Contratos em Espécie - Depósito, Mandato, Comissão, Agência, Distribuição, Corretagem, Transporte, Seguro, Transação, Compensação, Const. Renda, Jogos e Aposta, Fiança Flashcards
Fale acerca do contrato de depósito:
- Em que consiste (art. 627)?
- Via de regra, é gratuito ou oneroso (art. 628)?
- Quais são as obrigações do depositário (art. 629)?
- Onde deve ser restituída a coisa (art. 631)?
- Por meio do qual o depositário recebe um objeto móvel, até que o depositante o reclame.
- Via de regra, É GRATUITO, salvo se (1) houver convenção em contrário, se (2) resultante da atividade negocial ou se (3) o depositário o praticar por profissão.
- Se o depósito for oneroso e a retribuição do depositário não constar de lei, nem resultar de ajuste, será determinada pelos usos do lugar, e, na falta destes, por arbitramento.
- O depositário é obrigado a cuidar da coisa depositada como se fosse sua, bem como restituí-la, com todos os frutos e acrescidos, quando o exija o depositante.
- Salvo disposição em contrário, a restituição deve dar-se no lugar em que tiver de ser guardada.
- As despesas de restituição correm por conta do depositante.
Verdadeiro ou Falso>
Se o depósito se entregou fechado, colado, selado, ou lacrado, nesse mesmo estado se manterá.
Verdadeiro.
Art. 630.
Verdadeiro ou Falso:
Se a coisa houver sido depositada no interesse de terceiro, e o depositário tiver sido cientificado deste fato pelo depositante, não poderá ele exonerar-se restituindo a coisa a este (depositante), sem consentimento daquele (terceiro).
Verdadeiro.
Art. 632.
Complete:
Art. 633. Ainda que o contrato fixe prazo à restituição, o depositário entregará o depósito logo que se lhe exija, salvo ______.
Fora essas hipóteses, não poderá o depositário furtar-se à restituição do depósito, alegando não pertencer a coisa ao depositante, ou opondo compensação, exceto se noutro depósito se fundar.
- Se tiver direito de retenção para pagar a retribuição devida, o líquido valor das despesas, ou dos prejuízos, desde que provadas.
- Se o objeto for judicialmente embargado.
- Se sobre ele pender execução, notificada ao depositário.
- Se houver motivo razoável de suspeitar que a coisa foi dolosamente obtida (deve-se requerer que se recolha o objeto ao Depósito Público).
Verdadeiro ou Falso:
Ao depositário é facultado requerer o depósito judicial da coisa, quando, por motivo plausível, não a possa guardar, e o depositante não queira recebê-la.
Verdadeiro.
Art. 635.
Verdadeiro ou Falso:
O depositário que, por CASO FORTUITO ou FORÇA MAIOR, houver perdido a coisa depositada e recebido outra em seu lugar, é obrigado a entregar a segunda ao depositante, e CEDER-LHE AS AÇÕES que no caso tiver contra o terceiro responsável pela restituição da primeira.
Verdadeiro.
Art. 636.
Verdadeiro ou Falso:
O herdeiro do depositário, que de boa-fé vendeu a coisa depositada, É OBRIGADO A ASSISTIR O DEPOSITANTE na reivindicação, e a restituir ao comprador o preço recebido.
Verdadeiro.
Art. 637.
Verdadeiro ou Falso:
Sendo dois ou mais depositantes, e DIVISÍVEL a coisa, a cada um só entregará o depositário a respectiva parte, SALVO SE HOUVER SOLIDARIEDADE entre eles.
Verdadeiro.
Art. 639.
Verdadeiro ou Falso:
SOB PENA DE RESPONDER POR PERDAS E DANOS, não poderá o depositário, sem licença expressa do depositante, servir-se da coisa depositada, nem a dar em depósito a outrem.
Se o depositário, devidamente autorizado, confiar a coisa em depósito a terceiro, SERÁ RESPONSÁVEL SE AGIU COM CULPA NA ESCOLHA DESTE.
Verdadeiro.
Art. 640.
De acordo com o Código Civil, se o depositário de tornar absoluta ou relativamente incapaz, o que a pessoa que lhe assumir a administração dos bens deverá fazer?
Deve ele diligenciar imediatamente para RESTITUIR A COISA DEPOSITADA e, não querendo ou não podendo o depositante, deverá recolhê-la ao Depósito Público ou promoverá a nomeação de outro depositário.
Art. 641.
Verdadeiro ou Falso:
O depositário não responde pelos casos de força maior; mas, para que lhe valha a escusa, terá de prová-los.
Verdadeiro.
Art. 642.
Verdadeiro ou Falso:
O depositante é obrigado a pagar ao depositário as despesas feitas com a coisa, e os prejuízo do depósito provierem.
Verdadeiro.
Art. 643.
Complete:
Art. 646. O depósito voluntário provar-se-á por _______.
Escrito.
Em que hipóteses dar-se-á o depósito necessário?
Art. 647.
- O que se faz em desempenho de obrigação legal; ou
2. Que se efetua por ocasião de alguma calamidade, como incêndio, inundação, naufrágio ou saque.
Verdadeiro ou Falso:
É equiparado a depósito necessário o das bagagens dos viajantes ou hóspedes nas hospedarias onde estiverem. Esse depósito não se presume gratuito, estando a remuneração do depósito incluída no preço da hospedagem.
Os hospedeiros responderão como depositários, assim como pelos furtos e roubos que perpetrarem as pessoas empregadas ou admitidas nos seus estabelecimentos. Entretanto, cessa essa responsabilidade se provarem que os fatos prejudiciais aos viajantes ou hóspedes não podiam ter sido evitados.
Verdadeiro.
Arts. 649 a 651
Verdadeiro ou Falso:
O depósito necessário se presume gratuito.
Falso.
Não se presume gratuito. Art. 651.
Complete:
Art. 653. Opera-se o _____ quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A _______ é o instrumento do _______.
(1) mandato.
(2) procuração.
(3) mandato.
Complete:
Art. 654. Todas as pessoas ______ são aptas para dar procuração mediante instrumento _____, que valerá desde que tenha a assinatura do outorgante.
§1º. O instrumento particular deve conter a (1) indicação do lugar onde foi passado, a (2) qualificação do outorgante e do outorgado, a (3) data e o (4) objetivo da outorga com a (5) designação e a extensão dos poderes conferidos.
§2º, O TERCEIRO com quem o mandatário tratar PODERÁ EXIGIR que a procuração traga a FIRMA reconhecida.
(1) Capazes.
(2) Particular.
Verdadeiro ou Falso:
Caso se outorgue mandato por instrumento público, o substabelecimento deverá se dar também por instrumento público.
Falso.
Art. 655. “Ainda quando se outorgue mandato por instrumento público, pode substabelecer-se mediante instrumento particular.”
Quanto às formas de outorga do mandato, este poderá ser ______ ou ______, _______ ou ______. (art. 656).
Expresso, Tácito, Verbal ou Escrito.
Verdadeiro ou Falso:
A outorga do mandato está sujeita à forma exigida por lei para o ato a ser praticado. Não se admite mandato verbal quando o ato deva ser celebrado por escrito.
Verdadeiro.
Art. 657.
Via de regra, o mandato presume-se gratuito ou oneroso?
PRESUME-SE GRATUITO quando não for estipulada retribuição, EXCETO SE o seu objeto corresponder ao daqueles que o mandatário trata (1) por ofício ou (2) profissão lucrativa
Art. 658.
Verdadeiro ou Falso:
A aceitação do mandato poderá ser tácita, e resulta do começo de execução.
Art. 659.
Verdadeiro ou Falso:
O mandato pode ser especial a um ou mais negócios determinadamente, ou geral a todos os do mandante.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
O mandato em termos gerais SÓ CONFERE PODERES DE ADMINISTRAÇÃO. Desse modo, para (1) alienar, (2) hipotecar, (3) transigir, ou (4) praticar quaisquer atos que exorbitem da administração ordinária, depende a procuração de poderes especiais e expressos.
Verdadeiro.
Art. 661, “caput” e §1º.
Verdadeiro ou Falso:
No tocante ao mandato, o poder de transigir importa o de firmar compromisso.
Falso.
Não importa. Art. 661, §2º.
Complete:
Art. 662. Os atos praticados por quem não tenha mandato, ou o tenha sem poderes suficientes, SÃO INEFICAZES em relação àquele em cujo nome foram praticados, SALVO SE ESTE O RATIFICAR.
Parágrafo único. A ratificação há de ser ________, ou ___________, e retroagirá à ________.
(1) expressa.
(2) resultar de ato inequívoco.
(3) data do ato.
Verdadeiro ou Falso:
Sempre que o mandatário estipular negócios EXPRESSAMENTE em nome do mandante, será este o único responsável; ficará, porém, o mandatário pessoalmente obrigado, se agir no SEU PRÓPRIO NOME, ainda que o negócio seja de conta do mandante.
Verdadeiro.
Art. 663.
Verdadeiro ou Falso:
O MANDATÁRIO TEM O DIREITO DE RETER, do objeto da operação que lhe foi cometida, quanto baste para o pagamento de tudo que lhe for devido em consequência do mandato (em se tratando de mandato oneroso).
Verdadeiro.
Art. 664.
Complete:
O mandatário que exceder os poderes do mandato, ou proceder contra eles, será considerado ___________.
mero gestor de negócios, enquanto o mandante lhe não ratificar os atos (Art. 665).
A ratificação retroage ao dia do começo da gestão, produzindo, portanto, efeitos ex tunc (art. 873).
Maior de 16 e menor de 18 anos não emancipado pode ser MANDATÁRIO?
Sim, mas o mandante não tem ação contra ele senão de conformidade com as regras gerais, aplicáveis às obrigações contraídas por menores.
Art. 666.
Fale acerca das obrigações do mandatário no exercício do mandato.
Arts. 667/668
- É obrigado a aplicar toda sua diligência habitual na execução do mandato.
- Indenizar qualquer prejuízo causado por (1) sua culpa ou (2) daquele a quem substabelecer, sem autorização, poderes que devia exercer pessoalmente.
- HAVENDO PROIBIÇÃO DE SUBSTABELECIMENTO, caso o faça, responderá ao seu constituinte pelos prejuízos ocorridos sob a gerência do substituto, EMBORA provenientes de CASOS FORTUITOS, salvo provando que o caso teria sobrevindo, ainda que não tivesse havido substabelecimento.
- Os atos praticados pelo substabelecido não obrigam o mandante, salvo ratificação expressa, que retroagirá à data do ato.
- HAVENDO PROIBIÇÃO DE SUBSTABELECIMENTO, caso o faça, responderá ao seu constituinte pelos prejuízos ocorridos sob a gerência do substituto, EMBORA provenientes de CASOS FORTUITOS, salvo provando que o caso teria sobrevindo, ainda que não tivesse havido substabelecimento.
- HAVENDO AUTORIZAÇÃO de substabelecimento, apenas responde se tiver agido com CULPA NA ESCOLHA deste ou nas INSTRUÇÕES dadas a ele.
- OMISSA A PROCURAÇÃO QUANTO AO SUBSTABELECIMENTO, o procurador será responsável se o substabelecido PROCEDER CULPOSAMENTE.
Verdadeiro ou Falso:
O mandatário é obrigado a dar contas de sua gerência ao mandante, transferindo-lhe as vantagens provenientes do mandato, por qualquer título que seja.
Verdadeiro.
Art. 668.
Verdadeiro ou Falso:
O mandatário PODE COMPENSAR os prejuízos a que deu causa com os proveitos que, por outro lado, tenha granjeado ao seu constituinte.
Falso.
Não pode compensar.
Art. 669.
Verdadeiro ou Falso:
Pelas somas que devia entregar ao mandante ou recebeu para despesa, mas empregou em proveito seu, o mandatário pagará JUROS, DESDE O MOMENTO EM QUE ABUSOU.
Verdadeiro.
Art. 670.
Verdadeiro ou Falso:
Se o mandatário, tendo fundos ou crédito do mandante, compra, em nome próprio, algo que deveria comprar para o mandante, por ter sido expressamente designado no mandato, terá este ação para obrigá-lo a entregar a coisa.
Verdadeiro.
Art. 671.
Fale acerca do exercício do mandato quando dois ou mais mandatários forem nomeados no mesmo instrumento.
Art. 672.
Qualquer deles poderá exercer os poderes outorgados separadamente, exceto se
- expressamente declarados conjuntos,
- ou especificamente designados para atos diferentes,
- ou subordinados a atos sucessivos.
Se os mandatários forem declarados conjuntos, não terá eficácia o ato praticado sem interferência de todos, salvo havendo ratificação, que retroagirá à data do ato.
Complete:
Art. 673. O terceiro que, depois de conhecer os poderes do mandatário, com ele celebrar negócio jurídico exorbitante do mandato, NÃO TEM AÇÃO CONTRA O MANDATÁRIO, salvo se __________.
Este prometeu ratificação do mandante ou se responsabilizou pessoalmente.
Complete:
Art. 674. Embora ciente da morte, interdição ou mudança de estado do mandante, deve o mandatário concluir o negócio já começado, se _______.
Houver perigo na demora.
Em relação ao contrato de mandato, quais são as obrigações do mandante?
- Satisfazer todas as obrigações contraídas, na conformidade do mandato conferido,
- Adiantar a importância das despesas necessárias à execução dele, quando o mandatário lho pedir.
- PAGAR A REMUNERAÇÃO ajustada e DESPESAS da execução do mandato, ainda que o negócio não surta o esperado efeito, salvo se o mandatário tiver agido com culpa.
- RESSARCIR AS PERDAS que o mandatário sofrer com a execução do mandato, sempre que não resultar de culpa sua ou de excesso de poderes.
Complete:
Art. 679. Ainda que o mandatário contrarie as instruções do mandante, SE NÃO EXCEDER OS LIMITES DO MANDATO, ficará o mandante obrigado para com aqueles com quem o seu procurador contratou; mas _____________.
Terá contra este ação pelas perdas e danos resultantes da inobservância das instruções.
Verdadeiro ou Falso:
Se o mandato for outorgado por duas ou mais pessoas, e para negócio comum, cada uma ficará solidariamente responsável ao mandatário por todos os compromissos e efeitos do mandato, salvo direito regressivo, pelas quantias que pagar, contra os outros mandantes.
Verdadeiro.
Art. 680.
Verdadeiro ou Falso:
O mandatário tem sobre a coisa de que tenha a posse em virtude do mandato, direito de retenção, até se desembolsar do que no desempenho do encargo despendeu.
Verdadeiro.
Art. 681.
Segundo o art. 682, do Código Civil, em que hipóteses cessa o mandato?
- Pela revogação ou pela renúncia;
- Pela morte ou interdição de uma das partes;
- Pela mudança de estado que inabilite o mandante a conferir os poderes, ou ao mandatário para os exercer; e
- Pelo término do prazo ou pela conclusão do negócio.
Complete:
Art. 683. Quando o mandato contiver cláusula de irrevogabilidade e o mandante o revogar, ________.
Art. 684. Quando a cláusula de irrevogabilidade for condição de um negócio bilateral, ou tiver sido estipulada no exclusivo interesse do mandatário, _________.
(1) Pagará perdas e danos.
(2) A revogação do mandato será ineficaz.
Verdadeiro ou Falso:
Caso seja conferido o mandato com a cláusula “em causa própria” (in rem suam), a sua revogação não terá eficácia, nem se extinguirá pela morte de qualquer das partes, ficando o mandatário dispensado de prestar contas, e podendo transferir para si os bens móveis ou imóveis objeto do mandato, obedecidas as formalidades legais.
Verdadeiro.
Art. 685.
Verdadeiro ou Falso:
A REVOGAÇÃO do mandato, NOTIFICADA SOMENTE AO MANDATÁRIO, não se pode opor aos terceiros que, ignorando-a, de boa-fé com ele trataram; mas ficam salvas ao constituinte as ações que no caso lhe possam caber contra o procurador.
Verdadeiro.
Art. 686.
Verdadeiro ou Falso:
É IRREVOGÁVEL o mandato que contenha poderes de cumprimento ou confirmação de negócios encetados (aqueles já celebrados e efetivados pelo mandatário), aos quais se ache vinculado.
Verdadeiro.
Art. 686, parágrafo único.
Verdadeiro ou Falso:
A RENÚNCIA do mandato será comunicada ao mandante, que, se for prejudicado pela sua inoportunidade, ou pela falta de tempo, a fim de prover à substituição do procurador, SERÁ INDENIZADO, salvo se o mandatário provar que não podia continuar no mandato sem prejuízo considerável, e que não lhe era dado substabelecer.
Verdadeiro.
Art. 688.
Verdadeiro ou Falso:
São válidos, a respeito dos contratantes de boa-fé, os atos com estes ajustados em nome do mandante pelo mandatário, enquanto este ignorar a morte daquele ou a extinção do mandato, por qualquer outra causa.
Verdadeiro.
Art. 689.
Segundo o art. 690, se o mandatário falecer, pendente o negócio a ele cometido, os herdeiros, tendo ciência do mandato, avisarão o mandante, e providenciarão, a bem dele, como as circunstâncias exigirem.
Quais são os limites para a atuação dos herdeiros?
Deve se limitar às medidas conservatórias, ou continuar os negócios pendentes que não se possam demorar sem perigo, devendo se limitar às normas que o mandatário está sujeito.
Em que consiste o Contrato de Comissão?
É aquele que tem por objeto a compra ou venda de bens pelo comissário, em seu próprio nome, à conta do comitente.
Art. 693.
Verdadeiro ou Falso:
O COMISSÁRIO FICA DIRETAMENTE OBRIGADO para com as pessoas com quem contratar, SEM QUE ESTAS TENHAM AÇÃO CONTRA O COMITENTE, NEM ESTE CONTRA ELAS, salvo se o comissário ceder seus direitos a qualquer das partes.
Verdadeiro.
Art. 694.
Verdadeiro ou Falso:
O comissário é obrigado a agir de conformidade com as ordens e instruções do comitente, devendo, na falta destas, e não podendo pedi-las a tempo, proceder segundo os usos em casos semelhantes.
Verdadeiro.
Art. 695, caput.
Complete:
“Art. 696. No desempenho das suas incumbências o comissário é obrigado a agir com cuidado e diligência, (1) não só para evitar qualquer prejuízo ao comitente, mas ainda (2) para lhe proporcionar o lucro que razoavelmente se podia esperar do negócio.
Parágrafo único. Responderá o comissão, salvo _______, por qualquer prejuízo que, por ação ou omissão, ocasionar ao comitente.”
Força maior.
Verdadeiro ou Falso:
O comissário não responde pela insolvência das pessoas com quem tratar, exceto no caso de culpa ou se houver cláusula “del credere”.
Verdadeiro.
Art. 697.
De acordo com o art. 698 do Código Civil, em que consiste o contrato com a cláusula “del credere”?
- Aquele em que o comissário responde solidariamente com as pessoas com que houver tratado em nome do comitente.
- Nesse caso, salvo estipulação em contrário, o comissário tem direito a remuneração mais elevada, para compensar o ônus assumido.
Verdadeiro ou Falso:
PRESUME-SE o comissário AUTORIZADO A CONCEDER DILAÇÃO DO PRAZO para pagamento, na conformidade dos usos do lugar onde se realizar o negócio, se não houver instruções diversas do comitente.
Verdadeiro.
Art. 699.
Complete:
Art. 700. Se houver instruções do comitente proibindo prorrogação de prazos para pagamento, ou se esta não for conforme os usos locais, poderá o comitente ___________, procedendo-se de igual modo se o comissário não der ciência ao comitente dos prazos concedidos e de quem é seu beneficiário.
exigir que o comissário pague incontinenti (imediatamente) ou responda pelas consequências da dilação concedida.
Verdadeiro ou Falso:
No caso de MORTE do comissário, ou, quando, por motivo de FORÇA MAIOR, não puder concluir o negócio, será devida pelo comitente uma remuneração proporcional aos trabalhos realizados.
Verdadeiro.
Art. 702.
Fale acerca da remuneração do comissário em caso de dispensa motivada.
(art. 703)
- O comissário faz jus à remuneração pelos serviços úteis prestados ao comitente.
- Ressalva-se ao comitente o direito de exigir daquele os prejuízos sofridos.
A que o comissário faz jus caso seja despedido sem justa causa?
(art. 705)
Faz jus à remuneração pelos serviços prestados, bem como a ser ressarcido pelas perdas e danos resultantes de sua dispensa.
Verdadeiro ou Falso:
O crédito do comissário, relativo a comissões e despesas feitas, GOZA DE PRIVILÉGIO GERAL, no caso de falência ou insolvência do comitente.
Verdadeiro.
Art. 707
Verdadeiro ou Falso:
Para reembolso das despesas feitas, bem como para recebimento das comissões devidas, tem o comissário DIREITO DE RETENÇÃO sobre os bens e valores em seu poder em virtude da comissão.
Verdadeiro.
Art 708.
Complete:
Art. 709. São aplicáveis à comissão, no que couber, as regras sobre ______.
Mandato.
Isso por causa das grandes semelhanças entre os dois contratos, seja que a única diferença é que no mandato o mandatário age em nome do mandante, enquanto na comissão o comissário age em nome próprio.
De acordo com o Código Civil, diferencie o contrato de agência e distribuição.
Art. 710.
Pelo CONTRATO DE AGÊNCIA, uma pessoa assume, em CARÁTER NÃO EVENTUAL e SEM VÍNCULOS DE DEPENDÊNCIA, a obrigação de promover, à conta de outra, mediante retribuição, a realização de certos negócios, em zona determinada,
caracterizando-se a DISTRIBUIÇÃO quando o agente tiver à sua disposição a coisa a ser negociada..
Verdadeiro ou Falso:
SALVO AJUSTE, O PROPONENTE NÃO PODE CONSTITUIR, ao mesmo tempo, mais de um agente, na mesma região, com idêntica incumbência; NEM PODE O AGENTE assumir o encargo de nela tratar de negócios do mesmo gênero, à conta de outros proponentes.
Verdadeiro.
Art. 711.
Complete:
Art. 713. Salvo estipulação diversa, todas as despesas com a agência ou distribuição correm a com a cargo do __________.
Agente ou distribuidor.
Fale acerca da remuneração do agente ou distribuidor, de acordo com o art. 714.
Salvo ajuste, ele tem direito à remuneração correspondente aos negócios concluídos dentro de sua zona, ainda que sem a sua interferência.
Verdadeiro ou Falso:
O agente ou distribuidor tem DIREITO À INDENIZAÇÃO se o proponente, sem justa causa, cessar o atendimento das propostas ou reduzi-lo tanto que se torna antieconômica a continuação do contrato.
Verdadeiro.
Art. 715.
Verdadeiro ou Falso:
A remuneração será devida ao agente também quando o negócio deixar de ser realizado por fato imputável ao proponente.
Verdadeiro.
Art. 716.
Verdadeiro ou Falso:
AINDA QUE DISPENSADO SEM JUSTA CAUSA, terá o agente direito a ser remunerado pelos serviços úteis prestados ao proponente, sem embargo de haver este perdas e danos pelos prejuízos sofridos.
Verdadeiro.
Art. 717.
Verdadeiro ou Falso:
Se o agente não puder continuar o trabalho por MOTIVO DE FORÇA MAIOR, terá direito à remuneração correspondente aos serviços realizados, cabendo esse direito aos herdeiros no caso de morte.
Verdadeiro.
Art. 719.
Complete:
Art. 720. Se o contrato (de agência ou distribuição) for por tempo indeterminado, qualquer das partes poderá resolvê-lo, mediante ____________, desde que transcorrido prazo compatível com a natureza e o vulto do investimento exigido do agente.
Parágrafo único. No caso de divergência entre as partes, o juiz decidirá da razoabilidade do prazo e do valor devido.
aviso prévio de 90 dias.
De acordo com o art. 722, em que consiste o contrato de corretagem?
Contrato por meio do qual uma pessoa, sem qualquer relação de dependência com a outra, obriga-se a obter para a segunda um ou mais negócios, conforme as instruções recebidas.
Quando que a remuneração do corretor será devida?
Art. 725.
É devida se o corretor tiver conseguido o resultado previsto no contrato, ou se este não se efetivar em virtude do arrependimento das partes.
Complete:
Art. 726. Iniciado e concluído o negócio diretamente entre as partes, nenhuma remuneração será devida ao corretor; mas se, por escrito, for ajustada a CORRETAGEM COM EXCLUSIVIDADE, terá o corretor direito à ________, ainda que realizado o negócio sem a sua mediação, salvo se _________.
Remuneração integral.
Comprovada sua inércia ou ociosidade.
Verdadeiro ou Falso:
Se, por NÃO HAVER PRAZO DETERMINADO, o dono do negócio dispensar o corretor, e o negócio se realizar posteriormente, como fruto da sua mediação, a corretagem LHE SERÁ DEVIDA; igual solução se adotará se o negócio se realizar após a decorrência do prazo contratual, mas por efeito dos trabalhos do corretor.
Verdadeiro.
Art. 727.
Verdadeiro ou Falso:
Se o negócio se concluir com a intermediação de mais de um corretor, a remuneração será paga a todos em partes iguais, salvo ajuste em contrário.
Verdadeiro.
Art. 728.
Verdadeiro ou Falso:
No tocante ao contrato de transporte, o dano, resultante do atraso ou da interrupção da viagem, será determinado em razão da totalidade do percurso.
Verdadeiro.
Art. 733, §1º.
Verdadeiro ou Falso:
No tocante ao contrato de transporte, se houver substituição de algum dos transportadores no decorrer do decurso, a responsabilidade solidária estender-se-á ao substituto.
Verdadeiro.
Art. 733, §2º.
Verdadeiro ou Falso:
O transportador responde pelos danos causados às pessoas transportadas e suas bagagens (responsabilidade objetiva), SALVO FORÇA MAIOR, sendo NULA qualquer cláusula excludente da responsabilidade.
Verdadeiro.
Art. 734, “caput”.
Verdadeiro ou Falso:
É ILÍCITO ao transportador exigir a declaração do valor da bagagem a fim de fixar o limite da indenização.
Falso.
É LÍCITO.
Art. 734, parágrafo único.
Verdadeiro ou Falso:
A responsabilidade contratual do transportador por acidente com o passageiro NÃO É ELIDIDA POR CULPA DE TERCEIRO, contra o qual tem ação regressiva.
Verdadeiro.
Art. 735 e Súm. 187/STF.
Complete:
“Art. 736. Não se subordina às normas do contrato de transporte o feito gratuitamente, por amizade ou cortesia.
Parágrafo único. Não se considera gratuito o transporte quando, _________.
embora feito sem remuneração, transportador auferir vantagens indiretas.
Verdadeiro ou Falso:
O transportador está sujeito aos horários e itinerários previstos, sob pena de responder por perdas e danos, SALVO MOTIVO DE FORÇA MAIOR.
Verdadeiro.
Art. 737.
Verdadeiro ou Falso:
Se uma pessoa sofrer prejuízo durante o transporte por ter transgredido às normas e instruções regulamentares, o juiz reduzirá equitativamente a indenização, na medida em que vítima houver concorrido para a ocorrência do dano.
Verdadeiro.
Art. 738, parágrafo único.
O transportador pode recusar passageiros?
Em regra, NÃO, exceto nos (1) casos previstos em regulamentos, ou (2) se as condições de higiene ou de saúde do interessado o justificarem.
Art. 739.
Fale acerca do direito de o passageiro desistir do contrato de transporte e acerca da possibilidade de receber o valor pago.
Art. 740
- O passageiro pode rescindir o contrato de transporte ANTES DE INICIADA A VIAGEM, com direito à restituição do valor da passagem, desde que comunicado ao transportador em tempo de ser renegociada.
- Se desistir APÓS O INÍCIO DA VIAGEM, tendo direito à restituição do valor correspondente ao trecho não utilizado, DESDE QUE PROVADO QUE OUTRA PESSOA HAJA SIDO TRANSPORTADA EM SEU LUGAR.
- SE NÃO EMBARCAR, não terá direito ao reembolso, SALVO SE PROVAR QUE OUTRA PESSOA FOI TRANSPORTADA EM SEU LUGAR.
- Em qualquer caso, o transportador tem o direito de reter ATÉ 5% da importância a ser restituída ao passageiro, a título de multa compensatória.
Verdadeiro ou Falso:
Interrompendo-se a viagem por qualquer motivo alheio à vontade do transportador, ainda que em consequência de evento imprevisível, fica ele obrigado a concluir o transporte contratado em outro veículo da mesma categoria, ou, COM A ANUÊNCIA DO PASSAGEIRO, por modalidade diferente, À SUA CUSTA, correndo também por sua conta as despesas de estada e alimentação do usuário, durante a espera de novo transporte.
Verdadeiro.
Art. 741.
Verdadeiro ou Falso:
O transportador pode reter a bagagem do passageiro e outros objetos pessoais deste, para garantir o pagamento do valor da passagem não paga no início ou durante o percurso.
Verdadeiro.
Art. 742.
Verdadeiro ou Falso:
A coisa, entregue ao transportador, deve estar caracterizada pela sua (1) natureza, (2) valor, (3) peso e (4) quantidade, e o mais que for necessário para que não se confunda com outras, devendo o (5) destinatário ser indicado ao menos pelo nome e endereço.
Verdadeiro.
Art. 743.
Ao receber o produto a ser transportado, o transportador emitirá conhecimento com menção aos dados que a identifiquem, podendo exigir, também, relação discriminada das coisas a serem transportadas (art. 744).
A que faz jus o transportador em caso de informação inexata ou falsa descrição no documento (art. 745)?
Faz jus à indenização pelo prejuízo que sofrer, devendo a ação respectiva ser ajuizada no prazo de 120 DIAS, a contar daquele ato, sob pena de decadência.
Verdadeiro ou Falso:
Poderá o transportador recusar a coisa cuja embalagem seja inadequada, bem como a que possa pôr em risco a saúde das pessoas, ou danificar o veículo e outros bens.
Verdadeiro.
Art. 746.
Verdadeiro ou Falso:
O transportador poderá recusar a coisa cujo transporte ou comercialização não sejam permitidos, ou que venha desacompanhada dos documentos exigidos por lei ou regulamento.
Falso.
DEVERÁ OBRIGATORIAMENTE RECUSAR.
Art. 747.
Verdadeiro ou Falso:
Até a entrega da coisa, pode o remetente desistir do transporte e pedi-la de volta, ou ordenar que seja entregue a outro destinatário, pagando, em ambos os casos, os acréscimos de despesa decorrentes da contra-ordem, mais as perdas e danos que houver.
Verdadeiro.
Art. 748.
Complete:
“Art. 750. A responsabilidade do transportador, limitada ao valor constante do conhecimento, COMEÇA _________; TERMINA QUANDO ____________. “
(1) no momento em que ele, ou seus prepostos, recebem a coisa;
(2) é entregue ao destinatário, ou depositada em juízo, se aquele não for encontrado.
Verdadeiro ou Falso:
A coisa, depositada ou guardada nos armazéns do transportador, em virtude de contrato de transporte, rege-se, no que couber, pelas disposições relativas a depósito.
Verdadeiro.
Art. 751.
De acordo com as regras do Código Civil (art. 752), fale acerca da obrigação do transportador de dar aviso ao destinatário e entrega a domicílio.
- A entrega a domicílio e o aviso ao destinatário NÃO SÃO OBRIGATÓRIOS, SALVO se assim forem ajustadas.
Verdadeiro ou Falso:
Se o transporte não puder ser feito ou sofrer longa interrupção, o transportador solicitará, incontinenti, instruções ao remetente, e zelará pela coisa, por cujo perecimento ou deterioração responderá, SALVO FORÇA MAIOR.
Verdadeiro.
Art. 753.
Em caso de impedimento não imputável ao transportador, que impeça a o transporte, o que poderá o transportador fazer caso não haja manifestação do remetente?
E se o impedimento for de responsabilidade do transportador?
- Poderá depositar a coisa em juízo, ou vendê-la, obedecida a legislação, ou os usos locais, depositando o valor (Art. 753, §1º).
- Se for sua responsabilidade, poderá depositar a coisa, por sua conta e risco, mas só poderá vendê-la se perecível (§2º).
Em qualquer dos casos, deverá informar o remetente da efetivação do depósito ou da venda (§3º).
Verdadeiro ou Falso:
Em caso de impedimento que impeça o transporte, e o transportador opte por manter a coisa depositada em seus próprios armazéns, continuará a responder pela sua guarda e conservação, SENDO-LHE DEVIDA, PORÉM, UMA REMUNERAÇÃO PELA CUSTÓDIA, a qual poderá ser contratualmente ajustada ou se conformará aos usos adotados em cada sistema de transporte.
Verdadeiro.
Art. 753, §4º.
Complete:
Art. 754. As mercadorias devem ser entregues ao destinatário, ou a quem apresentar o conhecimento endossado, devendo aquele que as receber conferi-las e apresentar as reclamações que tiver, sob pena de decadência dos direitos.
Parágrafo único: No caso de perda parcial ou de avaria não perceptível à primeira vista, o destinatário conserva a sua ação contra o transportador, desde que __________.
denuncie o dano em 10 dias a contar a entrega.
O que deverá o transportador fazer em caso de dúvida acerca de quem seja o destinatário?
Deverá depositar a mercadoria em juízo, se não lhe for possível obter instruções do remetente.
Se a demora puder ocasionar a deterioração da coisa, o transportador deverá vendê-la, depositando o saldo em juízo.
Verdadeiro ou Falso:
No caso de TRANSPORTE CUMULATIVO, todos os transportadores respondem SOLIDARIAMENTE pelo dano causado perante o remetente (responsabilidade objetiva), ressalvada a apuração da responsabilidade entre eles, de modo que o ressarcimento recaia, por inteiro, ou proporcionalmente, naquele ou naqueles em cujo percurso houver ocorrido o dano.
Verdadeiro.
Art. 756.
Complete:
Art. 757. Pelo contrato de seguro, o segurador se obriga, mediante ________, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo a pessoa ou a coisa, contra _______.
Parágrafo único: Somente pode ser parte, no contrato de seguro, como segurador, ENTIDADE para tal fim legalmente AUTORIZADA.
(1) pagamento do prêmio.
(2) riscos predeterminados.
Complete:
Art. 758. O contrato de seguro prova-se com a exibição da _________, e, na falta deles, por ___________.
(1) apólice ou do bilhete do seguro.
(2) documento comprobatório do pagamento do respectivo prêmio.
Complete:
Art. 760. A apólice ou o bilhete de seguro serão
- NOMINATIVOS (mencionam o nome do segurador, do segurado, de representante do último ou de terceiro beneficiário, sendo transmissíveis por meio de cessão civil ou mesmo por alienação);
- À ORDEM (são transmissíveis por endosso em preto, datado e assinado pelo endossante e o endossatário); ou
- AO PORTADOR (são transmissíveis por tradição simples),
e mencionarão os riscos assumidos, o início e o fim de sua validade, o limite da garantia e o prêmio devido, e, quando for o caso, o nome do segurado e do beneficiário.
Parágrafo único. No seguro de pessoas, a apólice ou o bilhete não podem ser ______.
Ao portador.
Verdadeiro ou Falso:
ANULÁVEL será o contrato para garantia de risco proveniente de ATO DOLOSO do segurado, do beneficiário, ou de representante de um ou de outro.
Falso.
Será NULO.
Art. 762.
Verdadeiro ou Falso:
Não terá direito a indenização o segurado que estiver em mora no pagamento do prêmio, se ocorrer o sinistro antes de sua purgação.
Verdadeiro.
Art. 763.
Segundo o art. 766, do Código, quais as consequências caso o segurado, por si ou por seu representante, fizer declarações inexatas ou omitir circunstâncias que possam influir na aceitação da proposta ou na taxa do prêmio?
- Perderá o direito à garantia, além de ficar obrigado ao prêmio vencido.
- Agora, se a inexatidão ou omissão nas declarações não resultar de má-fé do segurado, o segurador terá direito a (a) resolver o contrato, ou o (b) cobrar, mesmo após o sinistro, a diferença do prêmio.
Verdadeiro ou Falso:
No seguro à conta de outrem, o SEGURADOR PODE OPOR ao segurado quaisquer defesas que tenha contra o estipulante, por descumprimento das normas de conclusão do contrato, ou de pagamento do prêmio.
Verdadeiro.
Art. 767.
Verdadeiro ou Falso:
O segurado PERDERÁ o direito à garantia se agravar intencionalmente o risco objeto do contrato.
Verdadeiro.
Art. 768.
Complete:
Art. 769. O segurado é obrigado a comunicar ao segurador, logo que saiba, todo incidente suscetível de agravar consideravelmente o risco coberto, SOB PENA DE PERDER O DIREITO À GARANTIA, se provar que silenciou de má-fé.
§1º. O segurador, desde que o faça nos _______ seguintes ao recebimento do aviso da agravação do risco sem culpa do segurado, poderá dar-lhe ciência, por escrito, de sua decisão de resolver o contrato.
§2º. A resolução só será eficaz _______ após a notificação, devendo ser restituída pelo segurador a diferença do prêmio.
(1) 15 dias.
(2) 30 dias.
A redução do risco no curso do mandato acarreta redução do prêmio estipulado?
Via de regra, não, salvo se houver disposição em contrário.
Entretanto, se a redução do risco for considerável, o segurado poderá exigir a revisão do prêmio, ou resolução do contrato.
Art. 770.
Verdadeiro ou Falso:
SOB PENA DE PERDER O DIREITO À INDENIZAÇÃO, o segurado comunicará o sinistro ao segurador, logo que o saiba, e tomará as providências imediatas para minorar-lhe as consequências.
Entretanto, para que ocorra essa sanção é necessário que fique demonstrada a ocorrência de uma omissão dolosa do segurado, que beire a má-fé ou a culpa grave e que, com isso, prejudique, de forma desproporcional, a atuação da seguradora.
Verdadeiro.
Art 771 e REsp 1.409.908-MG.