4. TRAUMATOLOGIA - 2) ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA Flashcards
As lesões CONTUSAS, o agente contundente é aquele que só contunde. Ele resulta da atuação de agentes que transferem sua energia cinética através de pressão para o corpo, por meio de uma superfície, uma área, que interessa a todos os planos da pele, inclusive os subcutâneos. Não há ponta, nem gume, São instrumentos que SÓ contundem porque tem uma massa propícia para contundir. A lesão é classificada como sendo contusa (lesão em plano). podendo também ser classificadas em LESÕES FECHADAS e ABERTA. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO.
- FECHADA: rubefação, equimose, hematoma, bossas sanguínea e serosa, luxação, fratura e roturas;
- ABERTA: escoriação, ferida, empalamento, encravamento, esmagamento, arrancamento, fraturas e luxações expostas
O ERITEMA ou RUBEFAÇÃO: é caracterizada por ser uma vasodilatação, exclusivamente vital, gerada por impactos de baixa densidade (ou pancadas) na pele. Qual exemplo dessa leão? Quais as características dessa lesão? Pode ocorrer no cadáver?
EX.: TAPA NA CARA;
* Características da Rubefação: Não há extravasamento de sangue; Fugacidade – Aparece instantaneamente à ação contundente, podendo persistir cerca de 10 minutos e desaparece rapidamente; Consequência médico legal – difícil comprovação pericial da rubefação; Só pode ser feita em indivíduo vivo, é um fenômeno vital (já que oriunda de uma vasodilatação).
O delegado imediatamente encaminhar ao exame de corpo delito!
- Não ocorre no cadáver, visto que, é um distúrbio vaso motor. Contudo, a Zona de rubefação pode ser observada em cadáver até 1h após a parada da circulação, sendo chamado de PSEUDOERITEMA.
A ESCORIAÇÃO, ARRANHADURA, EROZAO OU ABRAZÃO EPIDERMICA: provocada geralmente pela ação tangencial dos meios contundentes, associada ou não a outras modalidades lesivas. Consiste no arrancamento da epiderme e desnudamento da derme (“ralada”) que em 24 horas seca e forma crosta. Pode ser chamada também de erosão epidérmica (Simonin) e de abrasão (Dalla Volta). Pode ocorrer no cadáver?
Sim, pode aparecer (na post mortem não há crosta, mas há placa apergaminhada em razão da evaporação tegumentar), mas não existe a formação de crosta hemática (sinal de lesão intra vitam).
Através dos ASPECTOS DA CROSTA é possível verificar o nexo temporal da lesão. É possível estabelecer a data aproximada em que a lesão foi produzida de acordo com o aspecto da crosta:
* Crosta Acastanhada (03 dias) → três dias depois, ela fica castanha;
* Crosta Anegrada (+ 05 dias) → depois de cinco dias, ela começa a ficar preta;
* Crosta em Destacamento (08 a 10 dias) → a casca começa a soltar.
A EQUIMOSE (SANGUE ESTÁ FORA DOS VASOS): sangue que estava dentro dos vasos, nas malhas do tecido, vai extravasar devido a lesão. Então o extravasamento de sangue, que é visto por transparência de uma membrana que normalmente é a pele, mas, nem sempre é a pele (podendo ser a pleura, pericárdio, peritônio) que é extravasada. Segundo o professor Genival França, deve haver um plano mais resistente abaixo da região traumatizada e rotura capilar, permitindo o extravasamento sanguíneo e, consequentemente, a infiltração hemorrágica. Logo, o vaso também se dilata, mas, além de ele se dilatar, se rompe. Desta forma, o sangue extravasa e derrama embaixo da pele. No momento em que o sangue derrama, quando o observador olha para a pele, embaixo do lugar onde houve a pancada aparece uma mancha. Esse extravasamento do sangue se infiltra nas malhas dos tecidos adjacentes à lesão. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO.
As equimoses têm uma classificação e mudam de nome de acordo com sua FORMA, LOCALIZAÇÃO e sua ORIGEM. A EQUIMOSE É GÊNERO que vai admitir as seguintes espécies: PETÉQUIA; SUGILAÇÃO
SUFUSÃO (ou EQUIMONA); VÍBICES. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO.
As PETÉQUIAS são pequenas equimoses, em forma de ponto, em forma de cabeça de alfinete quase sempre agrupadas e caracterizadas por um pontilhado hemorrágico. Essas petéquias geram os seguintes sinais abaixo, de exemplo de que tipo de morte ocorreu nesses casos?
1 - MANCHAS DE TARDIEU?
2 - MANCHAS DE PALTAUF?
3 - MÁSCARA EQUIMÓTICA DE MORESTIN?
- Ex.: MANCHAS DE TARDIEU (Sugerem asfixia por sufocação direta ou afogamento) - Trata-se de petéquias subconjuntivais (pequenas e violáceas), ou seja, atingem abaixo da membrana conjuntiva que recobre o globo ocular, a chamada esclerótica — que é a parte branca dos olhos.
- Ex.: MANCHAS DE PALTAUF (Sugerem afogamento) - Trata-se de equimoses subpleurais de ordem físico-química, ocorrendo quando há aspiração de água, causando o rompimento dos alvéolos.
- Ex.: MÁSCARA EQUIMÓTICA DE MORESTIN (Sugerem a sufocação indireta por compressão do tórax) - É a mancha arroxeada formada que atingem o rosto.
A EQUIMOSE PÓS ORICULAR Trata-se de uma equimose (área roxa) em torno das órbitas, simulando a mancha preta ao redor dos olhos do animal guaxinim “SINAL DE GUAXINIM OU ZORRO”. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO.
* EQUIMOSE PÓS ORICULAR - equimose ou hematoma (área roxa) na região mastoide (atrás da orelha), “SINAL DE BATTLE”, pode ser indicativa de FRATURA NA BASE crânio, mais especificamente na região do osso temporal, por meio de uma paulada por exemplo. * EQUIMOSE PERIORBITAL - SINAL DE GUAXINIM OU ZORRO”, A fratura de um ou mais ossos da face pode apresentar este sinal: da base do crânio, osso frontal, osso nasal, osso maxilar e osso zigomático, por meio de uma paulada por exemplo.
Qual a função do Espectro Equimótico de Legrand du Saulle? V -1; R - 2; A - 4; V - 7; A - 10; D - 15.
(estabelecer o nexo temporal da lesão): Quando o sangue sai dos vasos, ele tem como principal componente a hemoglobina, que é um pigmento vermelho. Quando a hemoglobina sai dos vasos, ela começa a se degradar (Ferro: Fe++) e transforma-se em outros compostos (Biliverdina, que tem coloração esverdeada; e Bilirrubina, que tem cor amarelada) e vai variando de coloração. Para se verificar o tempo aproximado (ou nexo temporal) em que as lesões foram produzidas, verifica-se a coloração delas. Visualizada a EVOLUÇÃO CROMÁTICA das equimoses com a utilização da LÂMPADA DE WOOD (espécie de aparelho que utiliza luz ultravioleta para diagnóstico). Em virtude da degradação da molécula de hemoglobina, a macha de sangue vai mudando o espectro de cor da lesão.
Qual o local do corpo onde não se verifica o ESPECTRO EQUIMÓTICO, em que a equimose começa vermelho vivo, evolui vermelho vivo e antes de desaparecer, continua vermelho vivo?
- Na BOLSA ESCROTAL e na REGIÃO DA CONJUNTIVA OCULAR (equimoses subconjuntivais na esclerótica ou parte branca do olho), a equimose se mantém sempre avermelhada. Alguns autores dizem que isso se dá porque se trata de tecido muito oxigenado. Contudo, Hygino de C. Hercules não acredita nessa teoria e diz não existir explicação aceitável.
Qual a principal diferença entra as EQUIMOSES X HEMATOMAS?
o Nas equimoses, se espalhar pelas malhas dos tecidos (infiltração).
o Nos hematomas não há a difusão do sangue, mas sim o afastamento dos tecidos.
LESÕES POR MARTELO: são afundamentos ósseos da área golpeada devido a energia mecânica: Neste tipo de lesão o instrumento utilizado (martelo) pode deixar algumas lesões características no crânio, tais como:
1 - ação em sentido PERPENDICULAR as lesões provocadas são conhecidas como?
2 - golpe provoca AFUNDAMENTO PARCIAL e UNIFORME, com presença de DIVERSAS FISSURAS em formas de arcos e meridianos;
3 - ação vulnerante ocorre TANGENCIALMENTE, a fratura produzida se dá em forma TRIANGULAR;
1 - “FRATURA PERFURANTE” ou “FRATURA EM VAZADOR” ou “FRATURA EM SACA-BOCADOS DE STRASSMANN”.
2 - “SINAL DO MAPA-MÚNDI DE CARRARA”.
3 - SINAL DE TERRAZA ou DE HOFFMANN”.
O BLAST INJURY é um conjunto de manifestações violentas e produzida pela expansão gasosa de uma explosão potente, acompanhada de uma onda de pressão ou de choque. Imaginemos a situação daqueles indivíduos que explodem o caixa eletrônico. Ademais, o blast é estudado em vários níveis, de acordo com a maior ou menor proximidade da vítima, bem como conforme os fragmentos decorrentes da explosão e seus efeitos no corpo. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO.
No que consiste o EFEITO BLAST PRIMÁRIO; SECUNDÁRIO; TERCIÁRIO; QUATERNÁRIO e QUINÁRIO?
1) BLAST PRIMÁRIO - Efeitos Direto da explosão.
* EX.: carbonizado, espostejado, reduzidos a pedaços;
2) BLAST SECUNDÁRIO - fragmentos devido a proximidade da explosão.
* EX.: estilhaçamento do material explosivo ou de objetos próximos;
3) BLAST TERCIÁRIO - Impacto do corpo com outros objetos.
* EX.: efeito do impacto do corpo eventualmente projetado, tendente a causar lesões contusas ou cortocontusas;
4) BLAST QUATERNÁRIO - Outras lesões causadas pelos efeitos da explosão.
* EX.: queimaduras, intoxicação por gases ou irradiações;
5) BLAST QUINÁRIO - Efeitos da explosão nos órgãos.
* EX.: levando à sudorese intensa, hipertermia e retenção hídrica;
Candidato, como diferenciar a LESÃO PRODUZIDA POR INSTRUMENTO PERFURANTE DE MÉDIO CALIBRE (forma de botoeira; fusiformes; em casa de botão) X a LESÃO PRODUZIDA POR INSTRUMENTO PERFUROCORTANTE DE 2 GUMES?
É muito comum confundir a fenda provocada por instrumento perfurante de médio calibre (ex.: picador de gelo) com a lesão provocada por um instrumento perfurocortante de 2 gumes (punhal). Os aspectos externos da lesão são muito parecidos, pois ambas possuem formato de fenda (círculo semifechado):
* Na primeira ferida, os ângulos são agudos, repuxados (houve afastamento das fibras)! * Na segunda ferida, os ângulos são agudos, cortados (houve corte/secção das fibras)!
- LEIS DE FILHÓS: as lesões puctórias tenderão a seguir o sentido das linhas elásticas que existem na pele, devido a apenas afastarem as fibras e não cortarem as fibras, enquanto as lesões incisas não haverá tal padrão em razão do corte de tais fibras.
- LEIS DE LANGER: as lesões seguirão o posicionamento do instrumento vulnerante em face da pele, que pode assumir direções e padrões diferentes, conforme o caso.
No que consiste o SINAL DO ACORDEÃO OU SINAL DE LACASSAGNE (ferimento em acordeão ou sanfona)?
É o ferimento causado com arma pequena, mas com o trajeto longo que comprime a parede abdominal (produz uma lesão mais profunda que o tamanho do cumprimento do objeto usado para ação perfurante). Portanto, a lesão em acordeão/sanfona (ou lesão de Lacassagne): ocorre quando o instrumento alcança profundidade maior que a sua própria extensão.
Nas feridas incisas, o Sinal de ROMANESE, consiste na CAUDA DE RATO e o Sinal de LACASSAGNE, consiste na CAUDA DE ESCORIAÇÃO, ambos representam o ponto de saída ou o último ponto de contato do instrumento cortante com a pele da vítima naquela lesão específica. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO.
É o inverso:
Sinal de ROMANESE (CAUDA DE ESCORIAÇÃO)
Sinal de LACASSAGNE (CAUDA DE RATO)
Nas feridas incisas, no que consiste o SINAL DE CHAVIGNY?
Serve para estabelecer a ordem das lesões que se cruzam e são produzidas por ação cortante. Logo, quando há lesões incisas SOREPOSTAS (provocadas uma em cima da outra) é necessário identificar qual foi realizada primeira e qual depois.
* Como sabemos qual delas foi causada primeiro? * A pele tem elasticidade e uma vez causada a primeira lesão, as bordas destas serão afastadas. * No momento em que a segunda lesão é provocada, está se dará sobre as bordas da anterior que não é mais a posição original, tendo em vista a retração dos tecidos. * Logo, através da junção das bordas, observa-se que a primeira lesão é aquela cujas bordas coaptadas determinam que a segunda não siga um trajeto linear.
Nas feridas incisas, três lesões clássicas no pescoço: ESGORJAMENTO: é cortar a garganta na ????, sem separação da cabeça – a separação é parcial); DEGOLAMENTO: é cortar o pescoço na ?????, sem separação da cabeça – a separação é parcial). DECAPITAÇÃO: é a ?????. Que pode ocorrer por ação incisa ou cortocontundente.
1) parte anterior ou lateral do pescoço;
2) parte posterior/cervical do pescoço;
3) separação completa/total da cabeça e do corpo;
Sobre as lesões contusas, tem-se as LESÕES POR MORDIDA: A MORDIDA, MORDEDURA OU DENTADA, sendo produzida por pressão e secção, podendo causar deformidade permanente e solução de continuidade (perda de substância). Pode ser provocada por humano e animais (mais grave). As impressões dos dentes estampadas na vítima apresentam formato de 2 linhas equimóticas em parênteses, possuindo importância para a identificação do agressor por meio comparativo (mordeduras em alimentos também podem ser pesquisadas). Podem ser identificadas em qual grau? E em qual grau passam a não poder mais?
1º grau: superficiais com equimoses e escoriações;
2º grau: mais profundas com equimoses e escoriações (IDENTIFICAR AUTOR);
3º grau: compromete a pele e a musculatura;
4º grau: perda dos tecidos, lacerações (NÃO IDENTIFICA).