5. TANATOLOGIA MÉDICO-LEGAL Flashcards
A Tanatologia médico-legal é a parte da Medicina Legal que estuda a morte e o morto, e as suas repercussões na esfera jurídico social. A partir do século XIX, começou-se a relacionar a ausência de batimentos cardíacos com a morte, assim, o que definia a morte era a parada da atividade cardíaca do indivíduo. Contudo, atualmente o Conselho Federal de Medicina, por meio da Resolução nº 1.480/97, estabelece que a morte se dá com a parada total e irreversível das atividades encefálicas (MORTE CEREBRAL). Faz-se necessária a realização de 2 exames clínicos, por médicos diferentes, visando a confirmação, ou não, do coma não perceptivo e a ausência de função do tronco encefálico. É apontado que, após inicialmente diagnosticada a morte, é possível serem feitos exames complementares. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
No que consiste a PERINECROSCOPIA?
É o exame do local de crime suspeito ou violento, buscando por sinais que auxiliem no estabelecimento da dinâmica dos fatos. Logo, faz-se necessário aos peritos criminais observar detalhes tais como respingos e direção de sangue, marcas de arrastamento do corpo, posição de possível autor, direção de projéteis, etc.
A TRÍADE DE THOINOT, serve para definir clinicamente o estado de morte aparente, sendo caracterizado pela presença de: imobilidade; ausência aparente de respiração e a ausência aparente de circulação. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO - Esses são os chamados SINAIS ABIOTICOS IMEDIATOS ou INCERTEZA de DIAGNÓSTICO DA MORTE CLÍNICA.
Os fenômenos abióticos imediatos são sinais inicialmente apresentados no cadáver, logo após a morte. São sinais que não traduzem certeza da morte, mas sim mera PROBABILIDADE. Dentre esses sinais tem-se a INSENSIBILIDADE, onde o corpo passa a não ter mais sensibilidade, constatando-se pelo Sinal de REBOUILLAT. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO - Sinal de REBOUILLAT é aquele que se Injeta-se 1 ml de éter e verificando a ABOLIÇÃO DO TÔNUS MUSCULAR.
* A INSENSIBILIDADE é vista de acordo com o SINAL DE JOSAT, que trata-se da ausência de sensibilidade em relação a eventos como sensações térmicas, de toque, e de dor, Perda do tônus muscular;
O RELAXAMENTO DO ESFÍNCTER, consistem em uma forma de relaxamento onde a urina e fezes são expelidos. Bem como, a FACES HIPOCRÁTICA, CADAVÉRICA OU MÁSCARA DA MORTE, que são as rugas se atenuam, deixando um semblante de profunda serenidade. Ambos esses sinais, constituem os chamados SINAIS ABIOTICOS CONSECUTIVOS ou MEDIATOS. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO - Esses são os chamados SINAIS ABIOTICOS IMEDIATOS ou INCERTEZA de DIAGNÓSTICO DA MORTE CLÍNICA
Os fenômenos abióticos imediatos são sinais inicialmente apresentados no cadáver, logo após a morte. São sinais que não traduzem certeza da morte, mas sim mera PROBABILIDADE. Dentre esses sinais tem-se a CESSAÇÃO DA RESPIRAÇÃO, onde se a parada for irreversível tem-se a morte. Movimentos torácicos ausentes e cessação da respiração por conta de uma redução na capacidade respiratória os movimentos de expansão dos pulmões tornam-se ausentes ou imperceptíveis. Qual sinal medico legal representa esse caso?
- Sinal de WINSLOW - É a imobilidade da chama de uma vela na proximidade do nariz e sua chama permanecendo sem alteração.
O período correspondente entre a aparência de morte até o momento em que o sinal da parada respiratória e cardíaca se torna irreversível, configurada através da ausência de batimentos cardíacos, ausência de pulsação e ausência de pressão arterial (sinais abióticos imediatos). Trata-se do período em que não se pode afirmar se o indivíduo está morto ou não, devendo buscar neste momento a reanimação. É o período entre o aparecimento dos sinais imediatos e os sinais tardios, consecutivos ou mediatos. Segundo o Professor Wilson Palermo, é o período quantificado entre cerca de 6 horas antes e 6 horas depois da morte. Ainda, segundo o professor diz que durante este período, se forem produzidas lesões no cadáver, não é possível afirmar com precisão se as lesões foram feitas em vida ou após a morte. O art. 162 do CPP: diz que os peritos devem esperar pelo menos 06 horas após a morte para realizar a autopsia (salvo nos casos de certeza em relação à morte, como cadáver espostejado, decaptado, etc.). Logo, qual o nome desse período?
- PERÍODO DE INCERTEZA DE TOURDES.
Em se tratando dos SINAIS ABIOTICOS CONSECUTIVOS ou MEDIATOS, trata-se de sinais tardios ou reais, que indicam a certeza da morte. Decorrendo o tempo, as alterações decorrentes da parada cardiocirculatória vão se tornando perceptíveis, confirmando com certeza a morte. Nesses casos, no que consiste a tríade de LAR ?
1) LIVORES CADAVÉRICOS, HIPÓSTASES OU LIVOR MORTIS: Trata-se de um fenômeno físico, em que manchas arroxeadas são formadas em função do acúmulo de sangue no interior dos vasos sanguíneos das regiões de maior declive do cadáver (em razão da ação da gravidade). Logo, em vista da deposição do sangue em partes declinadas, resultantes da gravidade.
* Aparecem de 2 a 3 horas após a parada cardíaca, podendo mudar de posição quando ocorrer mudança na posição do corpo e fixam-se após decorridas 12 horas. A técnica de Bonnet é utilizada para diagnosticar os livores.
2) ALGOR MORTIS: Trata-se de um fenômeno físico, que ocorre diante da morte, onde o sistema de aquecimento do corpo é interrompido, e, como o corpo é mais quente que o meio ambiente (regra), o calor do corpo passa para o meio ambiente e começa a esfriar. Neste caso, não existe perda de calor por transpiração.
* A fórmula de Moritz estabelece o tempo da morte pela temperatura retal, tendo como parâmetro a temperatura de 37,2º graus, e, após, deve-se diminuir a temperatura retal, e por fim, somar 3º, em que o resultado será o tempo aproximado da morte ou a Fórmula de Rentoul e Smith que Aponta que a temperatura corporal diminui de 1,5º por hora
3) RIGOR MORTIS: A rigidez cadavérica é um fenômeno químico decorrente das reações entre as proteínas musculares, actina e miosina, que ficam no interior do sarcômero (unidade da fibra muscular responsável por contrair e relaxar a musculatura) e os líquidos cadavéricos. Com a ausência de oxigênio, o corpo fica ácido, e o pH cai, assim, é impossível a manutenção de vida no meio ácido, o que faz com que se perca a mobilidade muscular, pois a actina e a miosina coagulam. Esse processo que ocorre entre actina e miosina é chamado de Teoria química de Brucke e Kuhne.
* Se inicia entre 1 e 2 horas após a morte, atinge seu nível máximo em torno de 6-8 horas e se desfaz após decorridas 24 horas com o início da putrefação;
Em se tratando dos SINAIS ABIOTICOS CONSECUTIVOS ou MEDIATOS, trata-se de sinais tardios ou reais, que indicam a certeza da morte. Decorrendo o tempo, as alterações decorrentes da parada cardiocirculatória vão se tornando perceptíveis, confirmando com certeza a morte. Nesses casos, no que consiste a EVAPORAÇÃO TEGUMENTAR em um fenômeno físico, no qual a água do corpo começa a evaporar, ou seja, ocorre a desidratação dos tecidos, levando ao apergaminhamento da pele, a dessecação das mucosas, a perda de peso, sendo mais acentuado em recém-nascidos. A desidratação tem início nos locais em que a pele é mais delgada, como a bolsa escrotal. Com olhos abertos, a evaporação ocorrerá mais rápido, podendo ocorrer os seguintes fenômenos oculares, nesses casos a Macha negra ocular de Larcher-Sommer (aparece com cerca de 3 a 5 horas após a morte), já a Tela Albuninóide ou viscosa de Stenon-Louis de poeira que está no ar (tempo médio de aparecimento de 3 a 5 horas após a morte) e o Sinal de Ripault (deformação da íris e da pupila que ocorre cerca de 8 horas após a morte). (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Em se tratando dos SINAIS ABIOTICOS CONSECUTIVOS ou MEDIATOS, trata-se de sinais tardios ou reais, que indicam a certeza da morte. Decorrendo o tempo, as alterações decorrentes da parada cardiocirculatória vão se tornando perceptíveis, confirmando com certeza a morte. Nesses casos, no que consiste a DESIDRATAÇÃO E ESFRIAMENTO DO CORPO OU ALGOR MORTIS, onde se estabelece uma Cronotanatognose pelo algor mortis, logo, É a busca do tempo em que a morte ocorreu pela temperatura corporal. É possível se utilizar de duas fórmulas: Fórmula de Moritz e a Fórmula de Rentoul e Smith, sendo que 1,5 = é a média em graus de resfriamento a cada hora. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Em se tratando dos SINAIS ABIOTICOS CONSECUTIVOS ou MEDIATOS, trata-se de sinais tardios ou reais, que indicam a certeza da morte. Decorrendo o tempo, as alterações decorrentes da parada cardiocirculatória vão se tornando perceptíveis, confirmando com certeza a morte. Nesses casos, no que consiste a LIVORES CADAVÉRICOS, HIPÓSTASES OU LIVOR MORTIS, onde em sua Cronotanatognose pelos livores, tem-se em Cerca 30 minutos: aparecem pontos arroxeados nas regiões de declive; Cerca de 2 horas: os pontos se juntam e formam manchas; Cerca de 6 horas: toda área de declive ficar arroxeada (salvo as áreas de contato por compressão) - Neste momento, o livor é móvel, ou seja, se mudar o cadáver ou ele for manipulado, o livor vai mudar de posição e em Cerca de 8 a 12 horas: Com a autólise, o sangue que está dentro do vaso passa para o exterior e mancha os tecidos, e, mesmo que mude o cadáver de posição, o livor não irá sair do lugar, pois encontram-se fixados. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Em se tratando dos SINAIS ABIOTICOS CONSECUTIVOS ou MEDIATOS, trata-se de sinais tardios ou reais, que indicam a certeza da morte. Decorrendo o tempo, as alterações decorrentes da parada cardiocirculatória vão se tornando perceptíveis, confirmando com certeza a morte. Nesses casos, no que consiste a LIVORES CADAVÉRICOS, HIPÓSTASES OU LIVOR MORTIS, que Quando o coração para de bater, o sangue irá se acumular nas regiões de maior declive do corpo, devido à gravidade. Em razão da pressão exercida nos vasos, o sangue irá extravasar, formando uma série de pontos. Assim, se o sangue estiver saindo dos vasos, trata-se de “equimose falsa” em pessoa morta, que são chamados de livores (que, com o passar do tempo, irão se fixar nos tecidos, não sendo mais possível a movimentação do sangue). Se a equimose for fruto de um trauma e estiver fora dos vasos (infiltração hemorrágica), trata-se de equimose verdadeira, ou seja, foi feita em vida. Como verificar se o caso é Livor ou equimose?
- TÉCNICA DE BONNET: que consiste em realizar uma incisão no local e jogar água corrente: se limpar a área, indica que foi feito após a morte (pois não infiltrou); e se não limpar, indica que foi feita em vida, pois há sangue acumulado na região.
Em se tratando dos SINAIS ABIOTICOS CONSECUTIVOS ou MEDIATOS, trata-se de sinais tardios ou reais, que indicam a certeza da morte. Decorrendo o tempo, as alterações decorrentes da parada cardiocirculatória vão se tornando perceptíveis, confirmando com certeza a morte. Nesses casos, no que consiste as Cores do livor e possível causa da morte: A cor do livor pode indicar a possível causa de morte: Cor violácea: indica possível causa de morte por asfixia; Vermelho claro: indica possível causa de morte por baixas temperaturas (frio); Vermelho vivo: indica possível causa de morte por cianeto; Carmin: indica possível causa de morte por monóxido de carbono; Cor de cereja na morte por monóxido de carbono. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Em se tratando dos SINAIS ABIOTICOS CONSECUTIVOS ou MEDIATOS, trata-se de sinais tardios ou reais, que indicam a certeza da morte. Decorrendo o tempo, as alterações decorrentes da parada cardiocirculatória vão se tornando perceptíveis, confirmando com certeza a morte. Nesses casos, no que consiste a Cronologia da rigidez cadavérica em Até cerca de 2 horas com o corpo ainda se encontra em flacidez total; Aproximadamente 2 horas a região do masseter é a primeira a ficar endurecida; Entre 2 e 6 a 8 horas a região do pescoço e membros superiores encontra-se rígida e os membros inferiores encontram-se em flacidez. É o período de chamado de semirrígidas; Cerca de 6 a 8 horas, Após o período intermediário, ou seja, após 6 a 8 horas, o cadáver se encontra em rigidez generalizada; Acima de 24 a 36 horas ,Há o desfazimento da rigidez (o corpo volta a ficar maleável, em flacidez), pois se tem o início da decomposição dos tecidos (putrefação). Os sinais da putrefação indicam que não se trata de uma morte recente. Se determinada região, após estar em rigidez, for manipulada e ficar flácida, a rigidez dessa região não voltará a ser instalada. Contudo, tem-se ainda a lei de Nysten Sommer-Larcher, que indica o inicio na MANDÍBULA (MASSETER) → TÓRAX→ BRAÇOS→ ABDOMEN→ PERNAS. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Quais são os dois FENÔMENOS CADAVÉRICOS TRANSFORMATIVOS?
1) DESTRUTIVOS - Autólise; Maceração; Putrefação;
2) CONSERVADORES/CONSERVATIVOS - Saponificação; Mumificação; Corificação;