A PARTIR SUMULA 333 Flashcards

1
Q

O que determina a Súmula 333 em relação ao recurso de revista?

A

A Súmula 333 estabelece que não ensejam recurso de revista as decisões que já foram superadas por iterativa, notória e atual jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho. Em outras palavras, se uma decisão já foi amplamente consolidada e conhecida como entendimento atual do Tribunal, não será aceito o recurso de revista para contestá-la.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A Súmula 336 trata da constitucionalidade de qual dispositivo legal?

A

A Súmula 336 trata da constitucionalidade do § 2º do art. 9º do Decreto-Lei nº 1.971/1982, com a redação dada pelo Decreto-Lei nº 2.100/1983. A súmula declara que esse dispositivo é constitucional, ou seja, está em conformidade com as normas da Constituição.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais são os requisitos para comprovar a divergência jurisprudencial nos recursos de revista e de embargos, conforme a Súmula 337?

A

De acordo com a Súmula 337, para comprovar a divergência jurisprudencial nos recursos de revista e de embargos, o recorrente deve atender aos seguintes requisitos:

I - Juntar certidão ou cópia autenticada do acórdão paradigma ou citar a fonte oficial ou o repositório autorizado em que foi publicado.

II - Transcrever, nas razões recursais, as ementas e/ou trechos dos acórdãos que foram trazidos para configurar o dissídio, demonstrando o conflito de teses que justifique o conhecimento do recurso, mesmo que os acórdãos já estejam nos autos ou venham a ser juntados com o recurso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual é o ônus do empregador em relação ao registro da jornada de trabalho, de acordo com a Súmula 338?

A

Segundo a Súmula 338, é ônus do empregador que conta com mais de 10 (dez) empregados o registro da jornada de trabalho na forma do art. 74, § 2º, da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Caso o empregador não apresente os controles de frequência de forma justificada, presume-se relativamente verdadeira a jornada de trabalho registrada, porém, essa presunção pode ser elidida por prova em contrário.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A partir de qual data o suplente da CIPA passou a ter garantia de emprego, conforme a Súmula 339?

A

Conforme a Súmula 339, o suplente da CIPA passou a gozar da garantia de emprego prevista no art. 10, II, “a”, do ADCT (Ato das Disposições Constitucionais Transitórias) a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que determina a Súmula 340 em relação ao adicional de horas extras para comissionistas?

A

A Súmula 340 estabelece que o empregado comissionista, sujeito a controle de horário, tem direito ao adicional de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) pelo trabalho em horas extras. Esse adicional é calculado sobre o valor-hora das comissões recebidas no mês, considerando-se o número de horas efetivamente trabalhadas como divisor.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quem é responsável pelo pagamento dos honorários do perito assistente, de acordo com a Súmula 341?

A

Conforme a Súmula 341, a indicação do perito assistente é uma faculdade da parte. No entanto, a parte que o indicar deve responder pelos respectivos honorários do perito, mesmo que seja vencedora no objeto da perícia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O que determina a Súmula 342 sobre os descontos salariais autorizados pelo empregado?

A

A Súmula 342 estabelece que descontos salariais efetuados pelo empregador, com a autorização prévia e por escrito do empregado, para serem integrados em planos de assistência odontológica, médico-hospitalar, de seguro, de previdência privada ou de entidade cooperativa, cultural ou recreativo-associativa de seus trabalhadores, em benefício próprio e de seus dependentes, não afrontam o disposto no art. 462 da CLT. Entretanto, essa validade dos descontos é salvo se ficar demonstrada a existência de coação ou de outro defeito que vicie o ato jurídico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A partir de quando o salário-família é devido aos trabalhadores rurais, de acordo com a Súmula 344?

A

A Súmula 344 estabelece que o salário-família é devido aos trabalhadores rurais somente após a vigência da Lei nº 8.213, de 24.07.1991.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A Súmula 345 trata da estabilidade de quais empregados e em qual instituição?

A

A Súmula 345 trata da estabilidade dos empregados do Banco do Estado de Pernambuco - BANDEPE. Ela estabelece que o Regulamento Interno de Pessoal (RIP) dessa instituição, na parte que trata de seu regime disciplinar, não confere estabilidade aos seus empregados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Como são equiparados os digitadores em relação aos intervalos intrajornada, de acordo com a Súmula 346?

A

Segundo a Súmula 346, os digitadores são equiparados aos trabalhadores nos serviços de mecanografia (datilografia, escrituração ou cálculo) por aplicação analógica do art. 72 da CLT. Portanto, os digitadores têm direito a intervalos de descanso de 10 (dez) minutos a cada 90 (noventa) minutos de trabalho consecutivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Como é calculado o valor das horas extras habituais para reflexos em verbas trabalhistas, de acordo com a Súmula 347?

A

Conforme a Súmula 347, o cálculo do valor das horas extras habituais, para efeito de reflexos em verbas trabalhistas, deve observar o número de horas efetivamente prestadas e aplicar o valor do salário-hora da época do pagamento dessas verbas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O que a Súmula 348 declara em relação à concessão do aviso prévio durante a fluência da garantia de emprego?

A

A Súmula 348 declara que a concessão do aviso prévio durante a fluência da garantia de emprego é inválida devido à incompatibilidade desses dois institutos. Em outras palavras, quando o empregado está amparado pela garantia de emprego, ele não pode ser demitido mediante a concessão de aviso prévio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Qual é o termo inicial para a contagem do prazo de prescrição da ação de cumprimento de decisão normativa, de acordo com a Súmula 350?

A

A Súmula 350 estabelece que o prazo de prescrição com relação à ação de cumprimento de decisão normativa flui apenas da data de seu trânsito em julgado. Ou seja, o prazo para ajuizar essa ação começa a contar somente após a decisão normativa ter se tornado definitiva, ou seja, depois que não cabe mais recurso contra ela.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Como é calculado o acréscimo de repouso semanal remunerado para os professores que recebem salário mensal à base de hora-aula, de acordo com a Súmula 351?

A

Conforme a Súmula 351, o professor que recebe salário mensal à base de hora-aula tem direito a um acréscimo de 1/6 a título de repouso semanal remunerado. Esse acréscimo é calculado considerando-se o mês de quatro semanas e meia como referência para o cálculo do valor do repouso semanal remunerado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Em quais situações são cabíveis os embargos para a Seção de Dissídios Individuais de decisão de Turma proferida em agravo, de acordo com a Súmula 353?

A

A Súmula 353 estabelece as seguintes situações em que são cabíveis os embargos para a Seção de Dissídios Individuais de decisão de Turma proferida em agravo:

a) Da decisão que não conhece de agravo de instrumento ou de agravo pela ausência de pressupostos extrínsecos;

b) Da decisão que nega provimento a agravo contra decisão monocrática do Relator, em que se proclamou a ausência de pressupostos extrínsecos de agravo de instrumento;

c) Para revisão dos pressupostos extrínsecos de admissibilidade do recurso de revista, cuja ausência haja sido declarada originariamente pela Turma no julgamento do agravo;

d) Para impugnar o conhecimento de agravo de instrumento;

e) Para impugnar a imposição de multas previstas nos arts. 1.021, § 4º, do CPC de 2015 ou 1.026, § 2º, do CPC de 2015 (art. 538, parágrafo único, do CPC de 1973, ou no art. 557, § 2º, do CPC de 1973);

f) Contra decisão de Turma proferida em agravo em recurso de revista, nos termos do art. 894, II, da CLT.