Terceiras Janelas Flashcards
1
Q
Sobre as Síndromes de Terceira Janela:
- Qual seu conceito?
- Quais os 3 quadros associados e suas causas?
A
Conceito:
- É uma falha óssea da cápsula óptica ou labirinto, criando mais uma janela (além da janela redonda e oval) com uma cavidade.
Causas:
- FÍSTULA PERILINFÁTICA (orelha média): iatrogênica (estapedotomia principalmente), traumática, barotrauma, associada a malformações (Mondini).
- DEISCÊNCIA DE CANAL SEMICIRCULAR SUPERIOR (fossa média): as deiscências de canal semicirculares são mais comuns no canal superior. No canal lateral são mais atribuídas à otite media crônica e ao colesteatoma. Já no canal posterior são raras e costumam estar associadas ao canal superior.
- AQUEDUTO VESTIBULAR ALARGADO (flashcards de malformações).
2
Q
Sobre as Síndromes de Terceira Janela:
- Como á o padrão de tontura da Síndrome de Terceira Janela?
- O que é tilt reaction, e o que indica?
- Cite fatores desencadeantes para a tontura.
- O que é Sinal de Hennebert e Fenômeno de Túlio?
- Podem haver sintomas auditivos?
A
- Crise de tontura EPISÓDICA, RECORRENTE, de vertigem com GRANDE VARIABILIDADE DE DURAÇÃO (segundos a dias). Nas fistulas dos canais semicirculares, os sintomas vestibulares são mais frequentes e fazem diagnóstico diferencial
com as doença de Ménière e VPPB. Nas fístulas de órgãos otolíticos encontra-se mais comumente instabilidade e ataxia. - “Tilt Reaction” é um movimento anti-horário dos olhos após inclinação da cabeça que pode ocorrer na fístula de órgãos otolíticos.
- Pode ser desencadeada por VALSALVA, HIPERVENTILAÇÃO, PRESSÃO POSITIVA ou POSICIONAMENTO (pelo aumento do retorno venoso ao deitar e piorar a saída de líquido).
- SINAL DE HENNEBERT (tontura ao comprimir o trágus, positivo em 25% dos casos) .
- FENÔMENO DE TÚLIO (tontura a sons de alta intensidade)
- PODEM HAVER SINTOMAS AUDITIVOS (plenitude, zumbido, autofonia e perda auditiva
3
Q
Sobre as Síndromes de Terceira Janela:
- Qual a diferença na audiometria entre as perdas auditivas na Fístula Perilinfática e na DCSS?
- Qual o principal achado para diferenciar terceira janela de otoesclerose?
- Qual a utilidade do VEMP?
A
Diferença na audiometria:
- FÍSTULA = PANS
- DCSS = PAC (com GAP)
Para diferenciar de otoesclerose:
- REFLEXO ESTAPEDIANO PRESENTE (esse achado praticamente confirma a Terceira Janela e ajuda a diferenciá-la da otoesclerose, que pode ter sintomas parecidos e perdas variadas, podendo ser PAC, PANS ou PAM).
Utilidade do VEMP:
- O VEMP na DCSS tem esse achado típico de LIMIAR REDUZIDO e AUMENTO DE AMPLITUDE (ao contrário de outras doenças, que aumentam limiar e reduzem amplitude).
4
Q
Sobre as Síndromes de Terceira Janela:
- Como solicitar tomografia?
A
- TOMOGRAFIA DE ALTA RESOLUÇÃO (CORTES DE 0,5mm). Pode indicar DCSS, mas tem baixa sensibilidade para detecção de fístulas.
O corte Oblíquo Sagital (plano de Poschl) pode ser útil para DCSS.
5
Q
Sobre as Síndromes de Terceira Janela:
- Como é o tratamento para Fístula Perilinfática?
- Qual o tratamento indicado para DCSS?
A
Fístula Perilinfática:
- Tratamento conservador, com repouso por no mínimo 10 dias, cabeceira elevada e evitar esforço ou Valsalva. Tratar causas bases (especialmente se hipertensão intracraniana associada) e quadros de tosse e espirro.
- Se sintomas persistirem por mais de 4 semanas ou piora auditiva, TIMPANOTOMIA EXPLORADORA é indicada, para CORREÇÃO DA FÍSTULA.
- O prognóstico da cirurgia é bom para sintomas vestibulares, mas melhora a audição apenas em 25-50% dos casos, com risco de recorrência entre 10-40%.
DCSS:
- Drogas supressoras labirínticas ou se refratário OCLUSÃO DA LUZ DO CSS VIA FOSSA MÉDIA (como alternativa, oclusão das janelas oval ou redonda, ou timpanostomia para TV).”