AP: Profilaxia Antipsicótica (Manutenção) Flashcards
Os antipsicóticos oferecem proteção …
Os antipsicóticos oferecem proteção eficaz contra recaídas, pelo menos a curto e médio prazo.
Uma meta-análise de ensaios controlados por placebo encontrou que —% dos pacientes com primeiro episódio, randomizados para receber manutenção com antipsicóticos, apresentaram recaída após 6-12 meses, em comparação com —% dos pacientes randomizados para receber placebo.
Ref: Leucht S, et al. Antipsychotic drugs versus placebo for relapse prevention in schizophrenia: a systematic review and meta-analysis. Lancet 2012; 379:2063–2071.
26%, 61%
Ref: Leucht S, et al. Antipsychotic drugs versus placebo for relapse prevention in schizophrenia: a systematic review and meta-analysis. Lancet 2012; 379:2063–2071.
Embora o consenso atual seja de que os antipsicóticos devem ser prescritos por —— após o primeiro episódio de esquizofrenia, alguns estudos encontraram …
1-2 anos
altas taxas de recaídas e aumento da hospitalização após suspensão dos antipsicóticos.
Uma meta-análise de 2018 de 8 ensaios clínicos randomizados (RCTs) foi um pouco mais otimista e encontrou taxas de recaída de, em média, —% (em pacientes tratados) e —% (em pacientes que descontinuaram o tratamento) em 18-24 meses.
35%, 61%
- Alguns estudos chegam a taxas de recaída superiores a 90% para paciente com esquizofrenia sem tratamento de manutenção após o primeiro episódio
O acompanhamento de 5 anos de um ensaio clínico randomizado (RCT) de 2 anos, durante o qual os pacientes receberam tratamento antipsicótico de manutenção ou tiveram sua dose de antipsicótico reduzida ou completamente descontinuada, encontrou que, embora houvesse uma clara vantagem para o tratamento de manutenção em termos de redução da recaída a curto prazo, essa vantagem foi ———-.
Além disso, o grupo de redução/descontinuação da dose estava recebendo doses mais baixas de medicamentos antipsicóticos no acompanhamento e apresentou —–.
Há diversas interpretações para esses resultados, mas a conclusão mais plausível é que a redução de dose é uma opção possível na psicose de primeiro episódio.
perdida a médio prazo
melhores desfechos funcionais
O estudo foi amplamente criticado, e certamente existem outros estudos mostrando resultados desastrosos com a descontinuação de antipsicóticos, embora em **períodos mais curtos e com menos sujeitos. **
Ainda assim, alguns pacientes com psicose de primeiro episódio podem não precisar de antipsicóticos a longo prazo para se manterem bem – números entre 18-30% têm sido sugeridos.
Existem indicações de que ———, podem oferecer a melhor chance de retirar o tratamento antipsicótico com sucesso.
regimes de descontinuação muito prolongados, utilizando uma redução hiperbólica
Fatores preditores de má resposta após descontinuação do AP subsequente a um primeiro episódio psicótico na esquizofrenia
Não existem fatores confiáveis ligados ao desfecho após a descontinuação de antipsicóticos em pacientes com primeiro episódio (com exceção do uso de cannabis), e há mais evidências a favor de continuar o uso de antipsicóticos do que de interrompê-los.
Em um grande estudo naturalístico com pacientes na primeira internação por esquizofrenia, a ——- apresentaram melhor desempenho na prevenção de readmissões em comparação com outros antipsicóticos orais.
No mesmo estudo, o uso de ——— pareceu oferecer vantagens sobre os antipsicóticos orais, apesar do viés de confusão por indicação.
clozapina e a olanzapina
injeções antipsicóticas de ação prolongada
Em um estudo mais recente, a ——– demonstrou proporcionar bons desfechos, e continuar o tratamento com ——– após não alcançar inicialmente a remissão foi tão bem-sucedido quanto mudar para olanzapina.
Amissulprida
Na prática clínica existem desafios referentes a diagnóstico para seguir com essas recomendações
Na prática, um diagnóstico firme de esquizofrenia raramente é feito após um primeiro episódio, e a **maioria dos prescritores e/ou pacientes terá ao menos tentado interromper o tratamento antipsicótico dentro de um ano. **
A maioria daqueles que têm um episódio de esquizofrenia** terá novos episódios. **
Pacientes com ———- estão em maior risco de recaída.
sintomas residuais, maior carga de efeitos colaterais e uma atitude menos positiva em relação ao tratamento
A cada episódio subsequente, o nível basal de funcionamento tende a se deteriorar, e a maior parte desse declínio é observada ——— .
na primeira década da doença
O risco de suicídio (10%) também se concentra na —— da doença.
primeira década
Aqueles que recebem antipsicóticos direcionados (ou seja, apenas quando os sintomas reaparecem) parecem ter um desfecho pior do que aqueles que recebem ————-, e o risco de discinesia tardia (DT) pode ser maior
antipsicóticos profiláticos
Uma metanálise encontrou os seguintes achados comparando APs profiláticos contra placebo: risco de recaída e hospitalização
Ref: Leucht S, et al. Antipsychotic drugs versus placebo for relapse prevention in schizophrenia: a systematic review and meta-analysis. Lancet 2012; 379:2063–2071.