Aula 16 - Tecnologia aplicada à Logística Internacional Flashcards

1
Q

1 Tecnologia

A

De acordo com o dicionário Aurélio, a “tecnologia é o conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos que se aplicam a um determinado ramo de atividade”. Esse conceito demonstra que a tecnologia é derivado da aplicação prática dos conhecimentos científicos. Portanto, não importa se o resultado da aplicação desses conhecimentos seja um melhor equipamento de comunicação ou um novo equipamento de diagnóstico médico; se for a aplicação do que chamamos de ciência pura, será tecnologia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

2 Sistemas de Informação

A

O sistema de informação interage com o ambiente, representando o mercado onde a organização está atuando. A organização é qualquer tipo de empresa, ou seja, pode ser uma indústria, um comércio, uma prestadora de serviço, um escritório médico ou de consultorias. O sistema interno da organização se “conecta” com outros sistemas externos, como fornecedores, clientes, concorrentes, acionistas, agências reguladoras.
A partir disso, podemos dizer que os sistemas de informação se tornaram estratégicos para as empresas, tornando o conhecimento mais valioso do que máquinas, equipamentos, instalações e etc. Em comparação simplista, pode-se dizer que antigamente o porte de uma empresa era medido pelo tamanho de sua estrutura física (fábrica ou prédio), ou seja, quanto maior a estrutura física, mais “poderosa” era a empresa; hoje, esse conceito está relacionado ao conhecimento, assim, quanto mais conhecimento (capital intelectual) uma empresa tiver, maior o seu potencial, e ele pode ser gerenciado em um escritório simples, com alguns computadores, a chamada empresa digital, uma rede capaz de se expandir além de suas fronteiras.
Na Logística Internacional, os sistemas de informação têm a função de coletar dados das diversas etapas do processo, como documentos aduaneiros, embarque, condições da viagem, desembarque e entrega. A partir desses dados, os sistemas computadorizados agrupam e produzem informações que podem ser analisadas pelos profissionais e empresas atuantes na operação de comércio exterior.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

3 Tecnologia da Informação

A

As tecnologias da informação representam um conjunto de inovações que juntas revolucionaram as relações industriais e formas organizacionais de produção, como novos modelos gerencias mais intensivos em informação e conhecimento, além da possibilidade de integrar a cadeia de suprimentos globais e aproximar fornecedores e usuários das informações. Com as tecnologias de informação, ondas e quebras de paradigmas políticos entre países também se romperam e diversos mercados foram globalizados. Com a liberalização dos mercados, o espaço econômico ficou amplamente competitivo, reduzindo privilégios de empresas dominantes e, certamente, a falência de muitas.
A TIC é dividida em:
• Hardware e seus dispositivos periféricos;
• Software e seus recursos;
• Sistemas de telecomunicações;
O Hardware trata dos equipamentos da tecnologia da informação, como computadores pessoais, notebooks, tablets e servidores. Rezende e Abreu (2013, p.55) definem hardware como “conjuntos integrados de dispositivos físicos, posicionados por mecanismos de processamento que utilizam eletrônica digital, usados para entrar, processar, armazenar e sair dados e informação”.
Na Logística Internacional, o hardware é utilizado para processar todas as etapas do processo de exportação e importação. Os computadores são utilizados pelo importador, exportador, transportadoras e nas operações portuárias e aeroportuária. Podemos incluir as etiquetas inteligentes, os sistemas de coleta de código de barras, etc.
“Softwares são programas como o sistema operacional de seu computador e o editor de texto que você utiliza. Laudon e Laudon” (2011, p.16) explicam que um software consiste em “instruções detalhadas e pré-programadas que controlam e coordenam os componentes do hardware de um sistema de informação”.
Sem o software, não seria possível utilizar os diversos sistemas que permitem comunicar entre os agentes da cadeia de suprimentos. Os softwares permitem registrar os dados, processar rotina e enviar operações. O hardware sem instruções não teriam finalidade.
Na Logística Internacional, muitos softwares e sistemas são utilizados, como o sistema integrado de comércio exterior (SISCOMEX), softwares para gerenciamento de transporte, chamados de Transportation Management Systems, softwares para gerenciamento do armazém, como Warehouse Management Systems, e softwares integrados de gestão empresarial, chamados de Enterprise Resources Planning, que estudaremos mais adiante nesta aula.
Os sistemas de telecomunicações são compostos de redes de computadores, como internet e intranet, telefonia móvel, radiocomunicação, sistemas de posicionamento global (GPS), etc. A comunicação são as transmissões de algum sinal de um emissor para um receptor, como exemplo, temos a comunicação por rádio. Rezende e Abreu (2013, p.64) explicam que “as comunicações podem ser definidas como as transmissões de sinais por um meio qualquer, de um emissor para um receptor”.
Assim, essa comunicação pode utilizar qualquer meio, desde que transmita esses dados e informações, realizando a comunicação entre dois pontos.
A TIC permitiu grandes avanços nos setores das empresas, pois através do seu uso houve um maior controle de seus estoques, com sistemas e tecnologias de gerenciamento de armazéns. Ela estreitou a relação com os clientes e fornecedores com sistemas eletrônicos de transmissão de dados e uso da internet. Enfim, os diversos tipos de tecnologia e sistemas de informação permitiram uma integração fantástica entre empresa- empresa, empresa-cliente e empresa-fornecedor e favoreceu as operações da Logística Internacional.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

4 E-business

A

O conceito de e-business ou negócios eletrônicos pode ser definido como o uso da tecnologia digital e da internet para realizar os principais processos de negócios em uma empresa.
Transações possíveis de serem disponibilizadas na cadeia de suprimento e na logística internacional:
• permite o fluxo de informações por toda cadeia de suprimentos;
• negocia preços e contratos com clientes e fornecedores;
• permite que os clientes façam pedidos;
• permite que os clientes rastreiem seus pedidos;
• atendam e entreguem os pedidos aos clientes;
• recebe pagamento dos clientes.
[FIGURA 2]

4.1 Business to Customer

O Business to Customer diz respeito às transações entre empresas e clientes via internet. Esse tipo de comércio eletrônico corresponde à venda de produtos e serviços no varejo diretamente a consumidores individuais.

4.2 Business to Business

O B2B permite que empresas negociem com fornecedores nos diferentes pontos do globo de maneira rápida e eficiente: as informações e valores são tratados eletronicamente e só os materiais e produtos sofrem a movimentação física através da Logística Internacional.
O Business to Business é o relacionamento entre empresas para a realização de transações com vantagens para ambas as partes, por intermédio do uso de sistemas de informação, principalmente da internet.

4.3 Customer to Business

A modalidade de negócios Customer to Business envolve a prestação de serviços de um consumidor para uma empresa utilizando a Internet. Esse sistema seria o contrário do B2C e, nesse caso, a venda do produto ou serviço parte do consumidor. Essa é a modalidade mais recente de e-business. Do ponto de vista da Logística Internacional, também é uma forma de se processar pedidos.

4.4 Customer to Customer

Outra modalidade de negócios muito atraente é o Customer to Customer, ou simplesmente C2C, que consiste no relacionamento entre clientes via sistemas de informação, essencialmente pela internet.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

5 Sistemas Integrados de Gestão (Enterprise Resources Planning)

A

Esses sistemas são considerados uma evolução natural dos sistemas MRP (Material Resource Planning), que fazia o planejamento dos recursos materiais e foi desenvolvido nos anos de 1970, e do MRP II (Manufacturing Resource Planning), que permitia que se fizesse o planejamento dos recursos não só de materiais, mas de todo processo de manufatura. Esses sistemas se caracterizam por ter abrangência expandida além da produção, atingindo, entre outras, as áreas de Contabilidade, Financeira, Engenharia e Recursos Humanos, englobando uma gama de atividades diversas nas empresas.
O ERP permitiu que os diversos sistemas dentro da empresa fossem substituídos por um único sistema, com banco de dados único e diversos módulos acoplados para atender às diversas áreas, composto pelas melhores práticas das empresas para cada setor.
O ERP é muito importante nas operações de logística internacional porque integra as operações das diversas organizações. Esses sistemas possuem módulos integrados de Exportação, Importação e Logística que organizam todo o processo documental e de controle. O ERP é muito importante nas operações de logística internacional porque integra as operações das diversas organizações. Esses sistemas possuem módulos integrados de Exportação, Importação e Logística que organizam todo o processo documental e de controle.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

6 Outras Tecnologias Aplicadas à Logística Internacional

A
  • E-procurement – compra e venda de suprimentos e serviços pela Internet, uma das fontes mais importantes da SCM.
  • EDI (Eletronic Data Interchange) – intercâmbio eletrônico de dados. É um formato eletrônico de dados criado pelo American National Standard Institute ou instituto Americano para Padronização (ANSI), em que o sistema é programado para enviar uma mensagem sempre que determinada situação ocorra, ideal para integrar parceiros em uma SCM.
  • C-Commerce – negócios que utilizam a rede de colaboração de uma empresa, que potencializa a articulação de parceiros, clientes, fornecedores e até mesmo concorrentes, facilitando a integração da SCM.
  • E-marketplace – são portais que aproximam compradores e vendedores, oferecendo um ponto central para as empresas comprarem e venderem, além de permitir que essas se unam para negociar preços e estratégias com fornecedores e revendedores. Ao contrário do e-procurement, que é um mercado fechado entre empresas, aqui o mercado é aberto a qualquer uma.
  • QR (Quick Response) – sistema que permite a reposição automática de estoques nos pontos de venda através da troca eletrônica de dados (EDI). Dessa forma, um exportador global pode manter a reposição automática de estoques de seus importadores sem a necessidade do importador enviar o Purchase Order (PO), sendo este realizado automaticamente, com informações pré-negociados entre as partes.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly