TUTORIA 8 - Placenta Humana - Part I Flashcards
Quais as funções da placenta?

- Promover as trocas gasosas materno-fetais, garantindo o aporte de oxigênio ao feto e a excreção de gás carbônico;
- Permitir o transporte de nutrientes ao feto e a excreção de metabólitos;
- Assegurar a produção local de hormônios e enzimas: hCG, lactogênio placentário humano, tireotropina coriônica humana, corticotropina coriônica humana, estriol e progesterona.
Quais as características da placenta humana?
- A placenta humana é do tipo hemocorial, em que o sangue materno mantém contato direto com as células do trofoblasto que recobrem os vasos fetais.
- A forma da placenta é discoidal.
- É também deciduada, pois o cório penetra na intimidade da decídua, facilitando as trocas materno-ovulares.
Quando dá início a formação da placenta?
O desenvolvimento placentário inicia-se com a implantação do blastocisto, no 6º dia após a concepção.
A partir de que momento a placenta está com as suas estruturas e funções definidas?
A partir do 4º mês, a placenta encontra-se formada, com morfologia e estrutura definitivas.
Como ocorre o desenvolvimento placentário?
PÓS-OVULAÇÃO
- Logo após a ovulação, o endométrio desenvolve típico padrão secretor sob a influência da progesterona pro- duzida pelo corpo lúteo.
- O pico do desenvolvimento endometrial acontece cerca de 1 semana após a ovulação, coincidindo com o momento em que se espera que ocorra a implantação do ovo.
Como ocorre o desenvolvimento placentário?
4’ DIA
Zigoto já está em fase de mórula e encontra-se no interior da cavidade uterina.
- A mórula se forma cerca de 3 dias após a fecundação e alcança o útero (4 dias após a fecundação).
- Mórula: células internas rodeadas por uma camada de células que formam a camada celular externa.

Como ocorre o desenvolvimento placentário?
5’ DIA
Logo após a mórula ter alcançado o útero, surge no interior da mórula um espaço preenchido por fluido, conhecido como cavidade blastocística → transformando em blastocisto
Com o aumento do fluido nessa cavidade os blastômeros são separados em 2 partes:
- Trofoblasto: camada celular externa que dá origem embrionária à placenta.
- Embrioblasto: massa celular interna formada por um grupo de blastômeros, de localização central, que dá origem ao embrião.

Como ocorre o desenvolvimento placentário?
6’ DIA
O desenvolvimento placentário inicia-se com a implantação do blastocisto, no 6º dia após a concepção, quando o trofoblasto passa a invadir o endométrio e começa a produção da gonadotrofina coriônica humana (hCG).

Como ocorre o desenvolvimento placentário?
8’ DIA
- O blastocisto encontra-se praticamente incluído no estroma da decídua no 8º dia após a concepção, apresentando quadro histológico com sinciciotrofoblasto denso e compacto.
- O ectoderma e o endoderma juntos formam o disco embrionário, que dará origem ao futuro embrião.

Como ocorre o desenvolvimento placentário?
9’ e 10’ DIA
No 9º dia depois da concepção, a penetração do blastocisto é maior e verifica-se o surgimento de vacúolos no sinciciotrofoblasto. Eles aumentam rapidamente, fundem-se e formam lacunas, marcando o início do estado lacunar do período pré-viloso.

Como ocorre o desenvolvimento placentário?
12’ e 14’ DIA
O sinciciotrofoblasto alcança vasos de maior calibre e isso passa a estabelecer as primeiras relações uteroplacentárias.
Nesta fase, entre o 12º e o 14º dias após a concepção, delineia-se o final do estado lacunar do período pré-viloso.
- Até então a nutrição era histiotrófica (produtos secretórios do epitélio uterino), passando agora a ser hemotrófica.

Como ocorre o desenvolvimento placentário?
3 SEMANA
- Até o 14º ou 15º dia depois da fecundação, o sangue arterial materno não penetra no espaço interviloso.
- Ao redor do 17º dia, inicia-se a vasculogênese nas vilosidades devido ao surgimento dos primeiros capilares fetais.
Como ocorre o desenvolvimento placentário?
4 SEMANA
- A partir da 4ª semana, com o início do funcionamento do aparelho cardiovascular, o sistema intraembrionário já estará conectado ao saco vitelínico e aos vilos terciários.
- O embrião passa a receber nutrientes do sangue materno proveniente das artérias uteroplacentárias, encerrando o período de nutrição por difusão ao se estabelecer a circulação intraplacentária.

Como se faz o contato do sangue materno com o sangue fetal?
Se faz nos vilos terciários, por intermédio da barreira placentária.
O que compoe a barreira placentária?

Como é formado o cório placentário?
As porções mais vascularizadas e diretamente conectadas com o embrião desenvolvem-se constituindo o cório frondoso, principal componente da placenta e, por isso, também denominado cório placentário.

Como é formado o cório membranoso?
Com o crescimento dos tecidos embrionários e extraembrionários, o aporte sanguíneo para o cório voltado para a cavidade endometrial restringe-se e, consequentemente, as vilosidades em contato com a decídua capsular regridem, cessam seu crescimento e degeneram, formando o cório liso. Essa porção do cório transforma-se na membrana fetal avascular, que, colada ao âmnio, formará as membranas; por essa razão essa parte também é denominada cório membranoso.

Decídua ou caduca são denominações dadas ao endométrio modificado pela gravidez. Até o 4º mês, são identificadas, topograficamente, três porções da decídua. Quais são elas?
- Decídua basal: Corresponde à zona de implantação, muito vascularizada que será a porção materna da placenta.
- Decídua capsular: Parte do endométrio levantada com o desenvolvimento do ovo, é mal perfundida e sem vascularização, resultando na formação do cório liso.
- Decídua parietal ou vera: Porção do endométrio que recobre toda a cavidade uterina, com exceção da região correspondente à implantação.
Há alterações sofridas pelos vasos endometriais. As modificações na vasculatura materna são promovidas por 2 populações de trofoblastos extravilosos. Quais são eles?
- Trofoblasto intersticial
- Trofoblasto intravascular
O desenvolvimento desses vasos uteroplacentários é descrito em fases, ou ondas de invasão, ao longo do curso da gestação. Qual a primeira onda?
PRIMEIRA ONDA DE INVASÃO (antes da 12ª semana)
A primeira fase ocorre antes da 12ª semana após a fertilização e consiste na invasão e na modificação das arteríolas espiraladas da decídua, cuja borda atinge o miométrio.

O desenvolvimento desses vasos uteroplacentários é descrito em fases, ou ondas de invasão, ao longo do curso da gestação. Qual a segunda onda?
SEGUNDA ONDA DE INVASÃO (16ª-22ª semana)
Entre a 12ª e a 16ª semanas pós-fertilização, acontece a segunda fase, que envolve a invasão da porção intramiometrial das arteríolas, convertendo-as em arteríolas dilatadas, vasos de baixa resistência da circulação uteroplacentária.

Quais os mecanismos pelos quais a placenta faz o transporte de nutrientes?
A transferência de substâncias através da placenta se dá por diversos mecanismos:
- difusão simples ou facilitada,
- transporte ativo com transferência enzimática ativa
- ou destruição enzimática, e processos especiais, como a
- pinocitose ou a
- solução de continuidade nas vilosidades.
Defina difusão simples.
Difusão simples: se dá pela diferença de concentração entre dois solutos separados por uma membrana permeável a esses elementos.
- É um fenômeno puramente físico, no qual as moléculas do soluto de concentração mais elevada transitam para o lado oposto, em um processo que tende a igualar as concentrações em ambos os lados da membrana.
- Nesse mecanismo, não existe consumo de energia, pois ele é regulado somente pelos gradientes de concentração dos solutos.
- A velocidade de difusão é determinada por fatores fisicoquímicos, ou seja, depende da diferença de concentração da substância de ambos os lados da membrana.
-
À medida que a gestação evolui, a superfície de trocas aumenta e a espessura da barreira placentária diminui.
- Ambos os processos favorecem a transferência pela difusão simples.
- Na placenta, as principais substâncias transportadas por esse mecanismo são o oxigênio e o dióxido de carbono.
Defina difusão facilitada.
Difusão facilitada: ocorre por mecanismos que envolvem processo ativo, via proteínas transportadoras.
- Os elementos transpõem a barreira placentária após conjugação com proteínas transportadoras, sendo o principal exemplo o transporte da glicose.
- Nesse mecanismo, a substância cruza a barreira com maior velocidade e facilidade do que o faria se fosse apenas por difusão simples, não havendo interação na direção do gradiente de concentração.
- O fator mais decisivo para determinar a concentração de glicose fetal é o processo de difusão facilitada na membrana basal ou, mais especificamente, a permeabilidade da membrana basal e a quantidade do transportador de glicose-1 (GLUT-1).
