4. TRAUMATOLOGIA - 8) ENERGIAS DE ORDEM FÍSICO-QUÍMICA – ASFIXIOLOGIA Flashcards
As ENERGIAS DE ORDEM FÍSICO-QUÍMICA – ASFIXIOLOGIA, São aquelas que impedem a passagem do ar às vias respiratórias e alteram a composição bioquímica do sangue, produzindo o que se chama de asfixia. Ademais, alteram a função respiratória de forma a impedir a troca de sangue venoso por sangue arterial (hematose), levando, consequentemente, à morte, pois o agente vulnerante (impedimento físico) + (alteração química no processo de respiração aeróbica levam como consequência a acidose celular, que gera a morte celular e do sistema como um todo). Essas, são classificadas como, ASFIXIAS PURAS o enforcamento e o estrangulamento. (VERDADEIRO ou FALSO)?
ERRADO.
* Enforcamento e Estrangulamento são asfixias COMPLEXAS.
As ENERGIAS DE ORDEM FÍSICO-QUÍMICA – ASFIXIOLOGIA, São aquelas que impedem a passagem do ar às vias respiratórias e alteram a composição bioquímica do sangue, produzindo o que se chama de asfixia. Ademais, alteram a função respiratória de forma a impedir a troca de sangue venoso por sangue arterial (hematose), levando, consequentemente, à morte, pois o agente vulnerante (impedimento físico) + (alteração química no processo de respiração aeróbica levam como consequência a acidose celular, que gera a morte celular e do sistema como um todo). Essas, são classificadas como, ASFIXIAS PURAS as Asfixias em ambientes por gases irrespiráveis (Monóxido de carbono); bem como, a obstaculização da penetração do ar nas vias aéreas (Sufocação direta - tampar a boca e o nariz; Sufocação indireta - compressão do tórax); e por fim, a transformação de meio gasoso em liquido (afogamento) ou solido (soterramento). (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
As ENERGIAS DE ORDEM FÍSICO-QUÍMICA – ASFIXIOLOGIA, São aquelas que impedem a passagem do ar às vias respiratórias e alteram a composição bioquímica do sangue, produzindo o que se chama de asfixia. Ademais, alteram a função respiratória de forma a impedir a troca de sangue venoso por sangue arterial (hematose), levando, consequentemente, à morte, pois o agente vulnerante (impedimento físico) + (alteração química no processo de respiração aeróbica levam como consequência a acidose celular, que gera a morte celular e do sistema como um todo). Essas, são classificadas como, ASFIXIAS MISTAS o Enforcamento e o Estrangulamento. (VERDADEIRO ou FALSO)?
- FALSO.
* Enforcamento e Estrabgulamento SÃO ASFIXIAS COMPLEXAS. * As asfixias MISTAS é apenas a esganadura.
No que consiste a TRÍADE ASFÍXICA?
- TRÍADE ASFÍXICA, são as 3 primeiras características aparentes, sendo elas:
1) SANGUE FLUIDO;
2) ALTERAÇÃO NA COLORAÇÃO SANGUÍNEA;
3) CONGESTÃO POLIVISCERAL.
As ASFIXIA, tem por SINAIS EXTERNOS, tem-se as Manchas de hipóstase ou hipostásicas (surgindo entre 1 e 2h após a morte); a Congestão da face (percebe-se, na face, o sinal de cianose rouxidão); a Equimoses da pele e das mucosas (Em consequência do aumento da pressão, os vasos se rompem formando as manchas equimóticas); os Fenômenos cadavéricos (livores são mais extensos, mais escuros e mais precoces, a rigidez cadavérica se dá de forma mais lenta, mais rígida e prolongada e a putrefação é mais acelerada que em outros tipos de morte); o Cogumelo de espuma (afogados) e a Projeção da língua e exoftalmia (asfixias mecânicas). (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
As ASFIXIA, tem por SINAIS INTERNOS, tem-se as Equimoses viscerais (No pulmão e no coração, as equimoses recebem o nome de Manchas de Tardieu; Livores em placas (Sinal de Ponsold); Livores em pontos por cima e por baixo das bordas do sulco de enforcamento (Sinal de Neves); Zona violácea ao nível das bordas do sulco nos enforcamentos caracteriza o sinal de Thoinot; Em caso de estrangulamento, a presença de lesão da artéria carótida envolvendo a camada íntima pode ser constatada pela existência dos sinais de Amussat e Lesser); Aspecto do sangue: Órgãos que normalmente contêm sangue, como o fígado, ficam muito cheios. Esse mesmo aumento da pressão, durante a asfixia, pode provocar um aumento de sangue nos alvéolos dos pulmões e pode ocorrer ruptura de vasos dos alvéolos. Logo, há aumento dos pulmões (sinal de Valentim) e contração do baço (sinal de Etienne-Martin). Congestão polivisceral: baço, fígado e mesentério são os órgãos mais afetados com as asfixias, mostrando-se bastante congestos. Distensão e edema dos pulmões: pulmões com acentuada distensão e com sangue líquido finamente espumoso. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Qual o tipo de asfixia que gera mortes decorrentes de COMPRESSÃO DO TÓRAX E ABDOME; Crucifixão (fratura intercostal); PISOTEAMENTO em grandes multidões ou peso do corpo adulto sobre bebês e SOTERRAMENTO?
- Asfixia INDIRETA (PURA), Ocorre com a compressão do tórax, também chamada de congestão compressiva de Perthes. Um dos principais sinais que indicam a sufocação indireta é a:
- “MÁSCARA EQUIMÓTICA DE MORESTIN”, que se origina do refluxo sanguíneo da veia cava superior em face da compressão torácica.
- Ademais, pode estar presentes as MACHAS DE TARDIEU são equimoses viscerais - pequenas equimoses arredondadas de sangue coagulado, localizadas sob a pleura e o pericárdio;
- Equimoses da pele e das mucosas;
- LIVORES VIOLACEO-ESCUROS (exceto monóxido de carbono);
- Congestão da face: Em todos os casos de asfixia, percebe-se, na face, o sinal de cianose (rouxidão);
- Rigidez cadavérica se dá de forma mais lenta, mais rígida e prolongada;
- Putrefação é mais acelerada e a Projeção da língua e exoftalmia.
Nas Asfixia por gases, classificadas como PURAS, nos casos de intoxicação por MONOXIDO DE CARBONO, esse age fixando-se na hemoglobina formando a carboxiemoglobina, impedindo o transporte do oxigênio para as células. São os sintomas mais comuns dessa asfixia a dor de cabeça, tontura, fraqueza, náusea, vômito, dor no peito e confusão. Ademais, tem por características o Sangue fluido e vermelho no monóxido de carbono; Pele e face rosados; Vísceras de cor cereja; Livores carminados; Sangue fluido e róseo; pulmões cheios de sangue; e o cadáver rosado. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
ASFIXIA CAUSADA POR AFOGAMENTO, classificada como PURA, ocorre com a penetração de qualquer líquido nos pulmões, através das vias respiratórias, podendo ser completo (com submersão total do corpo no meio líquido) ou incompleto (quando o corpo não está totalmente submerso). Com a ocupação dos alvéolos pulmonares pelos líquidos, o corpo perde a capacidade de utilizar o oxigênio na forma gasosa, o que, por fim, provoca a asfixia. Segundo Hoffman, a morte por afogamento é constituída de três fases: 1ª Fase de Defesa ou Resistência; 2ª Fase de Exaustão e a 3ª Fase de Asfixia. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Tem por características a morte decorrente de ASFIXIA CAUSADA POR AFOGAMENTO, o Sangue fluido e vermelho; Pele e face rosados; Vísceras de cor cereja; Livores carminados; Sangue fluido e róseo; pulmões cheios de sangue; e o cadáver rosado. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO.
* ASFIXIA CAUSADA POR AFOGAMENTO - Cogumelo de espuma; Queda e temperatura da pele; Maceração da derme (mãos ou pés de lavadeira); Pele anserina (SINAL DE BERNET); Mancha verde da putrefação: tem início no tórax e não na fossa ilíaca direita, como ocorre nos mortos em geral; Dentes rosados; Lesões provocadas por animais ou embarcações; Cabeça de negro de Lecha-Marzo: há uma alteração da coloração da região da cabeça, em razão da concentração de sangue nessa localidade por conta da posição do corpo; Presença de líquido nas vias respiratórias; Presença de corpos estranhos nas vias respiratórias; Lesões dos pulmões (aumentado e pesados); Diminuição da coagulabilidade sanguínea: se torna mais diluído; Equimoses: os alvéolos estouram e rompem os vasos, com o extravasamento de sangue, chamadas de “Manchas de Paltauf”.
Nas ASFIXIA CAUSADA POR AFOGAMENTO, Na ÁGUA DOCE (HEMODILUIÇÃO), a morte se da por asfixia mecânica, a água doce é mais concentrada do que o sangue, fazendo com a água presente naturalmente no sangue seja deslocada para dentro dos alvéolos, encharcando-os. O resultado final é a causa da MORTE POR ASFIXIA. A doutrina costuma afirmar que esse é o verdadeiro afogamento. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO - Foi descrito a Morte na ÁGUA SALGADA (asfixia mecânica).
* Na ÁGUA DOCE a Morte ocorre por HEMODILUIÇÃO – arritmia cardíaca, pois a água doce que chega aos alvéolos pulmonares é pobre em eletrólitos como sódio, potássio etc. * Em razão da baixa quantidade de eletrólitos, a água doce possui menor concentração do que o sangue, com isso, a água consegue passar os alvéolos pulmonares e acessa os vasos sanguíneos, causando a DILUIÇÃO DO SANGUE (hemodiluição). * Além disso, a água entra nos glóbulos vermelhos, fazendo com que estourem e liberem grande quantidade de potássio no sangue, o que causa MORTE POR ARRITMIA CARDÍACA. Esses dois ingredientes juntos fazem com o coração não consiga bombear todo o volume de sangue, o que leva o indivíduo a óbito por parada cardíaca.
No que consiste os Afogado BRANCO DE PARROT ou SECO?
- Afogado BRANCO DE PARROT ou SECO: são aqueles nos quais não se localiza líquido nos pulmões.
*A não localização de líquido ocorre porque a causa da morte foi PARADA CARDÍACA reflexa, seja por conta do susto provocado pela queda na água ou por outra razão.
- É a morte por inibição, não havendo mais respiração quando o indivíduo submerge. A baixa temperatura, morre por inibição do sistema nervoso, ocorrendo arritmias cardíacas.
Os Afogado AZUL, são aquele no qual a morte ocorreu pela entrada de líquido nos pulmões, levando à ASFIXIA. Também chamado de afogamento real ou úmido. Presentes nesses casos, a MANCHAS DE PALTAUF são equimoses no pulmão - equimoses subpleurais mais comuns; pele anserina de galinha; retração do mamilo, saco escrotal e pênis; cogumelo de espuma; Sangue fluido Róseo no afogamento; LIVORES VERMELHO-CLARO (águas frias); líquido nas vias respiratórias, no sistema digestivo, no ouvido médio, nas cavidades pleurais, além de corpos estranhos e lesões clássicas nos pulmões e no sangue. Após a morte real, a tendência é que o cadáver afunde no meio líquido. Com aparecimento dos gases da putrefação, o cadáver tende a subir, pois há o aumento do volume de gases. Após a liberação desses gases, a tendência é, novamente, o afundamento. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Dentre as Asfixias Complexa, tem-se o ENFORCAMENTO: Trata-se da constrição do pescoço por um laço, que possui uma das extremidades é fixada em algum ponto, sendo a força atuante o próprio peso do corpo. Com a força atuante, ocorre a interrupção de passagem de ar para os pulmões, causando hipoxia e hipercarbia. A origem é mais comumente suicida, mas é possível nos casos de homicídio ou acidentes. A morte ocorre entre 5 e 10 minutos, salvo quando ocorre imediatamente em razão de parada cardíaca por reflexo nervoso, chamada de morte por inibição. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Dentre as Asfixias Complexa, tem-se o ESTRANGULAMENTO, que Trata-se da constrição do pescoço por um laço cuja força atuante para a compressão é realizada por algo que NÃO seja o corpo da vítima, causando compressão dos nervos cervicais e interrupção sanguínea para o encéfalo. A face fica cianosada (arroxeada), pois raramente a força de constrição é suficiente para interromper a passagem de sangue pelas artérias. O sulco é contínuo e com profundidade uniforme, abrange todo o pescoço com a mesma intensidade. O sulco fica abaixo do osso hioide (gogó), na região baixa do pescoço e horizontal. SINAL DE AMUSSAT e LESSER. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO