Opinião do Auditor (Relatório de Auditoria) Flashcards
Qual os objetivos gerais do auditor?
1) Expressar sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável;
2) Apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se como exigido pelas NBC TA, em conformidade com as suas constatações.
Por qual meio o auditor expressa sua opinião?
Por meio do Relatório de Auditoria.
O que é um relatório de auditoria?
Anteriormente denominado parecer de auditoria, é a nova expressão atribuída pelas normas internacionais de auditoria ao instrumento por meio do qual o auditor apresenta a conclusão de seus trabalhos, na forma de uma opinião.
O que é a “Opinião do Auditor”?
É a conclusão apresentada no relatório de auditoria.
Quais os tipos de opinião o auditor pode expressar em seu relatório?
Opinião não modificada (também referida como sem modificações ou “opinião limpa”) ou uma opinião modificada.
Quando o auditor deve expressar uma opinião não modificada?
Quando ele conclui que as demonstrações financeiras foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
CERTO OU ERRADO
Para formar a opinião de auditoria, o auditor deve concluir se obteve segurança razoável de que as demonstrações financeiras, tomadas em conjunto, não apresentam distorções relevantes, sejam elas decorrentes de fraude ou erro.
CERTO!
Para formar a opinião de auditoria, o auditor deve concluir se obteve segurança razoável de que as demonstrações financeiras, tomadas em conjunto, não apresentam distorções relevantes, sejam elas decorrentes de fraude ou erro. Essa conclusão deve levar em consideração se:
a)
b)
c)
d)
e)
f)
g)
h)
I)
i
ii
iii
a) foi obtida evidência de auditoria apropriada e suficiente;
b) as distorções não corrigidas, individualmente ou em conjunto, são relevantes;
c) as demonstrações financeiras divulgam adequadamente as práticas contábeis selecionadas e aplicadas;
d) as práticas contábeis selecionadas e aplicadas são consistentes com a estrutura de relatório financeiro aplicável e são apropriadas;
e) as estimativas contábeis feitas pela administração são razoáveis;
f) as informações apresentadas nas demonstrações financeiras são relevantes, confiáveis, comparáveis e compreensíveis;
g) as demonstrações financeiras fornecem divulgações adequadas para permitir que os usuários previstos entendam o efeito de transações e eventos relevantes sobre as informações incluídas nas demonstrações financeiras; e
h) a terminologia usada nas demonstrações financeiras, incluindo o título de cada demonstração financeira, é apropriada; e
i) se as demonstrações financeiras propiciam uma apresentação adequada especialmente:
I) quanto à apresentação geral, a estrutura e o conteúdo das demonstrações financeiras; e
II) se as demonstrações financeiras, incluindo as notas explicativas, representam as transações e eventos subjacentes de modo a alcançar uma apresentação adequada.
Quando o auditor deve emitir um relatório de auditoria com opinião não modificada?
Quando ele não tiver tido qualquer limitação ao alcance de seu trabalho e puder concluir que as demonstrações financeiras foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
Quando o relatório de auditoria deve conter opinião modificada?
1) Quando o auditor concluir, com base na evidência de auditoria obtida, que as demonstrações financeiras apresentam distorções relevantes;
ou
2) Quando o auditor não conseguir obter evidência de auditoria suficiente e apropriada para concluir que as demonstrações financeiras não apresentam distorções relevantes.
Ao formar sua opinião sobre as demonstrações financeiras, o auditor pode concluir que é necessário emitir um relatório diferente do padrão (ou seja, um relatório diferente do “limpo”). Nesse caso, o que deve ser feito?
Deve ser incluídas modificações, seja por meio de ressalvas ou outras modificações, e o relatório de auditoria conterá uma opinião modificada.
Quais os três tipos de opinião modificada?
1) opinião com ressalva (ou qualificada)
2) opinião adversa
3) abstenção de opinião.
Segundo a NBC TA 700 - Formação da Opinião e Emissão do Relatório do Auditor Independente sobre as Demonstrações Contábeis, quais os objetivos específicos do auditor?
1) formar uma opinião sobre as demonstrações contábeis com base na avaliação das conclusões alcançadas pela evidência de auditoria obtida; e
2) expressar claramente essa opinião por meio de relatório por escrito.
O que é a estrutura de relatório financeiro para fins gerais?
É a estrutura de relatório financeiro elaborada para satisfazer às necessidades de informações financeiras comuns de ampla gama de usuários.
A estrutura de relatório financeiro pode ser com duas estruturas. Quais?
Estrutura de apresentação adequada ou uma estrutura de conformidade.
O que é uma opinião não modificada?
É a opinião expressa pelo auditor quando ele conclui que as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
CERTO OU ERRADO
O auditor deve formar sua opinião sobre se as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
CERTO!
Para formar sua opinião sobre as demonstrações contábeis, o que o auditor deve concluir?
Se obteve segurança razoável de que as demonstrações contábeis tomadas em conjunto estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.
Para formar sua opinião sobre s demonstrações contábeis, o auditor deve concluir se obteve segurança razoável de que as demonstrações contábeis tomadas em conjunto estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.
O que deve levar em conta essa consideração?
1) se, na conclusão do auditor, foi obtida evidência de auditoria apropriada e suficiente;
2) se, na conclusão do auditor, distorções não corrigidas são relevantes, individualmente ou em conjunto;
Se as demonstrações contábeis elaboradas de acordo com os requisitos de uma estrutura de apresentação adequada não atingem uma apresentação adequada, o que deve fazer o auditor?
Discutir o assunto com a administração e, dependendo dos requisitos da estrutura de relatório financeiro aplicável e como o assunto é resolvido, deve determinar se é necessário modificar a opinião no seu relatório de auditoria de acordo com a NBC TA 705.
Quando as demonstrações contábeis são elaboradas de acordo com a estrutura de conformidade, o auditor não precisa avaliar se as demonstrações contábeis atingem uma apresentação adequada.
Entretanto, se, em circunstâncias extremamente raras, o auditor concluir que essas demonstrações contábeis são enganosas, o que deve fazer?
Discutir o assunto com a administração e, dependendo de como o assunto for resolvido, ele deve determinar a necessidade e a forma de comunicar isso no seu relatório.
Qual a forma de apresentação do relatório do auditor?
Somente por escrito.
Como deve ser apresentado o título do relatório do auditor?
Deve ter título que indique claramente que é o relatório do auditor independente.
PARA FIXAR
O relatório do auditor deve ser endereçado conforme exigido pelas circunstâncias do trabalho, ou seja, o destinatário a quem o auditor entregará o relatório vai variar de acordo com as circunstâncias do trabalho.
em regra, o relatório é endereçado às pessoas para quem é elaborado, ou seja, acionistas, responsáveis pela governança, etc. Eventualmente, caso não proibido por lei ou regulamento, o relatório PODE especificar para quem o ele deve ser endereçado.