sejam confiáveis, o que ele deve fazer?
Abster-se de emitir uma opinião.
Se a administração não fornecer as representações formais solicitadas pelo auditor, o que ele deve fazer?
Abster-se de emitir uma opinião.
CERTO OU ERRADO
O auditor deve abster-se de emitir uma opinião quando as representações não são confiáveis e quando não forem fornecidas representações quando ele assim as solicitarem.
CERTO!
PARA FIXAR
A abstenção de opinião é um dos tipos de opinião modificada previstos nas normas.
De modo geral, em que situações o auditor deve abster-se de emitir opinião?
Diante da impossibilidade de obtenção de evidência de auditoria apropriada e suficiente e diante da possibilidade de haver distorções relevantes e generalizadas.
CERTO OU ERRADO
A representação formal são solicitadas pelo auditor à administração e aos responsáveis pela governança, responsáveis pela elaboração e apresentação das demonstrações contábeis.
ERRADO! São solicitadas à administração, que é a responsável pela elaboração e apresentação das demonstrações contábeis. Em alguns casos, os responsáveis pela governança também são responsáveis pela elaboração e apresentação das demonstrações, mas configura-se exceção. Ademais, em alguns casos, pode ser solicitado do diretor executivo, diretor financeiro ou pessoa equivalente na entidade.
PARA FIXAR
Data e período abrangido pelas representações formais
A15. Como as representações formais são evidências de auditoria necessárias, a opinião do auditor não pode ser expressa e o relatório não pode ser datado, antes da data das representações formais. Além disso, como o auditor está interessado em eventos que ocorram até a data do seu relatório e que possam exigir ajuste ou divulgação nas demonstrações contábeis, as representações formais são datadas o mais próximo possível da data do relatório do auditor sobre as demonstrações contábeis, mas não após a data do relatório.
PARA FIXAR
PARA FIXAR