ET5 Flashcards
APOSTILA 4
Plano Internacional de Agroecologia e Produção Orgânica oferece diversas medidas de apoio aos agricultores, como crédito rural, assistência técnica e extensão rural.
Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) visa incentivar a adoção de práticas agroecológicas e da produção orgânica na agricultura brasileira e oferece diversas medidas de apoio aos agricultores, como crédito rural, assistência técnica e extensão rural.
O ZARC será custeado por dotações orçamentárias da União consignadas semestralmente aos órgãos e às entidades envolvidos no programa, observados os limites de movimentação, de empenho e de pagamento fixados.
O ZARC será custeado por dotações orçamentárias da Uniao declaradas anualmente e não semestralmente.
O órgão licenciador pode, ocasionalmente, solicitar documentações pertinentes a aspectos sanitários, incêndio, entre outros, que não são diretamente relacionados a fatores ambientais, mas que se mostram importantes ao licenciador habilitado.
CERTO
A rastreabilidade é assegurada pelo registro de informações detalhadas sobre a origem e destino dos alimentos, utilizando um código único para cada lote produzido.
CERTO
O OEDSV é responsável pela execução da política internacional de Defesa Sanitária Vegetal.
OEDSV atua como executor e normatizador da política estadual de Defesa Sanitária Vegetal, não internacional
A Cadeia Produtiva de Produtos Vegetais Frescos envolve um conjunto de etapas críticas, desde a produção até a comercialização, para assegurar a qualidade orgânica e a segurança dos produtos.
CERTO
O Ministério do Meio Ambiente é o principal órgão do governo federal responsável pela formulação e implementação das políticas públicas para o setor agropecuário
O MAPA é o principal órgão do governo federal responsável pela formulação e implementação das políticas públicas para o setor agropecuário, atuando em diversas áreas, como pesquisa agropecuária, defesa sanitária vegetal e animal, desenvolvimento rural, e comercialização de produtos agrícolas.
Um dos objetivos do Acordo de Paris é reforçar as emissões globais de gases de efeito estufa (GEE) a partir de 2020.
REDUZIR E NÃO REFORÇAR!
O desenvolvimento ambiental busca conciliar a produção agrícola e pecuária com a preservação ambiental e a justiça social.
O desenvolvimento ambiental busca conciliar a produção agrícola e pecuária com a preservação ambiental e a justiça social. Isso significa garantir a viabilidade econômica das atividades rurais no presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades.
A sustentabilidade deve gerar desenvolvimento econômico e bem-estar das gerações presente e envolvendo pilares ambiental, social e econômico.
A sustentabilidade é o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atenderem às suas próprias necessidades. Ela envolve três pilares: ambiental, social e econômico.
A avaliação de impacto ambiental (AIA) tem como finalidade identificar, avaliar e prever possíveis impactos negativos que determinado empreendimento pode causar.
Nem todo empreendimento que utilize recurso ambiental causará apenas impacto negativo, pois existem sistemas de produção que podem trazer benefícios ao meio ambiente ou à comunidade. Portanto, a AIA visa identificar, prever e avaliar os impactos ambientais positivos e negativos, bem como propor medidas para mitigar os impactos negativos e potencializar os positivos.