4. TRAUMATOLOGIA - 7) ENERGIAS DE ORDEM QUÍMICA – TOXICOLOGIA Flashcards
Os agentes ÁCIDOS, ao entrarem em contato com os tecidos, promovem rápida desidratação local e inativação de suas enzimas pela modificação intensa do pH. Tais agentes, ao entrar em contato com a pele, queimam, em razão das reações exotérmicas que ocorrem imediatamente. Suas lesões são coagulantes e secas, desidratam os tecidos e produzem lesão grave, afetando a pele violentamente. Produzem escaras que devem ser retiradas para que ocorra a cicatrização. Eles causam lesões secas, duras e de contorno preciso. As cores mudam dependendo do ácido utilizado: Se a Cor for amareladas é o ÁCIDO ????, se for da Cor anegradas é o ÁCIDO ???? e se a Cor avermelhadas é o ÁCIDO ?????. (DICA - N / S / C)
1) ácido nítrico.
* HNO3 “água régia”, a lesão causada possui escaras amareladas.
2) ácido sulfúrico.
* H2sO4 “óleo de vitríolo”, a lesão causada possui escaras anegradas e secas.
3) ácido clorídrico.
* HCl “ácido muriático”, a lesão causada tendem a causar escaras avermelhadas.
Ácido sulfúrico H2sO4 ou óleo de vitríolo, ao entrar em contato com a pele, causa uma reação exotérmica, libera calor, e leva à coagulação das proteínas, podendo causar lesões que atinjam, inclusive, o plano muscular. A lesão causada pelo ácido sulfúrico possui escaras anegradas e secas. Contudo, qual a expressão que se refere a essa lesão?
Vitriolagem - Expressão somente para designar lesão causada por óleo vitríolo. Atualmente é usado para classificar agressões com cáusticos diferentes destes. Pode dar origem ao crime de vitriolagem (no caso de dolo), que se encaixaria na deformidade permanente, no caso de lesão corporal (art. 129, § 2º, IV do CP — pena: 2 a 8 anos de Reclusão).
Os agentes BÁSICOS, ao entrarem em contato com os tecidos, causam escaras esbranquiçadas e úmidas (liquefazem). Essas lesões úmidas e moles possuem contorno impreciso. As bases ou alcalinas fortes derretem/liquefazem os tecidos, produzindo lesões. Essas Lesões Liquefacientes e Úmidas: a substância química básica atua desfazendo os tecidos, apresentando escaras moles e úmidas (ex.: soda, amônia). Lesões moles e escorregadias ao toque por causa da formação de sabões com as gorduras dos tecidos. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO.
A Amônia (solução concentrada) ou anidra de gás amoníaco, sendo uma Bases fortes, tais como a Soda Cáustica NAOH, Potassa Cáustica KOH, fenol, produz em particular, queimaduras graves em que a necrose dos tecidos tem aspecto liquefativo e pode ultrapassar o plano cutâneo (a pele sofre necrose liquefativa). Sobrevida de 4 a 5 minutos. É característica da intoxicação por amônia: causa edema da mucosa respiratória e pulmonar. A amônia possui um cheiro picante e odor pungente. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO.
Os VENENOS (ação sistêmica), são qualquer substância que, introduzida pelas mais diversas vias no organismo, mesmo homeopaticamente, danifica a vida ou a saúde. contudo, quais as diferenças entre ENVENENAMENTO e INTOXICAÇÃO?
o ENVENENAMENTO - quase sempre intencional, possuindo origem exógena e é produzido por energia de ordem química.
o INTOXICAÇÃO - caracterizada como sendo um quadro de reações do metabolismo, que tem origem acidental. Este fenômeno é estudado na parte das energias de ordem bioquímica.
Sobre os venenos, o ARSÊNICO - MITRIDATISMO, É um metal pesado que mata em pequenas doses, não é percebido pelos sentidos do corpo e em doses mínimas pode matar. O arsênico possui grande afinidade com a pele, e mesmo após anos da morte, é possível verificar a presença de arsênico nos fâneros da pele. São características do arsênico: inodoro, incolor e insipido. Qual sinal ele deixa?
- LINHAS DE MEEGS: são estrias transversais e esbranquiçadas nas unhas, em razão do arsênico.
* Historicamente era usado para matar reis. Por isso, o Rei Mitridates, buscou imunizar-se contra um eventual envenenamento, tomando doses crescentes (mas nunca letais) de arsênico, até que fosse capaz de tolerar até mesmo uma dose mortal. Curiosamente, morreu envenenado.
Sobre venenos, o CHUMBO - SATURNISMO, a intoxicação/envenenamento se dá por chumbo. Geralmente afeta pessoas que trabalham com vidraçaria, cerâmica etc. O saturnismo afeta o cérebro, causando psicoses tóxicas, além de ser causador de anemia, por não permitir a fixação do ferro na hemoglobina. É capaz de provocar psicoses tóxicas (conhecidas como modificações psíquicas e sensoperceptivas). Qual sinal ele deixa?
- SINAL DE BURTON: É um dos principais sinais da intoxicação por chumbo.
* É uma faixa acinzentada ao nível da gengiva que margeia a implantação dos dentes.
Sobre os venenos, o CHUMBINHO - CARBAMATO, é um inibidor da enzima acetilcolinesterase, que é responsável por destruir os efeitos a acetilcolina. Entenda: A acetilcolina é liberada após cada transmissão dos impulsos nervosos aos diversos órgãos do corpo, que fazem os músculos contrair. A acetilcolinesterase faz com que o músculo após a contração, relaxe. Assim, com a acetilcolinesterase inibida, não se consegue relaxar os músculos o que leva a espasmos musculares generalizados, podendo levar à morte por ????????????.
o sufocação indireta (asfixia)
Sobre os venenos, tem-se o CIANETO, que é uma substância letal em meio ácido, pois em meio alcalino não ocorre a liberação do íon cianeto. O cianeto impede as reações que permitem a respiração no meio intracelular. O oxigênio chega até a célula, mas não pode ser utilizado porque o cianeto bloqueia a enzima receptora. O cianeto é um tóxico que age em nível intracelular (ação química). Ele faz com que a enzima citocromooxidase (que atua no interior das mitocôndrias), fique inibida, e assim, fique impedida de retirar os hidrogênios e como consequência impede a reação com o oxigênio (que está na célula, mas não reage), podendo levar a morte instantânea por excesso de hidrogênio nas células. Leva a hemorragia da mucosa gástrica (lembrando uma polpa de goiaba). É característica da intoxicação via cianeto: ODOR DE AMÊNDOAS AMARGAS. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Sobre os venenos, tem-se o MONÓXIDO DE CARBONO (CO), normalmente está presente na fumaça negra que ocorre pela queima de determinados produtos. Ele possui uma afinidade muito grande com hemoglobina, e em razão disso, forma-se a carboxihemoglobina, que impede o transporte de oxigênio, e leva a intoxicação por monóxido de carbono. Quando a concentração de monóxido de carbono no sangue é maior que 50%, há perigo de morte iminente. Ainda, no caso de morte, verifica-se que as vísceras ficam com a cor carminada. É característica da intoxicação via Monóxido: gás inodoro, insípido, incolor e miscível ao ar. Atua na corrente sanguínea, Monóxido de carbono + hemoglobina = carboxiemoglobina, O monóxido de carbono, ao reagir com a hemoglobina, impede que está transporte oxigênio. Isso resulta em quadro progressivo de asfixia, Sangue, órgãos e livores cadavéricos apresentam tonalidade peculiar carminada (cor de cereja), Sinais gerais em caso de morte por monóxido de carbono. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
O Sulfeto de hidrogênio: é um gás extremamente tóxico, normalmente encontrado em sistemas de esgotos, obras de tratamento de esgoto e estações e tratamento de águas residuais industriais, em razão da atividade biológica nas águas residuais. Possui cheiro de ????????.
ovo podre
Qual a diferença entre LAUDO DE CONSTATAÇÃO X LAUDO TOXICOLÓGICO?
- O LAUDO DE CONSTATAÇÃO não é a perícia. É apenas informação, feita por agente leigo, após a prisão do sujeito, vez que esse apresenta sinais de intoxicação ou porte substância semelhante a tóxicos. Não possui eficácia para comprovação da materialidade, apenas corrobora o auto de prisão em flagrante.
- O LAUDO TOXICOLÓGICO, a seu turno, é o exame toxicológico propriamente dito de pessoas ou de substâncias. Compreende o exame químico que estabelece o diagnóstico, bem como prova a materialidade do delito. Sua indispensabilidade é patente no que tange à imputação e ao julgamento.
A PERÍCIA TOXICOLÓGICA: tem como finalidade destacar a materialidade e fazer a distinção entre traficante, usuário e traficante-usuário eventual, sendo que este é aquele que pratica o tráfico para suprir seu consumo. Aconselha-se a realização da perícia o mais rápido possível após a prisão, a fim de evitar um “falso negativo”, haja vista que o organismo elimina a droga. De acordo com a doutrina, o exame deve ser feito no máximo 4 horas após a coleta do material. A perícia perpassa pela pesquisa e identificação da substância, quantidade consumida, estudo biopsicológico para caracterizar o estado de dependência. Nos termos da Lei 11.343/06 – art. 50 - a perícia é suficiente para a lavratura do auto de prisão em flagrante, o que revela sua importância, no que tange à identificação da substância e sua capacidade de gerar dependência. Além disso, serve para estabelecer a imputabilidade do sujeito dependente de drogas. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
De acordo com os efeitos produzidos no Sistema Nervoso Central, as drogas podem ser Catalépticos/PsicoLÉptica, Analépticos/PsicoANAlépticas e Dislépticos/PsicoDISléptica, no que consiste cada uma delas?
- Catalépticos/PsicoLÉptica (Depressoras) - LÉrdo: São tranquilizantes ou calmantes; ação depressora do sistema nervoso central, gerando bradipneia (diminui ritmo respiratório); bradicardia; relaxamento, tranquilizantes/calmantes/depressoras, tais como: Álcool, ópio, Fenorbarbital (gardenal), barbitúricos (calmantes), soníferos, cola de sapateiro, morfina, heroína.
- Analépticos/PsicoANAlépticas (Estimulantes) - @: estimulam o fluxo de pensamento, agitam, excitam o sistema nervoso central, gerando taquipneia; taquicardia; midríase (dilata a pupula), tais como: o crak, oxi, merla, cocaína, cafeína, ecstasy, anfetaminas, cristal, rebite.
- Dislépticos/PsicoDISléptica (Perturbadoras) – DIStorção: Distorcem a realidade, causando ilusões ou alucinações; perturbadoras ou alucinógenos, tais como: o: MACONHA, SKUNK, LSD, cogumelo (santo daime), meta.
Sobre o ÁLCOOL, Quando entra no organismo, ele se transforma em gás carbônico e a água, a sua absorção começa na mucosa oral, segue no estomago, e é máxima no intestino delgado. Quando não for possível verificar a dosagem de álcool no sangue, deve ser analisado o HUMOR VÍTREO (parte atrás do globo ocular). Já o Exame de alcoolemia → quanto mais rápido se fizer o exame, maior será a quantidade de álcool do organismo da pessoa. OBS.: a putrefação produz substâncias que podem dar resultado falso positivo. Por isso, as vísceras devem ser guardadas sob refrigeração menor que 4ºC a fim de não comprometer a qualidade do exame. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO