Fisiologia do Ciclo Menstrual Flashcards
Propriedades de coagulação do sangue menstrual
O sangue menstrual não tem fibrinogênio e tem propriedades fibrinolítcas (coágulos não são normais).
O sangramento da menstruação para quando o endométrio acaba e o útero fecha as artérias.
Quais os parâmetros normais da menstruação (duração, volume, ciclo)
Duração de 3 a 7 dias, com volume de 30 a 80 mL e ciclos variando de 24 a 35 dias (sendo 28 o mais comum). Cada mulher tem um tempo diferente para que o folículo amadureça e possa ovular (a segunda fase é de 14 dias, mais estável em termos de duração)
Hipermenorreia
Volume aumentado (>80mL) Alguns autores definem hipermenorreia como duração da menstruação aumentada (>7 dias)
Hipomenorreia
Volume diminuído (<30ml)
Alguns autores colocam como redução da duração da menstruação (dura 1 ou 2 dias)
Menorragia
Sangramento bem excessivo dentro do período menstrual (obrigatoriamente), pode ser em volume ou duração (a questão é que sangrou grande quantidade na menstruação)
Polimenorreia
possui várias menstruações, mais de 12 por ano (os ciclos são curtos, com menos de 24 dias, e por isso, frequentes)
Ação do hipotálamo no eixo hip-hip-ovário (secreção hormal, regulação)
- Produz GnRH, que é liberado de forma PULSÁTIL: na primeira fase do ciclo é liberado com alta frequência e baixa amplitude; na segunda fase o contrário.
- Libera DO, que inibe a secreção de GnRH do próprio hipotálamo (chamado de feedback negativo de alça ultra-curta, é um mecanismo do hipotálamo de se auto-regular quanto a secração de GnRH)
- Libera NE, que estimula a secreção de GnRH do próprio hipotálamo (chamado de feedback positivo de alça ultra-curta, assim como a DO, ajuda a explicar a influencia das emoções no ciclo menstrual)
- Possui feedback de alça ultra-curta (NE e DO secretados por ele mesmo)
- Feedback negativo de alça curta (o FSH e LH da hipófise inibem a secreção de GnRH, na primeira metade do ciclo),
- Feedback positivo de alça curta, na fase ovulatória, quando o estrogênio passa de 200 pg/mL (e se mantem por 50hrs), o feedback negativo que o FSH e o LH da hipófise causam sobre o hipotálamo se inverte e se torna positivo, estimulando o hipotálamo a fazer o pico de LH e FSH
- Feedback de alça longa (estrogênio e progst atuando no hipotálamo, negativo na menstruação e positivo na fase ovulatória)
Secreção da hipófise (relacionado ao ciclo menstrual) e onde estão os receptores.
FSH e LH
Os receptores de FSH fica nas células da granulosa, em especuial na primeira fase do ciclo (na membrana das células)
Os receptores de LH ficam nas células da teca e nas células da granulosa após a luteinização (na segunda fase do ciclo). Também ficam na membrana celular.
Folículo Primordial
Os folículos primordiais (formados durante a vida fetal) consiste em um oócito primário envolvido por uma única camada de células foliculares achatadas
Folículo Primário
Este folículo começa a surgir após a puberdade, por ação dos hormônios, quando se inicia o ciclo sexual.
As células foliculares se dividem por mitose formando uma camada única de células cubóides e neste momento, o folículo passa a ser chamado de folículo primário unilaminar.
A proliferação das células foliculares continuam dando origem à um epitélio estratificado conhecido como camada granulosa, sendo que o folículo passa a receber o nome de folículo primário multilaminar ou folículo pré-antral.
Ao redor do oócito, é secretada uma camada de glicoproteínas, denominada zona pelúcida.
Folículo antral/graaf
Este folículo é bastante grande e se caracteriza pelo aparecimento de um espaço intercelular denominado de ANTRO, que está preenchido por líquido folicular. A camada de células foliculares que circunda o ovócito é a corona radiata. O ovócito se torna secundário momentos antes da ovulação. Ele é também chamado de Folículo Maduro ou Folículo Antral.
Geralmente, durante cada ciclo menstrual, um folículo cresce muito mais do que os outros, tornando-se o folículo dominante, que pode vir a alcançar o estágio mais desenvolvido e ovular, passando a ser chamado de folículo de Graaf ou folículo ovulatório. (grraf=pré-ovulatório)
Unidade funcional do ovário
Hormônios produzidos pelo ovário
estradiol, estrona, androstenediona, testosterona, progesterona, peptídeos gonadais
Por que ocorre uma inversão no feedback do hipotálamo antes do pico ovulatório
A inversão do feedback ocorre quando, durante a primeira fase (sobre ação do FSH), os folículos produzem estrogênio suficiente para chegar a concentração de 200 pg/Ml por pelo menos 50hrs.
Duração média da fase folicular
10 a 14 dias, do primeiro dia da menstruação até o pico de LH
Recrutamento e preparação dos folículos pelo ovário
Todo ciclo o ovário recruta em torno de 1000 folículos.
Esses são folículos primordiais, que no ciclo ANTERIOR, começam a se desenvolver (não se saber porque). Esses 1000 vão se desenvolvendo, alguns viram folículos primários e alguns desses vão chegar a fase pré-antral (em média 15 a 30 folículos chegam até aqui), e tudo isso ocorre no ciclo anterior.
Então, no primeiro dia da menstruação, a mulher tem de 15 a 30 folículos pré-antrais, que agora vão sofrer influência do FSH, e um vai chegar a folículo ovulatório.
Lembrando que os folículos primordiais já tem células da teca, e com isso, na segunda fase do ciclo anterior (quando eles são recrutados e começam a se desenvolver), essas células vão responder ao LH e produzir/acumular androstenediona e testosterona. Os folículos que vão desempenhando melhor essa atividade vão sendo escolhidos.
Quando aparecem as células da teca
No folículo primário, o primordial não tem
Como são os escolhidos os folículos que vão se desenvolver após o recrutamento?
Os folículos primordiais já tem células da teca, e com isso, na segunda fase do ciclo anterior (quando eles são recrutados e começam a se desenvolver), essas células vão responder ao LH e produzir/acumular androstenediona e testosterona. Os folículos que vão desempenhando melhor essa atividade vão sendo escolhidos (inibinaB) (o folículo que fez mais aromatizações).
Por volta do 5 a 7 dia da menstruação, já temos um folículo dominante, e apartir dali os outros vão atrofiar
Respostas das células da teca aos hormonios sexuais
As células da teca possuem receptores de LH na membrana, que estimulam a conversão de colesterol em androstenediona e testosterona (que serão utilizados pelas células da granulosa para produzir estrogênio e progesterona)
Resposta das células da granulosa ao hormonios sexuais
Antes da Luteinização: possuem receptores de FSH na membrana celular, que ativam a enzima aromatase (por AMPc), que converte os hormônios masculinos produzidos pela teca em estrogênios (estrona, estradiol…). (lembrando que os folículos são recrutados no ciclo anterior e já produziram baste hormônios masculinos)
Após a luteinização: essas células passam a expressar receptores de LH na membrana e a responder a ele. Passa então a sintetizar progesterona
Qual principal estímulo para ovulação?
Pico de LH
Como se dá a gametogênese feminina (meiose do óvulo) e sua relação com o ciclo menstrual
Na vida uterina a mulher tem as ovogônias, que vão começar o processo de meiose mas vai parar na prófase I.
Com o pico de LH, esse ovócito vai ser estimulado a retomar a meiose, mas agr para em metáfase II, e o primeiro corpúsculo polar é formado.
O ovócito só completa a meiose agora mediante fecundação.
Todo mês o óvulo entra na trompa?
Não, mas na maioria das vezes sim.
Que substância mantém a vida do corpo lúteo por mais de 14 dias e impede sua atrofia
Beta HCG, que prolonga a vida do corpo lúteo mantendo aquele corpo lúteo produzindo a progesterona.
Quanto tempo demora desde a fecundação até a nidação?
6-7 dias
Qual a relação entre a progesterona e o FSH ?
A progesterona faz um feedback negativo
com o FSH e o FSH vai lá para baixo. (A pílula funciona por conter progesterona, que não deixa o FSH subir, e se o FSH não sobe o folículo não cresce).
No final do ciclo, com a atresia do corpo lúteo, a progesterona cai (e faz o endométrio colapsar) e assim permite que o FSH suba novamente