ET5 APOSTILA 2 Flashcards
As necropsias, independentemente de sua motivação, devem ser realizadas em local específico e os animais e seus resíduos serão destinados nos termos do disposto no RIISPOA e nas normas complementares
VERDADEIRO, INDEPENDENTE
Segundo o RIISPOA, o queijo provolone pode ser denominado caccio-cavalo, fresco ou curado, quando apresentar formato arredondado ou piramiforme.
queijo provolone é o queijo obtido por meio da coagulação do leite pasteurizado com coalho ou com outras enzimas coagulantes apropriadas, complementada ou não pela ação de bactérias lácticas específicas, com a obtenção de uma massa filada, não prensada, que pode ser fresco ou maturado.
De acordo com o RIISPOA, entende-se por leite, sem outra especificação, o produto oriundo da ordenha completa, ininterrupta, em condições de higiene, de vacas ou outros animais, bem alimentados e descansados.
NÃO É DE OUTROS ANIMAIS
E SIM DA VACA SADIAS!!!
Em relação ao Sarcocystis spp (sarcocistose), entende-se por infecção leve a presença de cistos localizados em um único ponto da carcaça ou do órgão, devendo a carcaça ser destinada ao cozimento, após remoção da área atingida.
INFECÇÃO LEVE EM UM ÚNICO PONTO
a carcaça ser destinada ao cozimento, após remoção da área atingida.
Segundo o RIISPOA, o processo de esterilização comercial deve assegurar um valor de F0 igual ou maior que três minutos ou a redução de doze ciclos logarítmicos (12 log10) de Clostridium botulinum.
VERDADEIRO!
As carcaças de animais com lesões cardíacas devem ser condenadas ou destinadas ao tratamento pelo calor, sempre que houver repercussão no seu estado geral, a critério do SIF.
As carcaças de animais com lesões cardíacas devem ser condenadas ou destinadas ao tratamento pelo calor, sempre que houver repercussão no seu estado geral, a critério do SIF.
Em relação à inspeção de suínos, entende-se por infecção intensa a presença de cinco ou mais cistos, viáveis ou calcificados, localizados em locais de eleição examinados nas linhas de inspeção, adicionalmente à confirmação da presença de três ou mais cistos nas massas musculares integrantes da carcaça, após a pesquisa mediante incisões múltiplas e profundas em sua musculatura (paleta, lombo e pernil).
na infecção intensa, existe a presença de dois ou mais cistos, viáveis ou calcificados, localizados em locais de eleição examinados nas linhas de inspeção, adicionalmente à confirmação da presença de dois ou mais cistos nas massas musculares integrantes da carcaça..
De acordo com o RIISPOA, tratando-se de pescado, são considerados miúdos: língua, coração, moela, fígado, ovas e bexiga natatória, respeitadas as particularidades de cada espécie.
CORRETO
LCMFOB
As carcaças com infecção intensa por Sarcocystis spp (sarcocistose) devem ser destinadas aproveitamento condicional desta para esterilização pelo calor, depois de removidos e condenados os órgãos atingidos.
DEVEM SER CONDENADAS
É proibido o chamuscamento de suídeos com escaldagem e depilação prévias
SEM ESCLADAGEM E DEPILAÇÃO
PRÉVIA
Nos estabelecimentos de abate em que não seja possível separar o material condenado oriundo do Departamento de Inspeção Final e das linhas de inspeção de post mortem do material condenado pelo estabelecimento nas demais operações industriais, a certificação sanitária fica dispensada e o trânsito desses produtos será respaldado pela declaração de condenação emitida pelo estabelecimento
CORRETO
No caso de bovinos e dos equinos, reagentes positivos ou não reagentes a testes diagnósticos para brucelose, apresentarem lesão localizada na inspeção post mortem, devem ser condenados os órgãos, o úbere, o trato genital e o sangue.
OCORRELIBERAÇÃO, MAS A
QUESTÃO PERGUNTAVA SOBRE
OS ORGÃOS, QUE SIM DEVE, SER CONDENADOS.
Os derivados lácteos fabricados com leite que não seja de vaca devem possuir em sua rotulagem a designação da espécie que lhe deu origem, exceto para os produtos que, em função da sua identidade, são fabricados com leite de outras espécies que não a bovina
CORRETO!
Segundo o RIISPOA, caseína láctea é o produto lácteo resultante da precipitação pelo calor das albuminas solúveis do soro oriundo da fabricação de queijos ou de caseína.
ESSA DEFINIÇÃO É DA
LACTOALBUMINA E NÃO
CASEÍNA LÁCTEA
As espécies de abate de pescado, incluindo os anfíbios e os répteis, devem ser submetidos à inspeção ante mortem.
SOMENTE !!!
ANFÍBIOS E RÉPTEIS.
É defesa a insuflação dos pulmões para atender às exigências de abate segundo preceitos religiosos.
CUIDADO A PALAVRA DEFESO É
PROIBIDO.
POIS A LEGISLAÇÃO PERMITE A
INSUFLAÇÃO PARA PRECEITOS
RELIGIOSOS.
Na venda direta ao consumidor final, é vedado o uso do mesmo rótulo para mais de um produto.
CORRETO!
O Serviço de Inspeção Federal deve dispor de mecanismos de controle para assegurar a rastreabilidade das matérias-primas e dos produtos, com disponibilidade de informações de toda a cadeia
ESSE DEVER É DO ESTABELECIMENTO E NÃO DO SIF!
O Serviço de Inspeção Federal é responsável por garantir a identidade, a qualidade e a rastreabilidade do pescado, desde sua obtenção na produção primária até a recepção no estabelecimento, incluído o transporte.
ESSE DEVER É DO ESTABELECIMENTO E NÃO DO SIF!
É facultado ao interessado requerer ao SIF a análise fiscal da amostra de prova, nos casos em que couber, no prazo de quarenta e oito horas, contado da data da ciência do resultado.
ERRO DA QUESTÃO ESTÁ
QUE A ANÁLISE É PERICIAL E
NÃO FISCAL DA AMOSTRA DE
CONTRAPROVA.
Os queijos elaborados a partir de processo de filtração por membrana podem utilizar em sua denominação de venda o termo queijo, porém sem fazer referência a qualquer produto fabricado com tecnologia convencional.
CORRETO!