NR 1 Parte 2 Flashcards
A organização deve adotar medidas de prevenção para eliminar, reduzir ou controlar os riscos sempre que: (3)
a) exigências previstas em Normas Regulamentadoras e nos dispositivos legais determinarem;
b) a classificação dos riscos ocupacionais assim determinar, conforme subitem 1.5.4.4.5;
c) houver evidências de associação, por meio do controle médico da saúde, entre as lesões e os agravos à saúde dos trabalhadores com os riscos e as situações de trabalho identificados.
Quando comprovada pela organização a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva, ou quando estas não forem suficientes ou encontrarem-se em fase de estudo, planejamento ou implantação ou, ainda, em caráter complementar ou emergencial, deverão ser adotadas outras medidas, obedecendo-se a seguinte hierarquia:(2)
a) medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho; e
b) utilização de equipamento de proteção individual - EPI.
A implantação de medidas de prevenção deverá ser acompanhada de informação aos trabalhadores quanto aos procedimentos a serem adotados e limitações das medidas de prevenção.
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro .
A organização deve elaborar plano de ação, indicando as medidas de prevenção a serem introduzidas, aprimoradas ou mantidas.
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro.
Obs: O PGR deve conter, no mínimo, o Inventário de riscos e o Plano de ação.
Para as medidas de prevenção deve ser definido cronograma, formas de acompanhamento e aferição de resultados.
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro.
A implementação das medidas de prevenção e respectivos ajustes devem ser registrados. O desempenho das medidas de prevenção deve ser acompanhado de forma planejada e contemplar: (3)
a) a verificação da execução das ações planejadas;
b) as inspeções dos locais e equipamentos de trabalho; e
c) o monitoramento das condições ambientais e exposições a agentes nocivos, quando aplicável.
As medidas de prevenção devem ser corrigidas quando os dados obtidos no acompanhamento indicarem ineficácia em seu desempenho.
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro.
A organização deve desenvolver ações em saúde ocupacional dos trabalhadores integradas às demais medidas de prevenção em SST, de acordo com os riscos gerados pelo trabalho.
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro.
O controle da saúde dos empregados deve ser um processo preventivo planejado, sistemático e continuado, de acordo com a classificação de riscos ocupacionais e nos termos da NR-07.
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro.
A organização deve analisar os acidentes e as doenças relacionadas ao trabalho. As análises de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho devem ser documentadas e devem : (3)
a) considerar as situações geradoras dos eventos, levando em conta as atividades efetivamente desenvolvidas, ambiente de trabalho, materiais e organização da produção e do trabalho;
b) identificar os fatores relacionados com o evento; e
c) fornecer evidências para subsidiar e revisar as medidas de prevenção existentes.
A organização deve estabelecer, implementar e manter procedimentos de respostas aos cenários de emergências, de acordo com os riscos, as características e as circunstâncias das atividades.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Os procedimentos de respostas aos cenários de emergências devem prever: (2)
1) os meios e recursos necessários para os primeiros socorros, encaminhamento de acidentados e abandono; e
2) as medidas necessárias para os cenários de emergências de grande magnitude, quando aplicável.
O PGR deve conter, no mínimo, os seguintes documentos:
• Inventário de riscos;
• Plano de ação.
Obs: O inventário de risco por sua vez deve conter os documentos abaixo :
Os documentos integrantes do PGR devem ser elaborados sob a responsabilidade da organização, respeitado o disposto nas demais Normas Regulamentadoras, datados e assinados.
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro.
Os documentos integrantes do PGR devem estar sempre disponíveis aos trabalhadores interessados ou seus representantes e à Inspeção do Trabalho.
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro.
Os dados da identificação dos perigos e das avaliações dos riscos ocupacionais devem ser consolidados em um inventário de riscos ocupacionais. O Inventário de Riscos Ocupacionais deve contemplar, no mínimo, as seguintes informações: (6)
a) caracterização dos processos e ambientes de trabalho;
b) caracterização das atividades;
c) descrição de perigos e de possíveis lesões ou agravos à saúde dos trabalhadores, com a identificação das fontes ou circunstâncias, descrição de riscos gerados pelos perigos, com a indicação dos grupos de trabalhadores sujeitos a esses riscos, e descrição de medidas de prevenção implementadas;
d) dados da análise preliminar ou do monitoramento das exposições a agentes físicos, químicos e biológicos e os resultados da avaliação de ergonomia nos termos da NR-17.
e) avaliação dos riscos, incluindo a classificação para fins de elaboração do plano de ação; e
f) critérios adotados para avaliação dos riscos e tomada de decisão.
O inventário de riscos ocupacionais deve ser mantido atualizado. Por quanto tempo o histórico das atualizações deve ser mantido ?
20 anos .
O histórico das atualizações deve ser mantido por um período mínimo de 20 (vinte) anos ou pelo período estabelecido em normatização específica.
Não confundir essa informação com essa:
A avaliação de riscos deve constituir um processo contínuo e ser revista a cada dois anos ou quando da ocorrência das seguintes situações:…..1.5.4.4.6
No caso de organizações que possuírem certificações em sistema de gestão de SST, o prazo poderá ser de até 3 (três) anos.
Sempre que várias organizações realizem, simultaneamente, atividades no mesmo local de trabalho,apenas a organização contratante deverá desenvolver ações para aplicar as medidas de prevenção, visando à proteção dos trabalhadores expostos aos riscos ocupacionais.
Verdadeiro ou falso?
Falso . Sempre que várias organizações realizem, simultaneamente, atividades no mesmo local de trabalho devem executar ações INTEGRADAS para aplicar as medidas de prevenção, visando à proteção de todos os trabalhadores expostos aos riscos ocupacionais.
O PGR da empresa contratante poderá incluir as medidas de prevenção para as empresas contratadas para prestação de serviços que atuem em suas dependências ou local previamente convencionado em contrato e devem informar às contratadas sobre os
riscos sob sua gestão que possam afetar as
atividades das contratadas
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro.
As organizações contratantes devem fornecer às contratadas informações sobre os riscos ocupacionais sob sua gestão e que possam impactar nas atividades das contratadas.
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro.
Não é necessário que as organizações contratadas forneçam ao contratante o Inventário de Riscos Ocupacionais específicos de suas atividades, uma vez que cada um dos entes deverá possuir inventário próprio .
Verdadeiro ou falso ?
Falso . As organizações contratadas devem fornecer ao contratante o Inventário de Riscos Ocupacionais específicos de suas atividades que são realizadas nas dependências da contratante ou local previamente convencionado em contrato.
As organizações devem prestar informações de segurança e saúde no trabalho em formato digital, conforme modelo aprovado pela STRAB, ouvida a SIT.
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro .
Os modelos aprovados pela STRAB devem considerar os princípios de simplificação e desburocratização.
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro .
Os documentos previstos nas NR podem ser emitidos e armazenados em meio digital com certificado digital emitido no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), normatizada por lei específica.
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro.
Os documentos físicos, assinados manualmente, inclusive os anteriores à vigência desta NR, podem ser arquivados em meio digital, pelo período correspondente exigido pela legislação própria, mediante processo de digitalização conforme disposto em Lei.
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro.
O processo de digitalização deve ser realizado de forma a manter a integridade, a autenticidade e, se necessário, a confidencialidade do documento digital, com o emprego de certificado digital emitido no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro.
Os empregadores que optarem pela guarda de documentos prevista no caput devem manter os originais conforme previsão em lei. Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro.
O empregador deve garantir a preservação de todos os documentos nato digitais ou digitalizados por meio de procedimentos e tecnologias que permitam verificar, a qualquer tempo, sua validade jurídica em todo território nacional, garantindo permanentemente sua autenticidade, integridade, disponibilidade, rastreabilidade, irretratabilidade, privacidade e interoperabilidade.
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro.
O empregador deve garantir à Inspeção do Trabalho amplo e irrestrito acesso a todos os documentos digitalizados ou nato digitais.
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro .
Para os documentos que devem estar à disposição dos trabalhadores ou dos seus representantes, a organização deverá prover meios de acesso destes às informações, de modo a atender os objetivos da norma específica.
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro .