ET3 Flashcards
APOSTILA2
Práticas como monocultura e uso excessivo de pesticidas em agroecossistemas podem aumentar a vulnerabilidade das culturas a doenças, diferentemente de sistemas com maior biodiversidade, como policultura.
CERTO
A fitopatologia é o ramo da agronomia que se dedica ao estudo das doenças das plantas.
CERTO
Uma doença em plantas pode ser diferenciada de uma injúria por apresentar caráter momentâneo
A doença em plantas se caracteriza por um processo contínuo e pode ser diferenciada de uma injúria, que tem caráter momentâneo, causado por fatores não-vivos.
Pragas não regulamentadas são formalmente reconhecidas como ameaças fitossanitárias e requerem intervenção regulatória específica.
Pragas não regulamentadas não são formalmente exigidas por legislação ou diretrizes fitossanitárias específicas, devido à sua avaliação atual de risco relativamente baixo.
Pragas não quarentenárias regulamentadas são aquelas cuja presença em plantas para plantio tem um impacto econômico inaceitável e são regulamentadas dentro do território da parte contratante importadora.
CERTO
A imunização em fitopatologia é comparável ao uso de variedades de plantas resistentes ou tolerantes a doenças, promovendo a resistência da planta
CERTO
Fusarium oxysporum f.sp. cubense Raça 4 Tropical é o agente etiológico da murcha de fusarium em bananas, sendo uma praga quarentenária ausente do Brasil.
CERTO
As áreas regulamentadas são definidas para aplicar regulamentações ou procedimentos fitossanitários específicos a fim de prevenir a disseminação de pragas quarentenárias.
CERTO
A resistência natural ao mal-das-folhas da seringueira na Floresta Amazônica é um exemplo de como a monocultura em agroecossistemas pode ser eficaz no controle de doenças.
A resistência natural ao mal-das-folhas da seringueira na Floresta Amazônica destaca a importância da diversidade e dispersão espacial em sistemas naturais para o controle de doenças, contrastando com os desafios enfrentados em monoculturas de agroecossistema
Tolerância é a capacidade da planta de suportar ataques de fitopatógenos sem sofrer danos significativos na produção.
CERTO