5. TANATOLOGIA MÉDICO-LEGAL Flashcards

1
Q

A Tanatologia médico-legal é a parte da Medicina Legal que estuda a morte e o morto, e as suas repercussões na esfera jurídico social. A partir do século XIX, começou-se a relacionar a ausência de batimentos cardíacos com a morte, assim, o que definia a morte era a parada da atividade cardíaca do indivíduo. Contudo, atualmente o Conselho Federal de Medicina, por meio da Resolução nº 1.480/97, estabelece que a morte se dá com a parada total e irreversível das atividades encefálicas (MORTE CEREBRAL). Faz-se necessária a realização de 2 exames clínicos, por médicos diferentes, visando a confirmação, ou não, do coma não perceptivo e a ausência de função do tronco encefálico. É apontado que, após inicialmente diagnosticada a morte, é possível serem feitos exames complementares. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

No que consiste a PERINECROSCOPIA?

A

É o exame do local de crime suspeito ou violento, buscando por sinais que auxiliem no estabelecimento da dinâmica dos fatos. Logo, faz-se necessário aos peritos criminais observar detalhes tais como respingos e direção de sangue, marcas de arrastamento do corpo, posição de possível autor, direção de projéteis, etc.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A TRÍADE DE THOINOT, serve para definir clinicamente o estado de morte aparente, sendo caracterizado pela presença de: imobilidade; ausência aparente de respiração e a ausência aparente de circulação. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO - Esses são os chamados SINAIS ABIOTICOS IMEDIATOS ou INCERTEZA de DIAGNÓSTICO DA MORTE CLÍNICA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Os fenômenos abióticos imediatos são sinais inicialmente apresentados no cadáver, logo após a morte. São sinais que não traduzem certeza da morte, mas sim mera PROBABILIDADE. Dentre esses sinais tem-se a INSENSIBILIDADE, onde o corpo passa a não ter mais sensibilidade, constatando-se pelo Sinal de REBOUILLAT. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO - Sinal de REBOUILLAT é aquele que se Injeta-se 1 ml de éter e verificando a ABOLIÇÃO DO TÔNUS MUSCULAR.

         *	A INSENSIBILIDADE é vista de acordo com o SINAL DE JOSAT, que trata-se da ausência de sensibilidade em relação a eventos como sensações térmicas, de toque, e de dor, Perda do tônus muscular;
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O RELAXAMENTO DO ESFÍNCTER, consistem em uma forma de relaxamento onde a urina e fezes são expelidos. Bem como, a FACES HIPOCRÁTICA, CADAVÉRICA OU MÁSCARA DA MORTE, que são as rugas se atenuam, deixando um semblante de profunda serenidade. Ambos esses sinais, constituem os chamados SINAIS ABIOTICOS CONSECUTIVOS ou MEDIATOS. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO - Esses são os chamados SINAIS ABIOTICOS IMEDIATOS ou INCERTEZA de DIAGNÓSTICO DA MORTE CLÍNICA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Os fenômenos abióticos imediatos são sinais inicialmente apresentados no cadáver, logo após a morte. São sinais que não traduzem certeza da morte, mas sim mera PROBABILIDADE. Dentre esses sinais tem-se a CESSAÇÃO DA RESPIRAÇÃO, onde se a parada for irreversível tem-se a morte. Movimentos torácicos ausentes e cessação da respiração por conta de uma redução na capacidade respiratória os movimentos de expansão dos pulmões tornam-se ausentes ou imperceptíveis. Qual sinal medico legal representa esse caso?

A
  • Sinal de WINSLOW - É a imobilidade da chama de uma vela na proximidade do nariz e sua chama permanecendo sem alteração.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O período correspondente entre a aparência de morte até o momento em que o sinal da parada respiratória e cardíaca se torna irreversível, configurada através da ausência de batimentos cardíacos, ausência de pulsação e ausência de pressão arterial (sinais abióticos imediatos). Trata-se do período em que não se pode afirmar se o indivíduo está morto ou não, devendo buscar neste momento a reanimação. É o período entre o aparecimento dos sinais imediatos e os sinais tardios, consecutivos ou mediatos. Segundo o Professor Wilson Palermo, é o período quantificado entre cerca de 6 horas antes e 6 horas depois da morte. Ainda, segundo o professor diz que durante este período, se forem produzidas lesões no cadáver, não é possível afirmar com precisão se as lesões foram feitas em vida ou após a morte. O art. 162 do CPP: diz que os peritos devem esperar pelo menos 06 horas após a morte para realizar a autopsia (salvo nos casos de certeza em relação à morte, como cadáver espostejado, decaptado, etc.). Logo, qual o nome desse período?

A
  • PERÍODO DE INCERTEZA DE TOURDES.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Em se tratando dos SINAIS ABIOTICOS CONSECUTIVOS ou MEDIATOS, trata-se de sinais tardios ou reais, que indicam a certeza da morte. Decorrendo o tempo, as alterações decorrentes da parada cardiocirculatória vão se tornando perceptíveis, confirmando com certeza a morte. Nesses casos, no que consiste a tríade de LAR ?

A

1) LIVORES CADAVÉRICOS, HIPÓSTASES OU LIVOR MORTIS: Trata-se de um fenômeno físico, em que manchas arroxeadas são formadas em função do acúmulo de sangue no interior dos vasos sanguíneos das regiões de maior declive do cadáver (em razão da ação da gravidade). Logo, em vista da deposição do sangue em partes declinadas, resultantes da gravidade.

             * Aparecem de 2 a 3 horas após a parada cardíaca, podendo mudar de posição quando ocorrer mudança na posição do corpo e fixam-se após decorridas 12 horas. A técnica de Bonnet é utilizada para diagnosticar os livores.

2) ALGOR MORTIS: Trata-se de um fenômeno físico, que ocorre diante da morte, onde o sistema de aquecimento do corpo é interrompido, e, como o corpo é mais quente que o meio ambiente (regra), o calor do corpo passa para o meio ambiente e começa a esfriar. Neste caso, não existe perda de calor por transpiração.

             * A fórmula de Moritz estabelece o tempo da morte pela temperatura retal, tendo como parâmetro a temperatura de 37,2º graus, e, após, deve-se diminuir a temperatura retal, e por fim, somar 3º, em que o resultado será o tempo aproximado da morte ou a Fórmula de Rentoul e Smith que Aponta que a temperatura corporal diminui de 1,5º por hora

3) RIGOR MORTIS: A rigidez cadavérica é um fenômeno químico decorrente das reações entre as proteínas musculares, actina e miosina, que ficam no interior do sarcômero (unidade da fibra muscular responsável por contrair e relaxar a musculatura) e os líquidos cadavéricos. Com a ausência de oxigênio, o corpo fica ácido, e o pH cai, assim, é impossível a manutenção de vida no meio ácido, o que faz com que se perca a mobilidade muscular, pois a actina e a miosina coagulam. Esse processo que ocorre entre actina e miosina é chamado de Teoria química de Brucke e Kuhne.

             * Se inicia entre 1 e 2 horas após a morte, atinge seu nível máximo em torno de 6-8 horas e se desfaz após decorridas 24 horas com o início da putrefação;
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Em se tratando dos SINAIS ABIOTICOS CONSECUTIVOS ou MEDIATOS, trata-se de sinais tardios ou reais, que indicam a certeza da morte. Decorrendo o tempo, as alterações decorrentes da parada cardiocirculatória vão se tornando perceptíveis, confirmando com certeza a morte. Nesses casos, no que consiste a EVAPORAÇÃO TEGUMENTAR em um fenômeno físico, no qual a água do corpo começa a evaporar, ou seja, ocorre a desidratação dos tecidos, levando ao apergaminhamento da pele, a dessecação das mucosas, a perda de peso, sendo mais acentuado em recém-nascidos. A desidratação tem início nos locais em que a pele é mais delgada, como a bolsa escrotal. Com olhos abertos, a evaporação ocorrerá mais rápido, podendo ocorrer os seguintes fenômenos oculares, nesses casos a Macha negra ocular de Larcher-Sommer (aparece com cerca de 3 a 5 horas após a morte), já a Tela Albuninóide ou viscosa de Stenon-Louis de poeira que está no ar (tempo médio de aparecimento de 3 a 5 horas após a morte) e o Sinal de Ripault (deformação da íris e da pupila que ocorre cerca de 8 horas após a morte). (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Em se tratando dos SINAIS ABIOTICOS CONSECUTIVOS ou MEDIATOS, trata-se de sinais tardios ou reais, que indicam a certeza da morte. Decorrendo o tempo, as alterações decorrentes da parada cardiocirculatória vão se tornando perceptíveis, confirmando com certeza a morte. Nesses casos, no que consiste a DESIDRATAÇÃO E ESFRIAMENTO DO CORPO OU ALGOR MORTIS, onde se estabelece uma Cronotanatognose pelo algor mortis, logo, É a busca do tempo em que a morte ocorreu pela temperatura corporal. É possível se utilizar de duas fórmulas: Fórmula de Moritz e a Fórmula de Rentoul e Smith, sendo que 1,5 = é a média em graus de resfriamento a cada hora. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Em se tratando dos SINAIS ABIOTICOS CONSECUTIVOS ou MEDIATOS, trata-se de sinais tardios ou reais, que indicam a certeza da morte. Decorrendo o tempo, as alterações decorrentes da parada cardiocirculatória vão se tornando perceptíveis, confirmando com certeza a morte. Nesses casos, no que consiste a LIVORES CADAVÉRICOS, HIPÓSTASES OU LIVOR MORTIS, onde em sua Cronotanatognose pelos livores, tem-se em Cerca 30 minutos: aparecem pontos arroxeados nas regiões de declive; Cerca de 2 horas: os pontos se juntam e formam manchas; Cerca de 6 horas: toda área de declive ficar arroxeada (salvo as áreas de contato por compressão) - Neste momento, o livor é móvel, ou seja, se mudar o cadáver ou ele for manipulado, o livor vai mudar de posição e em Cerca de 8 a 12 horas: Com a autólise, o sangue que está dentro do vaso passa para o exterior e mancha os tecidos, e, mesmo que mude o cadáver de posição, o livor não irá sair do lugar, pois encontram-se fixados. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Em se tratando dos SINAIS ABIOTICOS CONSECUTIVOS ou MEDIATOS, trata-se de sinais tardios ou reais, que indicam a certeza da morte. Decorrendo o tempo, as alterações decorrentes da parada cardiocirculatória vão se tornando perceptíveis, confirmando com certeza a morte. Nesses casos, no que consiste a LIVORES CADAVÉRICOS, HIPÓSTASES OU LIVOR MORTIS, que Quando o coração para de bater, o sangue irá se acumular nas regiões de maior declive do corpo, devido à gravidade. Em razão da pressão exercida nos vasos, o sangue irá extravasar, formando uma série de pontos. Assim, se o sangue estiver saindo dos vasos, trata-se de “equimose falsa” em pessoa morta, que são chamados de livores (que, com o passar do tempo, irão se fixar nos tecidos, não sendo mais possível a movimentação do sangue). Se a equimose for fruto de um trauma e estiver fora dos vasos (infiltração hemorrágica), trata-se de equimose verdadeira, ou seja, foi feita em vida. Como verificar se o caso é Livor ou equimose?

A
  • TÉCNICA DE BONNET: que consiste em realizar uma incisão no local e jogar água corrente: se limpar a área, indica que foi feito após a morte (pois não infiltrou); e se não limpar, indica que foi feita em vida, pois há sangue acumulado na região.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Em se tratando dos SINAIS ABIOTICOS CONSECUTIVOS ou MEDIATOS, trata-se de sinais tardios ou reais, que indicam a certeza da morte. Decorrendo o tempo, as alterações decorrentes da parada cardiocirculatória vão se tornando perceptíveis, confirmando com certeza a morte. Nesses casos, no que consiste as Cores do livor e possível causa da morte: A cor do livor pode indicar a possível causa de morte: Cor violácea: indica possível causa de morte por asfixia; Vermelho claro: indica possível causa de morte por baixas temperaturas (frio); Vermelho vivo: indica possível causa de morte por cianeto; Carmin: indica possível causa de morte por monóxido de carbono; Cor de cereja na morte por monóxido de carbono. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Em se tratando dos SINAIS ABIOTICOS CONSECUTIVOS ou MEDIATOS, trata-se de sinais tardios ou reais, que indicam a certeza da morte. Decorrendo o tempo, as alterações decorrentes da parada cardiocirculatória vão se tornando perceptíveis, confirmando com certeza a morte. Nesses casos, no que consiste a Cronologia da rigidez cadavérica em Até cerca de 2 horas com o corpo ainda se encontra em flacidez total; Aproximadamente 2 horas a região do masseter é a primeira a ficar endurecida; Entre 2 e 6 a 8 horas a região do pescoço e membros superiores encontra-se rígida e os membros inferiores encontram-se em flacidez. É o período de chamado de semirrígidas; Cerca de 6 a 8 horas, Após o período intermediário, ou seja, após 6 a 8 horas, o cadáver se encontra em rigidez generalizada; Acima de 24 a 36 horas ,Há o desfazimento da rigidez (o corpo volta a ficar maleável, em flacidez), pois se tem o início da decomposição dos tecidos (putrefação). Os sinais da putrefação indicam que não se trata de uma morte recente. Se determinada região, após estar em rigidez, for manipulada e ficar flácida, a rigidez dessa região não voltará a ser instalada. Contudo, tem-se ainda a lei de Nysten Sommer-Larcher, que indica o inicio na MANDÍBULA (MASSETER) → TÓRAX→ BRAÇOS→ ABDOMEN→ PERNAS. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Quais são os dois FENÔMENOS CADAVÉRICOS TRANSFORMATIVOS?

A

1) DESTRUTIVOS - Autólise; Maceração; Putrefação;

2) CONSERVADORES/CONSERVATIVOS - Saponificação; Mumificação; Corificação;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Dentre os FENÔMENOS CADAVÉRICOS Transformativos DESTRUTIVOS, tem-se a AUTOLISE, que consiste no processo de destruição das células, o que é realizado pela ação das suas próprias enzimas que possuem ação digestiva. A célula é composta por núcleo e citoplasma. No citoplasma estão os lisossomos (que seriam os “estômagos das células”) e dentro deles há enzimas, que são liberadas e destroem a célula. Essa liberação e consequente destruição, ocorre, pois, a célula já cumpriu seu ciclo vital, está adoecida ou em função de seu funcionamento ruim. Nesse fenômeno, rompem-se as membranas lisossômicas e formam-se vesículas com enzimas proteolíticas. Tal processo, que determina acidez intracelular, passa por duas fases: latente e a necrótica. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

17
Q

Dentre os FENÔMENOS CADAVÉRICOS Transformativos DESTRUTIVOS, tem-se a Maceração, que é um processo de transformação no qual há destruição dos tecidos moles do cadáver, pela ação prolongada de líquidos. Como sinais característicos, a epiderme pode ser destacada da derme e a pele em geral tende a ficar esbranquiçada e enrugada. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

18
Q

Dentre os FENÔMENOS CADAVÉRICOS Transformativos DESTRUTIVOS, tem-se a Maceração fetal, onde, os fetos ficam dentro do saco amniótico. O líquido contido no saco pode destruir as células da pele. Ocorre que, quando feto está vivo, a pele é sempre regenerada, impedindo a maceração. Mas, se o feto vier a morrer, no interior do saco amniótico (aborto retido), a pele não regenera, e os tecidos moles sofrem maceração. São características da maceração fetal: Destacamento da epiderme visível; Derme vermelha em função da hemoglobina (inclusive o cordão umbilical); Membros com amplitude ampliada;Abdômen fica achatado como de anfíbios.
Ademais, se o feto, quando sair, já estiver macerado, indica que tem mais de 24 horas dentro do útero. A maceração só ocorre a partir do 5º mês de gestação. Se anterior ao 5º mês, haverá calcificação do feto, denominada litopédio (aborto retido em função dos sais minerais). Ao ser expulso, o feto macerado apresenta coloração róseo-avermelhada universal, tem cabelos destacados e o couro cabeludo muito frouxo, deslizando amplamente sobre os ossos da calota, os quais se mostram frouxos, por vezes soltos uns dos outros, se a retenção durar mais alguns dias (Sinal de Spalding). (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

19
Q

Dentre os FENÔMENOS CADAVÉRICOS Transformativos DESTRUTIVOS, tem-se a PUTREFAÇÃO, que se consiste no fenômeno transformativo destrutivo, sendo a decomposição da matéria orgânica. No clima do Brasil, inicia-se aproximadamente 24h após a morte. Esse fenômeno está relacionado com diversos outros fatores, tais como as condições climáticas, do solo, da falta de oxigênio, acidificação maior ou menor do meio, ação de bactérias de decomposição, flora e fauna cadavéricas, constituição física do morto, idade, causa da morte etc. Ademais, a putrefação é considerada um marco, momento no qual se inicia o?

A
  • Se inicia desfazimento da rigidez cadavérica.
20
Q

Dentre os FENÔMENOS CADAVÉRICOS Transformativos DESTRUTIVOS, tem-se a PUTREFAÇÃO, que se consiste no fenômeno transformativo destrutivo, sendo a decomposição da matéria orgânica. Sobre as suas fases, responda:

  1. Qual delas respectivamente se inicia de 20 a 24 horas?
  2. Qual delas surge de 2 a 3 dias (48 a 72h) após a morte, atingindo seu ápice em torno de 6 a 10 dias?
  3. Por fim, qual surge de (9 a 30 dias)?
A

1) 1ª FASE - COLORAÇÃO OU CROMATICA

2) 2ª FASE - GASOSA OU ENFISEMATOSA

3) 3ª FASE - COLIQUATIVA ou REDUTORA

21
Q

Dentre os FENÔMENOS CADAVÉRICOS Transformativos DESTRUTIVOS, tem-se a PUTREFAÇÃO, que se consiste no fenômeno transformativo destrutivo, sendo a decomposição da matéria orgânica. O cadáver, ao ENTRAR EM PUTREFAÇÃO, começa a apresentar uma tonalidade esverdeada, aparecendo a mancha verde de Brouardel, que se instala na fossa ilíaca direita (local do intestino grosso/ceco), sendo que é resultante da produção do gás sulfídrico (pelas bactérias), que, entrando em reação com a hemoglobina (que é vermelha, mas com a degeneração do Ferro, fica vermelha escuro), forma a sulfoxi-hemoglobina, que dá aspecto esverdeado na coloração. Após, poderá ter progressão para todo o corpo. Contudo, quais são as exceções a primeira fase da putrefação?

A
  1. Caso de fetos que já nasceram mortos, as bactérias ainda não estão dentro do feto, as bactérias vão entrar pelos orifícios naturais (narina, boca, ouvido, anus, pênis, vagina). Em razão disso, a mancha verde nos fetos começa ao redor dos orifícios naturais do corpo.
  2. Nos afogados, em regra, inicia-se no tórax e no pescoço. Já nos afogados, o acúmulo de bactérias dos pulmões, na parte superior do tórax, faz com a mancha verde apareça primeiro no tórax e no pescoço.
  3. Em torno de lesões, a bactéria prolifera no sangue.
22
Q

Dentre os FENÔMENOS CADAVÉRICOS Transformativos DESTRUTIVOS, tem-se a PUTREFAÇÃO, que se consiste no fenômeno transformativo destrutivo, sendo a decomposição da matéria orgânica. Na fase GASOSA OU ENFISEMATOSA, os órgãos tendem a ir para fora, em função dos gases, assim, tem-se a protusão da língua e dos olhos, o intestino a sair pelo ânus, o útero a sair pela vagina, o pênis a ficar ereto. A fase gasosa ocorre cerca de 48 a 72 horas da morte, a depender das condições do corpo e do local. Posteriormente esses gases, algumas vezes por não ter por onde sair, acabam formando bolhas com conteúdo podre”. E complementa “os gases oriundos dessa fase da putrefação queimam com chama amarela”. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

23
Q

Dentre os FENÔMENOS CADAVÉRICOS Transformativos DESTRUTIVOS, tem-se a PUTREFAÇÃO, que se consiste no fenômeno transformativo destrutivo, sendo a decomposição da matéria orgânica. Na fase GASOSA OU ENFISEMATOSA, Os gases da putrefação sempre são combustíveis. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO.

  • No 1º dia, os gases não são inflamáveis, ou seja, não são combustíveis, pois há uma alta presença de CO2, nitrogênio, gás sulfídrico e amônia.
  • No 2º, 3º e 4º dia, ensina a doutrina que os gases são combustíveis em função da presença dos gases metano e hidrogênio.
  • Do 5º dia, em diante, os gases voltam a ser não combustíveis.
24
Q

Dentre os FENÔMENOS CADAVÉRICOS Transformativos DESTRUTIVOS, tem-se a PUTREFAÇÃO, que se consiste no fenômeno transformativo destrutivo, sendo a decomposição da matéria orgânica. Na fase GASOSA OU ENFISEMATOSA, quais são 2 sinais visíveis dessa fase?

A
  • Circulação Póstuma de Brouardel (VASOS EMPURRADOS PELOS GASES SE TORNANDO VISIVEIS): à medida em que os gases da putrefação evoluem, há uma distensão dos vasos sanguíneos no cadáver, dando impressão de circulação sanguínea, pois surge na pele o desenho das veias.
  • Parto póstumo de Brouardel: em razão do aumento da quantidade de gases, se a mulher estiver grávida, é possível que ocorra o parto, sendo o feto ser expelido em função dos gases.
25
Q

Dentre os FENÔMENOS CADAVÉRICOS Transformativos DESTRUTIVOS, tem-se a PUTREFAÇÃO, que se consiste no fenômeno transformativo destrutivo, sendo a decomposição da matéria orgânica. Na fase GASOSA OU ENFISEMATOSA, Se um cadáver estiver flutuando, indica que há a presença da fase de gaseificação, que ocorre normalmente a partir de cerca de 48 a 72 horas da morte. Ademais, tem-se aTécnica do desluvamento, onde a epiderme tende a ser destruída nesta fase, assim, se ainda estiver presente, é possível a retirada dela como se fosse uma luva, preservando-a com glicerina para posterior coleta das digitais. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

26
Q

Dentre os FENÔMENOS CADAVÉRICOS Transformativos DESTRUTIVOS, tem-se a PUTREFAÇÃO, que se consiste no fenômeno transformativo destrutivo, sendo a decomposição da matéria orgânica. Na 3ª FASE, inicia-se o Período coliquativo, dissolução pútrida das partes moles do cadáver pela ação conjunta das bactérias e da fauna necrófaga. Os gases se evolam, o odor é fétido e o corpo perde gradativamente a sua forma. Dependendo das condições de resistência do corpo e do local onde está inumado, esse período pode durar um ou vários meses, terminando pela esqueletização. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

27
Q

Dentre os FENÔMENOS CADAVÉRICOS Transformativos DESTRUTIVOS, tem-se a PUTREFAÇÃO, que se consiste no fenômeno transformativo destrutivo, sendo a decomposição da matéria orgânica. Na 3ª FASE, inicia-se o Período coliquativo, Foi Mégnin quem estabeleceu com segurança como surgem os trabalhadores ou legionários da morte, dando acentuada importância ao fato. Surgem com certa regularidade, preparando terreno aos outros grupos, sendo as etapas das diversas turmas distintas e em número de oito. A 1.ª legião da fauna cadavérica surge com o odor cadavérico e permanece, conforme a temperatura do meio ambiente, por cerca de 15 a 20 dias. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO.

  • A primeira legião é composta dos dípteros da espécie Musca domestica, Muscina stabulans e Calliphora vomitoria, cujo tempo de aparecimento é de 8 a 15 dias iniciando a marcha dos trabalhos até o aparecimento dos ácidos graxos”.
28
Q

Dentre os FENÔMENOS CADAVÉRICOS Transformativos DESTRUTIVOS, tem-se a PUTREFAÇÃO, que se consiste no fenômeno transformativo destrutivo, sendo a decomposição da matéria orgânica. Na 3ª FASE, inicia-se o Período coliquativo, Foi Mégnin quem estabeleceu com segurança como surgem os trabalhadores ou legionários da morte, dando acentuada importância ao fato. Surgem com certa regularidade, preparando terreno aos outros grupos, sendo as etapas das diversas turmas distintas e em número de oito. A segunda legião iniciava a colonização logo que o odor cadavérico se fazia sentir, concomitante ao abandono pelas espécies da primeira legião, dentre outras pela Lucilia coesar (Diptera: Calliphoridae), Sarcophaga carnaria. A terceira legião, composta por coleópteros (bezouros), tinha início quando os dípteros Sarcophaga terminavam de cumprir sua função, de 3 a 6 meses depois da morte. Ex.: coleópteros Dermetes lardarius. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

29
Q

Dentre os FENÔMENOS CADAVÉRICOS Transformativos DESTRUTIVOS, tem-se a PUTREFAÇÃO, que se consiste no fenômeno transformativo destrutivo, sendo a decomposição da matéria orgânica. Na 3ª FASE, inicia-se o Período coliquativo, Foi Mégnin quem estabeleceu com segurança como surgem os trabalhadores ou legionários da morte, dando acentuada importância ao fato. Surgem com certa regularidade, preparando terreno aos outros grupos, sendo as etapas das diversas turmas distintas e em número de oito. O oitava legião faz “desaparecer” todos os detritos que os outros insetos deixaram e que assinalaram sua passagem. Dizia Mégnin (1894) que “se estes insetos predecessores da oitava legião desaparecerem sem deixar vestígios, a apreciação da data da morte seria muito difícil; ter-se-á, entretanto, a certeza de que remonta a mais de três anos, época em que os detritos da 7ª legião são presentes e acusam o fim completo de seu trabalho preparado pelos antecessores”. Ex.: Ptinus bruneus (Coleoptera)”. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

30
Q

Oque são cristais de WESTENHOFFER-ROCHA VALVERDE?

A
  • Sangue putrefeito a partir do 3º dia da morte até o dia 35º, logo não sendo morte recente.
           * Segundo, FRANÇA, p. 1156: “São conhecidas por cristais de Westenhöffer-Rocha-Valverde as formações que surgem depois do 3º dia de morte no sangue putrefeito, em forma de lâminas cristaloides, fragmentadas, agrupadas, cruzadas e incolores, adotando, no entanto, a tonalidade castanha pelo iodo e azulada pelo ferrocianeto de potássio. A aplicação médico-legal deste fenômeno deve-se aos brasileiros Martinho da Rocha e Belmiro Valverde. Segundo este último autor, esses cristais podem permanecer no sangue até 35 dias depois da morte”.
31
Q

A tanatologia forense usa de diversas e poderosas ferramentas para tentar estabelecer a identificação de um cadáver, o mecanismo e a causa da morte, o diagnóstico diferencial médico-legal, entre outras. Com essas considerações, é correto afirmar: Morte em que não há o diagnóstico de sua origem é denominada de “necropsia branca”. Não há na literatura médico-legal não há correlação dessa porcentagem. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

32
Q

A tanatologia forense usa de diversas e poderosas ferramentas para tentar estabelecer a identificação de um cadáver, o mecanismo e a causa da morte, o diagnóstico diferencial médico-legal, entre outras. Com essas considerações, é correto afirmar: com relação ao diagnóstico jurídico da morte com suspeita de violência oculta, as características são: lesões externas discretas a moderadas, mas ainda indefinidas, suspeita inicial de lesões ocultas (traumatismos, envenenamentos etc.) ou nos casos de estados de decomposição avançada. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO.

   * Morte com violência oculta apresenta lesões ocultas (traumatismos, envenenamentos, etc). Nesse tipo de morte não há lesões externas discretas a moderadas.
33
Q

A tanatologia forense usa de diversas e poderosas ferramentas para tentar estabelecer a identificação de um cadáver, o mecanismo e a causa da morte, o diagnóstico diferencial médico-legal, entre outras. Com essas considerações, é correto afirmar: A rigidez cadavérica resulta da supressão de oxigênio às células e acúmulo de ácido lático. Embora variável, de maneira geral, começa entre 1 e 3 horas após a morte, em condições de temperatura ambiente usual. Inicia-se na mandíbula e na nuca e progride no sentido craniocaudal, desaparecendo após 24 horas, eventualmente após 36 a 48 horas. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO.

     * Denominada rigidez cadavérica ou "rigor mortis". A rigidez se desenvolve das partes menos volumosas para as massas musculares de maior volume.
34
Q

A tanatologia forense usa de diversas e poderosas ferramentas para tentar estabelecer a identificação de um cadáver, o mecanismo e a causa da morte, o diagnóstico diferencial médico-legal, entre outras. Com essas considerações, é correto afirmar: As características da fase coliquativa são: pele íntegra, abertura dos orifícios naturais e perda do volume do corpo. Ela tem início em 48 horas e pode durar até 3 semanas. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO.

 * A fase coliquativa que é o período de dissolução pútrida do cadáver, inicia-se, normalmente, com cerca de 3 semanas após a morte.
35
Q

A tanatologia forense usa de diversas e poderosas ferramentas para tentar estabelecer a identificação de um cadáver, o mecanismo e a causa da morte, o diagnóstico diferencial médico-legal, entre outras. Com essas considerações, é correto afirmar: Os livores de hipóstase são manchas que se formam nas partes em declive do cadáver, por consequência da ausência de fluxo sanguíneo. Eles têm tonalidade violácea, surgem em torno da 10a hora após a morte e fixam-se em torno da 20 hora. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO.

 * Livores cadavéricos /livor mortis/ livores hipostáticos- apresentam formas de placa e permanecem até o surgimento da putrefação. Cronologia: Há quem diga que se iniciam aos 10 minutos, outros ao 30 minutos do óbito. Dentro de 3 horas há a formação de manchas esparsas. De 6 horas generalizam-se. Sua fixação ocorre de 6 a 12 horas e permanece até o fenômeno da putrefação.