NR 26 – SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA Flashcards
Objetivo da NR 26:
A NR 26 tem por objetivo estabelecer medidas quanto à sinalização e identificação de segurança a serem adotadas nos locais de trabalho.
Campo de aplicação da NR 26:
A Norma preconiza que as medidas de proteção nela estabelecidas se aplicam aos estabelecimentos ou locais de trabalho (todos, desde que haja empregados regidos pela CLT).
A Norma preconiza que devem ser adotadas ———para a comunicação de segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes.
Cores
A NR 26 define tipos de cores padrão como forma de normatizar as sinalizações de segurança no trabalho .
Verdadeiro ou falso?
Falso . A NR 26 NÃO traz as cores de segurança a serem empregadas, limita-se a estabelecer que as cores utilizadas nos locais de trabalho para identificar os equipamentos de segurança, delimitar área, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto em normas técnicas oficiais
As cores devem ser utilizadas nos locais de trabalho para::
Identificar equipamentos de segurança;
Delimitar áreas;
identificar tubulações para a codução de líquidos e gases;
Advertir contra riscos .
A NR 26 destaca que o uso de cores deve ser o mais ————-possível, a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador.
Reduzido
De acordo com a Norma, o produto químico utilizado no local de trabalho deve ser classificado quanto aos perigos para a segurança e a saúde dos trabalhadores de acordo com os critérios estabelecidos pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), da Organização das Nações Unidas – ONU.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro .
A classificação de substâncias perigosas pode ser realizada de duas formas :
a) Com base em lista de classificação harmonizada: visto que nem todos os países dispõem de uma lista de substâncias químicas perigosas, a Norma prevê que na ausência de uma lista nacional de classificação harmonizada de substâncias perigosas pode ser utilizada lista internacional;
b) Com a realização de ensaios exigidos pelo processo de classificação: nesse caso, deve ser observado que os aspectos relativos à classificação devem atender ao disposto em norma técnica oficial.
A rotulagem ————- é um conjunto de elementos com informações escritas, impressas ou gráficas, relativas a um produto químico, que deve ser afixada, impressa ou anexada à embalagem que contém o produto.
Preventiva
Os aspectos relativos à rotulagem preventiva devem atender ao disposto em norma técnica oficial que, atualmente, é a ABNT NBR 14.725-3.
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro.
Assim como ocorre no caso da classificação das substâncias, a rotulagem preventiva do produto químico classificado como perigoso à segurança e à saúde dos trabalhadores deve utilizar procedimentos definidos pelo GHS, contendo os seguintes elementos:
a) identificação e composição do produto químico;
b) pictograma(s) de perigo;
c) palavra de advertência;
d) frase(s) de perigo;
e) frase(s) de precaução; e
f) informações suplementares.
Não obstante a presença desses elementos de rotulagem ser a regra, a Norma ainda prevê que o produto químico não classificado como perigoso a segurança e saúde dos trabalhadores conforme o GHS deve dispor de rotulagem preventiva simplificada que contenha, no mínimo a:
a) indicação do nome;
b) informação de que se trata de produto não classificado como perigoso; e
c) recomendações de precaução.
Por sua vez, os produtos químicos notificados ou registrados como saneantes na ANVISA estão ———— do cumprimento das obrigações de rotulagem preventiva. Entretanto, também devem possuir rotulagem preventiva simplificada.
Dispensados .
Resumo da rotulagem preventiva :
Para viabilizar a disposição das informações necessárias para a rotulagem, a Norma determina que o —————ou, no caso de importação, o fornecedor no mercado nacional, deve elaborar e tornar disponível ficha com dados de segurança do produto químico1 para todo produto químico classificado como perigoso.
Fabricante