IVAS Flashcards
Amigdalite bacteriana exame físico e tto
orofaringe com hiperemia, hipertrofia de
amígdalas palatinas associada à presença de placas esbranquiçadas,
bilateralmente, com petéquias no palato.
Penicilina G benzatina 1.200.000UI (>25kg) IM
Doenças de caráter imunológico que podem ocorrer pós infecção por estreptococco tipo B (pés amigdalite bacterina )
febre reumática e glomerulonefrite pós-estreptocócica, ou glomerulonefrite difusa aguda (GNDA), ou glomerulonefrite aguda.
FEBRE REUMATICA
DX critérios de Jones
MAIORES: cardite, artrite, coreia de Sydenham, eritema marginado e nódulos subcutâneos. Os
MENORES: febre, artralgia, elevação dos reagentes de fase aguda (VHS - PCR) e intervalo PR prolongado no ECG
GNDA
DX tríade clássica edema, hematúria e hipertensão, com dosagem da fração C3 do complemento diminuída
otite média aguda recorrente
três episódios ou mais em 6 meses ou quatro episódios ou mais durante o período de 1 ano.
RINOSSINUSITE
Inflamação das mucosas nasais e dos seios paranasais
Agudaxcronica(12semanas)
Rinovírus e coronavírus - mais comuns
S. Pneumoniae; M. catarrhalis; H. Influenzae
Laringotraqueite/CRUPE
Definição e tto
ocorre quando a inflamação se estende da laringe aos brônquios, resultando em sinais das vias aéreas inferiores (como chiado, crepitação, retenção de ar com redução do murmúrio vesicular e taquipneia).
Os sintomas geralmente começam com corrimento nasal, congestão e coriza e progridem ao longo de 12 a 48 horas para incluir febre, rouquidão, tosse latida e estridor. À medida que a obstrução das vias aéreas progride, o estridor se desenvolve e pode haver uma leve taquipneia com uma fase inspiratória prolongada.
dexametasona 0.6 mg/kg (dose máxima 16mg) via oral, se tolerado, ou IV/IM se via oral não tolerada. Associado a isso deve ser realizada nebulização com epinefrina, sem diluição, com a dose 0.5 mL/kg (máximo de 5 mL). Para crianças com sintomas graves contínuos, a nebulização de epinefrina pode ser repetida a cada 15 a 20 minutos, se necessário. A administração de três ou mais doses dentro de um período de duas a três horas indica monitorização cardíaca rigorosa.
Mononucleose infecciosa
linfadenomegalia (principalmente Epitroclear), surgimento de exantema após uso de amoxicilina, Hepatoesplenomegalia (questões descrevem dor abdominal com baço e fígado palpáveis), linfocitose atípica
Espetinho barr dx pela presença de anticorpos heterófilos após 4 anos de idade ou ainda por sorologia específica (IgM e IgG para EBV).
“Sinal de Hoagland”, que nada mais é que edema palpebral.
Uma das complicações mais graves e importantes da otite média aguda é
Mastoidite (infecção do osso mastoídeo) podendo se apresentar com vermelhidão, inchaço ou sensibilidade atrás da orelha, associado à persistência da febre e da OMA
Tto internação hospitalar com tratamento com antibioticoterapia endovenosa
Complicações como abscesso subperiostial, abscesso intracraniano, osteomilite e a meningite, sendo necessário uma investigação com TC de crânio e mastoide com constraste para abordagem cirúrgica/drenagem se necessário.
OMA etiologia bacteriana
Abaulamento»bacteriana
ATB na OMA
? idade (abaixo de 6 meses sempre tratar com antibiótico),
? sinais de gravidade (toxemia; febre > 39ºC; otalgia intensa > 48 horas);
? acometimento uni ou bilateral
menores de 6 meses: tratar com amoxicilina; entre 6 meses e 2 anos de idade: se for bilateral, com otorreia, ou grave; nos maiores de 2 anos de idade apenas se grave ou com otorreia.
Nos demais casos, deve-se observar a evolução e reavaliar o paciente em 48 horas. Caso não haja melhora, iniciar antibioticoterapia.
AMOXICILINA VO
A vacina antipneumocócica e a vacina anual contra o influenza na faixa etária pediátrica previnem as otites médias de repetição.
CAUSAS DE DESCONFORTO RESPIRATÓRIO AGUDO
alterações congênitas (Ex: anomalias craniofaciais, macroglossias), patologias infecciosas (epiglotite, laringotraqueobronquite, laringite, celulite, adenites), tumores, malformações vasculares, traumas, pós extubação, alergia e paralisias
EPIGLOTITE
inclinando-se para frente com hiperextensão do pescoço e protrusão do queixo e língua (posição de chamamos de tripé -feita para facilitar a entrada do ar pela via aérea) —>SUGERE ACOMETIMENTO DA EPIGLOTE
Haemophilus influenzae
Tto com ATB+protecao pra via aérea»> IOT
complicações da Otite Média Aguda
Mastoidite aguda, paralisia facial e labirintite aguda