Avaliação do Zumbido Flashcards
Qual o conceito de zumbido?
Ilusão auditiva, uma sensação sonora não relacionada a estímulos sonoros externos.
Qual a incidência na população?
Acomete cerca de 40% da população (60-86% nos pacientes com perda auditiva). É a 3° maior causa de perda de qualidade de vida.
Qual a fisiopatologia?
- Desbalanço das CCI e CCE (CCE resiste ao ototrauma mais do que CCI, e em alguns locais pode ficar em contato direto com as CCI restante levando a despolarização e atividade neural espotânea).
- Envelhecimento e ruído afetam predominantente a área de sinapse entre CCI e neurônios do gânglio espiral, e a perda delas pode estar na gênese do zumbido.
- Mecanismos centrais (consequência perceptual de padrões de atividade neural alterados gferados na via central após dano em estruturas periféricas). A perda periférica altera plasticamente mapas tonotópicos no córtex e tálamo.
Cite quais órgãos são responsáveis, segundo o modelo cíclico fisiopatológico de Jastreboff, pela:
- Percepção
- Associação Emocional
- Incômodo
- Geração
- Detecção
- Percepção = Cortical
- Associação Emocional = S. Límbico
- Incômodo : SN Autônomo
- Geração: Cóclea
- Detecção: Subcortical
Pode ser classificado em subjetivo e objetivo. Explique a diferença.
- SUBJETIVO (mais prevalente, associado a perda auditivas em 80-90% dos casos)
- OBJETIVO (raro, perceprção de sons provenientes do póprio corpo, como em alterações vasculares ou musculares, como mioclonias)
Pode ser classificado em Sensorial e Para-auditivo. Explique a diferença.
- SENSORIAL: geralmente são não-pulsáteis) como sequela auditiva neurossensorial, Metabólicas, Medicamentos, Somato-sensorial (origem muscular, cintura escapular, odontogênica) e Psicogênica.
- PARA-AUDITIVO: geralmente são pulsáteis e tem causa Vascular, Muscular, Tuba patente e Hipertensão intra-craniana.
Pode ser classificado em Não-Rítimco e Rítimico. Explique a diferença citando as causas mais comuns em cada um.
NÃO RÍTIMICO (são mais comuns): descritos como chiado, panela de pressão, som de TV fora de sinal, apito. Prováveis causas:
- PANS (PAIR 18% e presbiacusia 11%, sendo essas duas as principais causas de zumbido no geral)
- Disfunção temporomandibular
- Drogas (salicitatos, anti-maláricos, AINEs, aminogligosídeos)
- Outras (otites médias, cerume, alterações deca cadeia ossicular, Meniere, Otoesclerose coclear, Schwannoma Vestibular, Ototoxicidade, gravidez, menopauisa, alterações de tireóide, TCE, AVC, esclerose múltipla meningite, sífilis).
RÍTIMICO: pode ser sincrônico (vasculares) ou não com o pulso (musculares).
- Sincrônico: pensar em causa vascular, que pode ser venosa (bulbo jugular aumentado ou deiscente, “Hum-Venoso”, seio sigmoide lateralizado, paraganglioma, carótida aberrante, terceiras janelas, fístulas).
- Não sincrônicos: por causa musculares, como mioclonias do músculo tensor do tímpano (zumbido em “bater de asas”), músculo estapédio e mioclonia palatal (descrita em laringologia).
Sobre o “Hum Venoso”:
- Qual sua etiologia?
- Quais fatores de melhora?
- Quas fatores de piora?
- Qual a característica do zumbido?
- Cite uma dica para diferencia-lo de um paraganglioma, pelo exame físico.
- “Hum venoso” é modulado pelo retorno venoso para cabeça. Causada por anormalidades da veia jugular, como aumento do seu diâmetro, bulbo jugular alto, seio sigmoide largo, e estados hipercinéticos (anemia, gestação, febre).
- Melhora com compressão digital suave sobre o trajeto da VJ interna ipsilateral, rotação da cabeça ipsilateral ou manobra de Valsalva.
- Piora com rotação da cabeça para o lado oposto, estresse, ansiedade e atividade física.
- Zumbido é pulsátil, e em crescendo-decrescendo (aumento da turbulência).
- Paraganglioma não melhora com manobra de Valsalva.
Cite outras outras causas de zumbido pulsátil.
Defina Síndrome Tônica do Tensor do Tímpano (STTT).
Rebaixamento do limiar do reflexo desse músculo por condições como ESTRESSE E ANSIEDADE, especialmente em indivíduos com HIPERACUSIA ou MISOFONIA. Sintomas podem ser constantes e a queixa é de cliques rítimicos, flutuação auditiva, plenitude, estalo e distorção de sons. Pode haver ottalgia (distensão da MT), cefaleia (trigeminalgia), dormência e ardor ao redor da orelha!
Qual a diferença entre:
- Hiperacusia
- Misofonia
- Fonofobia
- HIPERACUSIA é a reação forte a sons, provocadas por alterações da VIA AUDITIVA. Paciente tem desconforto físico quando exposto a sons do ambiente (leve, média ou alta intensidade), que não evoca reações similares a outras pessoas. O tamanho da reação dependerá das características físicas do som (frequência, e intensidade).
- MISOFONIA é definida como uma atitude negativa perante um som e FONOFOBIA como medo. Ambas depdenderão do histórico psicológico do paciente e contexto que o som for apresentado. Causam Alterações no sistema límbico e autonômico, não envolvendo ativação da via auditiva e não dependendo das características físicas do som.
Quais perguntas fazer na anamnese?
Início, horário, tipo, incômodo , preocupação e medo, fatores de melhora e piora, medicamentos, comorbidades.
Cite duas escalas utilizadas para avaliação do incômodo pelo zumbido.
- Escala Análogo-Visual
- Tinnitus Handicap Inventory
Como deve ser o exame físico direcionado?
Otoscopia, acumetria (diapasão 512Hz), avaliar peças dentárias e desgaste na região superior dos dentes, crepitação e dor à movimentação da articulação temporomandibular.
Quais exames audiométricos pedir?
Audiometria tonal, vocal, impedanciometria e reflexos estapedianos. Esse último pode apontar para recrutamento, indicando crescimento anormalmente rápido na audibilidade quando um tom é aumentado, em associação com perda auditiva, sendo um fenômeno coclear.