AP: Introdução aos APs Flashcards
A Hiperprolactinemia geralmente é pior com ________ do que com drogas “típicas”.
risperidona, paliperidona e amisulprida
Fator de grande importancia, segundo as diretrizes do NICE, para escolha do AP, considerando que não existe uma indicação de um AP como primeira linha
As diretrizes do NICE recomendam que o paciente esteja tão envolvido quanto possível nas decisões das medicações prescritas. Clínicos devem estar cientes de que as crenças sobre a doença e medicações influenciam de maneira muito importante a adesão.
As diretrizes do NICE sobre esquizofrenia enfatizam a importância da escolha do paciente, ao invés de recomendar uma classe ou antipsicótico específico como primeira linha de tratamento.
A resposta e a tolerabilidade aos antipsicóticos diferem entre indivíduos diferentes, a resposta é individual, de forma que não há uma indicação clara de um antipsicótico de primeira linha.
A Associação Mundial de Psiquiatria revisou as evidências relacionadas à eficácia relativa de 51 antipsicóticos de primeira geração (FGAs) e 11 antipsicóticos de segunda geração (SGAs) e concluiu que, se as diferenças nos efeitos extrapiramidais (EPS) pudessem ser minimizadas (por meio de uma dosagem cuidadosa) e o uso de anticolinérgicos evitado, ….
não havia evidências convincentes para apoiar qualquer vantagem dos FGAs em relação aos SGAs.
Uma meta-análise de antipsicóticos para psicose em primeiro episódio encontrou poucas diferenças entre os antipsicóticos de primeira geração e de segunda geração como grupos de medicamentos, mas pequenas vantagens para ….
olanzapina e amisulprida individualmente.
Ref: Zhang JP, et al. Efficacy and safety of individual second-generation vs. first-generation antipsychotics in first-episode psychosis: a systematic review and meta-analysis. Int J Neuro Psychopharmacol 2013; 16:1205–1218.
Uma meta-análise em rede posterior de estudos sobre primeiro episódio encontrou pequenas vantagens de eficácia para ….
olanzapina e amisulprida e um desempenho geral insatisfatório para haloperidol
Ref: Zhu Y, et al. Antipsychotic drugs for the acute treatment of patients with a first episode of schizophrenia: a systematic review with pairwise and network meta-analyses. Lancet Psychiatry 2017; 4:694–705
Quando antipsicóticos de segunda geração individuais, exceto a clozapina, são comparados, os dados iniciais resumidos sugerem que a ———– é marginalmente mais eficaz do que aripiprazol, risperidona, quetiapina e ziprasidona, e que a ———– tem uma leve vantagem sobre quetiapina e ziprasidona.
Ref: Leucht S, et al. A meta-analysis of head-to-head comparisons of second-generation antipsychotics in the treatment of schizophrenia. Am J Psychiatry 2009; 166:152–163.
olanzapina
risperidona
Ref: Leucht S, et al. A meta-analysis of head-to-head comparisons of second-generation antipsychotics in the treatment of schizophrenia. Am J Psychiatry 2009; 166:152–163.
Ensaios controlados com antipsicóticos de primeira geração (APGs) também sugerem uma vantagem para ———— em relação aos medicamentos mais antigos.
olanzapina, risperidona e amisulprida
Uma meta-análise em rede confirmou amplamente esses achados, classificando a ————— em segundo lugar, atrás da clozapina, e a ———- em terceiro.
Esses três medicamentos foram os únicos a demonstrar claras vantagens de eficácia em relação ao haloperidol.
A magnitude das diferenças foi novamente pequena (mas potencialmente substancial o suficiente para ser clinicamente importante) e deve ser ponderada em relação aos perfis de efeitos colaterais muito diferentes associados a cada antipsicótico.
Ref: Leucht S, et al. Comparative efficacy and tolerability of 15 antipsychotic drugs in schizophrenia: a multiple-treatments meta-analysis. Lancet 2013; 382:951–962
amisulprida, olanzapina
Ref: Leucht S, et al. Comparative efficacy and tolerability of 15 antipsychotic drugs in schizophrenia: a multiple-treatments meta-analysis. Lancet 2013; 382:951–962
Uma meta-análise em rede de 2019 de 32 antipsicóticos classificou a ————- como o medicamento mais eficaz para os sintomas positivos e a ——— como o melhor tanto para os sintomas negativos quanto para a melhora geral dos sintomas.
A —————- também foram altamente classificadas pela resposta aos sintomas positivos.
O maior efeito benéfico sobre os sintomas depressivos foi observado com ————————-, possivelmente refletindo a relativa ausência de disforia induzida por neurolépticos, comum à maioria dos antipsicóticos de primeira geração (APGs).
Ref: Huhn M, et al. Comparative efficacy and tolerability of 32 oral antipsychotics for the acute treatment of adults with multi-episode schizophrenia: a systematic review and network meta-analysis. Lancet 2019; 394:939–951.
amisulprida, clozapina
olanzapina e a risperidona
sulpirida, clozapina, amisulprida, olanzapina e os agonistas parciais de dopamina
Ref: Huhn M, et al. Comparative efficacy and tolerability of 32 oral antipsychotics for the acute treatment of adults with multi-episode schizophrenia: a systematic review and network meta-analysis. Lancet 2019; 394:939–951.
Para pacientes cujos sintomas não responderam de forma satisfatória a testes adequados e sequenciais de dois ou mais medicamentos antipsicóticos, a —— é o tratamento mais eficaz, e seu uso nessas circunstâncias é recomendado pelo NICE.
- ——– provavelmente deve ser um dos dois medicamentos utilizados antes da clozapina. Também pode ser defendido um teste com ———–: ela tem uma classificação consistentemente alta em meta-análises.
clozapina
Olanzapina, amisulprida
Quanto a avaliação dos efeitos colaterais:
Listas de verificação preenchidas pelo paciente, como a ————, podem ser um primeiro passo útil nesse processo.
A ——————— facilita uma avaliação mais detalhada e abrangente.
Escala de Efeitos Colaterais Antipsicóticos de Glasgow (GASS)
Escala de Avaliação de Efeitos Colaterais Antipsicóticos Não Neurológicos preenchida pelo clínico (ANNSERS)