Pediatria Imunizações Flashcards
Definição / Sintomatologia Doença do Soro?
Reação de hipersensibilidade tipo III, que ocorre pela deposição de complexos imunes em vasos, membranas basais e glomerulares, com consequente ativação do sistema complemento, aumento de permeabilidade vascular e recrutamento deneutrófilos. Os sintomas incluem febre, rash cutâneo, dor e inflamação articular, vasculite e nefropatia. O quadro geralmente é autolimitado.
A Imunoglobulina Homóloga é preparada através do plasma ou soro de um ou mais humanos que apresentam imunidade recente para a doença. Cite exemplos:
Exemplos: imunoglobulina anti-hepatites A e B, antivaricela zóster, antirrubéola, antissarampo, antitetânica, antirrábica.
A Imunoglobulina Heteróloga é produzida através do soro de animais, principalmente o cavalo, e utilizada em acidentes com animais peçonhentos
Exemplos: soro antidiftérico, antibotulismo e antiofídico.
O Anticorpo Monoclonal é produzido contra um único antígeno, através de um clone de linfócito B, mencione um exemplo:
O exemplo é o Palivizumabe, utilizado para prevenção do vírus sincicial respiratório
Imunização passiva x ativa?
A imunização passiva é a introdução de anticorpos já prontos no organismo;
A Imunização Ativa ocorre quando há um estímulo para produção de anticorpos próprios, através dos antígenos.
Quais são as VACINAS VIVAS ATENUADAS
BCG, Rotavírus, Pólio Oral, Tríplice Viral, Tetra Viral, Varicela Isolada, Dengue e Herpes-zóster (Zostavax ™).
(A maioria delas é de aplicação subcutânea.)
Quais são as VACINAS INATIVADAS
Tríplice e Dupla Bacteriana, Meningocócicas, Pneumocócicas, Hepatites A e B, Haemophilus influenzae tipo B, Pólio Inativada, HPV, Influenza, Raiva e Herpes-zóster (Shingrix™).
(A maioria delas são aplicadas intramuscular. Não se esqueça disso!)
VACINAS X ANTITÉRMICOS
*Os estudos mostraram que há perda de imunogenicidade quando administramos antitérmicos antes ou imediatamente após a vacinação, portanto eles são CONTRAINDICADOS.
*A única exceção é a vacina meningocócica B, que está liberada para ser aplicada com o antitérmico paracetamol.
(UNIFESP/SP/2016) Você recebe o resultado de uma cultura de líquor positiva para Haemophilus influenzae tipo B (Hib) de uma criança de 7 meses com meningite. Ao avaliar a sua carteira de vacinação, você observa que ela está em dia, com 3 doses da vacina pentavalente. A conduta mais adequada após a recuperação clínica da criança é:
Investigar possível quadro de imunodeficiência.
Complete: As vacinas devem ser mantidas na temperatura de …°C a …°C e devem ter suas temperaturas medidas no início e no final ………… em refrigerador exclusivo (não misturar com alimentos).
As vacinas devem ser mantidas na temperatura de +2°C a +8°C e devem ter suas temperaturas medidas no início e no final do dia em refrigerador exclusivo (não misturar com alimentos).
FALSAS CONTRAINDICAÇÕES A VACINAS:
(MITOS)
Em uso de corticoesteroides (apenas se utilizados em doses imunossupressoras), Doenças agudas afebris, Uso de antibiótico, História familiar de alergias e crises convulsivas, Dermatites, Desnutrição, Filhos de mães HIV positivo
DOSE IMUNOSSUPRESSORA CORTICOIDE?
≥ 2mg/kg/dia ou 20mg/dia de Prednisona ou equivalente por 14 dias ou mais
REAÇÕES ADVERSAS DAS VACINAS
Locais, Sistêmicas
Locais: dor no local da aplicação, edema, enduração, eritema.
Sistêmicas: febre, mal-estar, dor no corpo, hipersensibilidade (*anafilaxia).
CALENDÁRIO VACINAL PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÕES (PNI)
Repasse Mentalmente muito prevalente
Ele pode ser dividido em calendário da criança, do adolescente, do adulto, do idoso.
Indígenas não são prevalentes em provas
Atualizações importantes nos últimos 2 anos do PNI
- Ampliação da idade máxima para aplicação da vacina contra HPV em homens e mulheres portadores de HIV, transplantados ou pacientes oncológicos em terapia imunossupressora. 9 aos 45 anos para ambos os sexos.
- Ampliação da idade de aplicação da vacina contra o HPV para meninos imunocompetentes. 9 aos 14 anos para ambos os sexos.
- Ampliação da idade de aplicação da vacina meningocócica ACWY para adolescentes de 13 e 14 anos, sendo que a data limite é junho de 2023.
- Atualização no protocolo de profilaxia pós-exposição à raiva humana.
- Lançamento no mercado brasileiro a vacina inativada contra herpes-zóster, Shingrix. Até então, só havia a vacina viva atenuada Zóstavax.