Adoção Flashcards
Verdadeiro ou Falso:
A adoção de maiores de 18 anos dependerá da ASSISTÊNCIA EFETIVA DO PODER PÚBLICO e de SENTENÇA CONSTITUTIVA, aplicando-se, no que couber, as regrais gerais do ECA.
Verdadeiro. Art. 1619, CC.
Segundo a doutrina majoritária, a adoção é um negócio jurídico ou ato jurídico strictu sensu?
- Ato jurídico stricto sensu (art. 185, CC/02), pois os seus efeitos estão fixados em lei.
- É um ato jurídico stricto sensu complexo porque depende de decisão judicial para produzir seus efeitos.
Verdadeiro ou Falso:
Tanto a adoção de maiores quanto a de menores dependem de ação judicial. O vínculo da adoção constitui-se por sentença judicial, que será inscrita no registro civil mediante mandado do qual não se fornecerá certidão.
Verdadeiro. Art. 47.
IV Jornada de Direito Civil - Enunciado nº 272 do CJF/STJ.
Segundo o Enunciado nº 273 do CJF/STJ, aprovado na IV Jornada de Direito Civil, complete:
Tanto da adoção bilateral quanto na unilateral, quando não se preserva o vínculo com qualquer dos genitores originários, deverá ______________________. Sendo unilateral a adoção, e sempre que se preserve o vínculo originário com um dos genitores, ______________________.
- Ser averbado o cancelamento do registro originário de nascimento do adotado, lavrando-se novo registro.
- Deverá ser averbada a substituição do nome do pai ou da mãe natural pelo nome do pai ou da mãe adotivos.
Onde deve ocorrer o processo de adoção? A presença do Ministério Público é obrigatória?
- Se o adotando é menor de 18 anos: deve ocorrer na Vara da Infância e Juventude.
- Se o adotando é maior de 18 anos: deve ocorrer na Vara de Família.
- Em qualquer caso, a participação do Ministério Público é obrigatória, pois se trata de questão envolvendo o estado de pessoas e a ordem pública.
Verdadeiro ou Falso:
A adoção é medida EXCEPCIONAL e IRREVOGÁVEL, só sendo admissível quando esgotados os recursos necessários à manutenção da criança ou adolescente na família natural (pais e seus descendentes) ou extensa (parentes próximos cujo adotando tenha convivência e afinidade).
Verdadeiro.
Qual a idade mínima para ser adotante? A adoção pode ser unilateral ou conjunta. O que significa?
- A idade mínima é de 18 anos.
- Será unilateral quando houver apenas uma pessoa for adotante.
- Será conjunta a doação feita por um casal casados civilmente ou que mantenham união estável, desde que comprovada a estabilidade da família.
Verdadeiro ou Falso:
Se, no curso da ação de adoção conjunta, um dos cônjuges desistir do pedido e outro vier a falecer sem ter manifestado inequívoca intenção de adotar unilateralmente, NÃO poderá ser deferido ao interessado falecido o pedido de adoção unilateral post mortem.
Verdadeiro.
STJ, informativo 588.
Verdadeiro ou Falso:
Tratando-se de adoção em conjunto, um cônjuge não pode adotar sem o consentimento do outro. Caso contrário, ferirá normas basilares de direito, tal como a autonomia da vontade, desatendendo, inclusive, ao interesse do adotando (se menor for), já que questões como estabilidade familiar e ambiência saudável estarão seriamente comprometidas, pois não haverá como impor a adoção a uma pessoa que não queira.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
Os divorciados, os judicialmente separados e os ex-companheiros podem adotar conjuntamente, contanto que acordem sobre a guarda e o regime de visitas e desde que o estágio de convivência tenha sido iniciado na constância do período de convivência e que seja comprovada a existência de vínculos de afinidade e afetividade com aquele não detentor da guarda, que justifiquem a excepcionalidade da concessão.
Verdadeiro. Art. 42, §4º, do ECA.
Verdadeiro ou Falso:
Segundo o STF e STJ, razão não há para a imposição de quaisquer restrições quanto à possibilidade de adoção por casais homoafetivos, sendo descabível, inclusive, a imposição de qualquer restrição etária quanto ao adotando.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
Quando comprovado efetivo benefício do adotando, será admitida a guarda compartilhada, quando o casal for separado ou divorciado.
Verdadeiro.
Qual a diferença de idade que a lei estabelece entre o adotante e o adotado? E se for um casal de adotantes, como a análise da idade será feita?
- O adotante deve ser, no mínimo, 16 anos mais velho que o adotado.
- Em caso de casal cujos cônjuges ou companheiros tenham idades diversas, a verificação da idade deve ser feita com base no cônjuge/companheiro mais jovem.
O tutor ou curador poderá adotar o pupilo, tutelado ou curatelado?
Sim. Entretanto, tal adoção não poderá ser efetivada enquanto não der contas de sua administração e não se saldar o débito. (art. 44 do ECA).
Em regra, a adoção depende do consentimento de quem?
- Dos pais ou de seus representantes.
- Esse consentimento será dispensável quando os pais forem desconhecidos, tenham sido destituídos do poder familiar, ou quando o adotando for maior de 18 anos (neste último caso, devem ao menos ser citados).
- Quando o adotando contar com mais de 12 anos, será necessário o seu consentimento.
Verdadeiro ou Falso:
A adoção e a reprodução assistida heteróloga atribuem a condição de filho ao adotado e à criança resultante da técnica conceptiva heteróloga; porém, enquanto na adoção haverá o desligamento dos vínculos entre o adotado e seus parentes consanguíneos, na reprodução assistida heteróloga SEQUER será estabelecido o vínculo de parentesco entre a criança e o doador do material fecundante.
Verdadeiro.
Enunciado 111 do CJF/STJ.
Verdadeiro ou Falso:
A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes biológicos, SALVO OS IMPEDIMENTOS MATRIMONIAIS.
Verdadeiro. Art. 41 do ECA.
Verdadeiro ou Falso:
Se um dos cônjuges ou companheiro adota o filho do outro, mantêm-se os vínculos de filiação entre o adotado e o cônjuge ou companheiro do adotante e os seus respectivos parentes, ainda que o vínculo matrimonial ou união estável se extinga.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
A decisão que defere a adoção confere ao adotado o sobrenome do adotante, podendo determinar a modificação do seu PRENOME, mediante pedido do adotante ou do adotado. Se a modificação do prenome for requerida pelo adotante, é obrigatória a oitiva do adotado que tenha MAIS DE 12 ANOS.
Verdadeiro.
Em qualquer caso de adoção, esta só será admitida quando cumpridos dois requisitos essenciais. Quais são?
- Deve constituir real vantagem ao adotando;
2. Deve a adoção estar fundada em motivos legítimos.
Nas ações de adoção, o Ministério Público atua como o quê?
Como custos legis (E NÃO COMO PARTE).
Em que consiste a adoção post mortem? Ela é admitida no ordenamento brasileiro?
A adoção post mortem consiste na atribuição da filiação após a morte do adotante, quando este tiver manifestado inequivocadamente o INTERESSE DE ADOTAR, mas venha a falecer no curso do procedimento.
- A adoção most mortem É ADMITIDA.
Em que hipótese o processo de adoção terá prioridade de tramitação judicial?
Quando a criança ou adolescente (adotando) for acometido por deficiência ou doença crônica.