Doencas Exantematicas Flashcards
Rubéola
exantema maculopapular, eritematoso (muitas vezes pruriginoso) que se inicia na face, couro cabeludo e pescoço, disseminando-se para o tronco e os membros;
observa-se também linfonodomegalia retroauricular, e/ou occipital, e/ou cervical posterior
e podem ocorrer menos frequentemente sintomas articulares (artrite, artralgias).
Sarampo
febre alta, exantema maculopapular morbiliforme de direção cefalocaudal, tosse, conjuntivite não purulenta, congestão nasal, coriza, e podem ser encontradas as manchas de Koplik (na mucosa bucal); lembre-se que na faixa etária pediátrica as taxas de complicações dessa doença são maiores em crianças com menos de 5 anos de idade.
Escarlatina
exantema que aparece é áspero e puntiforme, ocorre descamação furfurácea no tronco, mas laminar nas extremidades (mãos e pés). Além disso, podem ser observados os sinais de Filatov (palidez perioral) e de Pastia (intensificação do exantema nas regiões de dobras) e a língua em framboesa. A queixa principal do paciente é dor de garganta acompanhando um quadro febril agudo.
Eritema infeccioso
Febre baixa, cefaleia, alguns sintomas sugerindo um quadro de IVAS aparecem na fase prodrômica do eritema infeccioso e na fase exantemática dessa doença surge, então, o exantema na face, nas regiões maxilares (face esbofeteada), depois se dissemina para o tronco e extremidades deixando o aspecto rendilhado na pele. É possível que após o desaparecimento do exantema, aconteça uma terceira fase com recidiva em tronco e membros, principalmente após exposição ao sol, calor, frio e em situação de estresse.
Exantema súbito
A febre alta de inicio súbito que dura por 3 a 6 dias, seguida pelo aparecimento de um exantema maculopapaular, discreto, róseo, em criança que se apresenta clinicamente estável durante o curso da doença faz parte do quadro típico de exantema súbito, causado principalmente pelo herpes vírus humano tipo 6.
Impetigo
Infecção bacteriana contagiosa da epiderme superficial, acometendo principalmente crianças
FORMA CROSTOSA: vesículas. >pústulas>crostas em face e MMII(crosta melicerica), indolores e pruriginosas
FORMA BOLHOSA: MMSS, MMII, nadegas e tronco, começam como pápulas e evoluem para bolhas com conteúdo amarelado com Eritema. Após romper bolha forma uma crosta de cor de verniz, indolor, pruriginoso e sintomas sistêmicos associados como febre e mal estar
Tto tópico mupirocina se poucas lesões
Cefalexina 500mg 4x/dia ou criança 25-50mg/kg/dia 3-4x/dia x 7 dias
Erisipela X Celulite
1-definição
2-lesao
3-tto
-Erisipela: infecção bacteriana aguda da derme e tcs. S pyogenes.
2-acomete região malar e perna. Lesões eriematosas, quentes, com discreto relevo com BORDES DEFINIDOS. Sintomas sistêmicos com toxemia
3-AMB-Amoxicilina 500mg c/ 8h x5-7dias (criança 50mg/kg/dia 3x/dia)
INTERNACAO- penicilina cristalina/ceftriaxona
1-Celulite: infecção bacteriana aguda da derme profunda e hipodérmica. S. Aureus
2-Acomete MMII com lesões eritematosas mas sem limites definidos, quadro mais arrastado porem mais grave, volumado pra toxemia
3-AMB - Cefalexina 500mg 4x/dia x7-14dias (25-50mg/kg/dia de 3-4x/dia)
INTERNAÇÃO - oxacilina
Exantema trifásico do eritema infeccioso
nos 2 primeiros dias, há rubor intenso (face esbofeteada) e a partir do 3º dia, inicia-se exantema reticular mais visível na superfície extensora dos membros. A 3ª fase é a recidiva que pode ocorrer após muito tempo, quando a criança é exposta a alguns fatores externos, como sol, calor e exercício físico.
Eritema infeccioso
1-virus
2-prodromo
3-fase aguda
1-Parvovirus humano B19
2-quadro viral inespecífico: coriza, febre baixa, dor de garganta, espirros, tosse, dor de cabeça e mal estar.
3-apos ate 7 dias do pródromo: surge um eritema nas bochechas “face esbofeteada” + exantema simétrico com aspecto rendilhado em tronco em membros (poupa mão e pé); tipicamente após a fase aguda pode haver o reaparecimento do exantema por um período de ate 6 meses após os primeiros sintomas»> pode retornar ao contato com água quente, exposição solar excessiva, dias muito quentes, estresse psicológico ou exercício físico intenso.
Bloqueio vacinal/Ig do sarampo
O bloqueio vacinal para sarampo pode ser feito para crianças (conforme situação vacinal do contato do caso) até 72h* após ocorrido o contato.
Já o bloqueio com uso de imunoglobulina pode ser feito até 6 dias após o contato e está indicado para < 6 meses, grávidas e imunodeprimidos.
Exantema na varicela
lesões pruriginosas em diferentes estados evolutivos (mácula, pápula, vesícula, pústula, crosta), podendo acometer mucosa e causar febre.
O vírus varicela-zoster(herpes tipo 3) é responsável por duas apresentações distintas
Varicela(catapora) em criança - exantema pelo corpo em diferentes estágios de resolução + prurido intenso»_space;» encefalite, pneumonite ou infecções de pele secundárias devido à perda da barreira cutânea.
Herpes-zoster(cobreiro) em idoso - lesões se apresentam de forma linear, respeitando os famosos dermátomos
É possível investigar a etiologia bacteriana utilizando-se o critério de CENTOR:
Amigdalites
febre, exsudato em orofaringe, adenopatia e ausência de tosse. Se houver 3 dos 4, indica-se investigação com teste rápido ou cultura de orofaringe, que irá confirmar a presença do estreptococo.
Exantema súbito
1-virus
2-prodromo
3-fase aguda
4-complicacoes
1-herpes vírus 6 (principalmente) e 7
2-febre alta e contínua durante dias que desaparece subitamente.(3-)Após isso, inicia-se exantema maculopapular não descamativo, não pruriginoso e de curta duração.
4-As complicações são raras, mas podem surgir convulsões.
Sarampo
1-virus
2-pródromo
3-fases
4- complicações
5- profilaxia
1-Vírus do sarampo (RNA) gênero Morbilivirus e família PARAMIXOVIRIDAE (mesma do VSR - então NÃO ESQUEÇA é um vírus respiratório!)» transmissão por aerossóis(isolamento aéreo)
2-Febre, coriza, TOSSE INTENSA, CONJUNTIVITE COM FOTOFOBIA + manchas de koplik (lesões branco-acidentadas unicas/múltiplas com halo eritematoso ao redor)
3-Apresenta piora clínica, febre muito alta, prostração, SINTOMAS CATARRAIS EM PIORA.
Exantema MORBILIFORME: Exantema vermelho vivo, com áreas de pele sadia, início na LINHA DE IMPLANTAÇÃO DO CABELO (também área de pescoço, RETROAURICULAR e face) e PROGRESSÃO CRENIOCAUDAL LENTA!.
Fase Convalescença: Apresenta descamação FURFURÁCEA do exantema (TOSSE É O ÚLTIMO SINTOMA A DESAPARECER).
4- OMA (mais comum); PNEUMONIA(mortalidade);encefalite, panencefalite esclerosaste subaguda.
5- Imunização TRÍPLICE VIRAL aos 12 meses e TETRA VIRAL aos 15 meses.
Em casos de PÓS-CONTATO: Podemos fazer a VACINA DE BLOQUEIO em até 3 dias após contato (mas LEMBRE-SE que essa vacina de bloqueio é de VÍRUS ATENUADO, ou seja, não pode ser aplicada em gestantes e imunodeprimidos). A IMUNOGLOBULINA pode ser realizada até o 6º DIA após exposição. A vacina também NÃO deve ser aplicada em menores de 6 meses de idade fazendo então a IVIG e dando continuidade com calendário vacinal!. NOTIFICAÇÃO IMEDIATA!