Tópicos da NBC TSP vigentes Flashcards
NBC TSP 05 determina a forma de contabilização dos contratos de concessão por que tipo de visão?
Pela ótica concedente (entidade do setor público) e não pela ótica concessionária.
O que é uma entidade concedente?
A entidade que confere à concessionária o direito de exploração dos serviços
providos pelo ativo da concessão.
O que é uma entidade concessionária?
Entidade que usa o ativo da concessão, sujeito ao controle
da concedente, para fornecer serviços públicos.
O que é o “Ativo de concessão de serviço”?
1) É o ativo cedido pela concessionária, que ela constrói, desenvolve ou adquire o ativo de terceiro ou é um ativo preexistente da concessionária
2) É um ativo fornecido pela concedente que é preexistente dessa concedente ou é um ativo da concedente que corresponde a uma melhoria no ativo preexistente
Quando a entidade concedente deve reconhecer um ativo concedido pela concessionária ou melhoria em seus ativos da concessão dos serviços?
1) Quando a concedente controla ou regula os serviços que a concessionária deve fornecer com o ativo, a quem ela deve entregar os serviços e por qual preço; e
2) Quando a concedente controla por meio da propriedade, usufruto ou de alguma outra forma, qualquer participação residual significativa no ativo ao final do prazo da concessão.
Quando o ativo da concedente, fruto da concessão, é construído, desenvolvido ou adquirido de terceiro, como deve ser a base de mensuração?
Esses ativos devem ser mensurados a valor justo.
não é válido para ativo preexistente
Como deve ser mensurado o ativo preexistente?
Deve ser reclassificado para “ativo de concessão” de serviços e seguir as regras dos ativos imobilizados ou intangíveis.
Posteriormente ao reconhecimento inicial ou à reclassificação, como devem ser contabilizados os ativos da concessão de serviços?
Como uma classe separada de ativos.
Sempre que a concedente reconhecer o ativo da concessão de serviços, o que deve ser reconhecido também?
Um passivo.
Sempre que a concedente reconhecer o ativo da concessão de serviços, o que deve ser reconhecido um passivo. Isso é a regra geral.
Porém, há uma exceção quanto à essa regra, em que a concedente não deverá reconhecer um passivo. Quando isso acontecerá?
Quando o seu ativo preexistente for reclassificado como ativo de concessão de serviço.
Sempre que a concedente reconhecer o ativo da concessão de serviços, o que deve ser reconhecido um passivo. Isso é a regra geral.
Qual base de mensuração deve ser utilizada para esse passivo?
Valor justo, ajustado por qualquer outro valor transferido da concedente à concessionária, ou da concessionária para a concedente.
Na troca pelo ativo da concessão do serviço, a concedente pode compensar a concessionária pelo ativo da concessão do serviço?
SIM!
Como a concedente poderá compensar a concessionário pelo ativo da concessão de serviços?
1) pagamento (o modelo será o financiamento de passivos)
2) por quaisquer outros meios (modelo de “concessão de direitos à concessionária”)
Se na compensação à concessionária, a concedente paga pela construção, desenvolvimento, aquisição, ou melhoria de um ativo da concessão de serviço, em parte por meio da assunção de passivo financeiro e em parte pela concessão de direito à concessionária, qual o modelo de compensação deve ser adotado?
Bifurcado.
Como devem ser contabilizados o encargo financeiro e a tarifa pelos serviços prestados pela concessionária em acordo de concessão de serviços determinados?
Como despesa.
Qual a definição de propriedade para investimento?
Propriedade (terreno ou edificação – ou parte da edificação – ou ambos) mantida para auferir receitas de aluguel ou para valorização do capital, ou para ambas.
A propriedade para uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços ou para finalidades administrativas pode ser classificada propriedade para investimento?
NÃO!!
A propriedade na qual a entidade tenha intenção venda no curso normal das operações pode ser classificada como propriedade para investimento?
NÃO!!!
Em qual grupo devem ser classificadas as propriedades para investimentos?
No ativo não circulante, no subgrupo “investimentos”.
Terreno mantido por hospital para valorização do capital, o qual pode ser vendido em momento oportuno pode ser classificado como propriedade para investimento?
SIM!!! Veja que a intenção é a valorização do capital e não a venda.
Se a entidade não tiver determinado que utilizará o terreno como propriedade ocupada pelo proprietário, incluindo ocupação para fornecer serviços, tais como aqueles proporcionados por parques nacionais para gerações atuais e futuras, ou para venda no curso normal das operações, poderá ser classificada como propriedade para investimento?
SIM!! Será considerado um terreno mantido para valorização de capital.
A propriedade em construção ou desenvolvimento por conta de terceiros pode ser considerada uma propriedade para investimento?
NÃO!!
A propriedade ocupada pelo proprietário pode ser considerada propriedade para investimento?
NÃO!!! Mas cuidado, se a entidade não definiu se a propriedade é ocupada pelo proprietário, pode ser que ela venha a ser considerada como propriedade para investimento.
A propriedade que é arrendada a outra entidade sob arrendamento mercantil financeiro pode ser considerada como propriedade para investimento?
NÃO!!!
Edifício que esteja desocupado, mas mantido para ser arrendado sob um ou mais arrendamentos mercantis operacionais com fins comerciais a terceiros pode ser classificado propriedade para investimento?
SIM!!!!
Uma universidade pública que possui um edifício que seja arrendado com fins comerciais a terceiros pode ser classificada como propriedade par investimento?
SIM!!!
Propriedade mantida para fornecer serviço social e que também gera entradas de caixa pode ser classificada como propriedade para investimento?
NÃO!!!
Propriedade mantida para propósitos estratégicos pode ser classificada como propriedade para investimento?
NÃO!!
Como devem ser classificados os imóveis para aluguel?
Depende da finalidade. Quando o aluguel tiver relaciona com as atividade fins da entidade, será classificado no imobilizado.
Quando não tiver relacionado com as atividades fins, será classificado em propriedade para investimentos (añc).
A propriedade para investimento só deve ser reconhecida como ativo quando, e apenas quando, cumprir dois requisitos.
Quais são?
1) for provável que os benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços associados à propriedade para investimento fluirão para a entidade; e
2) o custo ou valor justo da propriedade para investimento puder ser mensurado confiavelmente.
esses critérios na verdade são para qualquer ativo
Como devem ser reconhecidos os os gastos com manutenção usual da propriedade para investimento?
VPD, pois são despesas.
ou seja, não entrarão no valor contábil do ativo
Qual o código da conta Propriedades para Investimento?
1.2.2.2.1.xx.xx.x - Propriedade para investimento