7. ANTROPOLOGIA FORENSE – IDENTIDADE E IDENTIFICAÇÃO Flashcards
Em termos de condições para um método de identificação, o conjunto de elementos sinaléticos, para ser considerado bom, deve preencher os seguintes requisitos: UNICIDADE OU INDIVIDUALIDADE / IMUTABILIDADE / PERENIDADE / IMUTABILIDADE / PRATICABILIDADE
CLASSIFICABILIDADE. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO.
Qual a diferença entre IDENTIDADE e IDENTIFICAÇÃO?
- Identidade É a qualidade de ser a mesma coisa e não diversa. Traduz-se pelo conjunto de características peculiares que lhe dão a individualidade, ou seja, o torna único, diferente de qualquer outro.
- Identificação É o processo ou método pelo qual se estabelece a identidade (objetivo da identificação) de uma pessoa ou coisa. A identificação há que se basear em sinais e dados peculiares ao indivíduo, que, em seu conjunto, possam excluí-lo de todos os demais.
Qual a diferença entre ossos HUMANOS e ANIMAIS?
Em humanos (cerca de 8 por mm²), os ósteons (unidade do osso cortical) acham-se espalhados, dispersos, com certo espaçamento no interior do osso, o qual exibe disposição em camadas. Osso haversiano denso (ósteons — forma concêntrica, espalhados e espaçados, dispostos em camadas). Os canais de havers possuem diâmetro maior que os animais, logo, o número de canais é menor.
Em animais (cerca de 40 por mm²), possuem osso com estrutura plexiforme, com os ósteons em forma retangular, regular e horizontal, alinhados, dispostos em fileiras. O Canal de Havers possui diâmetro menor que os humanos, logo, o número de canais é maior.
Reações que indicam certeza de ser sangue (humano ou não): Cristais de Teichmann e Cristais de Strzywsky. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO.
Cristais de Teichmann – utiliza ácido acético glacial!
Cristais de Strzywsky – determina o tamanho e forma das celular sanguíneos, pelo método da albuminorreação ou reação biológica de soro precitado.
Reações que indicam probabilidade de ser sangue humano, pois indicam probabilidade, da presença de ferro (Fe++) da hemoglobina: Reação de Adler; Reação de Amado Ferreira; Reação de Kastle-Meyer; Reação de Van-Deen. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO.
A Radiografia dos ossos do punho são frequentemente utilizadas na rotina das delegacias de polícia, haja vista eventual duvida de individuo que se recusa a fornecer elementos para sua identificação, principalmente quando se esta diante de um adolescente que se faz passar por um adulto e vice-versa. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO.
A IDENTIFICAÇÃO DE SEXO MASCULINO OU FEMININO, tem como pontos?
Útero (carbonizados); genitais; mandíbula; crânio; osso da pelve; osso do tórax.
Quais são os TIPOS DE CLASSIFICAÇÃO DE VUCETICH?
o Arco - É chamado de arco, quando há ausência de deltas.
o Presilha interna - Há a presença do delta à direita do observador.
o Presilha externa -Há a presença do delta à esquerda do observador.
o Verticilo - Há a presença de dois deltas.
Terá a representação de letra quando corresponder ao dedo polegar.
Terá a representação de número quando corresponder aos demais dedos (indicador, médio, anular, mínimo).
* Numerador ou Série: fórmula da mão DIREITA.
* Denominador ou Seção: fórmula da mão ESQUERDA.
No que consiste a REGRA DE LOCARD?
o Segundo Edmond Locard, tudo que se toca deixa uma marca. Assim, ao se analisar uma impressão digital, deve-se verificar um número mínimo de pontos durante um confronto de análise de verificação da identidade do portador da digital analisada. No Brasil, o número de pontos característicos que deve se ter para ter a certeza do confronto positivo (certeza de ser aquela pessoa) é de 12 pontos.
Onde se aplica os casos de DESLUVAMENTO (Luva epidérmica): após a limpeza cuidadosa da luva epidérmica e posterior enxugamento é realizada a análise da face externa da epiderme e, em caso de impossibilidade do seu uso, é feita a inversão da luva e análise da face interna da epiderme ???
- NECROPAPILOSCOPIA: Nos casos de acidente de massa onde ocorre a carbonização dos indivíduos ou em cadáveres putrefeitos, os peritos papiloscopistas empregam não somente as técnicas rotineiras de coleta das ditas impressões digitais:
No caso de não oferecimento da denúncia, ou sua rejeição, ou absolvição, é obrigatório ao indiciado ou ao réu, após o arquivamento definitivo do inquérito, ou trânsito em julgado da sentença, requerer a retirada da identificação fotográfica do inquérito ou processo, desde que apresente provas de sua identificação civil.
ERRADO.
Art. 7 -ë facultativo.
A exclusão dos perfis genéticos dos bancos de dados ocorrerá: I - No caso de absolvição do acusado; II - No caso de condenação do acusado, mediante requerimento, após decorridos 20 anos do cumprimento da pena. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADERIO.
A Identidade é o conjunto de elementos característicos de uma pessoa, que a torna única, permitindo distingui-la das demais. A Identificação é o processo técnico e científico empregado para determinar a identidade. Contudo, a IDENTIFICAÇÃO é igual a RECONHECIMENTO?
NÃO. A identificação não deve ser confundida com o simples reconhecimento.
* O RECONHECIMENTO se baseia na comparação entre a experiência da sensação visual, auditiva ou tátil — proporcionada no passado (que já se conhece) —, com a mesma experiência renovada no presente pelo elemento a ser reconhecido. Reconhecimento significa conhecer de novo. Não é método científico. * A IDENTIFICAÇÃO, é o PROCESSO ou MÉTODO pelo qual se estabelece a identidade (objetivo da identificação) de uma pessoa ou coisa. A identificação há que se basear em sinais e dados peculiares ao indivíduo, que, em seu conjunto, possam excluí-lo de todos os demais. Os sinais e dados utilizados na identificação são chamados de elementos sinaléticos (Ex.: cor e o tipo de cabelo).
Na IDENTIFICAÇÃO, utilizam-se comumente dois processos: um médico e outro policial.
O primeiro, evidentemente, requer conhecimentos de Medicina e demais ciências correlatas: É a realizada por médicos legistas para estabelecer a identidade de corpos, esqueletos ou fragmentos encontrados. Poderá ser feita no vivo, no cadáver inteiro ou espostejado, ou ainda reduzido a fragmentos ou a simples ossos. Examinaremos, sumariamente, a raça, o sexo, a estatura, a idade, a identificação pelos dentes, o peso e conformação, as malformações, os sinais profissionais, os sinais individuais, como as cicatrizes, os tipos sanguíneos, as tatuagens, a dinâmica funcional, os caracteres psíquicos e a prosopografia.
O segundo, não sendo de natureza médica, dispensa esses conhecimentos e diz respeito à Identidade policial ou judiciária, consistentes no, Assinalamento sucinto; Fotografia simples;
Retrato falado; ANTROPOMETRIA ou BERTIOLAGEM e no MÉTODO de VUCETICH. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Para se descobrir a IDADE NOS VIVOS, usando os Dentes como base, se possuir 28 dentes (6 a 12 anos), já se possuir 20 dentes (até 6 anos). Ademais, usa-se a pelve; costela; satura craniana; joelho; cotovelo; ombros; punhos; palmas das mãos.
Contudo, a melhor forma de determinar a idade do indivíduo é a análise dos seus dentes e mandíbula. Quando estes elementos não são encontrados, são utilizadas técnicas comparativas entre as suturas do crânio e a fusão das epífises. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO