Osteoartrose Flashcards
O que é a osteoartrose?
É uma doença degenerativa das articulações sinoviais caracterizada por dor e limitação funcional (insuficiência articular) e com manifestações radiológicas e histopatológicas típicas.
Qual a importância da osteoartrite?
É a reumatopatia mais frequente na população, sendo a maior causa específica de dias de trabalho perdidos e alto custo do tratamento.
Quais os FR para osteoartrose (OA)?
Idade > 45a (mais importante), sexo feminino, predisposição genética, obesidade (principal para OA nos joelhos por sobrecarga de peso), desalinhamento anatômico da articulação (rotura que faça incongruência das superfícies articulares - sobrecarga por desequilíbrio), atividades profisionais esportivas, doenças metabólicas sistêmicas (hemocromatose).
Qual a relação da alteração radiológica da OA e o QC?
A maioria dos pacientes apresentam alterações radiológicas sem quadro clínico, não sendo diagnosticados esses quadros. Além disso, o QC não guarda boa relação com o quadro radiológico
Quais os fatores protetores de uma articulação?
Cartilagem articular (principal - deslizamento dos ossos sem fricção, formado por colágeno II), líquido sinovial (lubrificação), ligamentos e cápsula articular (guiam e limitam o movimento articular e promovem propriocepção) e tendões e músculos (estabilizadores da articulação, impedindo sobrecarga e movimentação incorreta).
Quais as principais articulações acometidas pela OA?
Coluna cervical e lombossacra (articc. zigoapofisárias), quadril, joelho, 1a MTFP (metatarsofalangiana proximal), IFP e IFD.
Geralmente preserva punho, cotovelos e tornozelos.
CARACTERÍSTICAMENTE: não acomete MCF.
Como se inicia a OA? Quais os eventos seguintes?
Pela quebra dos fatores de proteção, sendo a forma mais comum a sobrecarga ou uso excessivo da articulação, ocorrendo a destruição da cartilagem articular (ESSENCIAL para ocorrer a OA). Isso promove exposição do osso subcondral com trauma dele, estimulando osteoblastos que irão formar os osteófitos
Quais os achados patológicos da OA?
Cartilagem: perda progressiva –> irregularidade (fibrilação) - fendas e erosões - desnudamento do osso subjacente (eburnação) - condromalácia. Osso subcondral: injúria microtraumática permanente - esclerose óssea (estímulo de osteoblastos), cistos subcondrais e osteófitos (característicos). Sinovite: por fragmnetos ósseos e cartilaginosos.
Quais os tipos de OA?
Primária (causa desconhecida, mais frequente) ou secundária (por trauma, malformações, coenças congênitas, osteonecrose, endocrinopatias, distúrbios metabólicos, …).
Qual a patogenia da OA?
Há um balanço negativo de maior destruição da cartilagem articular do que de formação pelos condrócitos, ocorrendo principalmente por citocinas (TNF-alfa e IL-1).
Qual a relação entre sinais radiológicos da OA e manifestações clínicas? Justifique.
A maioria das pessoas com sinais radiológicos não apresentam manifestações clínicas. Isso pois as fases iniciais da doença se restrimgem à alteração na cartilagem, que é insensível à dor. Não há relação da intensidade dos sintomas com o achado radiográfico.
Quais as articulações mais afetadas por OA?
MTF, IFD, IFP, carpometacarpianas, joelhos e quadril. MCFs tipicamente não são afetadas.
Quais as manifestações da OA de forma geral?
- Dor (p): precipitada ou piorada pelo uso e pode permanecer por horas após o repouso. Pode ser noturna e é em constrição/aperto. 2. Rigidez articular: desencadeada pelo repouso, < 30 minutos (=/= das inflamatórias que duram > 1h). 3. Outros: instabilidade articular, perda da amplitude do movimento, limitação funcional grave, fraqueza e atrofia dos músculos periarticulares.
Quais os achados de EF da OA?
Ligeiro aumento de volume, pontos dolorosos, sem derrame (geralmente), movimentação passiva com crepitação ou dolorosa. Pode haver deformidade. Pode haver inflamação (sinovite).
É correto dizer que a OA é invariavelmente progressiva?
Não, pois pode ocorrer estabilidade da doença e alguns pacientes experimentam regressão da clínica e da radiografia.
Quais sinais importantes da OA e onde estão localizados?
Os nódulos de Bouchard (IFP) e de Heberden (IFD), sendo expansões firmes dos ossos (osteófitos palpáveis). São quase que patognomônicos de OA (especialmente os de Heberden).
Como é feito o dx de OA?
Através da correlação da história, exame clínico e exame radiológico.
Quais os achados radiológicos critérios para OA?
Osteófitos (proeminências ósseas nas bordas da articulação), redução do espaço articular, esclerose do osso subcondral, cistos subcondrais e colapso do osso subcondral.

Em qual articulação os achados radiológicos não apresentam valor dx?
Nas articulações das mãos.
Como eu posso estimar a gravidade da OA?
Através dos critérios radiológicos: maior gravidade = redução muito acentuada ou perda do espaço articular e presença de cistos subcondrais.
Qual o papel da RNM na OA?
Identificar roturas e lesões das estruturas periarticulares.
Qual o achado da artrocentese da OA?
Leuco < 2000 com mononucleares e glicose normal.
Quais os achados laboratoriais da OA?
Provas inflamatórias normais. 20% dos idosos podem ter fator reumatoide+ sem a presença de AR.
Qual a importância e a epidemiologia da OA de mãos?
É a OA primária mais comum, sendo mais frequente em mulheres, possui predisposição genética e está associada à obesidade e OA do joelho.
Quais as alterações da OA nas mãos?
Nódulos de Bouchard (menos comuns) e de Heberden (mais característicos e comuns). Pode haver também o acometimento das carpometacarpianas do 1° dedo (rizartrose).
Qual a OA mais relacionada à obesidade?
A OA de joelho.
Quais as manifestações da OA de joelho?
Dor, dificuldade de subir escadas e deambulação, geno varo e valgo.
Qual o principal sintoma da OA de quadril?
Dor à deambulação.
Quais os achados de OA de coluna vertebral?
O acometimento pode ser discal ou interapofisário (entre as facetas articulares), podendo ter redução do espaço discal, osteófitos nas bordas do corpo vertebral e os sinais clássicos radiográficos de OA.
Quais as complicações da espondilose?
Compressão radicular pelos osteófitos facetáios, mielopatia espondilótica cervical, compressão da artéria vertebral, estenose do canal vertebral lombar e espondilolistese (deslizamento de um corpo sobre o outro).
Qual o tto da OA?
Não farmacológica, farmacológica e intervencionista.
Quando vou fazer o tto não farmacológico na OA e como fazê-lo?
Na OA leve/moderada. Visam diminuir a sobrecarga articular -> redução do peso, calçados acolchoados, joelheiras, exercício físico, repouso programado durante o dia, …
Quando vou fazer o tto farmacológico na OA e quais as drogas disponíveis?
Controlam os sintomas porém não retardam a progressão da doença. Para casos graves ou refratários ao tto não farmacológico –> creme de capsaicina, analgésicos, AINEs (dor refratária ao paracetamol ou na OA inflamatória; ibuprofeno/naproxeno/diclofenaco), GC intra-articulares (refratários em dor monoarticular; diminuem a capacidade de regeneração da cartilagem). Outros: derivados do ácido hialurônico, colchicina, antimaláricos, diacereína).
Quando vou fazer e como fazer o tto intervencionista?
Em casos refratários às outras terapias. Posso fazer lavagem articular com soro fisiológico (joelho e ombro), remoção de fragmento por artroscopia, artroplastia total da articulação com prótese (OA grave com dor refratária e incapacidade funcional).
Qual a importância da medida intervencionista na OA?
É a medida que mais modificou a HND da OA grave.
O que é a artropatia neuropática (AN) e qual outro nome dela?
Também chamada de artropatia de Charcot, é uma forma severa de osteoartrose com destruição progressiva da articulação com perda sensorial (nocicepção, propriocepção, reflexos musculares).
Qual a principal causa da AN?
O DM.
Qual o tto da AN?
Não tem tto específico, porém posso fazer imobilização, cirurgia e usar bifosfonatos.
Compare o QC da OA com o da AR.
- OA: dor piora com o movimento e alivia no repouso, rigidez matinal < 30 minutos, poucos sinais inflamatórios, Heberden e Bouchard, poupa MCF, FR negativo e VHS normal.
- AR: dói até no repouso, rigidez > 1h, sinovite (sinais inflamatórios), só nódulos de Bouchard (IFP), acomete MCF, FR positivo e VHS aumentada.
O que altera a dor da OA zigoapofisária?
Dor piora com a EXTENSÃO (diferentemente da hérnia discal, que piora com a FLEXÃO) do tronco.
Como a OA acomete a coluna vertebral e quais as complicações mais importantes?
Inflamação zigoapofisária e degeneração discal, podendo haver dor cervical com irradiação para ombros e lombar irradiando para nádegas e coxa. As complicações mais importantes são compressão radicular, estenose do canal, compressão da artéria vertebral e espondilolistese.