vigência da legislação tributária Flashcards
A legislação tributária dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios vigora, no País, fora dos respectivos territórios, nos limites em que lhe reconheçam extraterritorialidade, apenas os convênios de que participem, não podendo a União editar normas gerais que se apliquem fora do âmbito do seu próprio âmbito.
falso. extraterritorialidade - convênios e normas gerais
A legislação tributária aplica-se imediatamente aos fatos geradores futuros e aos pendentes, assim entendidos aqueles cuja ocorrência tenha tido início mas não esteja completa nos termos da lei.
certo
A legislação tributária dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios vigora, no País, fora dos respectivos territórios, nos limites em que disponham leis de normas gerais expedidas pela União, não podendo convênios criarem novos casos de extraterritorialidade.
falso. convênios e normas gerais podem criar casos de extraterritorialidade.
Os atos administrativos expedidos por autoridades administrativas entram em vigor na data da sua publicação.
certo.
Os convênios celebrados entre os entes federativos entrarão em vigor trinta dias após a data da sua celebração.
falso. entrarão em vigor na data neles prevista.
É possível que a extraterritorialidade da lei tributária esteja prevista em lei de caráter nacional editada pela União. Isso ocorre porque as normas gerais tributárias necessariamente devem estar disciplinadas em lei complementar nacional.
certo
Regra geral, a lei tributária começa a vigorar em todo o país quarenta e cinco dias depois de ofcialmente publicada. No entanto, salvo disposição em contrário, os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas entram em vigor 30 (trinta) dias após a data da sua publicação.
falso. Logo, tem-se que a regra geral é a de que a lei tributária começa a vigorar em todo o país no prazo por ela informado e, em caso de omissão, quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada. No caso dos atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas, há que se destacar que estes entram em vigor na data da sua publicação.
No caso das decisões de órgãos singulares e coletivos da jurisdição administrativa a que a lei atribuir eficácia normativa entram em vigor 30 (trinta) dias após a sua publicação
certo