Estimativas Contábeis Flashcards
Estimativa contábil é uma previsão quanto ao valor de um item a ser registrado nas Demonstrações Contábeis, que considera as melhores (1), incluindo fatores (2) e (3), quando não existe forma precisa de (4).
Estimativa contábil é uma previsão quanto ao valor de um item a ser registrado nas Demonstrações Contábeis, que considera as melhores evidências possíveis, incluindo fatores objetivos e subjetivos, quando não existe forma precisa de apuração.
CERTO OU ERRADO
As estimativas contábeis são de responsabilidade do auditor.
ERRADO! São de responsabilidade da administração da entidade.
CERTO OU ERRADO
A elaboração e apresentação das Demonstrações Contábeis é de responsabilidade da administração.
CERTO!
Caberá ao (1) avaliar se as estimativas estabelecidas pela administração da entidade são razoáveis.
Caberá ao auditor avaliar se as estimativas estabelecidas pela administração da entidade são razoáveis.
CERTO OU ERRADO
As estimativas contábeis são de responsabilidade da administração mas caberá ao auditor avaliar se as estimativas estabelecidas são razoáveis.
CERTO!
O auditor deve assegurar-se da (1) das estimativas, quando estas forem
relevantes
O auditor deve assegurar-se da razoabilidade das estimativas, quando estas forem
relevantes
O procedimento de estimativas contábeis inclui, além da análise da fundamentação (1) dos procedimentos utilizados pela entidade na quantificação das estimativas, a (2) destas com o comportamento dos itens estimados em períodos anteriores, as (3) em entidades semelhantes, os planos (4) da entidade, a conjuntura (5) e as suas (6), etc.
O procedimento de estimativas contábeis inclui, além da análise da fundamentação matemático-estatística dos procedimentos utilizados pela entidade na quantificação das estimativas, a coerência destas com o comportamento dos itens estimados em períodos anteriores, as práticas correntes em entidades semelhantes, os planos futuros da entidade, a conjuntura econômica e as suas projeções, etc.
São exemplos de estimativa contábil, entre outros, os valores destinados a possibilitar os registros relativos a:
- provisões para reduzir ativos ao seu valor provável de realização;
- provisões para alocar o custo de itens do ativo durante suas vidas úteis estimadas (depreciação, exaustão ou amortização);
- receitas auferidas;
- custos e despesas incorridos;
- impostos diferidos;
- provisões para perdas em geral;
- prejuízos sobre contratos em andamento; etc.
As estimativas contábeis variam, significativamente, em sua natureza e devem ser feitas pela administração quando os valores monetários não puderem ser (2).
As estimativas contábeis variam, significativamente, em sua (1) e devem ser feitas pela administração quando os valores monetários não puderem ser diretamente observados.
CERTO OU ERRADO
As estimativas contábeis variam, significativamente, em sua natureza e devem ser feitas pela administração quando os valores monetários não puderem ser diretamente observados. A mensuração desses valores monetários está sujeita a uma incerteza da estimativa.
CERTO!
O processo de elaboração das estimativas contábeis envolve a seleção e a aplicação de método que utiliza (1) e (2) que requerem o (3) e podem dar origem à complexidade na mensuração.
O processo de elaboração das estimativas contábeis envolve a seleção e a aplicação de método que utiliza premissas e dados que requerem o julgamento da administração e podem dar origem à complexidade na mensuração.
CERTO OU ERRADO
O processo de elaboração das estimativas contábeis envolve a seleção e a aplicação de método que utiliza premissas e dados que requerem o julgamento da administração e podem dar origem à complexidade na mensuração. Os efeitos da complexidade, subjetividade ou outros fatores de risco inerente na mensuração desses valores monetários não afetam sua susceptibilidade à distorção
ERRADO! A complexidade na elaboração das estimativas contábeis afetam a suscetibilidade à distorção.
CERTO OU ERRADO
A natureza, a época e a extensão da avaliação de risco e os procedimentos adicionais de auditoria exigidos variam em relação à incerteza da estimativa e à avaliação dos riscos relacionados de distorção relevante.
CERTO!
Para algumas estimativas contábeis, a incerteza relacionada, com base em sua natureza, além da complexidade e subjetividade envolvidas na sua elaboração, pode ser muito baixa. Para essas estimativas, não se espera que os procedimentos de avaliação de risco e os procedimentos adicionais de auditoria exigidos sejam:
extensos.
Quando a incerteza da estimativa, sua complexidade ou subjetividade são muito altas, é esperado que:
a avaliação de riscos e procedimentos adicionais sejam mais extensos.
O objetivo do auditor é obter (1) sobre se as estimativas contábeis e as (2) relacionadas nas demonstrações contábeis são (3) no contexto da estrutura de relatório financeiro aplicável.
O objetivo do auditor é obter evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre se as estimativas contábeis e as divulgações relacionadas nas demonstrações contábeis são razoáveis no contexto da estrutura de relatório financeiro aplicável.
CERTO OU ERRADO
A NBC TA 540 requer que o auditor avalie, com base nos procedimentos realizados e na evidência obtida, se as estimativas contábeis e as divulgações relacionadas são razoáveis no contexto da estrutura de relatório financeiro aplicável, ou se apresentam distorção.
CERTO!
Razoável, no contexto da estrutura de relatório financeiro aplicável, significa que os requisitos relevantes da estrutura de relatório foram aplicados de forma (1), incluindo aqueles que
abordam:
- A elaboração da estimativa contábil, incluindo a seleção do (2), das (3) e dos (4) em vista da natureza da estimativa contábil e dos fatos e circunstâncias da entidade;
- A seleção da estimativa (5) da administração; e
- As divulgações sobre a estimativa contábil, incluindo divulgações sobre o modo como a estimativa contábil foi (6) e que explicam a (7), a (8) e as (9) da incerteza da estimativa.
Razoável, no contexto da estrutura de relatório financeiro aplicável, significa que os requisitos relevantes da estrutura de relatório foram aplicados de forma apropriada, incluindo aqueles que
abordam:
- A elaboração da estimativa contábil, incluindo a seleção do métodos, das premissas e dos dados em vista da natureza da estimativa contábil e dos fatos e circunstâncias da entidade;
- A seleção da estimativa pontual da administração; e
- As divulgações sobre a estimativa contábil, incluindo divulgações sobre o modo como a estimativa contábil foi desenvolvida e que explicam a natureza, a extensão e as fontes da incerteza da estimativa.
A aplicação do (1), uma das características inerentes do auditor, é de muita importância no contexto das estimativas.
A aplicação do ceticismo profissional, uma das características inerentes do auditor, é de muita importância no contexto das estimativas.
O exercício do ceticismo profissional em relação às estimativas contábeis é afetado pela consideração do auditor dos fatores de (1), e a sua importância aumenta quando as estimativas contábeis estiverem sujeitas a maior grau de (2) ou forem afetadas por maior grau de (3), (4) ou outros fatores de (5).
O exercício do ceticismo profissional em relação às estimativas contábeis é afetado pela consideração do auditor dos fatores de risco inerente, e a sua importância aumenta quando as estimativas contábeis estiverem sujeitas a maior grau de incerteza ou forem afetadas por maior grau de complexidade, subjetividade ou outros fatores de risco inerente.
CERTO OU ERRADO
O exercício do ceticismo profissional é importante quando houver maior susceptibilidade à distorção devido à tendenciosidade da administração ou à fraude.
CERTO!
Estimativa contábil é o valor monetário para o qual a mensuração, de acordo com os requisitos da estrutura de relatório financeiro aplicável, está sujeita à:
incerteza da estimativa.
As estimativas contábeis são valores monetários que podem estar relacionados com (1) ou (2) reconhecidos ou divulgados nas demonstrações contábeis. Também incluem valores monetários incluídos em (3) ou utilizados na elaboração de (4) sobre o reconhecimento ou na divulgação relacionada com uma (1) ou (2).
As estimativas contábeis são valores monetários que podem estar relacionados com classes de transações ou saldos contábeis reconhecidos ou divulgados nas demonstrações contábeis. Também incluem valores monetários incluídos em divulgações ou utilizados na elaboração de julgamentos sobre o reconhecimento ou na divulgação relacionada com uma classe de transação ou saldo contábil.
CERTO OU ERRADO
Incerteza da estimativa é a susceptibilidade à falta inerente de precisão na mensuração.
CERTO!
CERTO OU ERRADO
Todas as estimativas contábeis estão sujeitas a alto grau de incerteza da estimativa.
ERRADO! Nem todas.
CERTO OU ERRADO
Quando o método de avaliação e os dados são bem definidos não haverá incerteza da estimativa.
ERRADO! Poderá haver mesmo se o método de avaliação os dados forem bem definidos.C
CERTO OU ERRADO
As circunstâncias econômicas gerais vigentes na época podem afetar a incerteza da estimativa.
CERTO! Por exemplo, a falta de liquidez em mercado específico.
Estimativa pontual da administração valor selecionado pela (1) para o (2) ou a (3) nas demonstrações contábeis da estimativa contábil.
Estimativa pontual da administração valor selecionado pela administração para o reconhecimento ou divulgação nas demonstrações contábeis da estimativa contábil.
Estimativa pontual ou intervalo do auditor é o valor, ou intervalo de valores, respectivamente,
desenvolvido pelo (1) para avaliar a (2) da administração.
Estimativa pontual ou intervalo do auditor é o valor, ou intervalo de valores, respectivamente,
desenvolvido pelo auditor para avaliar a estimativa pontual da administração.
Tendenciosidade da administração é a falta de (1) da administração na elaboração das informações.
Tendenciosidade da administração é a falta de neutralidade da administração na elaboração das informações.
A suscetibilidade de estimativa contábil à tendenciosidade da administração aumenta com a (1) envolvida na sua preparação.
A suscetibilidade de estimativa contábil à tendenciosidade da administração aumenta com a subjetividade envolvida na sua preparação.
Resultado de estimativa contábil valor monetário corrente resultante da:
resolução da transação, evento ou condição de que trata a estimativa contábil.
CERTO OU ERRADO
O preço realizado quando o ativo é vendido ou o passivo é
transferido pode diferir da respectiva estimativa contábil feita na data do relatório porque, com o passar do tempo, as percepções de valor dos participantes do mercado mudaram.
CERTO!
Ao obter entendimento da entidade e de seu ambiente, incluindo o controle interno, o auditor deve obter entendimento de uma série de assuntos relacionados com as estimativas contábeis da entidade. Os assuntos sobre os quais o auditor deve obter entendimento se dividem entre aqueles relacionados à:
- entidade e seu ambiente
- controle interno da entidade
Assuntos da entidade e seu ambiente:
(a) As transações da entidade e outros eventos e condições que podem gerar a necessidade de (ou mudanças nas) estimativas contábeis a serem reconhecidas ou divulgadas nas demonstrações contábeis.
(b) Os requisitos da estrutura de relatório financeiro aplicável relacionados com as estimativas contábeis (incluindo os critérios de reconhecimento, as bases de mensuração e as exigências de apresentação e divulgações relacionadas) e o modo como eles se aplicam no contexto da natureza e circunstâncias da entidade e de seu ambiente. Isso inclui o modo como as transações e outros eventos ou condições estão sujeitos aos fatores de risco inerente ou são afetados por ele.
(c) Fatores regulatórios relevantes para as estimativas contábeis da entidade, incluindo, quando aplicável, estruturas regulatórias relacionadas com a supervisão prudencial.
(d) A natureza das estimativas contábeis e divulgações relacionadas que o auditor espera que sejam incluídas nas demonstrações contábeis da entidade, com base no entendimento do auditor sobre os assuntos acima listados.
Assuntos do controle interno da entidade:
(e) A natureza e a extensão da supervisão e da governança que a entidade possui sobre o processo de elaboração de relatório financeiro da administração relevante para as
estimativas contábeis.
(f) O modo como a administração identifica a necessidade de habilidades ou conhecimentos especializados relacionados com as estimativas contábeis, e como são aplicados, incluindo o uso de seu especialista.
(g) O modo como o processo de avaliação de risco da entidade identifica e avalia os riscos relacionados com as estimativas contábeis.
(h) O sistema de informação da entidade na medida em que ele se relaciona com as estimativas contábeis.
(i) As atividades de controle relevantes para a auditoria sobre o processo da administração para elaborar as estimativas contábeis.
(j) Como a administração revisa o resultado das estimativas contábeis anteriores e responde aos resultados dessa revisão.
CERTO OU ERRADO
O auditor deve avaliar o resultado das estimativas contábeis anteriores ou, quando aplicável, sua reestimativa subsequente para auxiliar na identificação e na avaliação dos riscos de distorção relevante no período corrente.
CERTO!
CERTO OU ERRADO
A avaliação do resultado das estimativas contábeis feito pelo auditor visa questionar julgamentos sobre estimativas contábeis de períodos anteriores que eram apropriadas com base nas informações disponíveis na época em que foram elaboradas.
ERRADO! Não visa questionar julgamento e sim identificar e avaliar os riscos de período corrente.
CERTO OU ERRADO
A diferença entre o resultado da estimativa contábil e o valor reconhecido nas demonstrações contábeis do período anterior representa distorção das demonstrações contábeis do período anterior.
ERRADO! Não necessariamente.
Com relação às estimativas contábeis, o auditor deve determinar se a equipe de trabalho requer (1) ou (2) para realizar os procedimentos de avaliação de risco, para identificar e avaliar os riscos de distorção relevante, planejar e realizar procedimentos de auditoria para responder a esses riscos ou para avaliar a evidência de auditoria obtida.
Com relação às estimativas contábeis, o auditor deve determinar se a equipe de trabalho requer habilidades e conhecimentos especializados para realizar os procedimentos de avaliação de risco, para identificar e avaliar os riscos de distorção relevante, planejar e realizar procedimentos de auditoria para responder a esses riscos ou para avaliar a evidência de auditoria obtida.
Ao identificar e avaliar os riscos de distorção relevante relacionados com estimativa contábil e divulgações relacionadas no nível de afirmações, o auditor deve avaliar o risco (1) e o risco de (2) separadamente.
Ao identificar e avaliar os riscos de distorção relevante relacionados com estimativa contábil e divulgações relacionadas no nível de afirmações, o auditor deve avaliar o risco inerente e o risco de controle separadamente.
Ao identificar os riscos de distorção relevante na avaliação do risco inerente, o auditor deve levar em consideração o que segue:
(a) o grau no qual a estimativa contábil estiver sujeita à (1) da estimativa; e
(b) o grau no qual os seguintes assuntos forem afetados pela (2), (3) ou outros fatores de (4):
(i) a seleção e a aplicação do (5), das (6) e dos (7) na elaboração da estimativa contábil; ou
(ii) a seleção da (8) da administração e divulgações relacionadas para a inclusão nas demonstrações contábeis.
Ao identificar os riscos de distorção relevante na avaliação do risco inerente, o auditor deve levar em consideração o que segue:
(a) o grau no qual a estimativa contábil estiver sujeita à incerteza da estimativa; e
(b) o grau no qual os seguintes assuntos forem afetados pela complexidade, subjetividade ou outros fatores de risco inerente:
(i) a seleção e a aplicação do método, das premissas e dos dados na elaboração da estimativa contábil; ou
(ii) a seleção da estimativa pontual da administração e divulgações relacionadas para a inclusão nas demonstrações contábeis.
O auditor deve, ainda, determinar se algum dos riscos de distorção relevante identificados e avaliados no processo de estimativa contábil é, no seu julgamento, um:
risco significativo.
O auditor deve, ainda, determinar se algum dos riscos de distorção relevante identificados e avaliados no processo de estimativa contábil é, no seu julgamento, um risco significativo.
Se o auditor determinou que existe risco significativo, deve obter entendimento dos (1) da entidade, inclusive das (2), relevantes para esse risco.
O auditor deve, ainda, determinar se algum dos riscos de distorção relevante identificados e avaliados no processo de estimativa contábil é, no seu julgamento, um risco significativo.
Se o auditor determinou que existe risco significativo, deve obter entendimento dos controle da entidade, inclusive das atividades de controle, relevantes para esse risco.
Respostas aos riscos avaliados de distorção relevante
Os procedimentos adicionais de auditoria devem ser responsivos aos riscos avaliados de distorção relevante no nível de afirmações, levando-se em consideração as razões da avaliação atribuída a esses riscos. Os procedimentos adicionais de auditoria devem incluir uma ou mais das seguintes abordagens:
(a) obtenção de evidência de auditoria dos eventos ocorridos até a data do relatório do auditor;
(b) teste de como a administração elaborou a estimativa contábil; ou
(c) desenvolvimento de estimativa pontual ou intervalo do auditor.
Se a avaliação de riscos de distorção relevante no nível das afirmações inclui a expectativa de que os controles estão operando efetivamente, qual o procedimento deve ser feito pelo auditor?
Planejar e realizar testes para obter evidência de auditoria apropriada e suficiente quanto à efetividade operacional dos controles relevantes.
Se os procedimentos substantivos isoladamente não fornecem evidência de auditoria apropriada e
suficiente no nível de afirmações qual o procedimento a ser feito pelo auditor?
Planejar e realizar testes para obter evidência de auditoria apropriada e suficiente quanto à efetividade operacional dos controles relevantes.
Quanto maior for a sua
confiança na efetividade de controle, o auditor deve obter evidência de auditoria que seja:
mais persuasiva.