Aleitamento Materno Flashcards
Contraindicações aleitamento
Bebe:
Galactosemia(deficiência de GALT - pode evoluir pra: cirrose hepática;coletasse;insuficiência hepática;desnutrição;sepse por E.coli) (usar leite de soja) - absoluta
Fenilcetonuria - relativa
Mae: (cabergolina pra inibir lactação)
HIV positiva
HTLV 1 e 2 positiva
Psicose puerperal
Relativas:
Herpes simples se lesão na mama
Citomegalovirose se RN prematuro <32semanas
Doença de chagas ativa
Tuberculose (lavagem de mos frequentes e uso de mascara durante aleitamento nas primeiras 3 semanas de tto; quimioprofilaxia no RN com isoniazida 10mg/kg/dia x3meses e após isso vacina BCG)
Varicela (5 dias antes do parto ou 2 dias pós)
Hanseniase virchowiana
Medicamento: amiodarona, antineoplásico, sais de ouro
Armazenamento do leite
2h ambiente
12h geladeira
2semanas freezer
Vantagens do aleitamento para a mae
Previne Doenças cardiovasculares;diabetes;Osteoporose,
Diminuição da incidência de Ca de mama, ovario e endométrio
Redução do sangramento pós parto
Aceleração da perda de peso
Involução uterina
Custo e qualidade
Contracepção nos primeiros 6 meses
Teste apt
Diferencia sangue materno deglutido do neonatal por hemorragia GI.
Pega inadequada pode levar a traumas o fissuras mamilares, o que pode ser ingerido pelo lactente e provoca vômitos e regurgitações
Ingurgitamento mamário patológico
1- definição
2-complicacao
3-FR
4-TTO
é caracterizado pela distensão tecidual excessiva e consequente aumento no tamanho das mamas com presença de dor, hiperemia local, edema mamário e mamilos achatados que dificultam a pega do recém-nascido. A puérpera pode apresentar grande desconforto, febre e mal-estar.
2- pode evoluir para mastite, com achados clínicos como inflamação, febre, calafrios, mal-estar geral, astenia, prostração, abscessos mamários e sepse.
3-início tardio da amamentação, mamadas não frequentes e de pouca duração, utilização de suplementos, sucção ineficaz do recém-nascido, aumento repentino da produção de leite, lesão mamilar, que tem como um dos fatores determinantes a inadequada posição da criança durante a amamentação e apreensão do mamilo.
4-na manutenção da amamentação e na ordenha manual sistemática para equilíbrio entre produção e consumo pela criança. Reforçam-se as mamadas frequentes e sob livre demanda, além de orientações à mãe a respeito da pega e sucção correta.
Mae bacilifera com tto <14dias, precauções quanto ao recém nascido e o binômio mãe-bebê que são:
? Uso de máscara durante amamentação - para evitar cadeia de transmissão por gotículas (sem necessidade de suspender aleitamento materno)
? Deve-se postergar a realização da BCG para o RN e iniciar tratamento profilático ? No caso de RN exposto (ainda não infectado) deve ser tratado de forma profilática por meio do uso de Isoniazida por 3 meses seguido de realização de PPD (teste tuberculínico)? Se < 5 mm (não reator) = orienta retirar Isoniazida e realizar BCG
? Se > 5mm (reator) = manter Isoniazida até os 6 meses.
Fissuras mamarias
estão relacionadas a dificuldades na pega, frequentemente por a mama estar muito ingurgitada ou por a criança não conseguir envolver toda a aréola na pega. Além de alternar posições entre as mamadas e do tratamento de infecções
Expor as mamas a raios solares ou a raios ultravioletas artificiais (lâmpadas de 40 watts a 40cm do mamilo, por 20 minutos, 2-3 vezes ao dia) melhora a cicatrização do mamilo
Se a amamentação for muito dolorosa, fazer uma pausa na mama afetada por 24-48h, com ordenhas manuais nesse período até seu esvaziamento visando evitar o ingurgitamento.
Candidose/candidíase/moniliase
1-Fatores predisponente
2- tto mãe
3-tto criança
1- excesso de humidade e lesão/trauma dos mamilos; uso de ATB, AC e esteroides
2- inicialmente é local, com nistatina, clotrimazol, miconazol ou cetoconazol tópicos por duas semanas. As mulheres podem aplicar o creme após cada mamada e ele não precisa ser removido antes da próxima mamada. Se o tratamento tópico não for eficaz, recomenda-se o uso de fluconazol por 14 a 18 dias, por via oral.
Manejo não medicamentoso: enxaguar os mamilos e secá-los ao ar livre após as mamadas e expô-los à luz por pelo menos alguns minutos por dia.
3-nistatina suspensão oral ou miconazol gel oral
Queixa de que o bebe esta irritado/ leite “fraco”
Verificar pega se esta adequada!
Tecnica do aleitamento materno
Posição: próxima ao corpo da mãe; nariz tocando o peto; respirando livremente pelo nariz;
Pega: deve ser em toda a areola; queijo tocando a mama; boca bem aberta; lábio evertido; bochechas redondas; sem dor local ou ruídos durante aleitamento.
Indicação de aleitamento materno
Exclusiva por 6 meses e complementar ate 2 anos de idade(papas de frutas/sal;cereais;tubérculos;leguminosas;hortaliças;proteína animal)
*contraindicacao nos primeiros anos de vida de SAL, AÇÚCAR, MEL, SUCO.
Maduração do leite
Colostro(<5 dias)
Transição(6-14dias)
Maduro(>15 dias)
Como realizar a ordenha
1-Lavar as mãos + usar mascara+ não falaram durante procedimento
2-massagm em direção a areola
3-depois de estreitar fraco de vidro por 20 minutos, colocar o polegar acima do mamilo e indicador abaixo dormindo um C com a mão.
4-ejetar leite no faço por 20-30minutos
Vantagens do aleitamento para o bebe
Alimento completo
Redução de incidência de infecções e patologias (asma, depressao, obesidade…)
Aumenta desempenho COGNITIVO/NEUROLÓGICO
Promove um adequado desenvolvimento da CAVIDADE ORAL
Aumento do afeto mae-filho
Aspecto legal
Licença maternidade de 120 dias(4meses) e 5 dias para os pais (constituição de 1988)
CLT: empresa com mais de 30 funcionários deve conter espaço reservado para que as nutríeis amamentem seus bebes durante período de amamentação
*intervalo de 30 minutos por dia para amamentar
*não pode ser demitida ate 5 meses após o parto, salvo justa causa.