IMPOSTOS FEDERAIS - 3. IMPOSTO SOBRE A RENDA E PROVENTOS DE QUALQUER NATUREZA (I.R.) Flashcards
Quais são as características obrigatórias, de acordo com a CRFB, do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza?
- Generalidade;
- Universalidade; e,
- Progressividade.
Quais são as bases econômicas do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza?
- Renda: é o acréscimo patrimonial produto do capital ou do trabalho;
- Proventos: são os acréscimos patrimoniais decorrentes de uma atividade que já cessou, mas que ainda produz rendimentos (e.g. pensões, aposentadorias).
O elemento nuclear das bases econômicas do imposto sobre a renda é o acréscimo patrimonial.
A tributação de um benefício previdenciário recebido cumulativamente sofrerá a incidência de imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza sobre o montante global?
Não. O imposto de renda incidirá em conformidade com as prestações que deveriam ter sido pagas a tempo e a modo oportunos, ou seja, mês a mês.
As indenizações estão sujeitas à incidência do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza?
Não. As indenizações não são tributáveis pelo imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, já que não são acréscimos patrimoniais, mas reparações de uma perda, constituindo mera recomposição do patrimônio.
Considerando que as indenizações não se sujeitam à incidência de imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, quais parcelas indenizatórias são excluídas de sua incidência de acordo com a jurisprudência do STJ?
- Não incide imposto de renda sobre a indenização por danos morais;
- São isentos de imposto de renda as indenizações de férias proporcionais e respectivo adicional;
- A indenização recebida pela adesão à programa de incentivo à demissão voluntária não está sujeita à incidência do imposto de renda;
- O pagamento de licença-prêmio não gozada por necessidade do serviço não está sujeito ao imposto de renda;
- O pagamento de férias não gozadas por necessidade do serviço não está sujeito à incidência do imposto de renda;
- Não incide imposto de renda sobre o auxílio-creche;
- Os juros compensatórios e moratórios integram a indenização por desapropriação, não constituindo renda; portanto, não podem ser tributáveis;
- Não incide imposto de renda sobre os juros moratórios legais em decorrência de sua natureza e função indenizatória ampla.
Há incidência de imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza sobre as horas extras?
Sim. Nos termos da Súmula 463 do STJ, ainda que empregue, erroneamente a expressão “indenização” para a elas se referir.
Súmula 463 do STJ: “Incide imposto de renda sobre os valores percebidos a título de indenização por horas extraordinárias trabalhadas, ainda que decorrentes de acordo coletivo”.
O abono de permanência sujeita-se à incidência de imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza?
De acordo com o STJ, sujeitam-se incidência do imposto de renda os rendimentos recebidos a título de abono de permanência, pois não há lei que autorize a considerá-lo como rendimento isento.
Quais são os critérios constitucionais a serem observados na instituição do imposto de renda?
- Exceção à noventena;
- Generalidade;
- Universalidade; e,
- Progressividade.
Embora o imposto sobre a renda não se sujeite a anterioridade nonagesimal, sua instituição também está excluída do princípio da anterioridade genérica?
Não. Embora o imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza esteja excluído da observância da anterioridade nonagesimal, sua instituição deverá observar a anterioridade genérica.
No que consiste o critério da generalidade, aplicável ao imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza?
A generalidade atua no campo subjetivo, mais especificamente na sujeição passiva ao tributo. Por ela, todos os contribuintes que se enquadrem na hipótese de incidência devem ser tratados de uma só forma, não se admitindo qualquer tributação especial.
No que consiste o critério da universalidade, aplicável ao imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza?
Trata-se de critério relacionado à extensão da base de cálculo, que deve abranger quaisquer rendas e proventos auferidos pelo contribuinte.
Em face do critério constitucional da universalidade, ter-se-ia de considerar a totalidade das rendas do contribuinte como uma unidade.
Isso não significa que seja vedado conceder isenções objetivas ou subjetivas. Impede, em verdade, a exclusão apriorística de determinada categoria de pessoas ou rendimentos do rol dos sujeitos passivos ou dos fatos tributáveis.
Por que é possível dizer que o critério da universalidade exclui a incidência da seletividade no tocante ao imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza?
O critério da universalidade impede a aplicação da seletividade, pois se todas as rendas e proventos devem ser tributados, não há como selecionar de forma a excluir alguns.
No que consiste o critério da progressividade, aplicável ao imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza?
- É critério que exige variação positiva da alíquota na medida em que há aumento da base de cálculo.
- A progressividade faz com que o imposto onere mais quem tem maiores riquezas.
- A sua gradação ocorre de acordo com a capacidade econômica do contribuinte.
O que é o preço de transferência ou “transfer pricing”?
Constitui o preço de transferência o controle, pela autoridade fiscal, do preço praticado nas operações comerciais ou financeiras realizadas entre pessoas jurídicas vinculadas, sediadas em diferentes jurisdições tributárias, com vistas a afastar a indevida manipulação dos preços praticados pelas empresas com o objetivo de diminuir sua carga tributária.
De que forma se operacionaliza o controle pelo preço de transferência?
Operacionaliza-se por meio de ajuste realizado na base de cálculo do IRPJ e da CSLL, adequando os preços da importação ou o montante das rendas auferidas de exportações, fazendo o tributo incidir sobre a parcela omitida ou falsamente declarada.
Quais são os aspectos materiais (fato gerador) do imposto sobre a renda ou proventos de qualquer natureza?
O fato gerador consiste na aquisição de disponibilidade econômica ou jurídica de renda ou de proventos de qualquer natureza, sejam eles produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos.
Qual o conceito de aquisição de disponibilidade?
- Aquisição é o ato de adquirir, de passar a ter algo.
- Disponibilidade se refere àquilo que é disponível, que pode ser usado livremente pelo seu titular.
Deste modo, o fato gerador do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza não alcança a mera expectativa de ganho futuro ou em potencial, pois não há, nisso, disponibilidade.
No que consiste a disponibilidade jurídica de renda ou de proventos de qualquer natureza?
A disponibilidade jurídica ocorre quando o contribuinte já tem direito a uma renda ou a um provento, ainda que faticamente não os aufira.
Quais as consequências jurisprudenciais decorrentes do conceito de “aquisição de disponibilidade”?
- O STF considera inconstitucional a tributação do sócio de empresa antes que a assembleia delibere por distribuir dividendos, assim como,
- Considera constitucional a tributação do lucro líquido do titular de empresa individual, já que este pode dispor, a qualquer tempo, sobre titularizar ou não os valores obtidos por intermédio da atividade empresária.
Qual o aspecto temporal do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza para a pessoa física?
Considera-se ocorrido o fato gerador no decorrer do ano-base, sendo este um ato complexivo, com a fixação do marco temporal final em 31 de dezembro do ano-calendário.
Até o dia 30 de abril do ano subsequente, verifica-se o imposto efetivamente devido, compensando-se o que já foi objeto de adiantamento (carnê-leão ou retenção), apurando-se o saldo a restituir ou a pagar e efetuando-se o recolhimento, à vista ou parcelado.
Qual o prazo de pagamento do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza?
O prazo para pagamento será até o último dia útil do mês fixado para a entrega da declaração de rendimentos, ou seja, o mesmo daquele para o cumprimento da obrigação acessória consistente na apresentação da declaração de ajuste e de bens.
Porém, todo mês o imposto já será devido, à medida que a pessoa for auferindo renda e proventos de acordo com os patamares de progressividade.
Qual o aspecto temporal do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza das pessoas jurídicas?
- Há o período de apuração trimestral, podendo a pessoa jurídica que opte por pagar com base no lucro real, escolher o período anual, com antecipações mensais.
- Se ela escolher esta sistemática, deverá aplicar sobre a base de cálculo (receita bruta auferida no mês), ainda que estimada, o percentual de 15%.
- A parcela mensal que ultrapassar 20 mil reais ficará sujeita à alíquota adicional de 10%.
Quando se considera ocorrido o fato gerador do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza das pessoas jurídicas?
No IRPJ,
• recolhido trimestralmente, considera-se ocorrido o fato gerador ao final de cada trimestre civil, enquanto,
• no anual, o dia 31 de dezembro do ano-calendário.
Quando se considera ocorrido o fato gerador do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza das pessoas jurídicas brasileiras quando realizam pagamentos por meio de remessa ao exterior?
De acordo com o STJ,
o momento do fato gerador do Imposto de Renda Retido na Fonte – IRRF, a ser recolhido pela sociedade empresária brasileira, em razão de pagamento feito a pessoa jurídica domiciliada no exterior, se dá no vencimento ou pagamento da dívida, o que ocorrer primeiro.
Qual o aspecto espacial do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza?
É um imposto caracterizado pela extraterritorialidade, ou seja, alcança, também, fatos geradores ocorridos fora do território nacional (tributação em bases universais).
Qual a definição do aspecto espacial do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza para a pessoa física?
O art. 3º, § 4º da Lei nº 7.713/88 estabeleceu que a tributação independe da localização ou da nacionalidade da fonte pagadora ou da origem dos bens, produtos da renda (ou seja, com clara adoção da extraterritorialidade).