HIV e AIDS Flashcards
Quais as características virológicas do HIV?
É um retrovírus (vírus de RNA que precisa infectar a célula humana e ter seu RNA transcrito em DNA para atuar). Apresenta 3 enzimas importantes: transcriptase reversa (produz DNA viral à partir do RNA viral), integrase (integra o DNA viral ao DNA da célula) e protease (sintetiza as proteínas virais). Além disso, ele apresenta um envelope externo que é a membrana plasmática da célula infectada.
Quais os tipos de HIV?
HIV-1: Brasil e mundo.
HIV-2: África.
Como é o ciclo reprodutivo do HIV?
Infecta a célula através da ligação de uma proteína à molécula CD4 (por isso a principal célula infectada é a CD4. Outras: macrófago e Langerhans). Após isso, há a transcrição do DNA viral, que irá adentrar no núcleo da célula e ter seu material genético integrado ao material da célula pela enzima integrase. A protease irá, então, clivar as proteínas para sua forma ativa e o vírus irá deixar a célula levando parte de sua MP, o que levará à LISE DA CÉLULA!!!
O que é necessário para que o HIV infecte as células?
Que elas estejam ATIVADAS. Isso pois, senão, o DNA viral não será integrado ao DNA da célula.
Qual o evento principal na fisiopatologia do HIV?
A queda na contagem de células T CD4 por destruição delas durante a replicação do vírus.
O que a perda dos LyT CD4 promove para o organismo?
Promove o aparecimento de infecções (as que qualquer pessoa saudável pode ter e as que só ocorre na IMSP, ditas oportunistas) e neoplasias OPORTUNISTAS).
Como é a infecção primária pelo HIV e sua disseminação inicial? Quais fatores favorecem a infecção primária?
O vírus, uma vez inoculado, procura os LyT CD4 para infectar, porém estes devem estar em sua forma ativada, o que faz com que, situações que ativam os LyT CD4 na região, como ISTs, aumentem o risco de transmissão do HIV. Esses vírus alcamçam os linfonodos e a replicação torna-se exponencial, alcançando bilhões de cópias e a circulação, atingindo todos os órgãos e tecidos. Essa amplificação inicial será freada pela resposta imune, fazendo um controle PARCIAL da viremia, alcançando uma viremia basal.
Qual a importância da viremia basal na HND do HIV?
A viremia basal, atingida após cerca de 6m-1a da infecção, é um fator de extrema importância prognóstica, pois reflete a capacidade de o sistema imune do hospedeiro em atingir um equilíbrio com o vírus, é o set point viral. Quanto maior o set point, pior. Portanto, a CV no momento inicial da infecção NÃO é fator determinante para o prognóstico, mas sim a CV do equilíbrio (set point).
O que pode acontecer nesse momento inicial da infecção pelo HIV?
A síndrome retroviral aguda (SRA), que será descrita adiante.
Como a fase inicial do HIV evolui?
A depender do set point viral, a pessoa irá evoluir para AIDS em alguns anos ou nunca (controladores de elite). Porém até lá, ele estará na fase assintomática (fase de latência clínica).
A fase de latência clínica apresenta latência viral?
NÃO!!! Não existe latência viral na infecção pelo HIV, sendo que, mesmo que muito pouco, sempre haverá algum grau de replicação viral.
Por que nosso organismo é incapaz de erradicar o HIV?
Pois o HIV é um vírus extremamente MUTAGÊNICO, em grande parte pela baixa fidedignidade da transcriptase reversa, que permite a grande e rápida aquisição de mutações vantajosas e favoráveis, podendo criar, até em um mesmo indivíduo, diversas sub-espécies do HIV, fazendo com que o organismo não seja capaz de criar uma resposta adequada para todos os tipos de subespécies. Além disso, as células que deveriam eliminar o HIV são os alvos dele, fazendo com que, quanto mais LyT CD4 seja produzido para eliminá-lo, mais substrato haverá para ele se replicar.
Como a fase assintomática do HIV evolui nos indivíduos que não estão em TARV?
Evoluem, ineroxavelmente, para um estado de IMSP profunda (CD4 < 350), permitindo o aparecimento de infecções e neoplasias oportunistas.
O que são os indivíduos não progressores (controladores) e os controladores de elite?
Não progressores: são aqueles que são infectados pelo HIV há > 10 anos, não usam TARV e mantém uma contagem de CD4 relativamente estável e baixa, porém acabam evoluindo, invariavelmente, para queda progressiva do CD4.
Controladores de elite: permanecem assintomáticos, com CD4 normal e com controle excelente da CV sem TARV ao longo do tempo.
Esquematize a HND da infecção pelo HIV.
Infecção inicial com enorme replicação viral e queda abrupta do CD4, durando 6m-1a, onde a resposta imune é capaz de entrar em equilíbrio, determinando o set point viral, sendo a fase assintomática ou de latência clínica, permanecendo nela por anos e anos (a depender do set point viral), até que CD4 < 350 e uma IMSP profunda se instale, permitindo o aparecimento das infecções e neoplasias oportunistas que irão levar o paciente ao óbito.
Quando tempo leva para ocorrer a soroconversão do HIV?
30 dias.
Como o HIV afeta o sistema imune do hospedeiro?
Além da IMSP causada pela queda do CD4, o HIV promove ativação contínua do sistema imunoinflamatório do organismo e também de forma exagerada. O faator mais determinante disso é o GALT: é o tecido linfoide associado à mucosa GI. Esse tecido é infectado no início da infecção pelo HIV e sendo rapidamente destruído. Isso pois apresenta várias células CD4 ativadas. A destruição desse tecido permite a maior translocação bacteriana, sustentando a resposta inflamatória crônica.
Quais as consequências do estado de inflamação crônica promovido pelo HIV?
Ocorre diversas lesões em órgãos e tecidos pela inflamação crônica, como aterosclerose, osteoporose, câncer, DM, DRC, hepatopatia crônica e disfunção neurocognitiva.
Quais as consequências do HIV para o sistema imune humoral?
Ocorre a estimulação generalizada desse sistema, promovendo uma hipergamaglobulinemia policlonal e até mesmo a síntese de AUTOANTICORPOS, podendo ocorrer plaquetopenia, artrite, neurite ou até mesmo exacerbar uma dç autoimune de base.
Qual a relação da replicação do HIV com outras infecções (oportunistas ou não)?
Qualquer infecção promove ativação de células CD4, permitindo MAIOR REPLICAÇÃO DO VÍRUS, o que é a transativação heteróloga do HIV. 2 comuns são a TB e a malária.
O que sao os santuários imunológicos do HIV?
São locais do corpo em que os elementos do sistema imune são impedidos de entrar para erradicar o HIV, sendo verdadeiros reservatórios do vírus. Ex: SNC.
O HIV pode fazer uma infecção latente? Explique.
Sim. Em algumas células, o material genético do vírus permanece ligado ao DNA da célula porém sem replicação ativa (latência pós-integração), estando fora do alcance da TARV!!! No entanto, a qualquer momento, pode se reativar e voltar a se replicar. Por isso a TARV não cura a infecção pelo HIV!!!
Quais as formas de transmissão do HIV?
Sexual, sangue, hemoderivados e tecidos e transmissão vertical (intrautero, intraparto ou AM).
Qual a principal via de transmissão do HIV?
Pelo sexo HETEROSSEXUAL.