Continuidade Normal dos Negócios da Entidade e Eventos Subsequentes Flashcards
De acordo com a base contábil de continuidade operacional, as demonstrações contábeis são elaboradas com base no que?
No pressuposto de que a entidade está operando e continuará a operar em futuro previsível.
As demonstrações contábeis para fins gerais são elaboradas utilizando-se qual base contábil?
Continuidade operacional.
As demonstrações contábeis para fins gerais são elaboradas utilizando-se a base contábil de continuidade operacional.
O disposto acima não ocorre em que casos?
A menos que a administração pretenda liquidar a entidade ou interromper as operações, ou não tenha nenhuma alternativa realista além dessas.
As demonstrações contábeis para propósitos especiais são elaboradas utilizando que base contábil?
Podem, ou não, ser elaboradas de acordo com a estrutura de relatório financeiro para a qual a base contábil de continuidade operacional é relevante mas não há essa obrigatoriedade.
Quando o uso da base contábil de continuidade operacional é apropriado, o que deve ser considerado para registro de ativos e passivos?
Que a entidade será capaz de realizar seus ativos e liquidar seus passivos no curso normal dos negócios.
Quem detém a responsabilidade por avaliar a capacidade da entidade manter sua capacidade operacional?
A administração da entidade.
ou seja, é a administração que deve utilizar a base contábil de continuidade na elaboração das demonstrações e não o auditor
ATENÇÃO
Não confundir responsabilidade por avaliar a capacidade da entidade com a responsabilidade do auditor, que é obter evidência quanto ao uso adequado dessa base contábil pela administração.
PARA FIXAR
Algumas estruturas de relatório aplicável contêm exigência explícita para que a administração faça uma avaliação específica da capacidade de continuidade operacional da entidade. Em outras estruturas de relatórios financeiros, porém, pode não haver exigência explícita para que a administração faça uma avaliação específica da capacidade de continuidade da entidade. Havendo ou não exigência explícita, quando a base de continuidade operacional é um princípio fundamental na elaboração das demonstrações, requer-se que a administração avalie a capacidade de continuidade operacional da entidade.
Demonstrações contábeis para fins gerais são as elaboradas para satisfazer as necessidades de que tipo informações financeiras e usuários?
Informações financeiras comuns para uma leque de usuários amplo.
Demonstrações contábeis para propósitos especiais são as elaboradas para satisfazer as necessidades de que tipo de informação financeira e usuários?
Demonstrações contábeis para propósitos especiais são as elaboradas para satisfazer as necessidades de informação financeira de usuários específicos, com conteúdos específicos.
Quais os fatores relevantes para o julgamento da administração sobre a continuidade operacional?
1) O grau de incerteza associado ao resultado de evento ou condição aumenta, significativamente, quanto mais distante no futuro ocorrer o evento ou a condição, ou o correspondente resultado. Por essa razão, muitas das estruturas de relatórios financeiros que exigem a avaliação explícita da administração sobre a capacidade de continuidade operacional especificam em qual período a administração deve levar em consideração todas as informações disponíveis;
2) O tamanho e a complexidade da entidade, a natureza e a condição de seu negócio e o grau em que ela é afetada por fatores externos impactam o julgamento em relação ao resultado de eventos ou condições;
3) Qualquer julgamento sobre o futuro é baseado em informações disponíveis na época em que o julgamento é feito. Eventos subsequentes podem produzir resultados inconsistentes com julgamentos que eram razoáveis na época em que foram feitos.
Quais são as responsabilidades do auditor quanto a continuidade operacional?
Obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação à, e concluir sobre, a adequação pela administração do uso da base contábil de continuidade operacional na elaboração das demonstrações contábeis; bem como concluir, com base na evidência de auditoria obtida, se existe incerteza relevante sobre a capacidade de continuidade operacional da entidade.
PARA FIXAR
CERTO OU ERRAADO
Se não houver avaliação explícita para que a administração faça avaliação específica da capacidade da entidade de manter sua continuidade operacional, a responsabilidade do auditor quanto a continuidade operacional cessa.
ERRADO! As responsabilidades do auditor quanto a continuidade operacional existem mesmo se a estrutura de relatório financeiro usada na elaboração das demonstrações contábeis não incluir avaliação explícita para que a administração faça avaliação específica da capacidade da entidade de manter sua continuidade operacional.
Quando os efeitos potenciais de limitações inerentes à capacidade do auditor de detectar distorções relevantes são maiores?
Para eventos ou condições futuras que podem levar a entidade a cessar a continuidade de suas operações.
O auditor pode prever eventos ou condições futuras?
NÃO!
Como deve ser tratada a ausência de qualquer referência à incerteza
relevante quanto à capacidade de continuidade operacional da entidade no relatório do auditor?
Nesse caso, não pode ser considerada garantia da capacidade de continuidade operacional da entidade.
Quais os objetivos do auditor quanto a continuidade operacional?
1) obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação à, e concluir sobre a, adequação do uso, pela administração, da base contábil de continuidade operacional na elaboração das demonstrações contábeis;
2) concluir, com base na evidência de auditoria obtida, se existe incerteza relevante em relação a eventos ou condições que podem levantar dúvida significativa quanto à capacidade de continuidade operacional da entidade; e
3) emitir relatório de acordo a norma.
PARA FIXAR
Na execução de procedimentos de avaliação de risco, o auditor deve verificar se existem eventos ou condições que possam levantar dúvidas significativas quanto à capacidade de continuidade operacional da entidade.
Na execução de procedimentos de avaliação de risco, o auditor deve verificar se existem eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa quanto à capacidade de continuidade operacional da entidade. Ao fazê-lo, o que o auditor deve determinar?
Se a administração já realizou uma avaliação preliminar dessa capacidade.
Na execução de procedimentos de avaliação de risco, o auditor deve verificar se existem eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa quanto à capacidade de continuidade operacional da entidade. Ao fazê-lo, o auditor deve determinar se a administração já realizou uma avaliação preliminar dessa capacidade.
Se essa avaliação preliminar já foi realizada, como deve proceder o auditor?
Ele deve revisar e discuti-la com a administração e determinar se ela identificou eventos ou condições que, individual ou coletivamente, podem levantar dúvida significativa quanto à capacidade de continuidade operacional da entidade e, em caso afirmativo, os planos da administração para tratá-los; ou
Na execução de procedimentos de avaliação de risco, o auditor deve verificar se existem eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa quanto à capacidade de continuidade operacional da entidade. Ao fazê-lo, o auditor deve determinar se a administração já realizou uma avaliação preliminar dessa capacidade. Nesse contexto:
Se essa avaliação ainda não foi realizada, como deve proceder o auditor?
Ele deve discutir com a administração a base para o uso da base contábil de continuidade operacional e indagar à administração sobre a existência de eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa quanto à capacidade de continuidade.
PARA FIXAR
O auditor deve permanecer atento, durante toda a auditoria, à evidência de eventos ou condições que possam levantar dúvidas significativas quanto à capacidade de continuidade operacional da entidade.
Ao revisar a avalição preliminar da administração quanto a capacidade operacional, como o auditor deve trabalhar?
Ele deve cobrir o mesmo período utilizado pela administração para fazer sua avaliação, conforme exigido pela estrutura de relatório financeiro, por legislação ou regulamentação específica, caso esta determine um período mais longo.
ou seja, o auditor pra fazer a avalição deve usar o mesmo período da avaliação preliminar feita pela administração. se houver regulamentação específica, pode ser por período mais longo