Sífilis congênita Flashcards
como se dá a transmissão de sífilis congênita?
A sífilis congênita é doença infecciosa de transmissão vertical (materno-fetal) causada pela bactéria Treponema pallidum
qual a forma de contágio?
A doença pode ser transmitida por via sexual, sendo que o contato com as lesões contagiantes pelos órgãos genitais é responsável por 95% dos casos de sífilis, (sífilis adquirida) e verticalmente pela placenta da mãe para o feto (sífilis congênita).
caracterize a lesão de sífilis primária
A sífilis primária é caracterizada por uma lesão específica – cancro duro ou pro tossifiloma - que surge no local da pe netração do T. pallidum entre 10 e 90 dias,mas em geral até três semanas após o contágio. O cancro costuma ser único, indolor e sem manifestações infla matórias em volta da lesão, com bordas endurecidas e fundo liso, inicialmente de coloração rósea que evolui para aver melhada
como ocorre a progressão da lesão primária até seu desaparecimento?
Após uma ou duas semanas pode haver uma reação ganglionar regional múl tipla e bilateral, de nódulos duros e indolores. Essa ferida desaparece so zinha, independente de tratamento após 3 a 6 semanas, levando a falsa impressão de cura espontânea.
caracterize o acomentimento da sífilis secundária
O acometimento afetará a pele e órgãos internos, podendo ocorrer manchas por todo corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés.
As lesões sifílides ocorrem por sur tos e de forma simétrica, podem se apresentar como maculas de cor eri tematosa, sendo ricas em bactéria e altamente contagiosas. O acometi mento das regiões palmares e plan tares é bem característico da forma secundária. Febre, dor de cabeça, inapetência, mal-estar e linfonodos aumentados espalhados pelo corpo podem ocorrer.
caracterize o quadro clínico de sífilis terciária
lesões localizadas envolvendo pele e mucosas, compro metimento do sistema nervoso cen tral, cardiovasculares e ósseos, po dendo levar até a morte.
quando podem surgir o quadro de sífilis terciária?
2 a 40 anos após o início da infec ção.
caracterize as lesões de pele de sífilis terciária
lesões são nódulos, tubérculos e placas nódulo-ulceradas, as lesões são solitárias ou em peque no número, assimétricas, endurecidas com bordas bem marcadas, forman do segmentos de círculos. Em geral a característica das lesões terciárias é a formação de granulomas destrutivos (gomas) e ausência quase total de treponemas.
qual deve ser o tratamento na sífilis congênita? E em casos de hiperssensibilidade?
O tratamento da gestante deve ser feito sempre com penicilina, mes mo em casos de hipersensibilidade, quando se processa a dessensibiliza ção, pois outra droga não trata o feto.
como são classificados os neonatos infectados?
Em neonatos infectados, as manifestações da sífilis são classificadas como congênita precoce (nas cimento até os 2 anos) e congênita tardia (após os 2 anos de idade)
quando aparecem os primeiros sintomas?
Os sobreviventes podem ser assintomáticos em mais de 50% dos casos, e os primeiros sintomas geralmente aparecem nos primeiros 3 meses de vida.
caracterize o cancro duro
- Costuma ser único,
- Indolor
- Bordas endurecidas
- Fundo liso
- 1 cm de diametro
qual o sinal mais sugestivo de sífilis congênita major?
O sinal mais sugestivo é o com prometimento da pele das mucosas, exantema maculopapular e bolhoso, com presença mais intensa na palma da mão e na planta dos pés (pênfigo palmoplantar).
quais são as carcterísticas de sífilis congênita precoce?
As principais características dessasíndrome são, excluindo outras causas, prematuridade, baixo peso ao nascer, hepatomegalia com ou semesplenomegalia, lesões cutâneas (exemplo, pênfigo palmo-plantar), periostite ou osteíte ou osteocondrite,metafisite (sinal de Weimberg),pseudoparalisia dos membros, sofrimento respiratório, rinite sero-sanguinolenta, icterícia, anemia, trombocitopenia, meningoencefalite e lifadenopatia generalizada.
qual a fisiopatologia da sífilis congênita tardia?
substituição dos órgãos por tecidos de granulação sifilítica.