Osteoartrose Flashcards
O que é a osteoartrose?
É uma doença degenerativa das articulações sinoviais caracterizada por dor e limitação funcional (insuficiência articular) e com manifestações radiológicas e histopatológicas típicas.
Qual a importância da osteoartrite?
É a reumatopatia mais frequente na população, sendo a maior causa específica de dias de trabalho perdidos e alto custo do tratamento.
Quais os FR para osteoartrose (OA)?
Idade > 45a (mais importante), sexo feminino, predisposição genética, obesidade (principal para OA nos joelhos por sobrecarga de peso), desalinhamento anatômico da articulação (rotura que faça incongruência das superfícies articulares - sobrecarga por desequilíbrio), atividades profisionais esportivas, doenças metabólicas sistêmicas (hemocromatose).
Qual a relação da alteração radiológica da OA e o QC?
A maioria dos pacientes apresentam alterações radiológicas sem quadro clínico, não sendo diagnosticados esses quadros. Além disso, o QC não guarda boa relação com o quadro radiológico
Quais os fatores protetores de uma articulação?
Cartilagem articular (principal - deslizamento dos ossos sem fricção, formado por colágeno II), líquido sinovial (lubrificação), ligamentos e cápsula articular (guiam e limitam o movimento articular e promovem propriocepção) e tendões e músculos (estabilizadores da articulação, impedindo sobrecarga e movimentação incorreta).
Quais as principais articulações acometidas pela OA?
Coluna cervical e lombossacra (articc. zigoapofisárias), quadril, joelho, 1a MTFP (metatarsofalangiana proximal), IFP e IFD.
Geralmente preserva punho, cotovelos e tornozelos.
CARACTERÍSTICAMENTE: não acomete MCF.
Como se inicia a OA? Quais os eventos seguintes?
Pela quebra dos fatores de proteção, sendo a forma mais comum a sobrecarga ou uso excessivo da articulação, ocorrendo a destruição da cartilagem articular (ESSENCIAL para ocorrer a OA). Isso promove exposição do osso subcondral com trauma dele, estimulando osteoblastos que irão formar os osteófitos
Quais os achados patológicos da OA?
Cartilagem: perda progressiva –> irregularidade (fibrilação) - fendas e erosões - desnudamento do osso subjacente (eburnação) - condromalácia. Osso subcondral: injúria microtraumática permanente - esclerose óssea (estímulo de osteoblastos), cistos subcondrais e osteófitos (característicos). Sinovite: por fragmnetos ósseos e cartilaginosos.
Quais os tipos de OA?
Primária (causa desconhecida, mais frequente) ou secundária (por trauma, malformações, coenças congênitas, osteonecrose, endocrinopatias, distúrbios metabólicos, …).
Qual a patogenia da OA?
Há um balanço negativo de maior destruição da cartilagem articular do que de formação pelos condrócitos, ocorrendo principalmente por citocinas (TNF-alfa e IL-1).
Qual a relação entre sinais radiológicos da OA e manifestações clínicas? Justifique.
A maioria das pessoas com sinais radiológicos não apresentam manifestações clínicas. Isso pois as fases iniciais da doença se restrimgem à alteração na cartilagem, que é insensível à dor. Não há relação da intensidade dos sintomas com o achado radiográfico.
Quais as articulações mais afetadas por OA?
MTF, IFD, IFP, carpometacarpianas, joelhos e quadril. MCFs tipicamente não são afetadas.
Quais as manifestações da OA de forma geral?
- Dor (p): precipitada ou piorada pelo uso e pode permanecer por horas após o repouso. Pode ser noturna e é em constrição/aperto. 2. Rigidez articular: desencadeada pelo repouso, < 30 minutos (=/= das inflamatórias que duram > 1h). 3. Outros: instabilidade articular, perda da amplitude do movimento, limitação funcional grave, fraqueza e atrofia dos músculos periarticulares.
Quais os achados de EF da OA?
Ligeiro aumento de volume, pontos dolorosos, sem derrame (geralmente), movimentação passiva com crepitação ou dolorosa. Pode haver deformidade. Pode haver inflamação (sinovite).
É correto dizer que a OA é invariavelmente progressiva?
Não, pois pode ocorrer estabilidade da doença e alguns pacientes experimentam regressão da clínica e da radiografia.
Quais sinais importantes da OA e onde estão localizados?
Os nódulos de Bouchard (IFP) e de Heberden (IFD), sendo expansões firmes dos ossos (osteófitos palpáveis). São quase que patognomônicos de OA (especialmente os de Heberden).