4. TRAUMATOLOGIA - 8) ENERGIAS DE ORDEM FÍSICO-QUÍMICA – ASFIXIOLOGIA Flashcards
As ENERGIAS DE ORDEM FÍSICO-QUÍMICA – ASFIXIOLOGIA, São aquelas que impedem a passagem do ar às vias respiratórias e alteram a composição bioquímica do sangue, produzindo o que se chama de asfixia. Ademais, alteram a função respiratória de forma a impedir a troca de sangue venoso por sangue arterial (hematose), levando, consequentemente, à morte, pois o agente vulnerante (impedimento físico) + (alteração química no processo de respiração aeróbica levam como consequência a acidose celular, que gera a morte celular e do sistema como um todo). Essas, são classificadas como, ASFIXIAS PURAS o enforcamento e o estrangulamento. (VERDADEIRO ou FALSO)?
ERRADO.
* Enforcamento e Estrangulamento são asfixias COMPLEXAS.
As ENERGIAS DE ORDEM FÍSICO-QUÍMICA – ASFIXIOLOGIA, São aquelas que impedem a passagem do ar às vias respiratórias e alteram a composição bioquímica do sangue, produzindo o que se chama de asfixia. Ademais, alteram a função respiratória de forma a impedir a troca de sangue venoso por sangue arterial (hematose), levando, consequentemente, à morte, pois o agente vulnerante (impedimento físico) + (alteração química no processo de respiração aeróbica levam como consequência a acidose celular, que gera a morte celular e do sistema como um todo). Essas, são classificadas como, ASFIXIAS PURAS as Asfixias em ambientes por gases irrespiráveis (Monóxido de carbono); bem como, a obstaculização da penetração do ar nas vias aéreas (Sufocação direta - tampar a boca e o nariz; Sufocação indireta - compressão do tórax); e por fim, a transformação de meio gasoso em liquido (afogamento) ou solido (soterramento). (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
As ENERGIAS DE ORDEM FÍSICO-QUÍMICA – ASFIXIOLOGIA, São aquelas que impedem a passagem do ar às vias respiratórias e alteram a composição bioquímica do sangue, produzindo o que se chama de asfixia. Ademais, alteram a função respiratória de forma a impedir a troca de sangue venoso por sangue arterial (hematose), levando, consequentemente, à morte, pois o agente vulnerante (impedimento físico) + (alteração química no processo de respiração aeróbica levam como consequência a acidose celular, que gera a morte celular e do sistema como um todo). Essas, são classificadas como, ASFIXIAS MISTAS o Enforcamento e o Estrangulamento. (VERDADEIRO ou FALSO)?
- FALSO.
* Enforcamento e Estrabgulamento SÃO ASFIXIAS COMPLEXAS. * As asfixias MISTAS é apenas a esganadura.
No que consiste a TRÍADE ASFÍXICA?
- TRÍADE ASFÍXICA, são as 3 primeiras características aparentes, sendo elas:
1) SANGUE FLUIDO;
2) ALTERAÇÃO NA COLORAÇÃO SANGUÍNEA;
3) CONGESTÃO POLIVISCERAL.
As ASFIXIA, tem por SINAIS EXTERNOS, tem-se as Manchas de hipóstase ou hipostásicas (surgindo entre 1 e 2h após a morte); a Congestão da face (percebe-se, na face, o sinal de cianose rouxidão); a Equimoses da pele e das mucosas (Em consequência do aumento da pressão, os vasos se rompem formando as manchas equimóticas); os Fenômenos cadavéricos (livores são mais extensos, mais escuros e mais precoces, a rigidez cadavérica se dá de forma mais lenta, mais rígida e prolongada e a putrefação é mais acelerada que em outros tipos de morte); o Cogumelo de espuma (afogados) e a Projeção da língua e exoftalmia (asfixias mecânicas). (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
As ASFIXIA, tem por SINAIS INTERNOS, tem-se as Equimoses viscerais (No pulmão e no coração, as equimoses recebem o nome de Manchas de Tardieu; Livores em placas (Sinal de Ponsold); Livores em pontos por cima e por baixo das bordas do sulco de enforcamento (Sinal de Neves); Zona violácea ao nível das bordas do sulco nos enforcamentos caracteriza o sinal de Thoinot; Em caso de estrangulamento, a presença de lesão da artéria carótida envolvendo a camada íntima pode ser constatada pela existência dos sinais de Amussat e Lesser); Aspecto do sangue: Órgãos que normalmente contêm sangue, como o fígado, ficam muito cheios. Esse mesmo aumento da pressão, durante a asfixia, pode provocar um aumento de sangue nos alvéolos dos pulmões e pode ocorrer ruptura de vasos dos alvéolos. Logo, há aumento dos pulmões (sinal de Valentim) e contração do baço (sinal de Etienne-Martin). Congestão polivisceral: baço, fígado e mesentério são os órgãos mais afetados com as asfixias, mostrando-se bastante congestos. Distensão e edema dos pulmões: pulmões com acentuada distensão e com sangue líquido finamente espumoso. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Qual o tipo de asfixia que gera mortes decorrentes de COMPRESSÃO DO TÓRAX E ABDOME; Crucifixão (fratura intercostal); PISOTEAMENTO em grandes multidões ou peso do corpo adulto sobre bebês e SOTERRAMENTO?
- Asfixia INDIRETA (PURA), Ocorre com a compressão do tórax, também chamada de congestão compressiva de Perthes. Um dos principais sinais que indicam a sufocação indireta é a:
- “MÁSCARA EQUIMÓTICA DE MORESTIN”, que se origina do refluxo sanguíneo da veia cava superior em face da compressão torácica.
- Ademais, pode estar presentes as MACHAS DE TARDIEU são equimoses viscerais - pequenas equimoses arredondadas de sangue coagulado, localizadas sob a pleura e o pericárdio;
- Equimoses da pele e das mucosas;
- LIVORES VIOLACEO-ESCUROS (exceto monóxido de carbono);
- Congestão da face: Em todos os casos de asfixia, percebe-se, na face, o sinal de cianose (rouxidão);
- Rigidez cadavérica se dá de forma mais lenta, mais rígida e prolongada;
- Putrefação é mais acelerada e a Projeção da língua e exoftalmia.
Nas Asfixia por gases, classificadas como PURAS, nos casos de intoxicação por MONOXIDO DE CARBONO, esse age fixando-se na hemoglobina formando a carboxiemoglobina, impedindo o transporte do oxigênio para as células. São os sintomas mais comuns dessa asfixia a dor de cabeça, tontura, fraqueza, náusea, vômito, dor no peito e confusão. Ademais, tem por características o Sangue fluido e vermelho no monóxido de carbono; Pele e face rosados; Vísceras de cor cereja; Livores carminados; Sangue fluido e róseo; pulmões cheios de sangue; e o cadáver rosado. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
ASFIXIA CAUSADA POR AFOGAMENTO, classificada como PURA, ocorre com a penetração de qualquer líquido nos pulmões, através das vias respiratórias, podendo ser completo (com submersão total do corpo no meio líquido) ou incompleto (quando o corpo não está totalmente submerso). Com a ocupação dos alvéolos pulmonares pelos líquidos, o corpo perde a capacidade de utilizar o oxigênio na forma gasosa, o que, por fim, provoca a asfixia. Segundo Hoffman, a morte por afogamento é constituída de três fases: 1ª Fase de Defesa ou Resistência; 2ª Fase de Exaustão e a 3ª Fase de Asfixia. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Tem por características a morte decorrente de ASFIXIA CAUSADA POR AFOGAMENTO, o Sangue fluido e vermelho; Pele e face rosados; Vísceras de cor cereja; Livores carminados; Sangue fluido e róseo; pulmões cheios de sangue; e o cadáver rosado. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO.
* ASFIXIA CAUSADA POR AFOGAMENTO - Cogumelo de espuma; Queda e temperatura da pele; Maceração da derme (mãos ou pés de lavadeira); Pele anserina (SINAL DE BERNET); Mancha verde da putrefação: tem início no tórax e não na fossa ilíaca direita, como ocorre nos mortos em geral; Dentes rosados; Lesões provocadas por animais ou embarcações; Cabeça de negro de Lecha-Marzo: há uma alteração da coloração da região da cabeça, em razão da concentração de sangue nessa localidade por conta da posição do corpo; Presença de líquido nas vias respiratórias; Presença de corpos estranhos nas vias respiratórias; Lesões dos pulmões (aumentado e pesados); Diminuição da coagulabilidade sanguínea: se torna mais diluído; Equimoses: os alvéolos estouram e rompem os vasos, com o extravasamento de sangue, chamadas de “Manchas de Paltauf”.
Nas ASFIXIA CAUSADA POR AFOGAMENTO, Na ÁGUA DOCE (HEMODILUIÇÃO), a morte se da por asfixia mecânica, a água doce é mais concentrada do que o sangue, fazendo com a água presente naturalmente no sangue seja deslocada para dentro dos alvéolos, encharcando-os. O resultado final é a causa da MORTE POR ASFIXIA. A doutrina costuma afirmar que esse é o verdadeiro afogamento. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO - Foi descrito a Morte na ÁGUA SALGADA (asfixia mecânica).
* Na ÁGUA DOCE a Morte ocorre por HEMODILUIÇÃO – arritmia cardíaca, pois a água doce que chega aos alvéolos pulmonares é pobre em eletrólitos como sódio, potássio etc. * Em razão da baixa quantidade de eletrólitos, a água doce possui menor concentração do que o sangue, com isso, a água consegue passar os alvéolos pulmonares e acessa os vasos sanguíneos, causando a DILUIÇÃO DO SANGUE (hemodiluição). * Além disso, a água entra nos glóbulos vermelhos, fazendo com que estourem e liberem grande quantidade de potássio no sangue, o que causa MORTE POR ARRITMIA CARDÍACA. Esses dois ingredientes juntos fazem com o coração não consiga bombear todo o volume de sangue, o que leva o indivíduo a óbito por parada cardíaca.
No que consiste os Afogado BRANCO DE PARROT ou SECO?
- Afogado BRANCO DE PARROT ou SECO: são aqueles nos quais não se localiza líquido nos pulmões.
*A não localização de líquido ocorre porque a causa da morte foi PARADA CARDÍACA reflexa, seja por conta do susto provocado pela queda na água ou por outra razão.
- É a morte por inibição, não havendo mais respiração quando o indivíduo submerge. A baixa temperatura, morre por inibição do sistema nervoso, ocorrendo arritmias cardíacas.
Os Afogado AZUL, são aquele no qual a morte ocorreu pela entrada de líquido nos pulmões, levando à ASFIXIA. Também chamado de afogamento real ou úmido. Presentes nesses casos, a MANCHAS DE PALTAUF são equimoses no pulmão - equimoses subpleurais mais comuns; pele anserina de galinha; retração do mamilo, saco escrotal e pênis; cogumelo de espuma; Sangue fluido Róseo no afogamento; LIVORES VERMELHO-CLARO (águas frias); líquido nas vias respiratórias, no sistema digestivo, no ouvido médio, nas cavidades pleurais, além de corpos estranhos e lesões clássicas nos pulmões e no sangue. Após a morte real, a tendência é que o cadáver afunde no meio líquido. Com aparecimento dos gases da putrefação, o cadáver tende a subir, pois há o aumento do volume de gases. Após a liberação desses gases, a tendência é, novamente, o afundamento. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Dentre as Asfixias Complexa, tem-se o ENFORCAMENTO: Trata-se da constrição do pescoço por um laço, que possui uma das extremidades é fixada em algum ponto, sendo a força atuante o próprio peso do corpo. Com a força atuante, ocorre a interrupção de passagem de ar para os pulmões, causando hipoxia e hipercarbia. A origem é mais comumente suicida, mas é possível nos casos de homicídio ou acidentes. A morte ocorre entre 5 e 10 minutos, salvo quando ocorre imediatamente em razão de parada cardíaca por reflexo nervoso, chamada de morte por inibição. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Dentre as Asfixias Complexa, tem-se o ESTRANGULAMENTO, que Trata-se da constrição do pescoço por um laço cuja força atuante para a compressão é realizada por algo que NÃO seja o corpo da vítima, causando compressão dos nervos cervicais e interrupção sanguínea para o encéfalo. A face fica cianosada (arroxeada), pois raramente a força de constrição é suficiente para interromper a passagem de sangue pelas artérias. O sulco é contínuo e com profundidade uniforme, abrange todo o pescoço com a mesma intensidade. O sulco fica abaixo do osso hioide (gogó), na região baixa do pescoço e horizontal. SINAL DE AMUSSAT e LESSER. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Após receberem chamada para a realização de perícia em uma casa onde um rapaz encontrou o corpo do pai morto, os peritos criminais, tendo chegado ao local, verificaram que o corpo tinha sido retirado da posição original. Mesmo assim, puderam constatar: sinal de Ponsold; presença de espuma na boca; projeção da língua para o exterior; livores cadavéricos abaixo da cicatriz umbilical e na face anterior dos membros inferiores; fenômenos putrefativos secos na parte superior do cadáver e úmidos na parte inferior, além de rigidez cadavérica em curso. Diante dessa situação hipotética, é correto afirmar que as características externas verificadas no corpo são mais compatíveis com: ESTRANGULAMENTO. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO - ENFORCAMENTO.
Dentre as Asfixias Complexa, tem-se a ESGANADURA, onde Tem-se a constrição cervical causada por qualquer parte do corpo do agressor - mãos, braços, pernas e braços etc. Para a concretização da asfixia por esganadura deve haver uma desproporção de forças entre autor e vítima, já que a vítima resiste, salvo quando já desacordada. Acompanhada de outras lesões, principalmente as de defesa, tais como equimoses ao redor da boca, escoriações nas mãos e nos antebraços, causadas pelo esforço que vítima exerce para se livrar do agressor. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO - ASFIXIA MISTA.
Dentre as Asfixias MISTA, tem-se a ESGANADURA, onde Tem-se a constrição cervical causada por qualquer parte do corpo do agressor - mãos, braços, pernas e braços etc. Para a concretização da asfixia por esganadura deve haver uma desproporção de forças entre autor e vítima, já que a vítima resiste, salvo quando já desacordada. Acompanhada de outras lesões, principalmente as de defesa, tais como equimoses ao redor da boca, escoriações nas mãos e nos antebraços, causadas pelo esforço que vítima exerce para se livrar do agressor. Petéquias na face (Sinal de Lacassagne), SINAL DE BROUARDEL; Lesões Externas ESTIGMAS DE DIGITAIS E UNGUEAIS; Lesões Internas FRATURA DO HIÓIDE, CARTILAGEM LARINGE, CRICÓIDE, EQUIMOSE, RETROFARINGEANA DE BOURDEL. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
No dia 20/11/2023, Maria Aparecida e Alfredo estiveram na Delegacia de Polícia Civil de Itajaí, em virtude de uma intimação da autoridade policial que buscava mais informações para embasar uma consulta médico-legal para instruir o inquérito policial que apura a morte de Daniele, de três anos de idade, filha do casal. De acordo com as informações contidas no laudo pericial, a criança foi encontrada com um pedaço robusto de carne na traqueia e vômito decorrente de broncoaspiração. Levando-se em consideração essas informações, é correto afirmar que a modalidade de asfixia que representa a situação fática descrita é a sufocação direta. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO.
* A sufocação direta ocorre quando há obstrução direta das vias respiratórias, impedindo a passagem de ar para os pulmões. No caso descrito, a criança foi encontrada com um pedaço robusto de carne na traqueia e vômito decorrente de broncoaspiração, o que claramente indica obstrução das vias aéreas.
Congestão compressiva de Perthes refere-se a uma situação em que há compressão externa do pescoço ou do tórax, impedindo a circulação de sangue. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO.
* A congestão compressiva de Perthes é um tipo de asfixia mecânica causada pela compressão do tórax, também conhecida como sufocação indireta. Esse método de asfixia foi utilizado historicamente em homicídios, onde os criminosos sentavam-se sobre o tórax das vítimas, impedindo a respiração.
A asfixia por vício de ambiente ocorre quando há uma deficiência de oxigênio no ambiente, levando à incapacidade de respirar adequadamente (incêndios ou intoxicações por gases). Isso pode acontecer em espaços confinados ou mal ventilados, onde o oxigênio é consumido e não há reposição adequada, resultando em uma atmosfera irrespirável. Esse tipo de asfixia pode ser extremamente perigoso e é importante garantir uma ventilação adequada em espaços fechados para evitar esse risco. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
A carboxiemoglobina é formada pela ligação do monóxido de carbono (CO) com a hemoglobina no sangue, o que ocorre em casos de intoxicação por CO, como em incêndios ou ambientes com gases tóxicos. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Durante uma necropsia, perito médico-legista verificou a presença de lesão denominada “manchas de Paltauf” no corpo de um periciando. Essa alteração é encontrada de forma mais característica no exame interno de morte ocasionada por - estrangulamento por mão. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO - No estrangulamento por mão, as principais lesões observadas são petéquias (pequenos pontos de hemorragia) na face e conjuntivas, além de marcas de unhas e asfixia mecânica.
* Manchas de Paltauf, são focos hemorrágicos subpleurais (localizados sob a pleura, a membrana que envolve os pulmões) que aparecem de maneira característica em casos de afogamento. Elas ocorrem devido ao aumento da pressão no interior dos pulmões durante a tentativa de respirar na água, causando ruptura dos vasos sanguíneos no local.
Durante uma necropsia, perito médico-legista verificou a presença de lesão denominada “manchas de Paltauf” no corpo de um periciando. Essa alteração é encontrada de forma mais característica no exame interno de morte ocasionada por - enforcamento. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO - No enforcamento, as lesões mais características incluem a marca do sulco deixado pelo laço no pescoço, além de congestão e petéquias. As manchas de Paltauf não são típicas nesse contexto.
* Manchas de Paltauf, são focos hemorrágicos subpleurais (localizados sob a pleura, a membrana que envolve os pulmões) que aparecem de maneira característica em casos de afogamento. Elas ocorrem devido ao aumento da pressão no interior dos pulmões durante a tentativa de respirar na água, causando ruptura dos vasos sanguíneos no local.
Durante uma necropsia, perito médico-legista verificou a presença de lesão denominada “manchas de Paltauf” no corpo de um periciando. Essa alteração é encontrada de forma mais característica no exame interno de morte ocasionada por - esganadura. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO - Esganadura é a compressão do pescoço com as mãos, resultando em lesões semelhantes ao estrangulamento por mão, como petéquias e marcas de unhas. Assim como no estrangulamento, as manchas de Paltauf não são associadas a essa condição.
* Manchas de Paltauf, são focos hemorrágicos subpleurais (localizados sob a pleura, a membrana que envolve os pulmões) que aparecem de maneira característica em casos de afogamento. Elas ocorrem devido ao aumento da pressão no interior dos pulmões durante a tentativa de respirar na água, causando ruptura dos vasos sanguíneos no local.
Durante uma necropsia, perito médico-legista verificou a presença de lesão denominada “manchas de Paltauf” no corpo de um periciando. Essa alteração é encontrada de forma mais característica no exame interno de morte ocasionada por - estrangulamento por laço. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO - Semelhante ao enforcamento, o estrangulamento por laço também resulta em um sulco no pescoço e pode apresentar petéquias, mas não manchas de Paltauf.
* Manchas de Paltauf, são focos hemorrágicos subpleurais (localizados sob a pleura, a membrana que envolve os pulmões) que aparecem de maneira característica em casos de afogamento. Elas ocorrem devido ao aumento da pressão no interior dos pulmões durante a tentativa de respirar na água, causando ruptura dos vasos sanguíneos no local.
Nas asfixias indiretas, mais precisamente ASFIXIA CAUSADA por SOTERRAMENTO (terra), obstrução das vias respiratórias por substâncias sólidas (terra, areia) em casos de desmoronamento ou desabamento. Logo, quando uma pessoa é coberta por terra ou outros materiais sólidos, impedindo a respiração. Esse tipo de asfixia é causado pela obstrução das vias aéreas e pela compressão do tórax, dificultando a expansão dos pulmões. Nesses casos, são 3 sinais?
- SINAL DE MONTALT (pessoa viva, contendo fuligem na traqueia ou terra).
* Refere-se à presença de material pulverulento, como terra ou poeira, nas vias respiratórias. Esse achado é importante porque indica que a vítima estava respirando no momento do soterramento, inalando partículas do ambiente ao seu redor. Assim como no caso de queimaduras, onde a fuligem nas vias aéreas indica inalação de fumaça, a presença de material pulverulento sugere que a vítima estava viva durante o evento.
- MACHAS DE TARDIEU são equimoses viscerais, são pequenas hemorragias puntiformes subserosas que podem ser encontradas em casos de asfixia, incluindo soterramento.
* Elas são causadas pela ruptura de pequenos vasos sanguíneos devido à pressão intensa e à falta de oxigênio. Essas manchas são frequentemente observadas na pleura visceral, nos sulcos interlobares dos pulmões, no pericárdio e em outros órgãos internos.
- LIVORES VIOLACEO-ESCUROS (exceto monóxido de carbono) – Em casos de soterramento, os livores violáceo-escuros são manchas de coloração roxa ou azulada que aparecem na pele devido à acumulação de sangue nas áreas mais baixas do corpo após a morte.
* Esses livores são causados pela gravidade, que faz com que o sangue se acumule nas partes do corpo que estão em contato com o solo ou outra superfície. No contexto de soterramento, a pressão exercida pelo peso dos materiais que soterram a vítima pode intensificar a formação desses livores, tornando-os mais escuros e pronunciados.
Em se tratando da ASFIXIA CAUSADA POR AFOGAMENTO, É um tipo de ASFIXIA MECÂNICA, onde ocorre com a penetração de qualquer líquido nos pulmões, através das vias respiratórias, podendo ser COMPLETA (com submersão total do corpo no meio líquido) ou INCOMPLETA (quando o corpo não está totalmente submerso). Com a ocupação dos alvéolos pulmonares pelos líquidos, o corpo perde a capacidade de utilizar o oxigênio na forma gasosa, o que, por fim, provoca a asfixia. Nesses casos, são sinais Cogumelo de espuma; Queda e temperatura da pele; Maceração da derme; Pele anserina (SINAL DE BERNET); Mancha verde da putrefação: tem início no tórax e não na fossa ilíaca direita; Cabeça de negro de Lecha-Marz; Dentes rosados e Lesões provocadas por animais ou embarcações. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Dentre as ASFIXIA CAUSADA POR CONSTRIÇÃO CERVICAL, mais precisamente no ENFORCAMENTO, São os principais sinais encontrados nos sulcos dos enforcados: sinal de PONSOLD; sinal de AMUSSAT; sinal de THOINOT; sinal de AMBROISE PARÉ; sinal de NEYDING e o sinal de AZEVEDO-NEVES. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO