Crimes de Responsabilidade Flashcards
Qual é o sentido da expressão “crimes de responsabilidade”?
Crimes de responsabilidade é expressão utilizada com mais de um sentido no nosso ordenamento jurídico. Ele pode ser usado como sentido comum, como fazendo referência a um crime de natureza comum, julgado pelo Poder Judiciário, acarretando a possibilidade de aplicação de pena privativa de liberdade ou pena de natureza criminal e suas respectivas consequências; mas ele também pode ser utilizado, ou essa expressão também pode ser utilizada, no seu sentido político.
O que são crimes de responsabilidade no seu sentido político?
Infrações no desempenho de mandato
Servidores públicos, que não têm mandato, não podem cometer tais crimes
No aspecto político, crimes de responsabilidade são considerados atos ilícitos. São infrações político-administrativas cometidas por alguns agentes políticos, não todos os agentes políticos, no desempenho do seu mandato, como regra, essa infração é praticada no desempenho de um mandato.
Então, um servidor público, um agente público comum, que não preencha o requisito de agente político e que tenha sido investido sem mandato, não pratica essa natureza de crime.
Qual a consequência possível de um crime de responsabilidade em sentido político?
Como consequência dessa verificação e apuração de infração político-administrativa, nós podemos ter a interrupção e o impedimento para o exercício daquela função pública.
Qual é o fundamento para a existência dessa infração político-administrativa, o crime de responsabilidade político? Quais são os sete principais tipos?
O fundamento primeiro é a Constituição Federal (CF/1988). São crimes de responsabilidade, segundo a CF/1988, atos de agentes públicos que atentem contra alguns princípios ou valores essenciais para a própria existência do Estado democrático de direito existente no sistema Republicano. São as decisões que atentem contra a CF, em especial contra:
- a existência da União
- o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação
- o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais
- a segurança interna do País
- a probidade na administração
- a lei orçamentária
- o cumprimento das leis e das decisões judiciais.
A CF diz que os crimes de responsabilidade serão definidos em lei especial. Essa lei especial pode ser qualquer lei?
Esse tema já foi objeto de análise pela nossa jurisprudência, resultando na edição da Súmula Vinculante 46: a definição dos crimes de responsabilidade e o estabelecimento das respectivas normas de processo e julgamento são de competência legislativa privativa da União.
Por quê? Porque alguns estados começaram editar normas relativas ao impedimento de seus governadores, de secretários de Estado, para abranger, inclusive, outros agentes políticos, gerando uma situação de absoluta disparidade em território nacional quando essas normas, na verdade, devem ser aplicadas de forma uniforme, porque esses princípios se protraem para todos os entes da federação de forma igualitária.
Qual é a lei que define os crimes de responsabilidade em sentido político?
A lei 1.079/1950 é a lei que define os crimes de responsabilidade do Presidente da República, Ministros de Estado, Ministros do Supremo Tribunal Federal, Procurador-Geral da República e Governadores e Secretários de Estado.
É uma lei do caráter nacional, que foi recepcionada pela CF/1988, na visão do Supremo, dependendo, porém, de alguns ajustes em função de normas constitucionais que são levemente contrárias ao que dispõe a Lei nº 1.079.
Só em alguns pontos específicos ela não é aplicável, porque há normas posteriores de natureza constitucional que a contrariam, mas, como regra, como diploma jurídico, ela foi recepcionada e vem sendo aplicada pelo STF.
Quais são as consequências para um Presidente que é condenado no processo de impeachment?
As penas não são cumulativas
A lei de 1950 prevê a perda do cargo com inabilitação com 5 anos. A CF/1988, contudo, ampliou tal período para 8 anos. No caso do julgamento do Collor, prevaleceu entendimento de que ambas as penas se aplicavam cumulativamente. No da Dilma, houve uma alteração nesse entendimento. Houve, primeiro, um destaque para separação da votação destas penas e, no mérito, houve a conclusão de que elas poderiam ser aplicadas separadamente.
Então, hoje, não existe pela nossa jurisprudência uma obrigatoriedade de aplicação cumulativa das penas, no caso de Condenação por infração política administrativa ou por crime de responsabilidade stricto sensu.
Como é feito o julgamento de crime de responsabilidade do presidente? Qual o papel do STF?
Perante o Senado, presidido pelo presidente do STF. A condenação será proferida por 2/3 dos votos NOMINAIS do Senado Federal. Então, o Senado funciona como órgão judicial julgador, o Supremo cede, digamos assim, o seu presidente para presidir excepcionalmente aquele julgamento, e mais, o Supremo mantém um distanciamento em relação a esse julgamento porque ele só pode apreciar a legalidade do procedimento.
Havendo alegação de violação dos direitos fundamentais do acusado isso pode ser objeto de debate, mas o mérito do julgamento é exclusivo do Senado Federal.
Um ato ilícito pode configurar, ao mesmo tempo, um crime de responsabilidade de natureza política e de natureza comum?
Sim.
Um ato ilícito pode configurar ao mesmo tempo (um ato ilícito praticado pelo Presidente da República, por exemplo) um crime de responsabilidade de natureza política e um crime comum.
Nem toda infração político-administrativa é uma infração penal comum, mas, em muitos casos, a gente tem uma superposição de atos normativos que se aplicam ao mesmo fato típico. Por isso, a imposição da pena no julgamento político (a perda do cargo com ou sem a perda dos direitos políticos), não exclui o processo julgamento do acusado por um crime comum na justiça ordinária, nos termos das leis de processo penal.
Quais são os crimes de responsabilidade?
Um rol gigantesco de tipos penais abertos
A Lei nº 1.079 previa nos seus arts. 5º a 12, os crimes de responsabilidade do Presidente da República e no artigo 13, os crimes dos ministros de Estado. São crimes que atentam contra espinha dorsal do corpo do Estado. O rol não somente é enorme, como também contém tipos abertos penais. Tipos penais muito abertos, que nunca foram, a rigor, submetidos a uma interpretação por parte do STF.
Para que os agentes políticos sejam responsabilizados por crime de responsabilidade, é necessário que tenham alcançado a consumação das condutas proibidas?
A consumação é irrelevante.
Para que os agentes políticos sejam responsabilizados por crime de responsabilidade, é irrelevante que tenham alcançado a consumação das condutas proibidas, tendo em vista que o art. 2º da Lei nº 1.079/1950 dispõe expressamente que, mesmo que simplesmente tentados, os crimes especificados no respectivo Diploma Normativo sujeitam os seus autores às penalidades cabíveis.
E_______, direta ou indiretamente, i_______ com governo estrangeiro, provocando-o a fazer g_______ ou cometer h_______ contra a República, prometer-lhe assistência ou f_______, ou dar-lhe qualquer auxílio nos preparativos ou planos de g_______ contra a República é crime contra (a existência da União/o livre exercício dos poderes constitucionais/o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais/a segurança interna/a probidade na administração/a lei orçamentária/a guarda de dinheiros públicos/o cumprimento de decisões judiciárias).
Entreter, direta ou indiretamente, inteligência com governo estrangeiro, provocando-o a fazer guerra ou cometer hostilidade contra a República, prometer-lhe assistência ou favor, ou dar-lhe qualquer auxílio nos preparativos ou planos de guerra contra a República é crime contra a existência da União.
T_______, diretamente e por fatos, s_______ a União ou algum dos Estados ou Territórios a domínio e_______, ou dela s_______ qualquer Estado ou porção do território nacional é crime contra (a existência da União/o livre exercício dos poderes constitucionais/o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais/a segurança interna/a probidade na administração/a lei orçamentária/a guarda de dinheiros públicos/o cumprimento de decisões judiciárias).
Tentar, diretamente e por fatos, submeter a União ou algum dos Estados ou Territórios a domínio estrangeiro, ou dela separar qualquer Estado ou porção do território nacional é crime contra a existência da União.
Cometer ato de h_______ contra nação estrangeira, e_______ a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a n_______; e revelar negócios p_______ ou m_______, que devam ser mantidos s_______ a bem da defesa da segurança externa ou dos interesses da Nação são crimes contra (a existência da União/o livre exercício dos poderes constitucionais/o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais/a segurança interna/a probidade na administração/a lei orçamentária/a guarda de dinheiros públicos/o cumprimento de decisões judiciárias).
Cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade; e revelar negócios políticos ou militares, que devam ser mantidos secretos a bem da defesa da segurança externa ou dos interesses da Nação são crimes contra a existência da União.
A_______, por qualquer modo, nação i_______ a fazer a g_______ ou a cometer h_______ contra a República; e celebrar tratados, convenções ou ajustes que comprometam a d_______ da Nação são crimes contra (a existência da União/o livre exercício dos poderes constitucionais/o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais/a segurança interna/a probidade na administração/a lei orçamentária/a guarda de dinheiros públicos/o cumprimento de decisões judiciárias).
Auxiliar, por qualquer modo, nação inimiga a fazer a guerra ou a cometer hostilidade contra a República; e celebrar tratados, convenções ou ajustes que comprometam a dignidade da Nação são crimes contra a existência da União.
Violar a i_______ dos embaixadores ou ministros estrangeiros a_______ no país; e declarar a g_______, salvo os casos de i_______ ou a_______ estrangeira, ou fazer a p____, sem a_______ do Congresso Nacional são crimes contra (a existência da União/o livre exercício dos poderes constitucionais/o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais/a segurança interna/a probidade na administração/a lei orçamentária/a guarda de dinheiros públicos/o cumprimento de decisões judiciárias).
Violar a imunidade dos embaixadores ou ministros estrangeiros acreditados no país; e declarar a guerra, salvo os casos de invasão ou agressão estrangeira, ou fazer a paz, sem autorização do Congresso Nacional são crimes contra a existência da União.
Não empregar contra o i_______ os meios de defesa de que p_______ dispor; e p_______ o Presidente da República, durante as sessões legislativas e sem a_______ do Congresso Nacional, que forças e_______ transitem pelo território do país, ou, por motivo de g_______, nele p_______ temporariamente são crimes contra (a existência da União/o livre exercício dos poderes constitucionais/o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais/a segurança interna/a probidade na administração/a lei orçamentária/a guarda de dinheiros públicos/o cumprimento de decisões judiciárias).
Não empregar contra o inimigo os meios de defesa de que poderia dispor; e permitir o Presidente da República, durante as sessões legislativas e sem autorização do Congresso Nacional, que forças estrangeiras transitem pelo território do país, ou, por motivo de guerra, nele permaneçam temporariamente são crimes contra a existência da União.
Violar tratados l_______ feitos com nações estrangeiras é crime contra (a existência da União/o livre exercício dos poderes constitucionais/o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais/a segurança interna/a probidade na administração/a lei orçamentária/a guarda de dinheiros públicos/o cumprimento de decisões judiciárias).
Violar tratados legitimamente feitos com nações estrangeiras é crime contra a existência da União.
Tentar d_______ o Congresso Nacional, impedir a reunião ou tentar impedir por qualquer modo o f_______ de qualquer de suas Câmaras; e usar de v_______ ou a_______ contra algum representante da Nação para a_______-lo da Câmara a que pertença ou para c_______-lo no modo de e_______ o seu mandato bem como conseguir ou tentar conseguir o mesmo objetivo mediante s_______ ou outras formas de c_______ são crimes contra (a existência da União/o livre exercício dos poderes constitucionais/o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais/a segurança interna/a probidade na administração/a lei orçamentária/a guarda de dinheiros públicos/o cumprimento de decisões judiciárias).
Tentar dissolver o Congresso Nacional, impedir a reunião ou tentar impedir por qualquer modo o funcionamento de qualquer de suas Câmaras; e usar de violência ou ameaça contra algum representante da Nação para afastá-lo da Câmara a que pertença ou para coagí-lo no modo de exercer o seu mandato bem como conseguir ou tentar conseguir o mesmo objetivo mediante suborno ou outras formas de corrupção são crimes contra o livre exercício dos poderes constitucionais.
Violar as i_______ asseguradas aos membros do Congresso N_______, das Assembléias Legislativas dos E_______, da Câmara dos Vereadores do Distrito Federal e das Câmaras M_______; e permitir que força estrangeira t_______ pelo território do país ou nele p_______ quando a isso se o_______ o Congresso Nacional são crimes contra (a existência da União/o livre exercício dos poderes constitucionais/o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais/a segurança interna/a probidade na administração/a lei orçamentária/a guarda de dinheiros públicos/o cumprimento de decisões judiciárias).
Violar as imunidades asseguradas aos membros do Congresso Nacional, das Assembleias Legislativas dos Estados, da Câmara dos Vereadores do Distrito Federal e das Câmaras Municipais; e permitir que força estrangeira transite pelo território do país ou nele permaneça quando a isso se oponha o Congresso Nacional são crimes contra o livre exercício dos poderes constitucionais.
Opor-se d_______ e por fatos ao livre exercício do Poder J_______, ou obstar, por meios v_______, ao efeito dos seus atos, mandados ou s_______; e usar de v_______ ou ameaça, para constranger j_______, ou j_______, a proferir ou deixar de proferir despacho, sentença ou voto, ou a fazer ou deixar de fazer ato do seu ofício são crimes contra (a existência da União/o livre exercício dos poderes constitucionais/o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais/a segurança interna/a probidade na administração/a lei orçamentária/a guarda de dinheiros públicos/o cumprimento de decisões judiciárias).
Opor-se diretamente e por fatos ao livre exercício do Poder Judiciário, ou obstar, por meios violentos, ao efeito dos seus atos, mandados ou sentenças; e usar de violência ou ameaça, para constranger juiz, ou jurado, a proferir ou deixar de proferir despacho, sentença ou voto, ou a fazer ou deixar de fazer ato do seu ofício são crimes contra o livre exercício dos poderes constitucionais.
Praticar contra os poderes e_______ ou m_______ ato definido como c_______ neste artigo; e i_______ em negócios peculiares aos E_______ ou aos M_______ com desobediência às normas c_______ são crimes contra (a existência da União/o livre exercício dos poderes constitucionais/o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais/a segurança interna/a probidade na administração/a lei orçamentária/a guarda de dinheiros públicos/o cumprimento de decisões judiciárias).
Praticar contra os poderes estaduais ou municipais ato definido como crime neste artigo; e intervir em negócios peculiares aos Estados ou aos Municípios com desobediência às normas constitucionais são crimes contra o livre exercício dos poderes constitucionais.
I_______ por violência, ameaça ou c_______, o livre exercício do v_______; e o_______ ao livre exercício das funções dos m_______ eleitorais são crimes contra (a existência da União/o livre exercício dos poderes constitucionais/o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais/a segurança interna/a probidade na administração/a lei orçamentária/a guarda de dinheiros públicos/o cumprimento de decisões judiciárias).
Impedir por violência, ameaça ou corrupção, o livre exercício do voto; e obstar ao livre exercício das funções dos mesários eleitorais são crimes contra o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais.
Violar o e_______ de seção eleitoral ou inquinar de n_______ o seu resultado pela subtração, desvio ou inutilização do respectivo m_______; e utilizar o poder f_______ para impedir a livre e_______ da lei eleitoral são crimes contra (a existência da União/o livre exercício dos poderes constitucionais/o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais/a segurança interna/a probidade na administração/a lei orçamentária/a guarda de dinheiros públicos/o cumprimento de decisões judiciárias).
Violar o escrutínio de seção eleitoral ou inquinar de nulidade o seu resultado pela subtração, desvio ou inutilização do respectivo material; e utilizar o poder federal para impedir a livre execução da lei eleitoral são crimes contra o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais.