TUTORIA 9 - Diabetes gestacional Flashcards
A fase de anabolismo se estende até quais semanas?
Se estende da concepção até 24 a 26 semanas de gestação
Para que é direcionado o aporte energético na fase de anabolismo?
O aporte energético é direcionado para reservas maternas.
A fase de catabolismo se estende até quando?
SEGUNDA FASE
depois de 24 a 26 semanas até o final da gravidez.
Para que é direcionada o aporte energético na fase catabólica?
Tanto o aporte energético ingerido como as reservas maternas são direcionados ao crescimento ponderal do feto.
Na fase anabólica como é o metabolismo dos carboidratos e lipídeos?
FASE ANABÓLICA (PRIMEIRA FASE)
A primeira fase, ou fase anabólica, que corresponde à primeira metade da gestação, apresenta alterações que são desencadeadas pelos hormônios sexuais placentários (estrógeno e progesterona).
Observa-se redução da glicemia de jejum e da glicemia basal materna às custas de armazenamento de gordura, glicogênese hepática e transferência de glicose para o feto.
Na fase catabólica o que aconitece?
- A partir da segunda metade da gravidez, inicia-se o período catabólico, com lipólise, neoglicogênese e resistência periférica à insulina.
- Acredita-se que o hormônio lactogênico placentário, por sua ação somatotrófica, estimule a lipólise com liberação de ácidos graxos na corrente sanguínea materna.
Acredita-se que o hormônio lactogênico placentário, por sua ação somatotrófica, estimule a lipólise com liberação de ácidos graxos na corrente sanguínea materna. Em que isso acarreta?
O excesso de ácidos graxos, por sua vez, desencadeia o processo de resistência periférica à insulina, mantendo ambiente de hiperglicemia pós-prandial, com consequente hiperinsulinemia.
Por que há a hiperglicemia?
A hiperglicemia resulta da maior necessidade energética do feto no terceiro trimestre, sendo preferencialmente transportada pela placenta por meio de difusão facilitada.
Como se mantem o desvio de glicose para o concepto?
Para manter o desvio de glicose para o produto conceptual, a gestante utiliza lípides como fonte de energia. Em jejum, especialmente quando muito prolongado, as concentrações plasmáticas de ácidos graxos, triglicérides e colesterol aumentam, podendo causar cetonemia mais facilmente.
Quando ocorre a redução da sensibilidade à insulina? Por que?
- A redução da sensibilidade à insulina é fenômeno materno observado de forma mais evidente a partir de 26 semanas de gestação, período em que se estabelecem aumentos progressivos dos níveis de hormônio lactogênico placentário.
- É nesse momento, portanto, que qualquer desequilíbrio no metabolismo de carboidratos pode gerar quadro de diabetes gestacional, em especial se a oferta de glicose no sangue materno ultrapassa a capacidade da insulina de manter a glicemia em níveis desejáveis.
- Entre outras substâncias que participam desse processo fisiológico, estão a prolactina, o fator de necrose tumoral e a leptina.
Defina diabetes mellitus.
- O termo diabetes mellitus descreve um grupo de doenças em que se observa metabolismo anormal de carboidratos, caracterizado por hiperglicemia.
- Essa alteração usualmente decorre de defeitos na secreção e/ou na ação da insulina.
Defina diabetes mellitus gestacional (DMG).
O diabetes mellitus gestacional (DMG) é definido, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma intolerância aos carboidratos de gravidade variável, que se inicia durante a gestação atual, não preenche os critérios diagnósticos de diabetes mellitus franco, e pode ou não persistir após o parto.
OBS: Paciente que engravida já com o diagnóstico de diabetes, tipo I ou tipo II, não é chamada portadora de diabetes gestacional e, sim, de diabetes prévio ou pré-gestacional.
Quais são os fatores de risco para o diabetes gestacional?
Qual a patogênese do diabetes mellitus gestacional?
A resistência à insulina aumenta durante a gestação em virtude da secreção placentária de alguns hormônios considerados diabetogênicos, como?
- A gestação é caracterizada por um acréscimo na resistência periférica à insulina e por incremento na produção de insulina pelas células-beta do pâncreas.
- A resistência à insulina aumenta durante a gestação em virtude da secreção placentária de alguns hormônios considerados diabetogênicos, como:
- Hormônio do crescimento
- Cortisol
- Hormônio lactogênico placentário.
O metabolismo energético pode ser dividido em duas fases distintas. Cite e explique.
-
FASE ANABÓLICA:
- A primeira fase é conhecida como fase anabólica, na qual a glicemia das gestantes tende a diminuir, em especial quando ocorre jejum prolongado.
-
FASE CATABÓLICA:
- A segunda fase é catabólica, com crescente consumo de nutrientes maternos pelo feto.
- Nela, torna-se evidente o aumento da resistência periférica à insulina
Quando a função pancreática não é suficiente para vencer a resistência à insulina, ocorre o diabetes mellitus gestacional.