Da Prova Flashcards
O que é possível fazer caso uma testemunha se recuse a depor?
As testemunhas que não estejam abrangidas pela dispensa legítima em depor estão legalmente obrigadas a fazê-lo.
Recusando-se, incorrem em responsabilidade criminal, nos termos do 360° CP que prevê uma pena de prisão de 6 meses a 3 anos ou em pena de multa não inferior a 60 dias.
O que é, e para que serve, a extração de certidões?
A extração de certidões pode ser requerida durante o inquérito e tem como objetivo a consulta do processo e a obtenção de cópias, extratos ou certidões - 89°
Quais são os direitos e deveres das testemunhas?
Quais são as vantagens da confissão?
O que são provas proibidas? Que consequências têm?
O assistente pode prestar depoimento como testemunha?
Como a prova deve ser apreciada?
A prova e apreciada segundo as regras de experiencia e a livre convicção da entidade competente, mas deve ser sempre fundamentada a decisão, nos termos do artigo 127º
Qual a consequência de uma prova obtida mediante tortura, coação ou em ofensa da integridade física ou moral das pessoas?
As provas obtidas mediante tortura, coação ou em ofensa da integridade física ou moral das pessoas são nulas
E permitida a inquirição de testemunhas abonatórias em processo penal?
Salvo quando a lei dispuser diferentemente, antes do momento de o Tribunal proceder a determinação da pena ou da medida de segurança aplicáveis, este pode proceder a inquirição de testemunhas (abonatórias) sobre factos relativas a personalidade e ao caráter do Arguido, bem como as suas condições pessoais e a sua conduta anterior, na medida estritamente indispensável para a prova de elementos constitutivos do crime, nomeadamente da culpa do agente, ou para a aplicação de medida de coação ou de garantia patrimonial.
Com o rol de testemunhas, o arguido deve discriminar as que sejam abonatórias, as quais nao podem exceder o numero de cinco.
A “ratio” deste procedimento funda-se no bom senso/ponderação que o Tribunal faz da prova pois a testemunha abonatória tem menor peso.
Nao contribuindo para a discussão da matéria de facto, a lei quis impor um limite a este tipo de testemunhas.
O que e o depoimento indireto?
O depoimento indireto é aquele que se baseia em factos dos quais a testemunha teve conhecimento através de terceiros (o ouvir dizer).
Não traduz um método proibitivo de prova mas sim uma manifestação da prova testemunhal
E admissível como depoimento a reprodução de vozes publicas e convicções pessoais?
Nao é admissível como depoimento a reprodução de vozes ou rumores públicos.
A manifestação de meras convicções pessoais sobre factos ou a sua interpretação so é admissível quando for impossível cindi-la do depoimento sobre factos concretos, quando tiver lugar em função de qualquer ciência, técnica ou arte e quando ocorrer no estádio de determinação da sanção
Quais os deveres das testemunhas?
Salvo quando a lei dispuser de forma diferente, incumbem a testemunha os deveres de se apresentar, no tempo e no lugar devidos, a autoridade por quem tiver sido legitimamente convocada ou notificada, mantendo-se a sua disposição ate ser por ela desobrigada, de prestar juramento, quando ouvida por autoridade judiciaria, de obedecer as indicações que legitimamente lhe forem dadas quanto a forma de prestar depoimento, e de responder com verdade as perguntas que lhe forem dirigidas.
A testemunha é obrigada a responder a todas as perguntas?
A testemunha não é obrigada a responder a todas as perguntas, pois esta não é obrigada a responder quando alegar que das respostas resulta a sua responsabilização penal.
Quem está impedido de depor como testemunha?
Estão impedidas de depor como testemunhas o arguido e os co-arguidos no mesmo processo ou em processos conexos, enquanto mantiverem aquela qualidade, as pessoas que se tiverem constituído Assistentes, a partir do momento da constituição, as partes civis e os peritos, em relação as pericias que tiverem realizado.
Em caso de separação de processos, os arguidos de um mesmo crime ou de um crime conexo, mesmo que já condenados por sentença transitada em julgado, só podem depor como testemunhas se nisso expressamente consentirem.
Quem pode recusar-se a depor como testemunha?
Podem recusar-se a depor como testemunhas os descendentes, os ascendentes, os irmãos, os afins até ao 2º grau, os adotantes, os adotados e o cônjuge do arguido e quem tiver sido cônjuge do arguido ou quem, sendo de outro ou do mesmo sexo, com ele conviver ou tiver convivido em condições análogas as dos cônjuges, relativamente a factos ocorridos durante o casamento ou a
coabitação.
Em todo o caso, a entidade competente para receber o depoimento adverte, sob pena de nulidade, as pessoas referidas da faculdade que lhes assiste de recusarem o depoimento.
Imagine que no decurso de uma discussão, um individuo aponta uma caçadeira ao vizinho. A única testemunha é a esposa do agressor. Em sede de inquérito a esposa conta tudo tal qual como ocorreu. Chegados ao julgamento, o arguido remete-se ao silêncio e a esposa recusa-se a depor. Pode?
A esposa do arguido pode recusar-se a depor.
Quem pode escusar-se a depor em Tribunal?
Os ministros de religião ou confissão religiosa e os Advogados, médicos, jornalistas, membros de instituições de credito e as demais pessoas a quem a lei permitir ou impuser que guardem segredo podem escusar-se a depor sobre os factos por ele abrangidos
O arguido presta juramento?
O arguido nao presta juramento em caso algum