09 - Perioperatório Flashcards
Verdadeiro ou falso:
O índice de risco cardíaco revisado (IRCR) ou escore de Lee leva em conta a presença de coronariopatia, insuficiência cardíaca, DRC (Cr > 2), cirurgia torácica, abdominal ou vascular suprainguinal.
Verdadeiro
Qual valor do escore de Lee pode-se indicar a cirurgia?
< 2
Como se dá a o escore ASA?
I: saudável II: doença sistêmica sem limitação, por exemplo HAS controlada; DM com controle glicêmico; tabagismo; gestante III: limita mas não incapacita. Exemplos: HAS ou DM não controladas; infarto prévio; angina estável. IV: limita e incapacita. Exemplos: ICC grave; DAC grave; angina instável. V: moribundo, por exemplo, paciente com expectativa de óbito com ou sem a cirurgia, como no aneurisma de aorta roto ou AVC hemorrágico com hipertensão intracraniana. VI: morte encefálica E: cirurgia de emergência
Quanto tempo o AAS deve ser suspenso antes da cirurgia?
7-10 dias
Quanto tempo o anticoagulante oral deve ser suspenso antes da cirurgia?
5 dias
Qual perfil de paciente o AAS deve ser mantido no pré-operatório?
Coronariopata, exceto se for neurocirurgia ou RTU prostática
Quanto tempo os antidiabéticos devem ser suspensos antes da cirurgia?
No dia da cirurgia
Como se realiza a profilaxia de TVP/TEP com HBPM (enoxaparina)?
40 mg SC 1 x ao dia
Como se realiza a profilaxia de TVP/TEP com HNF?
5000 UI SC 12/12 h ou 8/8 h
Qual a classificação quanto ao grau de contaminação na cirurgia ortopédica, cardíaca e neurocirurgia?
Limpa, pois não penetra no trato biliar, respiratório, gastrointestinal ou urinário.
Quando indicada à profilaxia antibiótica, em que momento ela deve ser realizada?
30-60 minutos antes da incisão
Como é a classificação de Mallampati?
I: palato duro, palato mole + tudo da úvula, abertura da orofaringe, pilar amigdaliano II: palato duro, palato mole + tudo da úvula, abertura da orofaringe III: palato duro, palato mole e base da úvula IV: palato duro
Cite uma vantagem da raquianestesia.
Menor quantidade de anestésico, pois há contato direto com as fibras
Cite uma desvantagem da raquianestesia em relação à peridural.
Menor duração
Cite uma vantagem da anestesia peridural em relação à raquianestesia.
Maior duração
Qual o efeito adverso da anestesia peridural?
Hipotensão
Cite uma desvantagem da anestesia peridural em relação à raquianestesia.
É necessária uma maior quantidade de anestésico.
O que é o seroma?
É uma coleção de linfa no subcutâneo
Qual o tratamento para seroma?
Compressão ou aspiração
Verdadeiro ou falso:
As causas de febre no pré-operatório incluem infecção pré-existente, reação à droga ou transfusão e hipertermia maligna.
Verdadeiro
Qual a principal causa de febre até 72 h do pós-operatório?
Atelectasia
Outras causas: infecção necrosante (Streptococcus, Clostridium); fístulas digestivas.
Quais são as causas de febre com início após 72 h do pós-operatório?
Infecção de ferida operatória Pnneumonia TVP ITU
Sobre a hipertermia maligna, marque V ou F:
I. É uma síndrome muscular hereditária fármaco-induzida.
II. A suscetibilidade genética subjacente é mais frequentemente devido a uma variedade de mutações autossômicas dominantes no gene do receptor de rianodina (RyR1).
III. É causada por um aumento na taxa metabólica impulsionado por um aumento nos níveis intracelulares de cálcio nos músculos
IV. Apresenta-se com aumento de produção de dióxido de carbono, hipertermia, rigidez muscular, taquicardia e acidose mista metabólica e respiratória.
V. A base do tratamento inclui descontinuação do agente desencadeante, administração de dantroleno intravenoso e restauração/manutenção da temperatura central normal.
VI. Frequentemente, observa-se rabdomiólise, insuficiência renal, hipercalemia e coagulação intravascular disseminada.
Verdadeiro
No paciente com predisposição à hipertermia maligna ao ser exposto a anestésico inapropriado e/ou succinilcolina ocorre aumento de que eletrólito no músculo?
Cálcio