Ilícito Tributário Flashcards

1
Q

O art. 9º, §2º, da Lei 10.684/2003 trouxe a possibilidade de o pagamento integral do tributo suprimido ou reduzido, inclusive acessórios, extinguir a punibilidade

A

ATENÇÃO: O STJ mudou o posicionamento e entende que o pagamento do tributo devido NÃO extingue a punibilidade do crime de descaminho, já que atualmente se entende que o descaminho é crime FORMAL e não material

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Súmula vinculante 24 STF: NÃO se tipifica crime material contra a ordem tributária, previsto no art. 1º, incisos I a IV, da Lei nº 8.137/90, antes do lançamento definitivo do tributo

A

STJ: Admite-se a mitigação da Súmula Vinculante n. 24/STF nos casos em que houver embaraço à fiscalização tributária ou diante de indícios da prática de outras infrações de natureza não tributária.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e qualquer acessório, mediante as seguintes condutas: I - omitir informação, ou prestar declaração falsa às autoridades fazendárias; O delito em questão resta caracterizado quando a ação ou a omissão do agente impeça ou dificulte a quantificação da dívida tributária

A

Assim, não é necessário fraudar a Fazenda Pública, mas somente que a conduta enganadora do agente acarrete uma efetiva supressão ou diminuição do tributo, ou seja, prescinde de eventual fraude ou falsidade, tendo a omissão/supressão condição necessária para caracterização do crime

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

NÃO ESTÁ AUTORIZADO A, MANU MILITARI, DECRETAR A QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO

A

O Tribunal de Contas da União não está autorizado a, manu militari, decretar a quebra de sigilo bancário e empresarial de terceiros, medida cautelar condicionada à prévia anuência do Poder Judiciário, ou, em situações pontuais, do Poder Legislativo. Precedente: MS 22.801, Tribunal Pleno, Rel. Min. Menezes Direito, DJe 14.3.2008

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Na apropriação indébita tributária se configura quando há a retenção do tributo devido, mediante fraude, mas não repassado ao Fisco, com o intuito de se apropriar indevidamente dos valores.

A

Já o crime de sonegação consiste no ato de deixar de declarar ou mentir para as autoridades fiscais, no intuito de não pagar ou pagar menos impostos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A declaração feita nos livros e documentos empresariais é irrelevante para a consumação do crime contra a ordem tributária previsto no artigo 2° da Lei n.° 8.137/90.

A

Assim, a consumação do crime ocorre com o NÃO RECOLHIMENTO DO TRIBUTO no prazo legal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Conforme o Código Tributário Nacional e a jurisprudência do STF, é VEDADA DIVULGAÇÃO, por parte da fazenda pública, de informações dos contribuintes relativas a

A

movimentação bancária.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

EM SEDE DE CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTÁRIA, NÃO SE COGITA DA EXISTÊNCIA DA MODALIDADE CULPOSA

A

Os tipos penais da lei dos crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo são, de regra, dolosos; todavia, em sede de crimes contra a ordem tributária, não se cogita da existência da modalidade culposa, encontrada na referida legislação apenas em alguns tipos relativos aos crimes contra as relações de consumo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Art. 138. A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo devido e dos juros de mora, ou do depósito da importância arbitrada pela autoridade administrativa, quando o montante do tributo dependa de apuração.

A

Parágrafo único. Não se considera espontânea a denúncia apresentada após o início de qualquer procedimento administrativo ou medida de fiscalização, relacionados com a infração.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

EXCEPCIONALMENTE, A JURISPRUDÊNCIA DO STF ADMITE QUE SE INICIE A PERSECUÇÃO PENAL ANTES DE ENCERRADO O PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO, NOS CASOS DE EMBARAÇO À FISCALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA OU DIANTE DE INDÍCIOS DA PRÁTICA DE OUTROS DELITOS, DE NATUREZA NÃO FISCAL.

A

Não obstante a jurisprudência pacífica quanto ao termo inicial dos crimes contra a ordem tributária, o Supremo Tribunal Federal tem decidido que a regra pode ser mitigada de acordo com as peculiaridades do caso concreto, sendo possível dar início à persecução penal antes de encerrado o procedimento administrativo, nos casos de embaraço à fiscalização tributária ou diante de indícios da prática de outros delitos, de natureza não fiscal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

SÚMULA VINCULANTE 24 – NÃO SE TIPIFICA CRIME MATERIAL CONTRA A ORDEM TRIBUTÁRIA, PREVISTO NO ART. 1º, INCISOS I A IV, DA LEI 8.137/90, ANTES DO LANÇAMENTO DEFINITIVO DO TRIBUTO.

A

A jurisprudência desta Corte Superior é firme no sentido de que se ADMITE A MITIGAÇÃO DA SÚMULA VINCULANTE N. 24/STF nos casos em que houver embaraço à fiscalização tributária ou diante de indícios da prática de outras infrações de natureza não tributária. STJ. 6ª Turma. AgRg no HC 551422/PI, Rel. Min. Nefi Cordeiro, julgado em 09/06/2020.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Art. 2° Constitui crime da mesma natureza:

II - deixar de recolher, no prazo legal, valor de tributo ou de contribuição social, descontado ou cobrado, na qualidade de sujeito passivo de obrigação e que deveria recolher aos cofres públicos;

A

Nos crimes do art. 2º, II, da Lei n. 8.137/1990, é possível a exclusão da culpabilidade por inexigibilidade de conduta diversa se ficar comprovada nos autos a crise financeira da empresa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

DE ACORDO COM A LEI N.º 8.137/1990, CASO O JUIZ VERIFIQUE ONEROSIDADE EXCESSIVA DAS PENAS PECUNIÁRIAS RELATIVAS AOS CRIMES PRATICADOS CONTRA A ORDEM TRIBUTÁRIA, ELE PODERÁ REDUZI-LAS, NO MÁXIMO, ATÉ A DÉCIMA PARTE.

A

Art. 10. Caso o juiz, considerado o ganho ilícito e a situação econômica do réu, verifique a insuficiência ou excessiva onerosidade das penas pecuniárias previstas nesta lei, poderá diminuí-las até a décima parte ou elevá-las ao décuplo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

AUSÊNCIA DE CONTUMÁCIA

A

A ausência de contumácia no não recolhimento do ICMS em operações próprias conduz ao reconhecimento da atipicidade da conduta. (STJ. 6ª Turma. AgRg no REsp 1.867.109-SC, Rel. Min. Laurita Vaz, por unanimidade, julgado em 25/08/2020) [inf.679]

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

APROPRIAÇÃO INDÉBITA TRIBUTÁRIA É PRÓPRIO

A

O crime de apropriação indébita tributária é próprio, de forma que somente pode ser cometido por quem detenha a condição de sujeito passivo da obrigação tributária, seja como contribuinte ou responsável tributário.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Lei n.º 8.137/1990, art. 3° Constitui CRIME FUNCIONAL CONTRA A ORDEM TRIBUTÁRIA, além dos previstos no Código Penal:

A

III - patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração FAZENDÁRIA, valendo-se da qualidade de funcionário público. Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

17
Q

Patrocinar (D/I) -> Interesse (privado) -> ADM PÚBLICA -> ADVOCACIA ADM (DETENÇÃO)

A

Patrocinar (D/I) -> Interesse (privado) -> ADM FAZENDÁRIA -> C/ Ordem Tributária (RECLUSÃO)

18
Q

Para fins de crimes de sonegação fiscal que envolvam tributos estaduais ou municipais, deve ser analisado se há lei estadual ou municipal dispensando a execução fiscal no caso de tributos abaixo de determinado valor.

Esse será o parâmetro para a insignificância.

os juros, a correção monetária e eventuais multas de ofício que incidem sobre o crédito tributário quando ele é cobrado em execução fiscal NÃO devem ser considerados para fins de cálculo do princípio da insignificância.

STJ. 5ª Turma. RHC 74.756/PR, Rel. Min. Ribeiro Dantas, julgado em 13/12/2016.

A

é aplicável aos tributos de todos os entes federativos, desde que haja norma estadual ou municipal estabelecendo os parâmetros de aferição,
desconsiderados os juros e a multa.

19
Q

Art. 198 § 3 NÃO é vedada a divulgação de informações relativas a:

A

I – representações fiscais para fins penais; II – inscrições na Dívida Ativa da Fazenda Pública; III - parcelamento ou moratória; e IV - incentivo, renúncia, benefício ou imunidade de natureza tributária cujo beneficiário seja pessoa JURÍDICA.

20
Q

Carece de justa causa a ação penal quanto ao crime contra a ordem tributária, caso a denúncia não esteja lastreada em decisão administrativa conclusiva concernente à investigação de sonegação fiscal, sendo cabível, na espécie, habeas corpus com o fim de trancamento da ação penal.

A

Não se tipifica crime material contra a ordem tributária, previsto no art. 1º, incisos I a IV, da Lei 8.137/1990, antes do lançamento definitivo do tributo.

21
Q

Os crimes contra a ordem tributária não são punidos a título de culpa

A

Atente o leitor para o fato de que os crimes contra as relações de consumo previstos nos incisos II, III e IX do art. 7º da Lei 8.137/90 são puníveis tanto a título de dolo quanto a título de culpa (Lei 8.137/90, art. 7º, parágrafo único).