Transação e eventos subsequentes Flashcards
O que são eventos subsequentes?
São eventos ocorridos entre a data das demonstrações contábeis e a data do relatório do auditor independente e fatos que chegaram ao conhecimento do auditor independente após a data do seu relatório.
perceba que são eventos e fatos
Qual é a data das demonstrações contábeis?
A data de encerramento do último período coberto pelas
demonstrações contábeis.
Qual a data de aprovação das demonstrações contábeis?
A data em que todos os quadros que compõem as demonstrações contábeis foram elaborados e que aqueles com autoridade reconhecida afirmam que assumem a responsabilidade por essas demonstrações contábeis.
Qual data do relatório do auditor independente?
A data do relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis.
Qual a data de divulgação das demonstrações contábeis?
A data em que o relatório do auditor independente e as demonstrações contábeis auditadas são disponibilizados para terceiros.
CERTO OU ERRADO
O auditor independente deve executar procedimentos de auditoria desenhados para obter evidência de auditoria apropriada e suficiente de que todos os eventos ocorridos entre a data das demonstrações contábeis e a data do relatório do auditor independente que precisam ser ajustados ou divulgados nas demonstrações contábeis foram identificados.
CERTO! É justamente a definição de transação e eventos subsequentes segundo a norma.
CERTO OU ERRADO
O auditor independente deve executar procedimentos de auditoria desenhados para obter evidência de auditoria apropriada e suficiente de que todos os eventos ocorridos entre a data das demonstrações contábeis e a data do relatório do auditor independente que precisam ser ajustados ou divulgados nas demonstrações contábeis foram identificados. Portanto, auditor deve executar procedimentos adicionais de auditoria também para assuntos para os quais os procedimentos de
auditoria anteriormente aplicados forneceram conclusões satisfatórias.
ERRADO! Se os procedimentos de auditoria foram satisfatórios e conclusivos para os assuntos, não há que realizar procedimentos adicionais.
Quando o marco temporal que termina a responsabilidade do auditor?
Na emissão do relatório.
A responsabilidade do auditor (de executar procedimentos de auditoria) termina com a emissão de sua opinião sobre as demonstrações contábeis, ou seja, com a emissão do relatório (parecer) de auditoria, em regra.
No entanto, há casos em que a responsabilidade do auditor será ampliada após a emissão de seu relatório. Qual caso seria esse?
Aos fatos que chegam ao conhecimento do auditor após a data do relatório, mas antes da divulgação das demonstrações contábeis e também após a divulgação das demonstrações
contábeis, que se fossem do seu conhecimento na data do relatório, poderia ter levado o auditor a alterar seu relatório.
Eventos ocorridos entre a data das demonstrações contábeis e a data do relatório do auditor independente
O auditor independente deve executar os procedimentos exigidos de forma a cobrir o período entre a data das demonstrações contábeis e a data do seu relatório, ou o mais próximo possível dessa data. O auditor independente deve levar em consideração a avaliação de risco pelo auditor para determinar a natureza e extensão desses procedimentos de auditoria, que devem incluir
o seguinte:
(a) obtenção de entendimento dos procedimentos estabelecidos pela administração para assegurar que os eventos subsequentes são identificados;
(b) indagação à administração e, quando apropriado, aos responsáveis pela governança sobre a ocorrência de eventos subsequentes que poderiam afetar as demonstrações contábeis;
(c) leitura das atas, se houver, das reuniões dos proprietários (dos acionistas em sociedade anônima), da administração e dos responsáveis pela governança da entidade, realizadas após a data das demonstrações contábeis, e indagação sobre assuntos discutidos nas reuniões para as quais as atas ainda não estão disponíveis;
(d) leitura das últimas demonstrações contábeis intermediárias da entidade, se houver.
Eventos ocorridos entre a data das demonstrações contábeis e a data do relatório do auditor independente
Se, em decorrência dos procedimentos aplicados conforme exigido, o auditor
identificar eventos que requerem ajuste ou divulgação nas demonstrações contábeis, o que deve determinar o auditor independente?
Se cada um desses eventos está refletido de maneira apropriada nas referidas demonstrações contábeis de acordo com a estrutura conceitual aplicável.
os eventos subsequentes podem demandar ajustes ou divulgações nas demonstrações e tudo deve seguir a estrutura aplicável. Não pode haver desrespeito a qualquer preceito contábil.
Eventos ocorridos entre a data das demonstrações contábeis e a data do relatório do auditor independente
Quando todos os eventos subsequentes à data das demonstrações contábeis e que, segundo a estrutura de relatório financeiro aplicável, requerem ajuste ou divulgação, foram ajustados ou divulgados, o que deve fazer o auditor para que seja autorizado os ajustes?
Solicitar uma representação formal à administração e, quando apropriado, aos responsáveis pela governança.
CERTO OU ERRADO
O auditor independente tem obrigação de executar procedimentos de auditoria em
relação às demonstrações contábeis após a data do seu relatório.
ERRADO! A questão não afirma se o auditor tomou conhecimento de algum fato após a data das demonstrações, portanto, nesse caso, o auditor não possui nenhuma obrigação de realizar procedimentos.
Fatos que chegaram ao conhecimento do auditor independente após a data do seu relatório, mas
antes da data de divulgação das demonstrações contábeis
O auditor independente não tem obrigação de executar nenhum procedimento de auditoria em relação às demonstrações contábeis após a data do seu relatório. Entretanto, se, após a data do seu relatório, mas antes da data de divulgação das demonstrações contábeis, o auditor tomar conhecimento de fato que, se fosse do seu conhecimento na data do relatório, poderia ter levado o
auditor a alterar seu relatório, o que ele deve fazer?
a) discutir o assunto com a administração e, quando apropriado, pelos responsáveis pela governança
b) determinar se as demonstrações contábeis precisam ser alteradas
c) e, caso seja necessário alteração, indagar como a administração pretende tratar o assunto nas demonstrações contábeis.
Fatos que chegaram ao conhecimento do auditor independente após a data do seu relatório, mas antes da data de divulgação das demonstrações contábeis
Caso haja necessidade de alteração das demonstrações, e a administração as altere, o que deve fazer auditor independente?
(a) aplicar os procedimentos de auditoria necessários nas circunstâncias da alteração
(b) exceto no caso da dupla data: i) estender os procedimentos de auditoria até a data do novo
relatório do auditor independente; e
ii) fornecer novo relatório de auditoria sobre as demonstrações contábeis alteradas. O novo relatório do auditor independente não deve ter data anterior à data de aprovação das demonstrações contábeis alteradas.
O que é a dupla chata?
Quando se inclui uma data adicional restrita à alteração efetuada.
Fatos que chegaram ao conhecimento do auditor independente após a data do seu relatório, mas antes da data de divulgação das demonstrações contábeis
Se a legislação não proíbe a administração de restringir a alteração das demonstrações contábeis aos efeitos do evento ou eventos subsequentes que causaram essa alteração e em que os responsáveis pela aprovação das demonstrações contábeis não estão proibidos de restringir a aprovação a essa alteração, o auditor pode limitar os procedimentos de auditoria aos eventos subsequentes exigidos no item 11(b)(i) (estender os procedimentos de auditoria até a data do novo relatório do auditor independente;) a essa alteração.
Nesses casos, o que deve fazer o auditor independente:
Alterar o relatório para incluir data adicional restrita (dupla chata) a essa alteração que indique que os procedimentos do auditor independente sobre os eventos subsequentes estão restritos unicamente às alterações das demonstrações contábeis descritas na respectiva nota explicativa.
Fatos que chegaram ao conhecimento do auditor independente após a data do seu relatório, mas antes da data de divulgação das demonstrações contábeis
Pode ser que não haja exigência da legislação ou, regulamentação para que a administração reapresente demonstrações contábeis e, portanto, o auditor não precisa fornecer novo relatório de auditoria ou alterar o relatório. Entretanto, se a administração não alterar as demonstrações contábeis nas circunstâncias em que o auditor considerar necessário, se o relatório do auditor independente ainda não tiver sido fornecido à entidade, o que deve fazer o auditor independente?
Deve modificá-lo conforme exigido pela NBC TA 705 – Modificações na Opinião do
Auditor Independente, e depois fornecê-lo.
Fatos que chegaram ao conhecimento do auditor independente após a data do seu relatório, mas antes da data de divulgação das demonstrações contábeis
Pode ser que não haja exigência da legislação ou, regulamentação para que a administração reapresente demonstrações contábeis e, portanto, o auditor não precisa fornecer novo relatório de auditoria ou alterar o relatório. Entretanto, se a administração não alterar as demonstrações contábeis nas circunstâncias em que o auditor considerar necessário, se o relatório do auditor independente já tiver sido fornecido à entidade, que deve fazer o auditor independente?
Notificar a administração e, a menos que todos os responsáveis pela governança façam parte da administração da entidade, os responsáveis pela governança, para que não divulguem as demonstrações contábeis para terceiros antes de serem feitas as alterações necessárias. Se mesmo assim, as demonstrações contábeis forem divulgadas posteriormente sem as modificações necessárias, o auditor independente deve tomar medidas para procurar evitar o uso por terceiros daquele relatório de auditoria.
Fatos que chegaram ao conhecimento do auditor independente após a divulgação das demonstrações contábeis
Após a divulgação das demonstrações contábeis, o auditor independente não tem obrigação de executar nenhum procedimento de auditoria em relação às demonstrações contábeis. Entretanto, se, após a divulgação das demonstrações contábeis, o auditor independente tomar conhecimento de fato que, se fosse do seu conhecimento na data do relatório do auditor independente, poderia tê-lo levado a alterar seu relatório, o que deve fazer auditor?
(a) discutir o assunto com a administração e, quando apropriado, com os responsáveis pela governança;
(b) determinar se as demonstrações contábeis precisam ser alteradas e, caso afirmativo;
(c) caso seja necessário alterar, indagar como a administração pretende tratar do assunto nas demonstrações contábeis
Fatos que chegaram ao conhecimento do auditor independente após a divulgação das demonstrações contábeis
Caso a administração altere as demonstrações contábeis, o que deve fazer o auditor independente?
(a) aplicar os procedimentos de auditoria necessários nas circunstâncias das alterações;
(b) revisar as providências tomadas pela administração para garantir que todos os que receberam as demonstrações contábeis juntamente com o respectivo relatório do auditor independente sejam informados da situação;
(c) exceto no caso da dupla data: i) estender os procedimentos de auditoria até a data do novo
relatório do auditor independente; e
ii) fornecer novo relatório de auditoria sobre as demonstrações contábeis alteradas. O novo relatório do auditor independente não deve ter data anterior à data de aprovação das demonstrações contábeis alteradas.
Fatos que chegaram ao conhecimento do auditor independente após a divulgação das demonstrações contábeis
O que o auditor deve incluir no seu relatório novo ou reemitido?
“Parágrafo de Ênfase” ou “Outros Assuntos” com referência à nota explicativa que esclarece mais detalhadamente a razão da alteração das demonstrações contábeis emitidas anteriormente e do relatório anterior fornecido
pelo auditor independente.
O que é parágrafo de ênfase?
É o parágrafo incluído no relatório do auditor referente a um assunto apropriadamente apresentado ou divulgado nas demonstrações contábeis que, de acordo com o julgamento do auditor, é de tal importância que é fundamental para o entendimento pelos usuários das demonstrações contábeis.
na prática o parágrafo de ênfase é mais recomendado
O que é o parágrafo de outros assuntos?
Parágrafo utilizado quando o assunto que se quer destacar não foi apropriadamente apresentado e divulgado nas demonstrações.