Triagem Neonatal Flashcards
Teste do coraçãozinho
Quem
Quando
Como
RN com idade gestacional igual ou superior a 35 semanas e deve ser realizado entre 24 e 48 horas de vida. A oximetria de pulso deve ser realizada no membro superior direito (pré-ductal) e em um dos membros inferiores (pós-ductal)
Teste do coraçãozinho
Possibilidade de resultados
Negativo: Saturação maior ou igual a 95% e diferença entre as medidas do membro superior direito e membro inferior menor ou igual a 3%.
Positivo: Saturação menor ou igual a 89%. Neste caso devemos prosseguir com avaliação neonatal e cardiológica completa, incluindo a solicitação de Ecocardiograma, e o RN não deve receber alta até que haja esclarecimento diagnóstico.
Duvidoso: Saturação entre 90% e 94% ou diferença entre as medidas no membro superior direito e do membro inferior maior ou igual a 4%. Nesses casos devemos repetir o teste após uma hora, se as medidas se mantiverem nestes valores repetimos novamente e em caso de reincidência devemos considerar como positivo
Qual o nome da manobra de abdução e sutil rotação externa das coxas na investigação da luxação congênita do quadril?
Ortolani
Durante o exame inicial do recém-nascido, devemos pesquisar displasia do desenvolvimento do quadril com manobras
Barlow (pressão posterior nas coxas do bebê enquanto estão posicionadas em adução e flexão, visando deslocar a articulação do quadril) e Ortolani (elevação da coxa durante a abdução, visando reduzir a articulação deslocada). Caso positivo, complementa-se propedêutica com ultrassonografia de quadril.
Teste da orelhinha
emissões otoacústicas evocadas (EOA), que consistem na colocação de fone que faz emissão sonora e capta, em seguida, o eco. Este teste avalia o sistema de condução e a cóclea. Para avaliar o sistema neural, o Bera (potencial auditivo do tronco encefálico) é uma opção, mas a sedação pode ser necessária. O ideal é que o teste da orelhinha seja feito ainda na maternidade, antes da alta hospitalar.
Teste do pezinho realiza rastreamento de
fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, hemoglobinopatias (anemia falciforme), fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Em 2020 foi incorporada nesse exame a detecção da toxoplasmose congênita
doença cujo resultado no teste de triagem neonatal pode ter seu resultado modificado pelo uso de corticoide materno na gestação
Hiperplasia adrenal congenita
Testes de triagem obrigatórios no recém-nascido
pezinho, olhinho, orelhinha, coraçãozinho e linguinha
Teste da linguinha
avalia frênulo lingual e é obrigatório pelo Ministério da Saúde, apesar da Sociedade Brasileira de Pediatria ter emitido declaração julgando-o desnecessário.
Como e quando é feito o teste do pezinho
deve ser coletado entre 3º e 5º dia de vida do RN. É feita uma punção no calcanhar do bebê e colocado em papel filtro em ar ambiente até secar
Falso negativo no teste do pezinho
Quando ocorre transfusão de hemácias em RN o resultado do teste do pezinho pode ser falso-negativos para hemoglobinopatias, fenilcetonúria e galactosemia. Crianças prematuras podem apresentar alto nível de hemoglobina fetal no teste do pezinho, podendo levar a falso negativo para rastreamento de hemoglobinopatias. Por isso, pode-se realizar nova coleta para otimizar a pesquisa. No caso de mãe em uso de esteroides, o resultado deste exame pode sofrer também interferências e ser um falso negativo.