AR Flashcards
Qual o marco da AR?
Sinovite crônica levando a erosões ósseas e deformidade articular.
Qual a epidemiologia e os FR de AR?
Mulheres (3:1) jovens (25-55). FR: o principal é o tabagismo. Outros: sílica, madeira e asbesto.
Comente sobre a relação genética da AR.
HLA-DRB1, presença de AR em parente de 1° grau aumenta a chance.
Comente sobre a anatomia das articulações diartrodiais.
Essas articulações, também chamadas de sinoviais, apresentam uma cápsula fibrosa que recobre a articulação. Nela está a membrana sinovial, que produz o líquido sinovial (banha e nutre as estruturas articulares). Entre 2 ossos está a cartilagem articular e, subjacente à ela, estão os ossos.
Qual a patogenia da AR?
Envolve uma sinovite crônica (inflamação da membrana sinovial de forma crônica). Esse tecido sinovial inflamado é chamado de pannus. O pannus é um manot que envolve as estruturas articulares e, por estar inflamado cronicamente, promove a liberação de enzimas e substâncias que degradam essas estruturas (cartilagem articular, ossos, tendões e ligamentos). Uma vez iniciada essa resposta imune, ela nunca cessa, promovendo destruição progressiva dessas estruturas. Há ativação de LyT CD4+ e LyB, que liberam Ac envolvidos na patogênese da doença (fator reumatoide - FR - e anti-CCP).
Qual a classe de anticorpos do FR e quem ele ataca?
É uma IgM contra a porção Fc de IgGs.
Quais as manifestações clínicas da AR?
Início insidioso com dor e rigidez intermitentes associada a sintomas constitucionais (mialgia, anorexia, mal-estar e fadiga) que evolui para a forma clássica: artrite inflamatória simétrica de pequenas articulações (mão, pé, punho e pronto), POUPANDO IFD, evoluindo para deterioração crescente das funções articulares (alteração na qualidade de vida).
O acometimento de IFD deve me sugerir quais ddx?
Osteoatrite e artrite psoriásica.
Quais outras formas de início da AR?
Artrite indiferenciada (leve intensidade, curta duração e mínimas sequelas articulares) ou poliartrite fulminante com rápida deterioração da articulação.
Qual a HND da AR?
Início insidioso. O quadro é intermitente com períodos de remissão e atividade, mas sempre caminhando em direção à deformidade articular com perda da função dessa articulação e alteração na rotina do paciente.
Qual a importância do achado de febre na AR?
É incomum ocorrer por AR, devendo ser pesquisada infecção associada.
Qual a principal causa de óbito na AR?
As doenças cardiovasculares.
Quais condições estão associadas à AR?
Doenças CV (a AR é um fator de risco CV independente), osteoporose (citocinas circulantes –> osteoclastos; corticoides; imobilização por limitação funcional), LINFOMA.
Quais as doenças cardiovasculares que apresentam incidência aumentada na população com AR?
Doença aterosclerótica (qualquer doença crônica favorece a deposição de colesterol nas artérias), ICC
Como a inflamação crônica aumenta a incidência de aterosclerose?
A inflamação crônica aumenta a quantidade de radicais livres circulantes no organismo, aumentando a oxidação de lipídeos circulantes, o que favorece sua deposição nas paredes das artérias –> placas de ateroma.
Quais as manifestações articulares na AR?
Dor e edema são os principais. Pode haver calor, porém o rubor (eritema) é incomum e denota artrite séptica ou por deposição de cristais. A pessoa admite uma posição antálgica de flexão das articulações.
Por que ocorre a dor articular na AR?
Pois há aumento no volume articular com dilatação da cápsula fibrosa da articulação, que é altamente inervada com fibras nociceptivas. O aumento do volume articular ocorre por hipertrofia da membrana sinovial + acúmulo de líquido sinovial + espessamento da cápsula.
Qual a sequência estereotipada da artrite na AR?
MCF + IFP ou MTF > punhos > joelho > tornozelo > quadril > ombros. Raramente há acometimento das ATMs, cricoaritenoide e da coluna cervical.
É comum o acometimento do esqueleto axial pela AR?
Não, não induzindo sacroileíte e nem acomete coluna lombar e torácica de forma clinicamente significativa. A única região acometida pela AR do esqueleto axial é a coluna cervical superior (C1 x C2).
Como é a artrite da AR?
É uma artrite inflamatória, ou seja, há rigidez matinal por > 1h –> piora com o repouso e melhora com o movimento.
Quais as alterações e deformidadas nas articulações das mãos?
Inicialmente há tumefação das IFP e MCF. Com o passar do tempo pode-se desenvolver a mão reumatoide (desvio ulnar dos dedos, subluxações e proeminências ósseas), a deformidade em pescoço de cisne (hiperextensão das IFP e flexão das IFD) e a deformidade em abotoadura/boutonnière (contrário).
Quais as alterações e deformidades da AR nos punhos?
Espera-se acometimento simétrico deles. Evolui com deformidade em dorso de camelo e pode haver sd do túnel do carpo (compressão do n. mediano).
Quais as manifestações da sd do túnel do carpo e quais manobras facilitam seu dx?
Parestesia do polegar, 2° e 3° dedos e metade do 4°. Os sintomas podem ser precipitados pelas manobras de Tinel (percussão no trajedo do nervo) e Phalen (flexão 30-60’’).
Quais as alterações no joelho na AR?
Sinal da tecla (derrame articular –> joelho em extensão, eu comprimo a patela e ela afunda e volta) e cisto de Baker.
O que é o cisto de Baker, quais suas possíveis consequências e ddx?
É um cisto que ocorre pela protrusão da cápsula articular na fossa poplítea. Caso se rompa, pode dissecar os músculos da panturrilha e produzir uma sintomatologia muito semelhante à TVP (principal ddx), com dor, aumento, endurecimento/empastamento da panturrilha.
Quais as alterações e deformidadas da AR nos pés?
Aqui não há apenas acometimento estético e funcional, pois os pés sustentam o peso do corpo, promovendo dificuldade para caminhar e calçar sapatos, além de erosões plantares.
Quais as alterações articulares da AR na coluna cervical?
Como já foi comentado, o acometimento do esqueleto axial é muito raro e quando ocorre é cervical alto. Pode promover subluxação atlanto-axial (espaço entre o processo odontoide e arco do atlas > 3 mm) que pode promover compressão medular alta (tetraparesia/plegia, paralisia diafragmática, …) que pode levar ao óbito.
Comente sobre o acometimento do cotovelo na AR.
Adoção de posição antálgica. Pode ocorrer compressão do nervo ulnar e radial, promovendo, respectivamente, mão em garra e mão caída.
Comente sobre o acometimento da AR na articulação cricoaritenoide.
Muito raro ocorrer, promove rouquidão, dor na região anterior do pescoço e disfagia.
Pode haver acometimendo das articc. saroilíacas na AR?
É muito raro acontecer, mas pode estar presença na AR avançada e deve-se lembrar que a AR, principalmente em homens, pode coexistir com EA, osteoartrite, psoríase e gota.
Em quais pacientes é mais comum as manifestações extra-articulares?
Naqueles com FR e anti-CCP (peptíteo cíclico citrulinado) positivos e em altos títulos.
Quais as manifestações extra-articulares da AR?
Cutâneas, oftalmológicas, pulmonares, cardíacas, neurológicas e renais. PEguei NO-JO DE VAS-CA –> pericardite, nódulos reumatoides (pele e coração), Sjogren, derrame pleural, vasculite e Sd de Caplan.
Quais as alterações cutâneas da AR?
Nódulos reumatoides subcutâneos, eritema palmar, infartos acastanhados distais e vasculite necrosante.
Comente sobre os nódulos reumatoides subcutâneos.
Mais comuns em pacientes com FR+, refletem o nível de atividade da doença, áreas extensoras dos membros e submetidas a maior pressão mecânica. Os nódulos reumatoides podem estar presentes em pleuras, meninges e miocárdio.
Comente sobre a vasculite na AR.
Pode promover pequenos infartos acastanhados nas unhas e polpas digitais (“lascas”) e vasculite necrosante (altos títulos dos ac; consome complemento).