4. TRAUMATOLOGIA - 1) INTRODUÇÃO Flashcards
Qual o CONCEITO de TRAUMATOLOGIA ou LESIONOLOGIA?
É o ramo da Medicina Legal que estuda traumas, os agentes e energias vulnerantes que os causam, bem como os aspectos do diagnóstico, do prognóstico e das suas implicações legais.
o Segundo o professor Genival de Veloso de França: “É um ramo da medicina legal que estuda os estados patológicos imediatos ou tardios oriundos de uma violência que atinja o corpo humano, causando uma lesão.”
Qual o conceito de TRAUMA?
É a atuação de uma energia traumatizante (de ordem física, química ou mista), externa (exógena) sobre determinado indivíduo, com intensidade capaz de causar um desvio de normalidade (lesão) no corpo humano, com ou sem expressão morfológica (pode ser imperceptível).
A lesão é a consequência, isto é, a alteração traumática resultante da agressão sofrida pelo corpo humano. Segundo o professor Hygino de C. Hercules, a lesão é uma alteração estrutural proveniente de uma agressão, só se considerando lesão se demonstrável morfologicamente. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO.
No que consiste o PERÍODO DE INCERTEZA DE TOURDES?
É o período estabelecido em 6 horas antes ou depois da morte em que os diagnósticos entre os tipos de lesões são mais difíceis de se atestarem.
No que consiste a TÉCNICA DE VERIFICAÇÃO DE BONNET, onde se faz um corte no local e jogar água corrente. Se a área for limpa, indica algo e se não limpar, indica outra coisa?
Diferenciando uma equimose feita em pessoa viva ou feita em pessoa morta.
LIMPA - que foi feito após a morte, pois não infiltrou o sangue nas malhas do tecido;
NÃO LIMPOU - que foi feita em vida, pois há sangue acumulado na região (infiltrou)
É VERDADEIRO ou FALSO, no caso do ÍNDICE DE VERDERAU: É uma forma de verificar se a equimose foi produzida intra vitam ou post mortem, consistindo na divisão do número de glóbulos vermelhos (hemácias) pelo número de glóbulos brancos (ligados à defesa do organismo). Se houver alteração do índice, em função do aumento do número de glóbulos brancos, indica que houve reação inflamatória, logo, uma lesão produzida em vida. Se o índice se mantiver sem alteração, indica uma falsa equimose, ou seja, post mortem.
VERDADEIRO.
Qual a diferença entre a equimose verdadeira e a equimose falsa?
- Equimose verdadeira - Lesão INTRA VITAM ou ante ou pre mortem (Indicam REAÇÕES VITAIS (INDICADORES DE VITALIDADE), Se a equimose for fruto de um trauma, e o sangue (coagulado) estiver fora dos vasos (infiltração hemorrágica), trata-se de equimose que foi feita em vida.
* Inflamação, cicatrização por crosta, regeneração; galo; Equimose (Sinal de THOINOT de reação vital); Hemorragia abundante e coagulação sanguínea; Infiltração de sangue nos tecidos; Retração dos tecidos; Coagulação do sangue; Exsudado linfático e supuração (queimaduras com flictenas); Queimadura de 2º grau (SINAL DE CHAMBERT – produzido em vida).
- Equimose falsa - Lesão POST MORTEM, Quando o coração para de bater, o sangue (não coagulado) irá se acumular nas regiões de maior declive do corpo, devido à gravidade. Em razão da pressão exercida nos vasos, o sangue irá extravasar, formando uma série de pontos. Assim, se o sangue estiver saindo de vasos que estão íntegros, trata-se de “equimose falsa” em pessoa morta, pois não há hemorragia. São os denominados livores, que, com o passar do tempo, irão se fixar nos tecidos, não sendo mais possível a movimentação do sangue.
* Feridas com bordas menos afastadas devido a redução do tônus muscular e epitelial; Sem hemorragia; Sem infiltração de sangue; Sem retração dos tecidos; Sangue não coagulado (Sinal de Donné); coagulo não aderido (afogados muito rápidos); Ausência de exsudado linfático e supuração; Animais necrofaticos (animais aquáticos ou terrestres); Zona de rubefação (vermelhidão) pode ser observada em cadáver até 1 hora após a parada da circulação, sendo chamado de pseudoeritema.
No que consiste os ESTIGMAS UNGUEAIS?
Marcas ou estigmas ungueais, escoriações produzidas pelas unhas do agressor, estão sempre presentes nessa modalidade de asfixia. As lesões das artérias carótidas são mais frequentes do que as da laringe.
* PRESENÇA DE ESTIGMAS UNGUEAIS (UNHADAS): em região cervical é sugestiva da tentativa de SUICÍDIO; HOMICÍDIO POR ESGANADURA. A doutrina majoritária considera ser impossível a realização de um suicídio por esganadura.