Ictericia Neontal Flashcards
Bossa serossanguinolenta
Se houver acúmulo de sangue e conteúdo seroso abaixo da pele e acima da aponeurose galeal temos a chamada Bossa Serossanguinolenta, que não se limita a nenhum marco ósseo, é autolimitada, e possui pouca ou nenhuma repercussão clínica
Hemorragia subgaleal
O acúmulo de sangue abaixo da aponeurose galeal e acima do periósteo consiste na hemorragia subgaleal, que é rara e muito grave, pois comporta um grande volume de sangue nesse espaço, podendo levar o RN ao choque hipovolêmico e posterior óbito. Ao nascimento, por vezes, há pequeno volume palpável ao exame físico, também não limitado pelo periósteo (pois está acima dele), porém a hemorragia subgaleal vai aumentando progressivamente, diferente da bossa serossanguinolenta. Esse aumento progressivo relaciona-se a queda do estado geral do RN, portanto devemos sempre ficar atentos a essa condição. A ocorrência da hemorragia subgaleal está associado a **grandes traumas no parto, como uso de forceps e vácuo-extrator. **
Cefalo-hematoma
Se houver sangramento entre o periósteo e o osso (crânio) este sangramento ficará limitado à extensão desse osso, respeitando as suturas ósseas.
Está associado ao aumento de icterícia que necessita de fototerapia nos RNs que possuem essa condição ao nascimento, devido à hemólise das células sanguíneas que ocorrerá posteriormente no sangue presente nesse espaço.
Hemorragia extradural
Intracraniana(dura-mater)»abaixo do osso (nao palpável no EF);
Suspeita-se quando»
alteração de nível de consciência e crises convulsivas PÓS PARTO COM DIFICL EXTRAÇÃO DO RN.
características principais da icterícia patológica
? icterícia que surge nas primeiras 24-36h de vida,
? níveis de bilirrubina que aumentam numa taxa de 5mg/dl/dia,
? níveis de bilirrubina total > 12mg/dl em RN de termo e >14mg/dl em prematuros,
? hiperbilirrubinemia às custas de bilirrubina direta,
? icterícia persistente por > 14 dias.
Atresia de vias biliares sintomas
Ictericia de inicio tardio e prolongada
Hepatoesplenomegalia
Colúria e hipocotila fecal
Incompatibilidade sanguínea causa hiperbilirrubinemia____________
INDIRETA
Atresia das vias biliares
1-definicao
2-tto
3-compliccao/px
1-Doença colestático neonatal causada pela obstrução completa ou ausência dos ductos biliares intra e extra hepáticos.
Principal indicação de transplante hepático em crianças
2-DX PRECOCE»> cx antes das 12 semanas (após isso o fígado altera consistência e aumenta de tamanho evoluindo pra fibrose>cirrose>insuficiência hepática)
portoenteroanastomose (Cirurgia de Kasai)» anastomose de uma alça intestinal no local de maior drenagem de bile, após a dissecção ampla do porta-hepatis.
3-A criança não operada ou a que não apresenta bons resultados pós cirurgia de Kasai evolui com hipertensão portal, ascite, varizes de esôfago, prurido, colangite e peritonite bacteriana espontânea.
Icterícia por existência de erro na técnica de amamentar (posicionamento e pega inadequados)
com baixa ingestão do leite materno e, por consequência, redução da motilidade gastrointestinal, aumento da atividade da betaglicuronidase (transformando bilirrubina direta em indireta) e da circulação êntero-hepática.
Se RN com <144h de vida com icterícia, solicitar:
Normograma de buttani
Objetivo d normograma de buttani
Avaliar necessidade de fototerapia (>p95)
Exames complementares em icterícia neonatal nos primeiros dias de vida
COOMBS DIRETO: não solicitamos o indireto pois mesmo se a mae recebeu IG anti-D com 28 semanas ele ainda permanecera positivo pois a IG tem efeito de 12 semanas(ate 40 semanas).
ELUATO(ABO)