Endocardite Infecciosa Flashcards
O que é a EI?
É uma INFECÇÃO do endotélio do coração.
*Existem outras formas de endocardite que não são infecciosas.
Qual a lesão característica da EI?
A vegetação, sendo uma lesão composta por plaquetas, fibrina e microrganismos e células inflamatórias que ficam aderidos ao endotélio miocárdico.
Quais as regiões mais acometidas pela EI?
As principais são as valvas cardícas, porém pode acometer defeitos septais, cordas tendíneas e o endocárdio mural lesado (eg, cabo de marca passo).
O que é a endarterite infecciosa?
É a infecção do endotélio de derivações arteriovenosas, como shunts (ducto arterioso patente) e locais de estreitamento da aorta (CoAo). A clínica é idêntica à EI.
Quais as classificações da EI? Explique.
De acordo com o QC:
- Aguda: quadro de instalação mais rápida, evoluindo em dias, com o paciente mais toxêmico e causada principalmente pelo S. aureus. São mais comuns os êmbolos sépticos e evolui para óbito rapidamente.
- Subaguda: quadro mais insidioso e arrastado, com evolução de semanas, menos sintomática e geralmente causada por outros germes que não são o S. aureus.
Qual a epidemiologia da EI?
Os grandes fatores de risco são: usuários de drogas EV (!!!), CC, idosos com lesões valvares, valvas metálicas (!!!), outras lesões do endotélio miocárdico e o paciente altamente invadido (CVC, devices intracardíacos, etc).
Como a EI em valvas protéticas é classificada?
Em função do tempo decorrido da troca valva: precoce (< 2m), intermediário (< 1a) e tardia (> 1a).
Qual o principal agente etiológico da EI?
Depende do país avaliado: subdesenvolvidos (e Brasil) é o Strepto viridans, enquanto que nos desenvolvidos (EUA) é o S. aureus.
O que influencia no agente etiológico da EI?
Os fatores de risco que o paciente apresenta.
Quais os principais agentes etiológicos da EI SUBAGUDA em valva nativa não usuário de droga EV?
O grande causador é o Strepto do grupo viridans (sanguis, mutans, mitior, intermedis). Outros: Stafilo, Enterococo (CGP, podendo ser o faecalis ou faecium). S. gallolyticus e o grupo HACEK (Haemophilus, Actinobacilus, Cardiobacterium, Eikenella e Kingella).
Qual a microbiologia do S. viridans? Qual seu FR?
É um strepto alfa-hemolítico que coloniza a cavidade oral de indivíduos saudáveis, fazendo com que o grande FR para a EI por ele seja a manipulação oral (extração dentária).
Qual a fisiopatólogia da EI por S. viridans?
Há algum fator que promova uma bacteremia transitória (extração dentária) por esse microrganismo associada a uma LESÃO PRÉVIA DO ENDOTÉLIO CARDÍACO.
Quais os FR para EI por Enterococos?
As manipulações do TGU.
Quais os FR para EI por S. gallolyticus (antigo S. bovis)? Qual a importância dele?
O câncer colorretal promovendo a translocação dessa bactéria. Isso faz com que qualquer EI por esse agente obrigue a investigação do CCR.
Quais os principais agentes etiológicos na EI aguda de valva nativa em não usuário de droga EV?
O S. aureus é o GRANDE causador da EI AGUDA. Outros: Enterococo e pneumococo.
Qual a origem do S. aureus causando a EI?
Da flora cutânea.
Qual a peculiaridade da EI por pneumococo?
Geralmente acomete alcoólatras com pneumonia ou meningite ou crianças. Acomete principalmente a aórtica e evolui rapidamente para ICA. A tríade pneumonia + meningite + endocardite é a tríade de Austrian.
Quais os principais agentes etiológicos da EI em usuários de drogas EV? Por quê?
O S. aureus, pois há a contaminação da agulha por esse patógeno. A principal valva acometida é a tricúspide.
Qual a fisiopatologia da EI por S. aureus?
Por ser uma bactéria extremamente virulenta, não há necessidade de uma lesão prévia para ocorrer a EI por ela. No entanto, em usuários de droga EV, as substâncias injetadas auxiliam no desenvolvimento da EI por serem diretamente lesivas ao endocárdio.
Qual a consequência dos êmbolos sépticos formados no coração direito?
A metastização da infecção para os pulmões, promovendo a formação de diversos focos de pnm necrosante e/ou abcessos pulmonares bilaterais.